Fiz este Pão de Ló na Noite de Reis, e parece-me que vou repeti-lo neste fim de semana, porque estou com saudades da sua textura fofa, leve e húmida, e do creme de chocolate que brota do meio, assim que começamos a cortá-lo! :)
Pré-aqueci o forno a 230º. Comecei por bater, com a batedeira, os ovos e as gemas. Adicionei depois o açúcar, e continuei a bater, durante 25 minutos. Entretanto, misturei a farinha com o cacau, e envolvi delicadamente no creme de açúcar e ovos. Forrei uma forma de alumínio, sem buraco, com papel vegetal, e verti a massa do bolo para lá. Levei ao forno durante 10 minutos. Depois reduzi a temperatura do forno para 150º, e deixei cozinhar durante mais 5 minutos. Findo esse tempo, retirei o bolo do forno, e deixei arrefecer. Extraí-o da forma apenas quando estava já completamente frio.
O jantar de domingo engloba, desde a minha infância, a sopa, acompanhada de um snack rápido, um petisco, uma simples sandes, ou algo que sobrasse do almoço. Era assim em casa dos meus avós, e em casa dos meus pais. Agora é um ritual que reproduzo também em minha casa (apesar de raramente fazer almoço ao domingo; faço brunch, e o que sobra, geralmente, come-se ao jantar - excepto se forem bolinhos, porque raramente sobrevivem até ao jantar! :).
Nos dias quentes nem sempre cumpro o ritual, mas durante o Inverno não o dispenso. Hoje vi esta sopa, e como tinha todos os ingredientes em casa, decidi logo que seria a sopinha a fazer. Não assei os legumes, e acrescentei alguns ingredientes. Resultou num creme muito aveludado, ligeiramente picante, e muito saboroso! Aqueceu, de imediato, o palato e o corpo!
Usei:
Metade de uma grande couve-flor
Uma talhada de abóbora
Uma cenoura
Dois dentes de alho
Uma colher de sobremesa de harissa
Azeite q.b.
Sal marinho q.b.
Água
Uma pitada de paprika fumada
Coentros picados
Fiz assim:
Descasquei a abóbora e a cenoura e cortei-as em fatias. Descasquei os dentes de alho, e abri-os a meio. Lavei a couve-flor e separei-a em raminhos. Aqueci numa panela azeite suficiente para cobrir o seu fundo, juntei todos os legumes, e deixei cozinhar durante dois minutos, mexendo de vez em quando, para não pegarem ao fundo e não queimarem. Temperei com sal e a harissa. Voltei a mexer, e cobri os legumes com água quente. Tapei a panela e deixei que os legumes cozessem durante 25 minutos, até ficarem tenros. Quando estavam já bem macios, passei a sopa com a varinha mágica, até ficar em creme. Rectifiquei o sal, e servi polvilhada com coentros picados e uma pitada de paprika fumada em cada prato.
Eu sei que o Natal, a Passagem de Ano e o Dia de Reis aconteceram há pouco tempo, e que nessa época do ano os doces abundam, deixando-nos menos predispostos para querer comer doces nas semanas seguintes. Porém, também é verdade que é fim de semana, que está chuva e frio, muito frio. Na minha mente, lentamente se começa a delinear o plano para o fim de semana: manta, lareira, sofá, livros, filmes, comida de forno, chá quente, café fumegante... E uns bolinhos para acompanhar! Há coisa melhor?
Como cá em casa adoramos côco, tenho sempre este ingrediente Estes bolinhos de côco são pouco convencionais. Não usei ovos, nem açúcar. E o que posso dizer é que não se notou a ausência de nenhum dos ingredientes! A quantidade que fiz deu para seis bolinhos médios. Enquanto ainda estavam quentes, comemos logo quatro... :)
Usei:
90 gr de côco ralado
1 colher de sopa de flocos de aveia finos
2 colheres de sopa de xarope de agave claro
1 colher de sopa de óleo de côco
Sumo de meia laranja
Leite de soja q.b.
Uma pitada de canela em pó
Açúcar demerara para polvilhar
Fiz assim:
Misturei os ingredientes secos numa taça. Juntei-lhes o agave, o óleo de côco e o sumo de laranja, e mexi com uma colher de pau. Fui acrescentando leite de soja, em pequenas quantidades, até ligar os ingredientes, mas sem que a mistura ficasse "empapada". Coloquei o preparado em formas de papel plissado, polvilhei com um pouco de açúcar demerara, e levei ao forno, pré-aquecido a 170º, durante 15 minutos, até que ficassem bem douradinhos.
Alguém é servido? Desejo a tod@s um doce fim de semana!
Há uns meses atrás, no auge da minha "luta contra o tempo" para terminar a minha tese, uma amiga que me ajudou com as formatações finais trouxe-me um miminho: uma mousse de chocolate vegan (obrigada R.!:). Apesar de a textura não me recordar a de uma mousse, mas sim a de um pudim, o sabor era muito bom, e ela garantiu-me que aquela mousse não levava nem açúcar, nem nenhuma gordura! "Que mistério!", pensei. Disse-me que a mousse tinha tâmaras. Tâmaras?! "Mas eu não gosto de tâmaras, R.!" "Descansa que não vais sentir o sabor das tâmaras", tranquilizou-me a querida R. Então fiz uma pesquisa, e cheguei a esta receita, que me inspirou para fazer esta deliciosa e leve sobremesa.
Usei:
3 colheres de sopa de sementes de chia
1 chávena de leite de amêndoa
3 colheres de sopa de cacau magro em pó
5 tâmaras
Granulado de chocolate branco
Fiz assim:
Misturei as sementes de chia com o leite de amêndoa, e deixei repousar durante duas horas, até que se formasse uma espécie de gelatina. Tirei o caroço às tâmaras, e pu-las no liquidificador, juntamente com os restantes ingredientes. Triturei tudo durante alguns minutos, até que os ingredientes se fundissem e o pudim não tivesse grumos. Coloquei o creme em ramequins (com estas quantidades, enchi três pequenos ramequins), e levei ao frigorífico. Na altura de servir, enfeitei com granulado de chocolate branco.
Não sei se sentem o mesmo, mas a mim o início de um novo ano dá-me sempre vontade de iniciar novos projectos e novas aventuras, sejam de pequena ou grande dimensão. E, imbuída deste espírito, não me coíbo de experimentar novas receitas, novos sabores, de provar novos ingredientes, ou, simplesmente, de experimentar diferentes combinações com os ingredientes de sempre.
Este prato é uma mistura de todas estas sensações, e é com ele que dou as boas vindas a 2015. Que seja um ano de coisas boas e novas!
Usei:
Uma chávena de arroz thai
Uma chávena de miolo de camarão, crú e descongelado
Uma chávena de leite de côco
Uma chávena de água quente
Alguns fios de açafrão
Sal e pimenta preta q.b.
Um dente de alho
Duas colheres de sopa de óleo de côco
Uma pitada de paprica
Um pézinho de salsa
Uma colher de chá de sumo de limão
Fiz assim:
Descasquei e piquei o dente de alho. Coloquei o óleo de côco num tacho, e levei ao lume. Juntei-lhe o alho, e deixei cozinhar até o alho amolecer. Entretanto, demolhei os fios de açafrão num pouco de água morna, e deixei repousar durante 5 minutos, até que a água adquirisse um bonito tom âmbar. Juntei o arroz ao refogado de alho, envolvi-o bem, temperei com um pouco de sal e pimenta preta moída, e reguei com o leite de côco. Mexi e envolvi bem. Adicionei a água quente, e o açafrão. Voltei a mexer, e deixei cozinhar, em lume brando, durante 15 minutos, até que o arroz cozinhasse e absorvesse todo o leite de côco e a água. No final rectifiquei os temperos e reguei com o sumo de limão. Decorei com salsa picada e uma pitada de paprica.
Gostei tanto deste arroz! Ficou muito cremoso, aromático, delicioso! A combinação do sabor ácido do limão com a doçura do côco, o aroma do arroz thai com a textura do camarão... Tudo me pareceu perfeito, e é o que desejo a tod@s: um ano perfeito.
No último dia do ano chega também a última receita deste ano, e que é a publicação número 200 deste blog, algo que muito me apraz! Quero agradecer a todas e todos os que visitam este cantinho, que comentam as receitas, e que deixam um pouco de si de cada vez que aqui passam. Desejo a tod@s um excelente ano! Espero que 2015 seja um ano doce e aconchegante!
