Outono (e como eu adoro o Outono!) é tempo de castanhas assadas, dióspiros, abóboras, romãs, marmelos, de doce de abóbora, de marmelada e geleia de marmelo. Mas nem só na marmelada e geleia se usam os marmelos. Ontem assei-os no forno, para sobremesa, e com as sobras, fiz umas deliciosas panquecas para o pequeno-almoço de hoje!
Para as panquecas (fiz duas), usei quatro colheres de sopa deste preparado, a que adicionei uma colher de chá de sementes de linhaça dourada moída, uma colher de café de sementes de chia, e leite de soja suficiente para originar um creme espesso. Untei uma frigideira anti-aderente quente com um pouco de manteiga, e dispus colheradas do creme, dando-lhes o formato de uma panqueca. Assim que as panquecas douraram de um dos lados, (cerca de um minuto), virei-as com uma espátula e deixei cozinhar do outro lado. Quando estavam prontas, retirei-as para um prato, dispus por cima os marmelos assados, reguei com o molho e com um pouco de maple syrup, e terminei com açúcar em pó, um toque de canela em pó, e raspas de laranja.
Marmelos Assados em Molho de Especiarias:
Usei:
Quatro marmelos pequenos
Sumo de uma laranja
Um pau de canela
Uma colher de sobremesa de canela em pó
Uma colher de café de cardamomo em pó
Três colheres de sopa de açúcar mascavado claro
Fiz assim:
Lavei e raspei a casca dos marmelos. Cortei-os em gomos, e retirei-lhes o caroço. Reguei-os de imediato com o sumo de laranja, para não oxidarem. Polvilhei com a canela e o cardamomo, envolvi-os com o açúcar, acrescentei o pau de canela, e levei-os a assar no forno, dentro de uma taça de barro, durante 40 minutos, a 200º.
Ficaram muito bons como sobremesa, e adorei juntá-los hoje, depois de amornados no micro-ondas, às panquecas do pequeno-almoço!
