Estava eu, um dia
destes, a arrumar as prateleiras de um dos armários da cozinha em que guardo
produtos alimentares, quando me deparei com dois pacotes de bolachas abertos,
já moles. Fiquei desiludida quando percebi que tinha deixado comida a perecer,
e também quando compreendi a razão de me ter esquecido daquelas bolachas. Não é
que não fossem boas, mas não são tão boas como as que fazemos em casa. E
durante o mês de Dezembro, saíram do meu forno vários tabuleiros de bolachinhas
caseiras, que ofereci a familiares e amigos. Petisca bolachinha aqui, petisca
bolachinha ali, e as bolachas compradas no supermercado acabaram por ficar
esquecidas no armário. Por isso, decidi que não voltarei a comprar bolachas no
supermercado (pelo menos, não nos próximos tempos). É que as bolachas feitas em
casa são mesmo muito melhores, fazem-se num instante, enchem a cozinha de
deliciosos aromas, e deixam-nos felizes!
Esta receita é adaptada
do livro “Nigella Christmas”, e as bolachas são absolutamente divinas! Com um
sabor intenso a cacau, é impossível comer só uma! Ofereci-as a imensas pessoas,
no Natal, e todas me disseram que adoraram. Eu sou suspeita, mas também adorei! :)
Usei:
150 gr de açúcar amarelo
250 gr de manteiga
magra
300 gr de farinha de
trigo
40 gr de cacau (usei de
agricultura biológica, que tem um sabor ainda mais acentuado e forte!)
1 colher de chá de
fermento em pó
½ colher de chá de
bicarbonato de sódio
Açúcar em pó para
polvilhar (facultativo)
Fiz
assim:
Pré-aqueci o forno a
170º. Amoleci a manteiga, durante 30 segundos, no micro-ondas. Bati a manteiga
com o açúcar, até obter um creme liso e esbranquiçado. Juntei o cacau, e
misturei bem, até o cacau se incorporar no creme. Integrei o bicarbonato e o
fermento na farinha, e adicionei esta mistura ao creme de manteiga, açúcar e
cacau, até obter uma mistura homogénea. A massa fica pegajosa, mas suave.
Forrei um tabuleiro com papel vegetal, onde fui colocando bolinhas de massa. A
melhor forma de tender as bolachinhas é moldar pequenas bolas, com as mãos, e
achatá-las com um garfo, ou com as “costas” de uma colher de sopa. Terminada
esta operação, levei-as ao forno, durante 15 minutos. Depois deixei que
arrefecessem, e para conceder-lhes um ar mais natalício, polvilhei-as com
açúcar em pó.
Cabem cerca de 20
bolachas em cada tabuleiro, e esta quantidade de massa perfaz 40 bolachas de
tamanho pequeno a médio.