É tempo de festa (na minha família, a tradição manda que a árvore de Natal fique a piscar até ao dia de Reis, e há reunião familiar na véspera!), e por isso deixo-vos, como não poderia deixar de ser, com uma sugestão doce.
Coloquei a água, o açúcar e o pau de canela num tachinho, mexi até o açúcar começar a dissolver, e levei o tachinho ao lume, até que se começasse a formar uma calda. Entretanto, separei as gemas de ovo das claras. Guardei as claras num recipiente hermético no frigorífico, para utilizar numa outra receita. Mexi as gemas com um garfo, juntei-lhe a amêndoa, e adicionei este preparado à calda de açúcar, envolvendo bem todos os ingredientes, e deixei cozer durante cerca de 20 minutos, mexendo sempre, até que se começou a formar um creme espesso. Desliguei o fogão e deixei que o creme arrefecesse. Coloquei num recipiente, tapei e deixei no frigorífico, de um dia para o outro.
Quando chegou a hora de servir estas pequenas maravilhas, retirei a mistura do frigorífico e, com as mãos molhadas, tendi pequenas bolas, que coloquei em forminhas de papel plissado. Polvilhei com açúcar em pó, e distribuí sorrisos doces por quem quis acolhê-los na noite de Natal! :)
Fiz este doce para o Natal, mas parece-me que ficará bem também na mesa de Passagem de Ano, ou na Páscoa. Para a próxima vez que as fizer, vou levar ao forno, na função grill, por uns instantes, só para lhes dar um aspecto mais "tostadinho". E talvez resulte mais bonito polvilhar o açúcar em pó através de uma peneira do que espalhá-lo com a ajuda tão só dos dedinhos... Mas a pressa assim o ditou! Perdoam-me? Afinal, era Natal, ninguém leva a mal! :)
Num destes dias de preguiça entre o Natal e a Passagem de Ano, estava a ver no 24Kitchen um dos programas do Jamie Oliver, em que ele se
propunha a fazer uma tarte de peixe com caril e espinafres. A ideia pareceu-me
tão boa, que foi isso que cozinhei ao jantar desse mesmo dia! Fiz este prato
com os ingredientes que tinha em casa, e, honestamente, não anotei a receita do
Jamie, embora me recorde de o ter visto usar camarão e ovo cozido, que eu não tinha, e por isso não utilizei estes ingredientes. Registei mentalmente a ideia do prato, e voei para a cozinha! J
Usei:
2 medalhões de pescada
1 filete de salmão
Um molho de acelgas
Uma cebola
Um dente de alho
Metade de uma lata de leite de coco
Metade de uma embalagem de cogumelos de Paris frescos
caril em pó
piri-piri
sal
uma folha de louro
azeite
sumo de limão
uma embalagem de puré congelado
leite
Fiz assim:
Comecei por preparar o puré, de acordo com as instruções da
embalagem (usei uma embalagem de um kilo de puré, e a quantidade de leite requerida nas instruções de preparação), e reservei. Refoguei a cebola e o alho
no azeite, e juntei uma folha de louro. Quando a cebola começou a ficar
translúcida, adicionei os cogumelos e as acelgas, lavadas e cortadas em
juliana. Temperei de sal, e deixei cozinhar até amolecerem. Temperei com uma
pitada de piri-piri e uma colher de sopa de pó de caril. Mexi para envolver as
especiarias no preparado, e depois adicionei o leite de coco. Deixei cozinhar
até que fervesse, e o molho engrossasse um pouco. Espremi o sumo de meio limão para cima deste preparado, e envolvi bem. Desliguei o fogão e deixei
cozinhar até que parasse de borbulhar. Cortei o peixe em cubos e adicionei-os
ao preparado. Coloquei esta mistura numa tarteira de ir ao forno.
Pré-aqueci o
forno a 200 graus. Coloquei o puré num saco de plástico e cortei-lhe um bico
numa das pontas. Fui espremendo o saco, para criar pequenas rosetas de puré em
coma do caril de peixe e acelgas. Por fim, reguei com um fio de azeite, e levei
ao forno durante 40 minutos, até o puré dourar.