sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bolinhos Fritos de Cenoura


Bem sei que, por esta altura, já tivemos a nossa quota parte de doces para uns tempos. Mas a tradição manda que, na nossa família, se celebre a Noite de Reis como se fosse novamente Natal. A família junta-se toda, cada um compra um presente simbólico que sorteamos depois do jantar, e voltamos a ter à mesa o bacalhau, a aletria, o leite-creme, o bolo-rei, o pão-de-ló, os frutos secos, e outras iguarias alusivas à época. 
Costumo preparar estes bolinhos de cenoura para o Natal, mas neste último Natal não tive tempo para fazê-los; por essa razão, não faltarão na mesa do próximo domingo! São uma espécie de sonhos, embora não cresçam tanto como os sonhos. Ainda assim, garanto que são irresistíveis! :)

Usei:

250 gr de cenouras descascadas e cozidas 
2 ovos grandes
100 gr de açúcar amarelo
150 gr de farinha de trigo com fermento
150 gr de farinha de trigo integral
Raspa e sumo de uma laranja grande
Mistura de açúcar e canela para polvilhar
Óleo de girassol, para fritar

Fiz assim:

Depois de as cenouras estarem cozidas, reduzi-as a puré, com a ajuda de um utensílio próprio para o efeito, um esmagador de batatas, mas também pode ser feito com a varinha mágica, ou no robot de cozinha. Deixei o puré a escorrer, dentro de um pano, até arrefecer completamente. Quando já estava frio, juntei-lhe o açúcar, as farinhas, a raspa e o sumo da laranja e as gemas de ovo. Misturei bem todos os ingredientes, com uma colher de pau, até que ficassem bem ligados. Bati as claras de ovo em castelo, e envolvi na mistura. 
Cubri 1/3 da frigideira com óleo de girassol, e quando o óleo estava bem quente, peguei numa colher de sopa, envolvi-a na massa dos bolinhos, e dispus colheradas da massa no óleo, virando sempre, até que todos os lados dos bolinhos estivessem fritos. Retirei-os com uma escumadeira, deixei-os escorrer bem em papel de cozinha, e polvilhei com a mistura de açúcar e canela.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Crostini de Queijo, Ervas Aromáticas e Mel


Mais um ano que chega ao fim. Para mim, como para tantas outras pessoas, é tempo de rever os 365 dias que passaram (e cada vez mais me parece que o tempo passa mesmo a correr, sem darmos conta disso!), fazer balanços, reflectir sobre o que correu bem, e o que poderia ter sido melhor. Pensar no ano que se segue, nos objectivos a alcançar, nos sonhos que queremos realizar. 
E como o fim de um ano anuncia a chegada de outro, fazemos uma festa. Celebramos o ano que finda, e brindamos ao que o novo ano nos reserva. Da minha parte, desejo a todos um ano de 2014 recheado de conforto, alegria, sucessos e esperança!

E para terminar bem o ano de 2013, que por aqui, em termos de publicação de receitas, foi menos produtivo do que o seu antecessor (fruto de um maior, mas extremamente necessário investimento de tempo no trabalho académico, e menos na cozinha), sugiro uma entrada rápida, simples, e repleta de coisas boas: queijo, azeite, ervas e mel. 


Usei:

2 fatias de regueifa, com cerca de 1 cm de espessura
4 fatias de queijo camembert
Azeite q.b.
Uma colher de chá de mistura de ervas aromáticas secas: orégãos, salsa, tomilho
Uma colher de chá de alho em pó
Uma pitada de pimenta preta moída
Cebolinho fresco picado 
Um fio de mel


Fiz assim:

Torrei ligeiramente as fatias de regueifa (podemos usar outro tipo de pão; eu socorri-me das sobras da véspera!), e pincelei-as com azeite. Dispus as fatias de queijo sobre o pão, reguei com azeite, e polvilhei o alho, a pimenta e as ervas aromáticas. Levei ao grill do micro-ondas durante 5 minutos, que foi o tempo suficiente para o queijo começar a derreter e a espalhar o seu charme e cremosidade pelas fatias de pão. Retirei do grill, reguei com um fio de mel, e servi acompanhado de um copo de vinho branco (dizem que os tintos acompanham melhor os queijos, mas sou mais pelo vinho branco!:).


Bom Ano!







segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Queques Natalícios



É véspera de Natal!! A "noite mágica" está à porta. Por aqui, ultimam-se os embrulhos, e começa a azáfama das sobremesas. O pudim já está pronto, os bolinhos de coco estão no forno, os fios e as castanhas de ovos já foram comprados e repousam no frigorífico. Amanhã será a vez do bolo-rei, e outras iguarias. Como é comum, todos os anos sobram doces, e a sugestão para hoje é a de reaproveitamento de sobras de bolo-rei. Inspirei-me nesta receita, acrescentei-lhe um pouco de chocolate, e já está!


Usei:

400 gr de sobras de bolo-rei 
350 gr de Farinha com Fermento
250 gr de Açúcar Amarelo 
100 gr de chocolate em pó
150g de Manteiga
5 Ovos
2,5 dl de Leite

Para a cobertura:

100 gr de chocolate para culinária
4 colheres de sopa de leite
Sprinkles natalícios


Fiz assim:

Comecei por bater o açúcar a manteiga, até obter um creme liso e fofo. De seguida, incorporei os ovos inteiros, um a um, e batendo entre cada adição. Misturei o chocolate em pó com a farinha, e envolvi no creme de ovos e manteiga. Adicionei o leite, e bati até obter um preparado mais líquido. Juntei-lhe as sobras de bolo-rei, que entretanto havia triturado no robot de cozinha, até ficar em migalhas finas. