terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Creme de Batata-doce e Cenoura com Especiarias



Chega o Inverno, o tempo frio, e eu não largo as sopas. Apesar de consumir sopa, de modo muito regular, ao longo do ano, é nesta época que o seu aconchego fumegante mais me proporciona prazer.
O segredo desta sopa reside no aroma que as especiarias lhe conferem. Ainda esta semana, em conversa com uma amiga, ela me dizia que não aprecia grandes temperos na comida, gosta de sentir o sabor dos alimentos, e que prefere temperar, na maioria dos casos, os seus pratos apenas com sal, sobretudo carne e peixe grelhado. Se no peixe grelhado estamos de acordo, nas demais iguarias discordo totalmente. Adoro temperar os meus pratos com especiarias e ervas aromáticas! Sendo assim, concordamos, alegremente, em discordar, e claro, amigas na mesma! :)



Usei:

2 batatas-doces médias, de polpa laranja
2 cenouras médias
1 talo de alho francês
1 dente de alho
Azeite q.b.
Água q.b.
Sal marinho e pimenta preta moída q.b. 
Noz-moscada e cominhos moídos q.b
Coentros picados
Iogurte grego natural (não açucarado)


Fiz assim:

Comecei por descascar, lavar e cortar em rodelas finas as batatas e a cenoura. Cortei o alho francês em fatias, e lavei-as muito bem, para retirar eventuais resíduos de terra. Cobri o fundo de uma panela com azeite, levei ao lume, juntei a batata, a cenoura e o alho francês, e deixei refogar durante 5 minutos, em brando. Adicionei o dente de alho picado, temperei de sal, e cobri os legumes com água, previamente fervida no jarro eléctrico, uma técnica que me permite reduzir o tempo de cozedura dos legumes.
Depois de os legumes estarem bem tenros, triturei a sopa com a varinha mágica. Temperei com uma pitada de pimenta preta, outra de noz-moscada e um pouco de cominhos.
Na altura de servir, juntei em cada tigela, uma colher de sopa de iogurte grego natural não açucarado, coentros frescos picados, e um pouco mais de noz-moscada e cominhos em pó.

Esta sopa revela uma certa doçura, por via das cenouras e da batata-doce, mas que é “cortada” pelo sabor pungente das especiarias, e pela acidez do iogurte. Nós adoramos, e certamente irei repeti-la.



quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cupcakes de Tangerina


O Tiago vem a caminho! E para assinalar a proximidade da sua chegada, organizei um babyshower, para o Tiago e a sua doce mamã, uma querida amiga de longa data. Tratando-se da chegada de um rapaz, a escolha para a decoração dos cupcakes recaiu sobre o azul-bébé.

Usei:

Uma  chávena e meia de açúcar amarelo
1 chávena de farinha de trigo com fermento
1 chávena de farinha de trigo integral
¾ de uma chávena de óleo de girassol
5 tangerinas pequenas, inteiras e com casca
4 ovos

uma pitada de gengibre em pó


Fiz assim:

Lavei e sequei as tangerinas, e triturei-as no meu processador, até ficarem bem desfeitas, numa espécie de pasta. Juntei-lhes o óleo e os ovos, e voltei a triturar. De seguida, foi a vez de incorporar o açúcar, e triturei até obter um creme. Misturei as farinhas com o gengibre, e envolvi no creme, com uma espátula, sem bater, até obter uma mistura homogénea. 

Dispus colheradas de massa em forminhas de papel plissado (em tons de azul-bébé, claro!:), até encher 2/3 de cada forma. Coloquei as formas num tabuleiro, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos. Depois de prontos, deixei os queques arrefecerem, enquanto preparava a cobertura. 


Cobertura:
Queijo creme natural
Açúcar em pó
Iogurte grego natural açucarado
Aroma de baunilha
Açúcar granulado azul-bébé
Flores de açúcar azul-bébé

Misturei 3 colheres de sopa de queijo creme com 3 colheres de sopa de iogurte grego natural, uma colher de chá de açúcar em pó, e uma colher de café de aroma de baunilha. Mexi com uma vara de arames, até a mistura ficar homogénea, e sem grumos. Depois cobri os queques com uma colherada generosa desta mistura, e enfeitei com uma flor de açúcar e açúcar colorido.

Ficaram bastante saborosos e frescos, a tangerina combina muito bem com o gengibre e a cobertura cremosa de queijo e iogurte. 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Aveludado de Cogumelos e Batata Doce



E qual foi a primeira coisa que cozinhei em 2014, e logo no dia 1? Uma sopinha, claro! O que mais poderia ser, do que algo que ajude a confortar a alma, e a apaziguar o corpo, depois de uma época de tantos excessos deliciosamente açucarados? 

