sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Aveludado de Cogumelos e Batata Doce



E qual foi a primeira coisa que cozinhei em 2014, e logo no dia 1? Uma sopinha, claro! O que mais poderia ser, do que algo que ajude a confortar a alma, e a apaziguar o corpo, depois de uma época de tantos excessos deliciosamente açucarados? 

Usei:

10 cogumelos brancos
Duas pequenas batatas doces, sem casca
Uma cebola
Um dente de alho
Azeite, sal e pimenta preta
Salsa


Fiz assim: 

Lavei bem os cogumelos, e cortei-os em fatias. Descasquei a cebola, cortei-a em meias luas, e refoguei-a numa panela cujo fundo cobri de azeite. Assim que a cebola ficou translúcida, juntei-lhe os cogumelos, o alho e a batata doce já cortada em rodelas finas. Temperei de sal, cobri os legumes com água quente, e deixei cozinhar até que ficassem macios e tenros. Nessa altura, juntei um pouco de salsa fresca, reduzi a sopa a creme, e temperei com uma pitada de pimenta preta. 



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bolinhos Fritos de Cenoura


Bem sei que, por esta altura, já tivemos a nossa quota parte de doces para uns tempos. Mas a tradição manda que, na nossa família, se celebre a Noite de Reis como se fosse novamente Natal. A família junta-se toda, cada um compra um presente simbólico que sorteamos depois do jantar, e voltamos a ter à mesa o bacalhau, a aletria, o leite-creme, o bolo-rei, o pão-de-ló, os frutos secos, e outras iguarias alusivas à época. 
Costumo preparar estes bolinhos de cenoura para o Natal, mas neste último Natal não tive tempo para fazê-los; por essa razão, não faltarão na mesa do próximo domingo! São uma espécie de sonhos, embora não cresçam tanto como os sonhos. Ainda assim, garanto que são irresistíveis! :)

Usei:

250 gr de cenouras descascadas e cozidas 
2 ovos grandes
100 gr de açúcar amarelo
150 gr de farinha de trigo com fermento
150 gr de farinha de trigo integral
Raspa e sumo de uma laranja grande
Mistura de açúcar e canela para polvilhar
Óleo de girassol, para fritar

Fiz assim:

Depois de as cenouras estarem cozidas, reduzi-as a puré, com a ajuda de um utensílio próprio para o efeito, um esmagador de batatas, mas também pode ser feito com a varinha mágica, ou no robot de cozinha. Deixei o puré a escorrer, dentro de um pano, até arrefecer completamente. Quando já estava frio, juntei-lhe o açúcar, as farinhas, a raspa e o sumo da laranja e as gemas de ovo. Misturei bem todos os ingredientes, com uma colher de pau, até que ficassem bem ligados. Bati as claras de ovo em castelo, e envolvi na mistura. 
Cubri 1/3 da frigideira com óleo de girassol, e quando o óleo estava bem quente, peguei numa colher de sopa, envolvi-a na massa dos bolinhos, e dispus colheradas da massa no óleo, virando sempre, até que todos os lados dos bolinhos estivessem fritos. Retirei-os com uma escumadeira, deixei-os escorrer bem em papel de cozinha, e polvilhei com a mistura de açúcar e canela.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Crostini de Queijo, Ervas Aromáticas e Mel


Mais um ano que chega ao fim. Para mim, como para tantas outras pessoas, é tempo de rever os 365 dias que passaram (e cada vez mais me parece que o tempo passa mesmo a correr, sem darmos conta disso!), fazer balanços, reflectir sobre o que correu bem, e o que poderia ter sido melhor. Pensar no ano que se segue, nos objectivos a alcançar, nos sonhos que queremos realizar. 
E como o fim de um ano anuncia a chegada de outro, fazemos uma festa. Celebramos o ano que finda, e brindamos ao que o novo ano nos reserva. Da minha parte, desejo a todos um ano de 2014 recheado de conforto, alegria, sucessos e esperança!

