quarta-feira, 30 de julho de 2014

Carpaccio de Curgete e Pepino com Requeijão e Vinagrete de Mel




Tenho saudades de ter tempo livre para cozinhar com calma, fotografar os pratos e depois partilhá-los neste cantinho, que anda tão abandonado! Estou na recta final de um projecto profissional e académico de grande dimensão e, nessa medida, muito absorvente. Pouco tenho cozinhado, as minhas refeições têm-se concentrado sobretudo, em sopas, saladas, muita fruta da época, algumas latas de atum e sardinha, pão, iogurtes, e demais coisas de fácil acesso e rápida preparação e apropriação. 
Para mim, neste Verão não haverá praia, não haverá pausa para férias. Mas como se costuma dizer por aí "the best is yet to come", e espero que o meu adorado Outono me traga a paz de espírito da tarefa cumprida, e o almejado tempo livre para descansar, cozinhar e publicar!
Entretanto, fica a sugestão de um carpaccio vegetariano, leve e saboroso, para sentir um pouco do Verão, nem que seja no prato!

Usei:
(para uma pessoa)

Metade de uma curgete pequena
Metade de um pepino pequeno
Um tomate 
Metade de um requeijão de ovelha
Tiras de pimento verde
Cebolinho fresco
Azeitonas
Sementes de chia

Para o vinagrete:

Uma colher de sopa de azeite
Uma colher de chá de mel
Uma colher de chá de vinagre aromatizado com mel
Sal refinado
Pimenta preta


Fiz assim:

Lavei o tomate, o pedaço de pimento, o pepino e a curgete. Sequei-os e cortei-os em fatias muito finas, que dispus no prato de servir.  Misturei, num pequeno frasco, todos os ingredientes do molho, agitei bem, e reguei os legumes fatiados com este vinagrete. Esfarelei o requeijão e juntei-o ao carpaccio. Temperei o requeijão com um pouco de sal refinado e pimenta preta. Salpiquei com cebolinho fresco cortado (que, na minha opinião, liga lindamente com o requeijão!) e sementes de chia (apenas porque gosto muito do efeito visual; o seu uso aqui é facultativo!). Juntei algumas azeitonas, e comi na varanda, para desfrutar do sol por uns instantes! :)



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Salada com Pêssego Grelhado e Halloumi




Do que mais gosto no Verão? Não, não é do calor, nem de passar o dia na praia. É mesmo da fruta! E tento aproveitar ao máximo as texturas e sabores da maravilhosa fruta que esta estação do ano nos oferece, como fiz nesta salada.

Usei:

Mistura de folhas para salada (alface, agrião, alface roxa)
Um pêssego maduro
Quatro fatias de queijo halloumi
Metade de um tomate chucha
Tiras de pimento vermelho assado em conserva
Azeite, sal e pimenta preta
Tomilho
Sementes de chia

Para o molho:

Duas colheres de sopa azeite
Uma colher de sopa de sumo de limão
Sal refinado q.b.
Pimenta Preta q.b.
Uma colher de café de mostarda de Dijon
Uma colher de chá de xarope de agave

Fiz assim:

Aqueci uma frigideira anti-aderente, e nela verti um fio de azeite. Descasquei o pêssego, retirei-lhe o caroço, cortei-o em fatias, e dispus as fatias na frigideira. Temperei de sal, pimenta e algumas folhas de tomilho seco. Deixei grelhar durante dois minutos de cada lado, retirei da frigideira e reservei. Cortei quatro fatias de queijo halloumi, com cerca de 0,5 cm de espessura, e grelhei-as na mesma frigideira, durante dois minutos de cada lado, até o queijo amolecer. Temperei com uma pitada de pimenta preta (não usei sal para temperar o queijo, que já contém sal), e retirei-o da frigideira. Lavei o tomate e cortei-o em gomos, que dispus no prato de servir. Juntei-lhe as folhas para salada, e algumas tiras de pimento assado. Acondicionei as fatias de queijo e de pêssego grelhado por cima da mistura de folhas e tomate. Num frasquinho, coloquei todos os ingredientes do molho, tapei o frasco e agitei bem, até obter uma emulsão. Verti este molho sobre a salada, polvilhei-a com sementes de chia, e servi.







domingo, 6 de julho de 2014

Doce de Colher de Custard, Banana, Bolacha e Chocolate




Chegou o Verão, ainda que timidamente, com muito vento e alguma chuva. As temperaturas ainda não são as que almejamos nesta época, mas já é possível andar de t-shirt, um casaco leve, e arrumar as botas. É tempo da melhor fruta do ano (suspiro a pensar nas cerejas, nas meloas, nas melancias, nas pêras de S. João, nas ameixas, nos pêssegos... Tão bom!! :), e também dos semi-frios e sobremesas de colher. Aqui está uma sugestão para uma sobremesa fresca e deliciosa!