Usei:

10 cogumelos brancos
Duas pequenas batatas doces, sem casca
Uma cebola
Um dente de alho
Azeite, sal e pimenta preta
Salsa


Fiz assim: 

Lavei bem os cogumelos, e cortei-os em fatias. Descasquei a cebola, cortei-a em meias luas, e refoguei-a numa panela cujo fundo cobri de azeite. Assim que a cebola ficou translúcida, juntei-lhe os cogumelos, o alho e a batata doce já cortada em rodelas finas. Temperei de sal, cobri os legumes com água quente, e deixei cozinhar até que ficassem macios e tenros. Nessa altura, juntei um pouco de salsa fresca, reduzi a sopa a creme, e temperei com uma pitada de pimenta preta. 



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bolinhos Fritos de Cenoura


Bem sei que, por esta altura, já tivemos a nossa quota parte de doces para uns tempos. Mas a tradição manda que, na nossa família, se celebre a Noite de Reis como se fosse novamente Natal. A família junta-se toda, cada um compra um presente simbólico que sorteamos depois do jantar, e voltamos a ter à mesa o bacalhau, a aletria, o leite-creme, o bolo-rei, o pão-de-ló, os frutos secos, e outras iguarias alusivas à época. 
Costumo preparar estes bolinhos de cenoura para o Natal, mas neste último Natal não tive tempo para fazê-los; por essa razão, não faltarão na mesa do próximo domingo! São uma espécie de sonhos, embora não cresçam tanto como os sonhos. Ainda assim, garanto que são irresistíveis! :)

Usei:

250 gr de cenouras descascadas e cozidas 
2 ovos grandes
100 gr de açúcar amarelo
150 gr de farinha de trigo com fermento
150 gr de farinha de trigo integral
Raspa e sumo de uma laranja grande
Mistura de açúcar e canela para polvilhar
Óleo de girassol, para fritar

Fiz assim:

Depois de as cenouras estarem cozidas, reduzi-as a puré, com a ajuda de um utensílio próprio para o efeito, um esmagador de batatas, mas também pode ser feito com a varinha mágica, ou no robot de cozinha. Deixei o puré a escorrer, dentro de um pano, até arrefecer completamente. Quando já estava frio, juntei-lhe o açúcar, as farinhas, a raspa e o sumo da laranja e as gemas de ovo. Misturei bem todos os ingredientes, com uma colher de pau, até que ficassem bem ligados. Bati as claras de ovo em castelo, e envolvi na mistura. 
Cubri 1/3 da frigideira com óleo de girassol, e quando o óleo estava bem quente, peguei numa colher de sopa, envolvi-a na massa dos bolinhos, e dispus colheradas da massa no óleo, virando sempre, até que todos os lados dos bolinhos estivessem fritos. Retirei-os com uma escumadeira, deixei-os escorrer bem em papel de cozinha, e polvilhei com a mistura de açúcar e canela.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Crostini de Queijo, Ervas Aromáticas e Mel


Mais um ano que chega ao fim. Para mim, como para tantas outras pessoas, é tempo de rever os 365 dias que passaram (e cada vez mais me parece que o tempo passa mesmo a correr, sem darmos conta disso!), fazer balanços, reflectir sobre o que correu bem, e o que poderia ter sido melhor. Pensar no ano que se segue, nos objectivos a alcançar, nos sonhos que queremos realizar. 
E como o fim de um ano anuncia a chegada de outro, fazemos uma festa. Celebramos o ano que finda, e brindamos ao que o novo ano nos reserva. Da minha parte, desejo a todos um ano de 2014 recheado de conforto, alegria, sucessos e esperança!

E para terminar bem o ano de 2013, que por aqui, em termos de publicação de receitas, foi menos produtivo do que o seu antecessor (fruto de um maior, mas extremamente necessário investimento de tempo no trabalho académico, e menos na cozinha), sugiro uma entrada rápida, simples, e repleta de coisas boas: queijo, azeite, ervas e mel. 


Usei:

2 fatias de regueifa, com cerca de 1 cm de espessura
4 fatias de queijo camembert
Azeite q.b.
Uma colher de chá de mistura de ervas aromáticas secas: orégãos, salsa, tomilho
Uma colher de chá de alho em pó
Uma pitada de pimenta preta moída
Cebolinho fresco picado 
Um fio de mel


Fiz assim:

Torrei ligeiramente as fatias de regueifa (podemos usar outro tipo de pão; eu socorri-me das sobras da véspera!), e pincelei-as com azeite. Dispus as fatias de queijo sobre o pão, reguei com azeite, e polvilhei o alho, a pimenta e as ervas aromáticas. Levei ao grill do micro-ondas durante 5 minutos, que foi o tempo suficiente para o queijo começar a derreter e a espalhar o seu charme e cremosidade pelas fatias de pão. Retirei do grill, reguei com um fio de mel, e servi acompanhado de um copo de vinho branco (dizem que os tintos acompanham melhor os queijos, mas sou mais pelo vinho branco!:).


