domingo, 23 de fevereiro de 2014

Quiche de Espinafres, Tomate e Queijo Brie


Ontem recuperei um hábito que perdi há alguns anos: fazer a minha própria massa para quiches e tartes salgadas! Com a facilidade proporcionada pelo acesso simplificado às massas já prontas a desenrolar que encontramos em diversos supermercados, deixei de fazer a massa, e tenho optado por usar massas de compra, que são, sem dúvida, muito práticas. Mas não sabem ao mesmo, isso também é verdade.
A receita da quiche encontra-se no livro "Quiches e Salgados", da colecção "Le Cordon Bleu", uma colecção que simplesmente adoro!
Adaptei a receita original aos ingredientes que tinha em casa: troquei as natas por natas de soja, e a cebola e cebolos por dois talos de alho francês.
Aqui fica a minha versão desta deliciosa tarte salgada:

Para a massa:

100 gr de farinha de trigo
50 gr de farinha de trigo integral
75 gr de manteiga magra
60 ml de água
Uma pitada de sal refinado
Uma colher de chá de orégãos

Para o recheio:

30 gr de manteiga magra
Dois talos de alho francês, bem lavados e cortados em rodelas finas
200 gr de espinafres congelados, já descongelados
1 ovo médio
200 ml de natas de soja para culinária
1 queijo brie (200 gr)
1 tomate maduro, cortado em fatias finas
Sal e pimenta preta moída

Fiz assim:

Para fazer a massa, coloquei todos os ingredientes no processador de cozinha, e triturei durante uns 30 segundos, até que a massa formasse uma bola. Retirei-a do copo, levei-a para uma superfície plana, polvilhada com farinha, e com ajuda de um rolo da massa untado com azeite, estendi-a. Depois forrei uma tarteira com esta massa. Piquei a massa com um garfo, e levei-a ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 10 minutos. Neste período de tempo, preparei o recheio.
Comecei por refogar, numa frigideira, o alho francês na manteiga previamente derretida, até o alho ficar translúcido e mole. Acrescentei os espinafres, e temperei com sal e pimenta. Deixei cozinhar até que os espinafres estivessem cozidos, e a mistura de ingredientes ficasse seca. Cortei o queijo em fatias finas. Com papel de cozinha, sequei as rodelas de tomate. Retirei a massa do forno, e comecei a montar o recheio: primeiro a mistura de alho francês com espinafres, depois as fatias de queijo e, por fim, as rodelas de tomate. Misturei as natas com o ovo, temperei com sal e pimenta, e verti o preparado para a tarteira, de modo a cobrir o recheio. 
Levei ao forno durante 30 minutos. Servi com uma salada de alface, rúcula e canónigos. 



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Scones de Côco e Lima



Fevereiro tem sido um mês particularmente chuvoso, frio e cinzento. Sei que isso faz confusão a muitas pessoas, mas eu gosto do tempo assim. E gosto ainda mais quando posso passar os dias chuvosos em casa, com a lareira acesa, uma manta no colo, uma chávena de chá numa mão, e na outra, uma fatia de bolo, uns biscoitos, ou uns scones quentinhos. 
Há dias em que tenho a sorte de poder trabalhar a partir de casa, e hoje foi um desses dias. Um dia chuvoso, cinzento, típico do Inverno. Tipicamente ao meu gosto. Um dia que pedia um bolinho para acompanhar o chá que preparei para o dia de trabalho. E quando a fome começou a apertar, na hora do lanche, dirigi-me à cozinha, aproveitando a possibilidade de fazer um lanche "de fim de semana", daqueles que implicam fazer um doce, pão ou umas bolachinhas caseiras, mas numa sexta-feira. Optei por fazer uns scones aromatizados com côco e lima. E pensei para mim que a compota de citrinos que me havia sido oferecida ligaria perfeitamente com estes scones. Não me enganei. Foi um remate perfeito para um dia de trabalho perfeito!

Já publiquei aqui a receita base para os scones que costumo fazer. Parece-me uma boa ideia para o pequeno-almoço ou lanche neste fim de semana, que se adivinha, uma vez mais, de frio e chuva intensa.


