terça-feira, 10 de junho de 2014

Gnocchi com molho de tomate, espinafres e cogumelos e cobertura de azeitonas e requeijão


Nunca fiz gnocchi caseiro, embora tenha muita vontade de experimentar. Um dia destes hei-de colocar "fazer gnocchi" na minha "lista-de-coisas-a-fazer-antes-de-morrer"! Quero fazer uma versão caseira, sobretudo, porque não aprecio muito as versões pré-cozinhadas que existem no mercado. Contudo, os gnocchi pré-cozinhados são muito práticos, pela rapidez com que se cozinham. Nessa medida, volta e meia trago uma embalagem destes gnocchi para casa. Hoje cozinhei-os com um delicioso molho de tomate, espinafres e cogumelos frescos, e para lhes conferir frescura, juntei requeijão e azeitonas pretas. Para comida "pré-fabricada", como lhe chamo, considero que não ficou nada mal! O molho que envolveu os gnocchi atenuou um pouco da sua textura meio "plástica", e o requeijão conferiu frescura e suavidade ao prato. Muito bom!

Usei:

Uma embalagem, de 500 gr, de gnocchi pré-cozinhados
1 pacote, com 250 ml, de polpa de tomate
Uma lata, pequena, de tomate pelado inteiro
Uma cebola pequena
Um dente de alho picado
Uma embalagem de cogumelos de Paris frescos, e laminados
Meia embalagem de espinafres congelados
Meio frasco de azeitonas pretas descaroçadas e cortadas em rodelas
Requeijão de vaca 
Sal, azeite e pimenta q.b.
Manjericão seco, orégãos secos e salsa fresca q.b.
Uma pitada de açúcar amarelo

Fiz assim:

Cozinhei os gnocchi de acordo com as instruções da embalagem, isto é, num tacho destapado e em água a ferver, temperada de sal, até que os gnocchi subam à superfície. Depois escorri-os e reservei. Piquei a cebola e refoguei-a em azeite, até começar a ficar translúcida, e adicionei o alho picado, que deixei alourar. De seguida, juntei os cogumelos, depois de lavá-los, e deixei saltear até dourarem. Juntei os espinafres aos cogumelos, temperei de sal e pimenta, e deixei cozinhar até que ficassem macios. Nessa altura, juntei o tomate pelado desfeito em pedaços, e a polpa de tomate. Temperei com uma pitada de açúcar, manjericão seco e orégãos, e deixei cozinhar até o molho ficar espesso. Coloquei alguns gnocchi num prato fundo, rectifiquei os temperos do molho, e coloquei uma generosa porção deste molho de espinafres e cogumelos sobre os gnocchi. Desfiz o requeijão por cima do molho, juntei-lhe algumas azeitonas e salsa picada. 







sexta-feira, 6 de junho de 2014

Panqueca de banana e côco



Ontem vi esta maravilhosa receita no blog da Marmita, e soube, de imediato, que tinha de experimentá-la. E a urgência foi tal, que não consegui esperar mais do que umas horas. Eis o pequeno-almoço de hoje, baseado na receita da Marmita! Não tinha mirtilos, por isso usei bagas goji. Acrescentei à versão original umas sementes de chia e de linhaça, e ajustei as quantidades, porque fiz apenas para mim. É tão bom, que não quis partilhar. Só convosco! ;)

Usei:

Uma banana madura
Um ovo
Côco ralado q.b.
Uma pitada generosa de canela em pó
Uma colher de sopa de bagas goji
Uma colher de café de sementes de chia
Uma colher de café de sementes de linhaça moídas
Óleo de girassol q.b.
Maple Syrup q.b. + extra bagas goji, côco e canela para polvilhar


Fiz assim:

Esmaguei a banana com o garfo, adicionei o ovo previamente batido, e as sementes. Depois fui adicionando côco ralado, mexendo sempre com um garfo, até obter uma mistura consistente, sem estar demasiado líquida. Adicionei uma pitada de canela em pó, e as bagas goji. Entretanto, aqueci cerca de uma colher de chá de óleo de girassol numa frigideira anti-aderente, e nela coloquei colheradas da mistura. Deixei cozinhar, em lume brando, até começar a borbulhar. Com a ajuda de uma espátula, virei a panqueca,  e deixei cozinhar do outro lado, até dourar. Retirei para um prato, reguei com um pouco de maple syrup, polvilhei com mais canela, mais algumas bagas goji, e côco ralado. Depois, foi tempo de saborear! :)


domingo, 18 de maio de 2014

Bolo Salgado de Curgete e Queijo


As previsões meteorológicas indicam que, a partir de amanhã, as temperaturas vão descer bastante. O frio vai voltar em força, assim como a chuva, em algumas zonas do país. A minha região vai ser uma das felizes contempladas, com descidas de temperatura na ordem dos 10º a menos daquelas que registamos nos últimos dias. Mas isso só está previsto acontecer amanhã. Por hoje, temos sol, e há que celebrá-lo, com receitas práticas que se comem na varanda, à luz dourada dos raios de sol que nos iluminam, como este bolo salgado,  perfeito para o brunch de domingo. 
A receita original encontra-se na revista "Blue Cooking", n.º 36, Março de 2009, e é fabulosa, assim como toda a revista, que adoro! A minha versão é ligeiramente diferente. Fi-la assim:

