segunda-feira, 28 de abril de 2014

Risone com ervilhas, "bacon" e salsicha de soja



O tempo é um dos bens imateriais mais preciosos de que dispomos. Muitas vezes dou por mim a pensar que não tenho tempo para isto, ou para aquilo. Almejo por dias mais longos, por mais tempo. Mas o dia mantém as 24h, a semana os 7 dias, e o tempo vai passando, foge, esconde-se, evapora-se. Isto tudo para dizer que há demasiado tempo que não escrevia nada aqui. Tudo por causa da escassez de tempo, da dificuldade em conciliar os diversos espaços-tempo. Não prometo ser muito assídua nos próximos tempos. Tempos que serão de trabalho e estudo árduos. Tudo em nome de, passados estes tempos mais tumultuosos, volte a ter maior disponibilidade de... tempo!
Esta receita é óptima para poupar tempo! A ideia é oriunda de um dos programas televisivos da Nigella Lawson, "Nigelissima", e conquistou-me de imediato: uma espécie de risotto, mas que demora metade do tempo (sempre ele, o fantasma do tempo!) a preparar? É mais do que perfeito para este meu tempo! 
A Nigella fez a receita com bacon e ervilhas. Eu optei por uma deliciosa versão vegetariana!

Usei:
(para duas pessoas)

Uma chávena + meia de massa pevide risone
2 chávenas de água a ferver
1 caldo de legumes biológico
Uma chávena de mistura de ervilhas e cenouras baby congeladas
Uma fatia de "bacon" vegetariano
2 salsichas de soja em lata
Uma tira de pimento vermelho
Sal e pimenta preta q.b.
Azeite suficiente para cobrir o fundo de um tacho de tamanho pequeno
Uma cebola picada
Dois dentes de alho picados
Uma colher de sobremesa de manteiga magra
Um punhado de salsa picada
Uma colher de sopa de parmesão ralado


Fiz assim:

Refoguei a cebola no azeite, em lume brando, até que ficasse translúcida. Acrescentei então o alho picado e a mistura de ervilhas com cenoura, o "bacon" cortado em tiras finas, e as salsichas em rodelas. Temperei com o caldo de legumes, acrescentei o risone, e envolvi bem. Reguei com a água a ferver, acrescentei um pouco de sal e de pimenta, e deixei cozinhar durante 12 minutos, mexendo de vez em quando. Findo este tempo, acrescentei o pimento vermelho, salsa picada, a manteiga e o queijo ralado. Envolvi estes ingredientes no tacho, até que a manteiga e o queijo se fundissem nos restantes ingredientes. Servi de imediato, bem quente. 
Eu adorei, e o senhor cá de casa também. Será algo a repetir, e muitas vezes! Quiçá até com outros ingredientes... Assim haja vontade... E tempo! :)






sábado, 22 de março de 2014

Linguini com Curgete e Limão



Por aqui, a Primavera chegou mascarada de Inverno, com o regresso do frio e da chuva, o que convidava a um fim de semana de lareira acesa e chocolate quente.  Mas hoje a chuva só apareceu durante a manhã, e na hora de almoço o sol atreveu-se e fez a tarde sua. Para saudá-lo, preparei esta  receita de massa, leve como a Primavera, e saborosa como o toque do sol na pele.

Usei:

Uma curgete média
Um tomate
Uns pézinhos de salsa
1 dente de alho
Queijo parmesão
Sumo e raspa de meio limão
Azeite q.b.
Linguini integral
Água 
Sal e pimenta preta


Fiz assim:

Comecei por cozer o linguini, em água a ferver temperada de sal, durante 15 minutos, e reservei. Com a ajuda de um descascador, cortei fatias finas de curgete, que temperei com sumo de limão, sal e pimenta preta. Descasquei o alho, piquei-o, e refoguei-o muito ligeiramente no azeite, numa frigideira larga. Juntei a curgete em fatias, e salteei até que a curgete amolecesse, mas sem que se desfizesse. 
Entretanto, lavei o tomate, cortei-o em gomos, e dispu-lo numa saladeira. Escorri o linguini, juntei-o ao tomate, verti por cima um fio de azeite, para ligar os sabores, e envolvi bem. Acrescentei as fatias de curgete, a raspa de limão, a salsa picada, e por cima ralei um pouco de queijo parmesão.
Ficou muito saboroso!

