Eu sou uma grande entusiasta do Comércio Justo. Acredito nesta forma de comércio que luta pelos direitos humanos, pelos direitos dos trabalhadores, que respeita o meio ambiente, e que age contra a exploração da mão de obra infantil. Sendo assim, não poderia esquivar-me a contribuir com um bolinho, na altura da inauguração da nova loja de Comércio Justo na cidade do Porto. Decidi-me por um aromático bolo de chocolate, a que adicionei os sabores quentes do café e da canela. E tudo de Comércio Justo, como não poderia deixar de ser! :)
Usei:
2 chávenas de açúcar mascavado claro (usei biológico, do Comércio Justo)
1/2 chávena de cacau magro em pó (usei biológico, do Comércio Justo)
3 chávenas de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 chávena de água a ferver
1 chávena de leite de soja
1 chávena de óleo de girassol
1 colher de sopa de café solúvel em pó (usei biológico, do Comércio Justo)
1 colher de chá de canela em pó (usei do Comércio Justo)
4 ovos
Para a cobertura:
100 gr de chocolate preto aromatizado com malagueta (do Comércio Justo)
5 colheres de sopa de água quente
Canela em pó (usei do Comércio Justo)
Bolinhas prateadas
Fiz assim:
Comecei por separar as gemas das claras. Juntei o açúcar às gemas, e bati com a batedeira, até obter um creme esbranquiçado e aveludado. Juntei depois o cacau, o café e a canela, e envolvi no creme, com a ajuda de uma espátula. De seguida, juntei a água, o óleo, o leite de soja, e voltei a bater com a batedeira, até que todos os ingredientes se fundissem. A fase seguinte consistiu em bater as claras em castelo, que fui adicionando à massa, intercalando com a farinha e o bicarbonato. Coloquei o creme num tabuleiro previamente untado com manteiga, e forrado com papel vegetal. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 35 minutos.
Aproveitei o tempo em que o bolo cozia para preparar a cobertura, que fiz desta forma: parti o chocolate em pedaços, coloquei num prato, juntei-lhe a água, e levei ao micro-ondas, na potência média, durante dois minutos. Retirei o prato e mexi o chocolate, até obter um creme liso e brilhante. Deixei arrefecer um pouco. Depois do bolo estar cozido e quase frio, cobri a parte de cima com o creme de chocolate. Polvilhei com canela, e enfeitei com bolinhas de açúcar prateadas.
O bolo ficou muito saboroso, e na minha opinião, que obviamente é parcial, estava bonito. :)
Uma deliciosa escolha!
ResponderEliminarUm bolo lindo e cheio de sabores...gostei muito.
ResponderEliminarboa semana
bjs
Obrigada! :) Beijinhos.
ResponderEliminarwonderful snack.
ResponderEliminarQue lindo bolo :)
ResponderEliminarUma combinação de sabores irresistível! Parece-me óptimo!
Um beijinho
Obrigada, Joana!
EliminarBeijinhos.