Usei:

1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
1/3 da chávena de leite magro
1/2 chávena de azeite extra-virgem
1 ovo
Uma curgete média
1 chávena de queijo emmental ralado
Meia colher de chá de sal refinado
Uma pitada de pimenta preta
Uma colher de sopa de sementes de chia


Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Lavei bem a curgete, retirei as extremidades, e cortei-a em fatias finas. Coloquei as fatias de curgete no robot de cozinha e triturei, até que ficassem completamente raladas. Juntei-lhe o ovo, o leite e o azeite, e voltei a triturar. De seguida, adicionei as farinhas, o fermento, as sementes de chia, o queijo, o sal e a pimenta, e misturei bem, até que todos os ingredientes se fundissem. 
Coloquei este preparado numa forma de silicone rectangular, e levei ao forno, durante uma hora. Servi morno, com tomate cereja, queijo de cabra fresco, e salada de alface com agrião e rúcula. 




domingo, 4 de maio de 2014

Queques de Cenoura e Iogurte


A inspiração para estes queques veio do livro da Mafalda Pinto Leite, "Cozinha Para Quem Não Tem Tempo" (p. 213), e foram o remate perfeito para o brunch deste domingo! 
Efectuei algumas alterações à versão original, nomeadamente o facto de ter trocado parte da farinha por farinha integral, a manteiga sem sal por creme de soja para barrar, e a noz-moscada e a pimenta da jamaica por uma mistura de especiarias para pão. 
Os queques ficaram muito macios, com uma textura fresca e húmida. 

Usei:
(para 16 queques)

Uma chávena de farinha de trigo sem fermento
3/4 da chávena de farinha de trigo integral
3/4 da chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de mistura de especiarias para pão
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal refinado
1 iogurte natural magro
4 colheres de sopa de creme de soja para barrar
1 ovo
5 cenouras lavadas e raladas

Fiz assim:

Lavei muito bem as cenouras, cortei-as em rodelas finas, e triturei-as no robot de cozinha. Acrescentei as farinhas, as especiarias, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar, e misturei tudo. Juntei a esta mistura o creme de soja, previamente derretido, durante 30 segundos, no micro-ondas, o iogurte e o ovo. Triturei tudo, e coloquei 3 colheres de sopa desta mistura em cada forminha de papel plissado. Levei os queques ao forno, pré-aquecido a 160º, durante 20 minutos. 
O cheiro a canela e especiarias espalhou-se pela casa, enquanto os queques coziam no forno.
Adoramos!





segunda-feira, 28 de abril de 2014

Risone com ervilhas, "bacon" e salsicha de soja



O tempo é um dos bens imateriais mais preciosos de que dispomos. Muitas vezes dou por mim a pensar que não tenho tempo para isto, ou para aquilo. Almejo por dias mais longos, por mais tempo. Mas o dia mantém as 24h, a semana os 7 dias, e o tempo vai passando, foge, esconde-se, evapora-se. Isto tudo para dizer que há demasiado tempo que não escrevia nada aqui. Tudo por causa da escassez de tempo, da dificuldade em conciliar os diversos espaços-tempo. Não prometo ser muito assídua nos próximos tempos. Tempos que serão de trabalho e estudo árduos. Tudo em nome de, passados estes tempos mais tumultuosos, volte a ter maior disponibilidade de... tempo!
Esta receita é óptima para poupar tempo! A ideia é oriunda de um dos programas televisivos da Nigella Lawson, "Nigelissima", e conquistou-me de imediato: uma espécie de risotto, mas que demora metade do tempo (sempre ele, o fantasma do tempo!) a preparar? É mais do que perfeito para este meu tempo! 
A Nigella fez a receita com bacon e ervilhas. Eu optei por uma deliciosa versão vegetariana!