sábado, 8 de março de 2014

Biscoitos Crocantes de Amendoim e Chocolate




Num das minhas deambulações por blogosfera fora, tropecei nesta receita. Fiquei logo tentada a experimentá-la. Reparei que tinha todos os ingredientes em casa, excepto os amendoins. Poderia tê-los trocado por outro fruto seco que abundasse cá em casa, como cajús, amêndoas, avelãs ou nozes. Mas decidi esperar por uma ida às compras e adquirir os amendoins, pois há muito tempo que ansiava por testar a combinação de chocolate com amendoim. Valeu a pena a espera. Amendoim e chocolate resultam realmente bem em conjunto, e os biscoitos ficaram óptimos: crocantes, mas macios por dentro, não demasiado doces, nem salgados. Perfeitos para os lanches da semana!

Fiz algumas alterações à receita original. Eis o modo como a realizei:

Usei:

50 gr de creme de soja para barrar
50 gr de manteiga de amendoim
75 gr de açúcar mascavado doce
75 gr de farinha de trigo com fermento
75 gr de farinha de trigo integral
75 gr de flocos de aveia
100 gr de chocolate para culinária, com 70% de cacau
100 gr de amendoins descascados, ao natural 
1 ovo

Fiz assim:

No processador de cozinha, piquei os amendoins, o chocolate e a aveia. Não deixei que se reduzissem a pó, apenas que ficassem em pedaços mais pequenos. Numa taça, bati as manteigas com o açúcar, até formar um creme. Adicionei o ovo e a farinha, e bati novamente, até incorporar estes ingredientes no creme. Por fim, juntei os amendoins, o chocolate e a aveia. Com a ajuda de uma colher de sobremesa, dispus pequenos montinhos de massa num tapete de silicone com que forrei um tabuleiro de ir ao forno. Levei o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 15 minutos. Depois, repeti a operação, até que a massa se esgotasse. Obtive cerca de 25 biscoitos (quando me lembrei de contá-los, já tinha comido dois ou três... ;)

Bom fim de semana!


domingo, 2 de março de 2014

"O" Bolo de Chocolate


A minha paixão por chocolate já foi proclamada vezes sem conta neste blog. Este meu gosto exacerbado por este ingrediente tão peculiar leva a que, sempre que penso em fazer um bolo ou uma sobremesa, a primeira imagem que me ocorre é o chocolate. Nesta tarde preguiçosa e chuvosa de domingo, estes pensamentos assolaram-me. Primeiro, o de fazer um bolo, para saborear no sofá, envolta numa manta, com uma chávena de café numa mão, um livro na outra, e as chamas intensas da lareira como pano de fundo. O segundo pensamento seguiu-se de imediato: bolo de chocolate, pois claro! 
Considero que esta é uma receita que roça a perfeição: o bolo fica muito fofo, com imenso creme de chocolate, húmido, absolutamente delicioso, e fica pronto em menos de... Dez minutos! É, ou não, perfeito?

Usei:

Uma chávena de açúcar amarelo
Uma chávena de farinha de trigo com fermento
1 pacote de chocolate em pó
Meia chávena de óleo de girassol
Meia chávena de café solúvel
Uma chávena de leite morno
4 ovos inteiros

Fiz assim:

Bati os ovos com o açúcar, até que o açúcar se dissolvesse. Juntei depois o leite (previamente aquecido no micro-ondas, durante 30 segundos, em potência média), o café previamente preparado e frio e o óleo. Adicionei o chocolate, e bati novamente, até o chocolate se incorporar na mistura. Depois envolvi a farinha, com a ajuda de uma espátula, no creme. Verti o preparado para uma tarteira em pirex, sem buraco, e sem estar untada. Levei ao micro-ondas, na potência máxima, durante 6 minutos e meio. E está pronto! Não resisto a cortar uma bela fatia, repleta de creme, enquanto o bolo está morno... Nham! :)

Pode polvilhar-se com canela, cacau, ou açúcar em pó. Já experimentei todas as versões, e fica muito bem com qualquer uma das combinações. Hoje optei pelo açúcar em pó. Uma vez mais, não fiquei desiludida! 