Bom Ano!







segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Queques Natalícios



É véspera de Natal!! A "noite mágica" está à porta. Por aqui, ultimam-se os embrulhos, e começa a azáfama das sobremesas. O pudim já está pronto, os bolinhos de coco estão no forno, os fios e as castanhas de ovos já foram comprados e repousam no frigorífico. Amanhã será a vez do bolo-rei, e outras iguarias. Como é comum, todos os anos sobram doces, e a sugestão para hoje é a de reaproveitamento de sobras de bolo-rei. Inspirei-me nesta receita, acrescentei-lhe um pouco de chocolate, e já está!


Usei:

400 gr de sobras de bolo-rei 
350 gr de Farinha com Fermento
250 gr de Açúcar Amarelo 
100 gr de chocolate em pó
150g de Manteiga
5 Ovos
2,5 dl de Leite

Para a cobertura:

100 gr de chocolate para culinária
4 colheres de sopa de leite
Sprinkles natalícios


Fiz assim:

Comecei por bater o açúcar a manteiga, até obter um creme liso e fofo. De seguida, incorporei os ovos inteiros, um a um, e batendo entre cada adição. Misturei o chocolate em pó com a farinha, e envolvi no creme de ovos e manteiga. Adicionei o leite, e bati até obter um preparado mais líquido. Juntei-lhe as sobras de bolo-rei, que entretanto havia triturado no robot de cozinha, até ficar em migalhas finas. Após este passo, enchi forminhas de papel plissado com colheradas do preparado, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, e deixei que cozinhassem durante 25 minutos. Retirei os queques do forno, e deixei que arrefecessem, enquanto preparava a cobertura, que consiste tão somente em derreter, no micro-ondas, a temperatura média, e sob constante vigilância (para evitar que o chocolate queime!), o chocolate para culinária e o leite. Quando obtive um creme liso e brilhante, sem grumos, espalhei-os pelos queques, já frios. Deixei que a cobertura esfriasse e solidificasse, e enfeitei com os sprinkles natalícios. 



FELIZ NATAL!!!




terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Leite-creme de Laranja e Cardamomo



Vejo as ruas iluminadas, as janelas e varandas das casas enfeitadas, as luzes dos pinheiros a piscar através das cortinas, mas este ano ainda não senti o apelo do Natal. Talvez seja do sol, que brilha bem alto, apesar do frio, e que não faz chegar o ambiente natalício. Talvez seja por estar numa fase de difícil conciliação entre os afazeres da profissão, e os prazos que tenho cumprir enquanto estudante, e que ainda não me concedeu tempo livre para abraçar o espírito do Natal. Ou então talvez fosse por ainda não ter sentido, na minha cozinha, o aroma do Natal. Sim, talvez seja isso! Ok, isso não há-de ser! Quando este pensamento me assaltou, fui logo para a cozinha, e saiu este leite-creme super-rápido, e a cheirar a Natal. 
Bem vindo sejas, Natal!

Usei:

0,5 dl de leite magro
2 colheres de sopa de amido de milho (utilizei Maizena)
7 colheres de sopa de açúcar branco
2 gemas de ovo
2 vagens de cardamomo esmagadas
1 pau de canela
1 pedaço de casca de laranja (sem a parte branca, apenas o vidrado)
Canela em pó para polvilhar

Fiz assim:

Numa taça, misturei o açúcar com o amido de milho, até que se fundissem num pó compacto, sem grumos. Bati as gemas com o leite e, lentamente, adicionei esta mistura líquida à mistura seca, mexendo sempre. Juntei-lhe a casca de laranja, as vagens de cardamomo e o pau de canela. Coloquei o preparado num tachinho, e levei a lume brando, mexendo sempre, até a mistura engrossar. Deixei que levantasse fervura, e retirei do lume. Removi a casca de laranja, as vagens de cardamomo e o pau de canela, e enchi três pequenos ramequins com o leite-creme. Assim que se formou uma ligeira crosta à superfície, polvilhei o leite-creme com um pouco de canela em pó, e servi. 
Suponho que também deva ficar bom se o polvilhar com açúcar e queimar, mas isso demoraria mais tempo do que aquele que pretendíamos esperar para nos deliciarmos com esta doçura cremosa... Mal esperamos por tirar a foto, e lançamo-nos logo, munidos de pequenas colheres, ao ataque! :)