Usei:
(para duas pessoas)

Uma chávena + meia de massa pevide risone
2 chávenas de água a ferver
1 caldo de legumes biológico
Uma chávena de mistura de ervilhas e cenouras baby congeladas
Uma fatia de "bacon" vegetariano
2 salsichas de soja em lata
Uma tira de pimento vermelho
Sal e pimenta preta q.b.
Azeite suficiente para cobrir o fundo de um tacho de tamanho pequeno
Uma cebola picada
Dois dentes de alho picados
Uma colher de sobremesa de manteiga magra
Um punhado de salsa picada
Uma colher de sopa de parmesão ralado


Fiz assim:

Refoguei a cebola no azeite, em lume brando, até que ficasse translúcida. Acrescentei então o alho picado e a mistura de ervilhas com cenoura, o "bacon" cortado em tiras finas, e as salsichas em rodelas. Temperei com o caldo de legumes, acrescentei o risone, e envolvi bem. Reguei com a água a ferver, acrescentei um pouco de sal e de pimenta, e deixei cozinhar durante 12 minutos, mexendo de vez em quando. Findo este tempo, acrescentei o pimento vermelho, salsa picada, a manteiga e o queijo ralado. Envolvi estes ingredientes no tacho, até que a manteiga e o queijo se fundissem nos restantes ingredientes. Servi de imediato, bem quente. 
Eu adorei, e o senhor cá de casa também. Será algo a repetir, e muitas vezes! Quiçá até com outros ingredientes... Assim haja vontade... E tempo! :)






sábado, 22 de março de 2014

Linguini com Curgete e Limão



Por aqui, a Primavera chegou mascarada de Inverno, com o regresso do frio e da chuva, o que convidava a um fim de semana de lareira acesa e chocolate quente.  Mas hoje a chuva só apareceu durante a manhã, e na hora de almoço o sol atreveu-se e fez a tarde sua. Para saudá-lo, preparei esta  receita de massa, leve como a Primavera, e saborosa como o toque do sol na pele.

Usei:

Uma curgete média
Um tomate
Uns pézinhos de salsa
1 dente de alho
Queijo parmesão
Sumo e raspa de meio limão
Azeite q.b.
Linguini integral
Água 
Sal e pimenta preta


Fiz assim:

Comecei por cozer o linguini, em água a ferver temperada de sal, durante 15 minutos, e reservei. Com a ajuda de um descascador, cortei fatias finas de curgete, que temperei com sumo de limão, sal e pimenta preta. Descasquei o alho, piquei-o, e refoguei-o muito ligeiramente no azeite, numa frigideira larga. Juntei a curgete em fatias, e salteei até que a curgete amolecesse, mas sem que se desfizesse. 
Entretanto, lavei o tomate, cortei-o em gomos, e dispu-lo numa saladeira. Escorri o linguini, juntei-o ao tomate, verti por cima um fio de azeite, para ligar os sabores, e envolvi bem. Acrescentei as fatias de curgete, a raspa de limão, a salsa picada, e por cima ralei um pouco de queijo parmesão.
Ficou muito saboroso!

sábado, 8 de março de 2014

Biscoitos Crocantes de Amendoim e Chocolate




Num das minhas deambulações por blogosfera fora, tropecei nesta receita. Fiquei logo tentada a experimentá-la. Reparei que tinha todos os ingredientes em casa, excepto os amendoins. Poderia tê-los trocado por outro fruto seco que abundasse cá em casa, como cajús, amêndoas, avelãs ou nozes. Mas decidi esperar por uma ida às compras e adquirir os amendoins, pois há muito tempo que ansiava por testar a combinação de chocolate com amendoim. Valeu a pena a espera. Amendoim e chocolate resultam realmente bem em conjunto, e os biscoitos ficaram óptimos: crocantes, mas macios por dentro, não demasiado doces, nem salgados. Perfeitos para os lanches da semana!

Fiz algumas alterações à receita original. Eis o modo como a realizei:

Usei:

50 gr de creme de soja para barrar
50 gr de manteiga de amendoim
75 gr de açúcar mascavado doce
75 gr de farinha de trigo com fermento
75 gr de farinha de trigo integral
75 gr de flocos de aveia
100 gr de chocolate para culinária, com 70% de cacau
100 gr de amendoins descascados, ao natural 
1 ovo

Fiz assim:

No processador de cozinha, piquei os amendoins, o chocolate e a aveia. Não deixei que se reduzissem a pó, apenas que ficassem em pedaços mais pequenos. Numa taça, bati as manteigas com o açúcar, até formar um creme. Adicionei o ovo e a farinha, e bati novamente, até incorporar estes ingredientes no creme. Por fim, juntei os amendoins, o chocolate e a aveia. Com a ajuda de uma colher de sobremesa, dispus pequenos montinhos de massa num tapete de silicone com que forrei um tabuleiro de ir ao forno. Levei o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 15 minutos. Depois, repeti a operação, até que a massa se esgotasse. Obtive cerca de 25 biscoitos (quando me lembrei de contá-los, já tinha comido dois ou três... ;)

Bom fim de semana!