Há chuva, há lareira, há manta, há bolo de chocolate... 

Bom domingo!








domingo, 23 de fevereiro de 2014

Quiche de Espinafres, Tomate e Queijo Brie


Ontem recuperei um hábito que perdi há alguns anos: fazer a minha própria massa para quiches e tartes salgadas! Com a facilidade proporcionada pelo acesso simplificado às massas já prontas a desenrolar que encontramos em diversos supermercados, deixei de fazer a massa, e tenho optado por usar massas de compra, que são, sem dúvida, muito práticas. Mas não sabem ao mesmo, isso também é verdade.
A receita da quiche encontra-se no livro "Quiches e Salgados", da colecção "Le Cordon Bleu", uma colecção que simplesmente adoro!
Adaptei a receita original aos ingredientes que tinha em casa: troquei as natas por natas de soja, e a cebola e cebolos por dois talos de alho francês.
Aqui fica a minha versão desta deliciosa tarte salgada:

Para a massa:

100 gr de farinha de trigo
50 gr de farinha de trigo integral
75 gr de manteiga magra
60 ml de água
Uma pitada de sal refinado
Uma colher de chá de orégãos

Para o recheio:

30 gr de manteiga magra
Dois talos de alho francês, bem lavados e cortados em rodelas finas
200 gr de espinafres congelados, já descongelados
1 ovo médio
200 ml de natas de soja para culinária
1 queijo brie (200 gr)
1 tomate maduro, cortado em fatias finas
Sal e pimenta preta moída

Fiz assim:

Para fazer a massa, coloquei todos os ingredientes no processador de cozinha, e triturei durante uns 30 segundos, até que a massa formasse uma bola. Retirei-a do copo, levei-a para uma superfície plana, polvilhada com farinha, e com ajuda de um rolo da massa untado com azeite, estendi-a. Depois forrei uma tarteira com esta massa. Piquei a massa com um garfo, e levei-a ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 10 minutos. Neste período de tempo, preparei o recheio.
Comecei por refogar, numa frigideira, o alho francês na manteiga previamente derretida, até o alho ficar translúcido e mole. Acrescentei os espinafres, e temperei com sal e pimenta. Deixei cozinhar até que os espinafres estivessem cozidos, e a mistura de ingredientes ficasse seca. Cortei o queijo em fatias finas. Com papel de cozinha, sequei as rodelas de tomate. Retirei a massa do forno, e comecei a montar o recheio: primeiro a mistura de alho francês com espinafres, depois as fatias de queijo e, por fim, as rodelas de tomate. Misturei as natas com o ovo, temperei com sal e pimenta, e verti o preparado para a tarteira, de modo a cobrir o recheio. 
Levei ao forno durante 30 minutos. Servi com uma salada de alface, rúcula e canónigos. 



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Scones de Côco e Lima



Fevereiro tem sido um mês particularmente chuvoso, frio e cinzento. Sei que isso faz confusão a muitas pessoas, mas eu gosto do tempo assim. E gosto ainda mais quando posso passar os dias chuvosos em casa, com a lareira acesa, uma manta no colo, uma chávena de chá numa mão, e na outra, uma fatia de bolo, uns biscoitos, ou uns scones quentinhos. 
Há dias em que tenho a sorte de poder trabalhar a partir de casa, e hoje foi um desses dias. Um dia chuvoso, cinzento, típico do Inverno. Tipicamente ao meu gosto. Um dia que pedia um bolinho para acompanhar o chá que preparei para o dia de trabalho. E quando a fome começou a apertar, na hora do lanche, dirigi-me à cozinha, aproveitando a possibilidade de fazer um lanche "de fim de semana", daqueles que implicam fazer um doce, pão ou umas bolachinhas caseiras, mas numa sexta-feira. Optei por fazer uns scones aromatizados com côco e lima. E pensei para mim que a compota de citrinos que me havia sido oferecida ligaria perfeitamente com estes scones. Não me enganei. Foi um remate perfeito para um dia de trabalho perfeito!