Para os scones de hoje, usei:

200 gr desta mistura para scones (preparada por mim, e que costumo ter sempre armazenada num frasco, pronta a usar!)
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (usei como substituto de 1 ovo, porque não tinha ovos em casa!:)
3 colheres de sopa de água a ferver
Meia chávena de leite de soja
1 colher de sopa de creme de soja para barrar
Raspa e sumo de meia lima
Meia chávena de côco ralado
Manteiga e compota para barrar os scones


Fiz assim:


Pré-aqueci o forno a 200º. Adicionei à mistura caseira pré-preparada para scones uma colher de sopa de creme de soja para barrar, meia chávena de leite de soja, a raspa de lima, o côco ralado e o sumo de lima. Misturei a linhaça com a água quente, e incorporei na mistura. Mexi rapidamente com uma colher de pau, até que a massa ficasse homogénea. Dispus colheradas de massa numa folha de papel vegetal que cobria um tabuleiro de ir ao forno, e deixar os scones a cozinhar no forno durante 15 minutos. Retirei-os do forno, e comi-os barrados com manteiga e compota de citrinos, enquanto revia alguns vídeos de um concerto mágico a que assisti, precisamente, há um atrás. Que fim de tarde maravilhoso! 




Bom fim de semana!



sábado, 8 de fevereiro de 2014

Pastéis de Alho Francês e Espinafres


Durante a tarde de hoje, a chuva saiu de cena, e apesar de o dia estar cinzento, o sol apareceu, ainda que de forma muito tímida, bem escondido por detrás de uma camada espessa de nuvens. Não obstante a pálida visita do sol, o tempo remanesce frio, e eu continuo a fazer das sopas as minhas fiéis aliadas para combatê-lo. Mas como nem só de sopa me alimento, hoje trago uns pastéis salgados, que servem para acompanhar uma sopa bem quente, como entrada, como iguaria num brunch, ou lanche tardio. 
A inspiração veio daqui, e como muitas vezes acontece, "personalizei" a receita original, de acordo com os ingredientes disponíveis em casa, ou em função do meu gosto pessoal.

Usei:

1 placa de massa folhada refrigerada
1/2 kg de alho francês cortado em rodelas, congelado
Meia embalagem de folhas de espinafre congeladas
1 embalagem de creme de soja líquido 
1 ovo
Azeite
Sal, pimenta preta e noz-moscada

Fiz assim:

Cobri o fundo de uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite, e levei ao lume, até que aquecesse. Juntei as fatias de alho francês e as folhas de espinafre, e deixei cozinhar até que esta ficasse completamente descongelada. Temperei com um pouco de sal, pimenta preta moída e um bocadinho de noz-moscada ralada. Deixei cozinhar até que os legumes ficassem cozidos. Quando o alho e os espinafres já estavam macios, retirei-os do lume, e deixei-os a arrefecer. Misturei o ovo com as natas de soja, temperei de sal e pimenta, e adicionei este creme aos legumes. Coloquei a mistura no copo misturador do meu robot de cozinha, e triturei tudo, até obter um creme consistente e liso. 
Com a ajuda de um copo com o bocal largo, cortei pequenos discos de massa folhada, com os quais forrei 12 forminhas de queques em alumínio. Recheei as formas com o preparado, e levei ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 20 minutos, até a massa folhada dourar, e o recheio ficar cozido. 



domingo, 2 de fevereiro de 2014

Bolachinhas de Cacau



Estava eu, um dia destes, a arrumar as prateleiras de um dos armários da cozinha em que guardo produtos alimentares, quando me deparei com dois pacotes de bolachas abertos, já moles. Fiquei desiludida quando percebi que tinha deixado comida a perecer, e também quando compreendi a razão de me ter esquecido daquelas bolachas. Não é que não fossem boas, mas não são tão boas como as que fazemos em casa. E durante o mês de Dezembro, saíram do meu forno vários tabuleiros de bolachinhas caseiras, que ofereci a familiares e amigos. Petisca bolachinha aqui, petisca bolachinha ali, e as bolachas compradas no supermercado acabaram por ficar esquecidas no armário. Por isso, decidi que não voltarei a comprar bolachas no supermercado (pelo menos, não nos próximos tempos). É que as bolachas feitas em casa são mesmo muito melhores, fazem-se num instante, enchem a cozinha de deliciosos aromas, e deixam-nos felizes!