E para terminar bem o ano de 2013, que por aqui, em termos de publicação de receitas, foi menos produtivo do que o seu antecessor (fruto de um maior, mas extremamente necessário investimento de tempo no trabalho académico, e menos na cozinha), sugiro uma entrada rápida, simples, e repleta de coisas boas: queijo, azeite, ervas e mel. 


Usei:

2 fatias de regueifa, com cerca de 1 cm de espessura
4 fatias de queijo camembert
Azeite q.b.
Uma colher de chá de mistura de ervas aromáticas secas: orégãos, salsa, tomilho
Uma colher de chá de alho em pó
Uma pitada de pimenta preta moída
Cebolinho fresco picado 
Um fio de mel


Fiz assim:

Torrei ligeiramente as fatias de regueifa (podemos usar outro tipo de pão; eu socorri-me das sobras da véspera!), e pincelei-as com azeite. Dispus as fatias de queijo sobre o pão, reguei com azeite, e polvilhei o alho, a pimenta e as ervas aromáticas. Levei ao grill do micro-ondas durante 5 minutos, que foi o tempo suficiente para o queijo começar a derreter e a espalhar o seu charme e cremosidade pelas fatias de pão. Retirei do grill, reguei com um fio de mel, e servi acompanhado de um copo de vinho branco (dizem que os tintos acompanham melhor os queijos, mas sou mais pelo vinho branco!:).


Bom Ano!







segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Queques Natalícios



É véspera de Natal!! A "noite mágica" está à porta. Por aqui, ultimam-se os embrulhos, e começa a azáfama das sobremesas. O pudim já está pronto, os bolinhos de coco estão no forno, os fios e as castanhas de ovos já foram comprados e repousam no frigorífico. Amanhã será a vez do bolo-rei, e outras iguarias. Como é comum, todos os anos sobram doces, e a sugestão para hoje é a de reaproveitamento de sobras de bolo-rei. Inspirei-me nesta receita, acrescentei-lhe um pouco de chocolate, e já está!


Usei:

400 gr de sobras de bolo-rei 
350 gr de Farinha com Fermento
250 gr de Açúcar Amarelo 
100 gr de chocolate em pó
150g de Manteiga
5 Ovos
2,5 dl de Leite

Para a cobertura:

100 gr de chocolate para culinária
4 colheres de sopa de leite
Sprinkles natalícios


Fiz assim:

Comecei por bater o açúcar a manteiga, até obter um creme liso e fofo. De seguida, incorporei os ovos inteiros, um a um, e batendo entre cada adição. Misturei o chocolate em pó com a farinha, e envolvi no creme de ovos e manteiga. Adicionei o leite, e bati até obter um preparado mais líquido. Juntei-lhe as sobras de bolo-rei, que entretanto havia triturado no robot de cozinha, até ficar em migalhas finas. Após este passo, enchi forminhas de papel plissado com colheradas do preparado, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, e deixei que cozinhassem durante 25 minutos. Retirei os queques do forno, e deixei que arrefecessem, enquanto preparava a cobertura, que consiste tão somente em derreter, no micro-ondas, a temperatura média, e sob constante vigilância (para evitar que o chocolate queime!), o chocolate para culinária e o leite. Quando obtive um creme liso e brilhante, sem grumos, espalhei-os pelos queques, já frios. Deixei que a cobertura esfriasse e solidificasse, e enfeitei com os sprinkles natalícios. 



FELIZ NATAL!!!




terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Leite-creme de Laranja e Cardamomo



Vejo as ruas iluminadas, as janelas e varandas das casas enfeitadas, as luzes dos pinheiros a piscar através das cortinas, mas este ano ainda não senti o apelo do Natal. Talvez seja do sol, que brilha bem alto, apesar do frio, e que não faz chegar o ambiente natalício. Talvez seja por estar numa fase de difícil conciliação entre os afazeres da profissão, e os prazos que tenho cumprir enquanto estudante, e que ainda não me concedeu tempo livre para abraçar o espírito do Natal. Ou então talvez fosse por ainda não ter sentido, na minha cozinha, o aroma do Natal. Sim, talvez seja isso! Ok, isso não há-de ser! Quando este pensamento me assaltou, fui logo para a cozinha, e saiu este leite-creme super-rápido, e a cheirar a Natal. 
Bem vindo sejas, Natal!

