Depois de um Verão tardio, já em pleno Outono, com temperaturas a rondar os 30º em finais de Outubro, eis que o Outono se instalou, e sem aviso prévio. Depois de duas semanas de sol esplendoroso, de calor típico do Verão, de sandálias, mergulhos no mar e leituras em esplanadas, chegou o frio, e de forma súbita, inesperada, sem uma passagem intermédia que suavizasse esta transição. Bem, "it's a funny time of year", mesmo! E eu até gostei da mudança...
Num destes últimos dias mais frios e chuvosos, liguei o forno, e preparei estes bolinhos, com sobras de claras de um leite-creme. Como cá em casa somos grandes apreciadores de chocolate, acrescentei aos bolinhos algumas pepitas de chocolate, e também lhes juntei sementes de papoila e de chia, porque gosto do efeito visual que conferem aos pães, bolos e bolinhos. Era suposto terem durado até ao lanche do dia seguinte, mas infelizmente só sobreviveram até ao final do dia. :)
Usei:
3 claras de ovo
120 gr de côco ralado
100 gr de açúcar
3 colheres de sopa de pepitas de chocolate
1 colher de chá de sementes de papoila
1 colher de chá de sementes de chia
Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Numa taça, misturei o côco com o açúcar e as sementes, com a ajuda de um garfo. Juntei as claras, e voltei a misturar tudo com um garfo. Por fim, envolvi as pepitas de chocolate na massa. Dispus colheradas de massa em forminhas de papel plissado, tendo o cuidado de não encher até ao limite, para que, uma vez no forno, não transbordassem. Coloquei os bolinhos num tabuleiro, e levei ao forno, durante 15 minutos, até dourarem.
E pronto, assim se iniciou um Outono feliz! :)