Esta receita é adaptada do livro “Nigella Christmas”, e as bolachas são absolutamente divinas! Com um sabor intenso a cacau, é impossível comer só uma! Ofereci-as a imensas pessoas, no Natal, e todas me disseram que adoraram. Eu sou suspeita, mas também adorei! :)

Usei:
150 gr de açúcar amarelo
250 gr de manteiga magra
300 gr de farinha de trigo
40 gr de cacau (usei de agricultura biológica, que tem um sabor ainda mais acentuado e forte!)
1 colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
Açúcar em pó para polvilhar (facultativo)

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 170º. Amoleci a manteiga, durante 30 segundos, no micro-ondas. Bati a manteiga com o açúcar, até obter um creme liso e esbranquiçado. Juntei o cacau, e misturei bem, até o cacau se incorporar no creme. Integrei o bicarbonato e o fermento na farinha, e adicionei esta mistura ao creme de manteiga, açúcar e cacau, até obter uma mistura homogénea. A massa fica pegajosa, mas suave. Forrei um tabuleiro com papel vegetal, onde fui colocando bolinhas de massa. A melhor forma de tender as bolachinhas é moldar pequenas bolas, com as mãos, e achatá-las com um garfo, ou com as “costas” de uma colher de sopa. Terminada esta operação, levei-as ao forno, durante 15 minutos. Depois deixei que arrefecessem, e para conceder-lhes um ar mais natalício, polvilhei-as com açúcar em pó.

Cabem cerca de 20 bolachas em cada tabuleiro, e esta quantidade de massa perfaz 40 bolachas de tamanho pequeno a médio. 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Bolo de Chocolate e Amêndoa com cobertura de Chocolate Branco


Na semana passada celebrei mais um aniversário. Os dias de aniversário são especiais, na medida em que as pessoas de quem gostamos nos fazem sentir especiais. A minha forma de retribuir todo esse carinho é este bolinho, que, como não poderia deixar de ser, é carregado do meu alimento favorito: chocolate! :)
Esta receita é também dedicada à Ana Teles, do fantástico blog "Telita na Cozinha"; não é todos os dias que descobrimos alguém que faz anos no mesmo dia que nós, e que cumpre, precisamente, a mesma idade.  Muitos Parabéns a nós, Ana! :)

Usei:

2 chávenas de açúcar mascavado claro
1 chávena de farinha de trigo com fermento
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de amêndoa finamente moída
1 chávena de leite de soja natural
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de pastilhas de chocolate preto
3/4 chávena de óleo de girassol
1 colher de café de essência de amêndoa
1 colher de café de bicarbonato de sódio
5 ovos

Para a cobertura:
200 gr de queijo creme natural (usei a versão "light")
100 gr de chocolate branco para culinária
1 colher de sopa de açúcar em pó
Drageias de chocolate coloridas
Açúcar dourado
Bolinhas prateadas


Fiz assim:

Bati as gemas com o açúcar, até obter um creme. No robot de cozinha, triturei um pacote de amêndoas com pele, e juntei ao creme. Adicionei à massa, intercaladamente, o chocolate, o leite, a essência de amêndoa e o óleo. Por fim, incorporei as farinhas e o bicarbonato, alternando com as claras previamente batidas em castelo. Coloquei a mistura numa forma sem buraco, e com a ajuda de um garfo, incorporei as pastilhas na massa. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 40 minutos. Depois desliguei o forno, e deixei o bolo ficar lá dentro por mais 10 minutos. Passado esse tempo, retirei o bolo do forno, e desenformei-o. Deixei arrefecer, enquanto preparei a cobertura, que fiz do seguinte modo: derreti o chocolate no micro-ondas, a temperatura média, durante 2 minutos. Depois de o chocolate arrefecer um pouco, juntei-lhe o queijo-creme, e mexi, com uma vara de arames, até ligar bem os dois ingredientes. Adicionei o açúcar em pó, e voltei a mexer, até o açúcar se incorporar no creme. Cobri a parte de cima do bolo com este creme, e depois, para conferir um ar mais festivo (e infantil... eheheh!:), decorei com as drageias de chocolate coloridas,  o açúcar dourado e algumas bolinhas prateadas. 
Fiz uns mini-queques, com a mesma massa e a mesma cobertura, para enfeitar o prato do bolo. E coloquei também alguns morangos, para o mesmo efeito.






terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Creme de Batata-doce e Cenoura com Especiarias