Já publiquei aqui a receita base para os scones que costumo fazer. Parece-me uma boa ideia para o pequeno-almoço ou lanche neste fim de semana, que se adivinha, uma vez mais, de frio e chuva intensa.


Para os scones de hoje, usei:

200 gr desta mistura para scones (preparada por mim, e que costumo ter sempre armazenada num frasco, pronta a usar!)
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (usei como substituto de 1 ovo, porque não tinha ovos em casa!:)
3 colheres de sopa de água a ferver
Meia chávena de leite de soja
1 colher de sopa de creme de soja para barrar
Raspa e sumo de meia lima
Meia chávena de côco ralado
Manteiga e compota para barrar os scones


Fiz assim:


Pré-aqueci o forno a 200º. Adicionei à mistura caseira pré-preparada para scones uma colher de sopa de creme de soja para barrar, meia chávena de leite de soja, a raspa de lima, o côco ralado e o sumo de lima. Misturei a linhaça com a água quente, e incorporei na mistura. Mexi rapidamente com uma colher de pau, até que a massa ficasse homogénea. Dispus colheradas de massa numa folha de papel vegetal que cobria um tabuleiro de ir ao forno, e deixar os scones a cozinhar no forno durante 15 minutos. Retirei-os do forno, e comi-os barrados com manteiga e compota de citrinos, enquanto revia alguns vídeos de um concerto mágico a que assisti, precisamente, há um atrás. Que fim de tarde maravilhoso! 




Bom fim de semana!



sábado, 8 de fevereiro de 2014

Pastéis de Alho Francês e Espinafres


Durante a tarde de hoje, a chuva saiu de cena, e apesar de o dia estar cinzento, o sol apareceu, ainda que de forma muito tímida, bem escondido por detrás de uma camada espessa de nuvens. Não obstante a pálida visita do sol, o tempo remanesce frio, e eu continuo a fazer das sopas as minhas fiéis aliadas para combatê-lo. Mas como nem só de sopa me alimento, hoje trago uns pastéis salgados, que servem para acompanhar uma sopa bem quente, como entrada, como iguaria num brunch, ou lanche tardio. 
A inspiração veio daqui, e como muitas vezes acontece, "personalizei" a receita original, de acordo com os ingredientes disponíveis em casa, ou em função do meu gosto pessoal.

Usei:

1 placa de massa folhada refrigerada
1/2 kg de alho francês cortado em rodelas, congelado
Meia embalagem de folhas de espinafre congeladas
1 embalagem de creme de soja líquido 
1 ovo
Azeite
Sal, pimenta preta e noz-moscada

Fiz assim:

Cobri o fundo de uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite, e levei ao lume, até que aquecesse. Juntei as fatias de alho francês e as folhas de espinafre, e deixei cozinhar até que esta ficasse completamente descongelada. Temperei com um pouco de sal, pimenta preta moída e um bocadinho de noz-moscada ralada. Deixei cozinhar até que os legumes ficassem cozidos. Quando o alho e os espinafres já estavam macios, retirei-os do lume, e deixei-os a arrefecer. Misturei o ovo com as natas de soja, temperei de sal e pimenta, e adicionei este creme aos legumes. Coloquei a mistura no copo misturador do meu robot de cozinha, e triturei tudo, até obter um creme consistente e liso. 
Com a ajuda de um copo com o bocal largo, cortei pequenos discos de massa folhada, com os quais forrei 12 forminhas de queques em alumínio. Recheei as formas com o preparado, e levei ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 20 minutos, até a massa folhada dourar, e o recheio ficar cozido.