domingo, 31 de janeiro de 2016

Bolo de Maçã e Geleia de Espelta



É Inverno. É no Inverno, e no habitualmente frio mês de Janeiro, que faço anos. Este ano foi um número bem redondo, cheio, tão cheio como tem sido a minha vida. Celebrei-o por vários dias. Primeiro com a família, depois com os amigos, em diferentes momentos, e, por fim, com o senhor da casa, numas adoráveis mini-férias a dois, com tudo o que gostamos: montanha, natureza, frio, comida abundante, doces e spa. 
No regresso a casa, neste último dia do primeiro mês do ano, e que antecede o início de mais um semestre de aulas, fiz um bolinho para acompanhar a tarde preguiçosa de filmes e manta no sofá. Ainda não fui às compras, por isso o bolo fez-se com o que havia disponível em casa: uma maçã enrugada, um iogurte a passar o prazo, e geleia de espelta para adoçar, pois não havia açúcar. E ainda adicionei canela para aromatizar. Ficou bom, bem fofinho e saboroso! Servi com o queijo e o doce de abóbora e noz que vieram connosco no regresso da Serra. Mas já não fui a tempo de fotografá-los. :)


Usei:

Um iogurte de aveia e noz
Uma medida e meia do copo de iogurte de geleia de espelta
Uma medida do copo de iogurte de farinha de trigo com fermento
Uma medida do copo de iogurte de farinha de trigo integral
Uma medida do copo de iogurte de côco ralado (opcional)
Uma colher de sopa de germen de trigo
Uma colher de chá de canela em pó
Uma colher de chá de bicarbonato de sódio
Uma maçã pequena
3 ovos
Meio copo de iogurte de óleo de girassol


Fiz assim:

Descasquei a maçã e cortei-a em pedaços. Triturei os pedaços de maçã no processador de alimentos. Juntei os ovos inteiros, o óleo,  o iogurte e a geleia e triturei até obter um líquido uniforme. Juntei então os ingredientes secos, e voltei a triturar. Coloquei a massa numa forma previamente pincelada com óleo e polvilhada com farinha, e levei ao forno, pré-aquecido a 190º, durante 40 minutos. Passado esse tempo o bolo já estava bem dourado, por isso espetei-lhe um palito, que saiu seco, indicando que o bolo estava pronto a ser devorado. E assim fizemos, acompanhando com um belo "chococino", da Dolce Gusto, que polvilhei com cacau em pó e granulado de chocolate. 

8 comentários:

  1. Não conheço geleia de espelta mas fiquei curiosa.
    O bolo está com um aspecto maravilhoso. Adoro bolinhos de maçã.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, vi a geleia de espelta em promoção e resolvi comprar para experimentar. Não me arrependi: é óptima para adoçar, por exemplo, as papas de aveia, para colocar nos iogurtes ou como substituto do açúcar nos bolos. Beijinhos!

      Eliminar
  2. Olá, não conhecia o blog mas não me arrependi de vir dar uma espreitadela. Até agora gostei do que vi e fiquei muito curiosa com este bolo, tanto pela fofura como pela cor e ingredientes. Nunca experimentei a geleia de espelta nem o gérmen de trigo e agora ao ver este bolo fiquei com vontade. Será que a geleia de espelta pode ser consumida por diabéticos, é que cá em casa tenho duas pessoas gulosas e era óptimo se elas pudessem comer este bolinho bem nutritivo :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, seja bem então muito bem vinda! Muito obrigada pelas simpáticas palavras. A cor do bolo deve-se ao uso da farinha integral, e da geleia de espelta, cuja cor é acastanhada. De facto, não sei se a geleia de espelta é apta para diabéticos. Comprei-a numa loja de produtos naturais e dietéticos, o Celeiro. Talvez a Carla possa colocar essa questão aos funcionários do Celeiro, que são especializados e certamente aptos a esclarecê-la! :)

      Eliminar
  3. Receita diferente e muito sugestiva! O bolo ficou magnífico!
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, apesar do atraso! Que bom que o seu aniversário foi bem comemorado.Assim é que deve ser.
    O bolo está delicioso e já estou levando a receita.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar