Do que mais gosto no Verão? Não, não é do calor, nem de passar o dia na praia. É mesmo da fruta! E tento aproveitar ao máximo as texturas e sabores da maravilhosa fruta que esta estação do ano nos oferece, como fiz nesta salada.
Usei:
Mistura de folhas para salada (alface, agrião, alface roxa)
Um pêssego maduro
Quatro fatias de queijo halloumi
Metade de um tomate chucha
Tiras de pimento vermelho assado em conserva
Azeite, sal e pimenta preta
Tomilho
Sementes de chia
Para o molho:
Duas colheres de sopa azeite
Uma colher de sopa de sumo de limão
Sal refinado q.b.
Pimenta Preta q.b.
Uma colher de café de mostarda de Dijon
Uma colher de chá de xarope de agave
Fiz assim:
Aqueci uma frigideira anti-aderente, e nela verti um fio de azeite. Descasquei o pêssego, retirei-lhe o caroço, cortei-o em fatias, e dispus as fatias na frigideira. Temperei de sal, pimenta e algumas folhas de tomilho seco. Deixei grelhar durante dois minutos de cada lado, retirei da frigideira e reservei. Cortei quatro fatias de queijo halloumi, com cerca de 0,5 cm de espessura, e grelhei-as na mesma frigideira, durante dois minutos de cada lado, até o queijo amolecer. Temperei com uma pitada de pimenta preta (não usei sal para temperar o queijo, que já contém sal), e retirei-o da frigideira. Lavei o tomate e cortei-o em gomos, que dispus no prato de servir. Juntei-lhe as folhas para salada, e algumas tiras de pimento assado. Acondicionei as fatias de queijo e de pêssego grelhado por cima da mistura de folhas e tomate. Num frasquinho, coloquei todos os ingredientes do molho, tapei o frasco e agitei bem, até obter uma emulsão. Verti este molho sobre a salada, polvilhei-a com sementes de chia, e servi.