Chega o Inverno, o tempo frio, e eu não largo as sopas. Apesar de consumir sopa, de modo muito regular, ao longo do ano, é nesta época que o seu aconchego fumegante mais me proporciona prazer.
O segredo desta sopa reside no aroma que as especiarias lhe conferem. Ainda esta semana, em conversa com uma amiga, ela me dizia que não aprecia grandes temperos na comida, gosta de sentir o sabor dos alimentos, e que prefere temperar, na maioria dos casos, os seus pratos apenas com sal, sobretudo carne e peixe grelhado. Se no peixe grelhado estamos de acordo, nas demais iguarias discordo totalmente. Adoro temperar os meus pratos com especiarias e ervas aromáticas! Sendo assim, concordamos, alegremente, em discordar, e claro, amigas na mesma! :)



Usei:

2 batatas-doces médias, de polpa laranja
2 cenouras médias
1 talo de alho francês
1 dente de alho
Azeite q.b.
Água q.b.
Sal marinho e pimenta preta moída q.b. 
Noz-moscada e cominhos moídos q.b
Coentros picados
Iogurte grego natural (não açucarado)


Fiz assim:

Comecei por descascar, lavar e cortar em rodelas finas as batatas e a cenoura. Cortei o alho francês em fatias, e lavei-as muito bem, para retirar eventuais resíduos de terra. Cobri o fundo de uma panela com azeite, levei ao lume, juntei a batata, a cenoura e o alho francês, e deixei refogar durante 5 minutos, em brando. Adicionei o dente de alho picado, temperei de sal, e cobri os legumes com água, previamente fervida no jarro eléctrico, uma técnica que me permite reduzir o tempo de cozedura dos legumes.
Depois de os legumes estarem bem tenros, triturei a sopa com a varinha mágica. Temperei com uma pitada de pimenta preta, outra de noz-moscada e um pouco de cominhos.
Na altura de servir, juntei em cada tigela, uma colher de sopa de iogurte grego natural não açucarado, coentros frescos picados, e um pouco mais de noz-moscada e cominhos em pó.

Esta sopa revela uma certa doçura, por via das cenouras e da batata-doce, mas que é “cortada” pelo sabor pungente das especiarias, e pela acidez do iogurte. Nós adoramos, e certamente irei repeti-la.



quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cupcakes de Tangerina


O Tiago vem a caminho! E para assinalar a proximidade da sua chegada, organizei um babyshower, para o Tiago e a sua doce mamã, uma querida amiga de longa data. Tratando-se da chegada de um rapaz, a escolha para a decoração dos cupcakes recaiu sobre o azul-bébé.

Usei:

Uma  chávena e meia de açúcar amarelo
1 chávena de farinha de trigo com fermento
1 chávena de farinha de trigo integral
¾ de uma chávena de óleo de girassol
5 tangerinas pequenas, inteiras e com casca
4 ovos

uma pitada de gengibre em pó


Fiz assim:

Lavei e sequei as tangerinas, e triturei-as no meu processador, até ficarem bem desfeitas, numa espécie de pasta. Juntei-lhes o óleo e os ovos, e voltei a triturar. De seguida, foi a vez de incorporar o açúcar, e triturei até obter um creme. Misturei as farinhas com o gengibre, e envolvi no creme, com uma espátula, sem bater, até obter uma mistura homogénea. 

Dispus colheradas de massa em forminhas de papel plissado (em tons de azul-bébé, claro!:), até encher 2/3 de cada forma. Coloquei as formas num tabuleiro, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos. Depois de prontos, deixei os queques arrefecerem, enquanto preparava a cobertura. 


Cobertura:
Queijo creme natural
Açúcar em pó
Iogurte grego natural açucarado
Aroma de baunilha
Açúcar granulado azul-bébé
Flores de açúcar azul-bébé

Misturei 3 colheres de sopa de queijo creme com 3 colheres de sopa de iogurte grego natural, uma colher de chá de açúcar em pó, e uma colher de café de aroma de baunilha. Mexi com uma vara de arames, até a mistura ficar homogénea, e sem grumos. Depois cobri os queques com uma colherada generosa desta mistura, e enfeitei com uma flor de açúcar e açúcar colorido.

Ficaram bastante saborosos e frescos, a tangerina combina muito bem com o gengibre e a cobertura cremosa de queijo e iogurte.