Usei:

0,5 dl de leite magro
2 colheres de sopa de amido de milho (utilizei Maizena)
7 colheres de sopa de açúcar branco
2 gemas de ovo
2 vagens de cardamomo esmagadas
1 pau de canela
1 pedaço de casca de laranja (sem a parte branca, apenas o vidrado)
Canela em pó para polvilhar

Fiz assim:

Numa taça, misturei o açúcar com o amido de milho, até que se fundissem num pó compacto, sem grumos. Bati as gemas com o leite e, lentamente, adicionei esta mistura líquida à mistura seca, mexendo sempre. Juntei-lhe a casca de laranja, as vagens de cardamomo e o pau de canela. Coloquei o preparado num tachinho, e levei a lume brando, mexendo sempre, até a mistura engrossar. Deixei que levantasse fervura, e retirei do lume. Removi a casca de laranja, as vagens de cardamomo e o pau de canela, e enchi três pequenos ramequins com o leite-creme. Assim que se formou uma ligeira crosta à superfície, polvilhei o leite-creme com um pouco de canela em pó, e servi. 
Suponho que também deva ficar bom se o polvilhar com açúcar e queimar, mas isso demoraria mais tempo do que aquele que pretendíamos esperar para nos deliciarmos com esta doçura cremosa... Mal esperamos por tirar a foto, e lançamo-nos logo, munidos de pequenas colheres, ao ataque! :)





quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Bolo de Abóbora, Nozes e Mel


A abóbora abunda durante o Outono, e marca uma presença contínua na minha cozinha. Desta feita, na forma de um delicioso bolo!


Usei:

200 gr de açúcar amarelo
200 gr de farinha de trigo com fermento
200 gr de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento em pó
5 ovos
3 dl de óleo de girassol
4 colheres de sopa de mel
100 gr de abóbora, depois de descascada
100 gr de miolo de noz
1 pedaço de casca de laranja (cerca de 1/4)
Açúcar em pó


Fiz assim:

Triturei, no processador, a abóbora crua, a casca de laranja e as nozes, e reservei. Bati os ovos com o açúcar, o óleo e o mel, até obter um creme fofo e liso. Misturei as farinhas, e adicionei-lhes o fermento. Fui incorporando esta mistura no creme, intercalando com a  mistura de abóbora e nozes trituradas. Envolvi bem todos os ingredientes, até obter uma mistura homogénea. Coloquei a massa numa forma de silicone sem buraco, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40 minutos. Depois de o bolo estar cozido, retirei-o do forno e deixei-o arrefecer na forma. Quando estava já frio, desenformei, e polvilhei com açúcar em pó.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Scones de Abóbora com Sementes de Papoila


Scones quentinhos são sempre um snack muito apreciado cá por casa, seja ao pequeno-almoço, ao lanche, ou mesmo no brunch que costumamos fazer ao fim de semana. Assim, quando me deparei com esta versão de scones, tratei logo de experimentá-la! E por aqui gostamos muito do resultado.

Usei:

300 gr de abóbora descascada
100 gr de açúcar amarelo
200 gr de farinha com fermento
150 gr de farinha integral
50 gr de creme de soja para barrar
1 ovo
1 colher de sopa de sementes de papoila
Uma pitada de canela em pó

Fiz assim:

Triturei a abóbora crua no robot de cozinha. Juntei-lhe o açúcar, e voltei a triturar. Desta feita, adicionei a manteiga de soja e o ovo, e triturei novamente. Depois envolvi bem nesta mistura as farinhas, as sementes de papoila e a canela. Coloquei colheradas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos. 
Servi-os assim que saíram do forno, acompanhados de manteiga e doce de abóbora feito em casa. 

Bom fim de semana!