Usei:

Duas colheres e meia (de sopa) de creme Custard
500 ml de leite magro frio
3 colheres de sopa de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
50 gr de manteiga
1 pacote de bolachas de canela
1 banana
100 gr de chocolate preto para culinária
Leite magro extra, para ajudar a derreter o chocolate


Fiz assim:

Comecei por triturar as bolachas no processador, até ficarem numa espécie de areia fina. Forrei o funda da taça de servir com uma cama fina desta "areia" de bolacha. De seguida, preparei o creme custard: dissolvi o preparado num pouco do leite frio, misturando bem com uma vara de arames. Adicionei depois o açúcar, e voltei a mexer. Acrescentei o restante leite, a manteiga, a casca de limão e o pau de canela. Coloquei a mistura num tacho, e levei a lume brando, mexendo sempre, até que o creme engrossasse e atingisse o ponto de estrada. Retirei a casca de limão e o pau de canela, e espalhei uma parte deste creme na taça de servir, por cima da camada de bolacha. Cobri o creme com mais uma camada de bolacha ralada. 
Descasquei a banana e cortei-a em rodelas finas, que dispus sobre a camada de bolacha. Derreti o chocolate, no micro-ondas, com um pouco de leite, até ficar cremoso. Cobri as rodelas de banana com um pouco deste creme de chocolate. Por cima coloquei mais uma camada de creme custard e, para finalizar, cobri com o restante creme de chocolate.
Levei ao frigorífico, e servi bem fresco, como sobremesa num jantar de aniversário.










terça-feira, 10 de junho de 2014

Gnocchi com molho de tomate, espinafres e cogumelos e cobertura de azeitonas e requeijão


Nunca fiz gnocchi caseiro, embora tenha muita vontade de experimentar. Um dia destes hei-de colocar "fazer gnocchi" na minha "lista-de-coisas-a-fazer-antes-de-morrer"! Quero fazer uma versão caseira, sobretudo, porque não aprecio muito as versões pré-cozinhadas que existem no mercado. Contudo, os gnocchi pré-cozinhados são muito práticos, pela rapidez com que se cozinham. Nessa medida, volta e meia trago uma embalagem destes gnocchi para casa. Hoje cozinhei-os com um delicioso molho de tomate, espinafres e cogumelos frescos, e para lhes conferir frescura, juntei requeijão e azeitonas pretas. Para comida "pré-fabricada", como lhe chamo, considero que não ficou nada mal! O molho que envolveu os gnocchi atenuou um pouco da sua textura meio "plástica", e o requeijão conferiu frescura e suavidade ao prato. Muito bom!

Usei:

Uma embalagem, de 500 gr, de gnocchi pré-cozinhados
1 pacote, com 250 ml, de polpa de tomate
Uma lata, pequena, de tomate pelado inteiro
Uma cebola pequena
Um dente de alho picado
Uma embalagem de cogumelos de Paris frescos, e laminados
Meia embalagem de espinafres congelados
Meio frasco de azeitonas pretas descaroçadas e cortadas em rodelas
Requeijão de vaca 
Sal, azeite e pimenta q.b.
Manjericão seco, orégãos secos e salsa fresca q.b.
Uma pitada de açúcar amarelo

Fiz assim:

Cozinhei os gnocchi de acordo com as instruções da embalagem, isto é, num tacho destapado e em água a ferver, temperada de sal, até que os gnocchi subam à superfície. Depois escorri-os e reservei. Piquei a cebola e refoguei-a em azeite, até começar a ficar translúcida, e adicionei o alho picado, que deixei alourar. De seguida, juntei os cogumelos, depois de lavá-los, e deixei saltear até dourarem. Juntei os espinafres aos cogumelos, temperei de sal e pimenta, e deixei cozinhar até que ficassem macios. Nessa altura, juntei o tomate pelado desfeito em pedaços, e a polpa de tomate. Temperei com uma pitada de açúcar, manjericão seco e orégãos, e deixei cozinhar até o molho ficar espesso. Coloquei alguns gnocchi num prato fundo, rectifiquei os temperos do molho, e coloquei uma generosa porção deste molho de espinafres e cogumelos sobre os gnocchi. Desfiz o requeijão por cima do molho, juntei-lhe algumas azeitonas e salsa picada. 







sexta-feira, 6 de junho de 2014

Panqueca de banana e côco



Ontem vi esta maravilhosa receita no blog da Marmita, e soube, de imediato, que tinha de experimentá-la. E a urgência foi tal, que não consegui esperar mais do que umas horas. Eis o pequeno-almoço de hoje, baseado na receita da Marmita! Não tinha mirtilos, por isso usei bagas goji. Acrescentei à versão original umas sementes de chia e de linhaça, e ajustei as quantidades, porque fiz apenas para mim. É tão bom, que não quis partilhar. Só convosco! ;)

Usei:

Uma banana madura
Um ovo
Côco ralado q.b.
Uma pitada generosa de canela em pó
Uma colher de sopa de bagas goji
Uma colher de café de sementes de chia
Uma colher de café de sementes de linhaça moídas
Óleo de girassol q.b.
Maple Syrup q.b. + extra bagas goji, côco e canela para polvilhar


Fiz assim:

Esmaguei a banana com o garfo, adicionei o ovo previamente batido, e as sementes. Depois fui adicionando côco ralado, mexendo sempre com um garfo, até obter uma mistura consistente, sem estar demasiado líquida. Adicionei uma pitada de canela em pó, e as bagas goji. Entretanto, aqueci cerca de uma colher de chá de óleo de girassol numa frigideira anti-aderente, e nela coloquei colheradas da mistura. Deixei cozinhar, em lume brando, até começar a borbulhar. Com a ajuda de uma espátula, virei a panqueca,  e deixei cozinhar do outro lado, até dourar. Retirei para um prato, reguei com um pouco de maple syrup, polvilhei com mais canela, mais algumas bagas goji, e côco ralado. Depois, foi tempo de saborear! :)


domingo, 18 de maio de 2014

Bolo Salgado de Curgete e Queijo


As previsões meteorológicas indicam que, a partir de amanhã, as temperaturas vão descer bastante. O frio vai voltar em força, assim como a chuva, em algumas zonas do país. A minha região vai ser uma das felizes contempladas, com descidas de temperatura na ordem dos 10º a menos daquelas que registamos nos últimos dias. Mas isso só está previsto acontecer amanhã. Por hoje, temos sol, e há que celebrá-lo, com receitas práticas que se comem na varanda, à luz dourada dos raios de sol que nos iluminam, como este bolo salgado,  perfeito para o brunch de domingo. 
A receita original encontra-se na revista "Blue Cooking", n.º 36, Março de 2009, e é fabulosa, assim como toda a revista, que adoro! A minha versão é ligeiramente diferente. Fi-la assim:

Usei:

1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
1/3 da chávena de leite magro
1/2 chávena de azeite extra-virgem
1 ovo
Uma curgete média
1 chávena de queijo emmental ralado
Meia colher de chá de sal refinado
Uma pitada de pimenta preta
Uma colher de sopa de sementes de chia


Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Lavei bem a curgete, retirei as extremidades, e cortei-a em fatias finas. Coloquei as fatias de curgete no robot de cozinha e triturei, até que ficassem completamente raladas. Juntei-lhe o ovo, o leite e o azeite, e voltei a triturar. De seguida, adicionei as farinhas, o fermento, as sementes de chia, o queijo, o sal e a pimenta, e misturei bem, até que todos os ingredientes se fundissem. 
Coloquei este preparado numa forma de silicone rectangular, e levei ao forno, durante uma hora. Servi morno, com tomate cereja, queijo de cabra fresco, e salada de alface com agrião e rúcula. 




domingo, 4 de maio de 2014

Queques de Cenoura e Iogurte


A inspiração para estes queques veio do livro da Mafalda Pinto Leite, "Cozinha Para Quem Não Tem Tempo" (p. 213), e foram o remate perfeito para o brunch deste domingo! 
Efectuei algumas alterações à versão original, nomeadamente o facto de ter trocado parte da farinha por farinha integral, a manteiga sem sal por creme de soja para barrar, e a noz-moscada e a pimenta da jamaica por uma mistura de especiarias para pão. 
Os queques ficaram muito macios, com uma textura fresca e húmida. 

Usei:
(para 16 queques)

Uma chávena de farinha de trigo sem fermento
3/4 da chávena de farinha de trigo integral
3/4 da chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de mistura de especiarias para pão
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal refinado
1 iogurte natural magro
4 colheres de sopa de creme de soja para barrar
1 ovo
5 cenouras lavadas e raladas

Fiz assim:

Lavei muito bem as cenouras, cortei-as em rodelas finas, e triturei-as no robot de cozinha. Acrescentei as farinhas, as especiarias, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar, e misturei tudo. Juntei a esta mistura o creme de soja, previamente derretido, durante 30 segundos, no micro-ondas, o iogurte e o ovo. Triturei tudo, e coloquei 3 colheres de sopa desta mistura em cada forminha de papel plissado. Levei os queques ao forno, pré-aquecido a 160º, durante 20 minutos. 
O cheiro a canela e especiarias espalhou-se pela casa, enquanto os queques coziam no forno.
Adoramos!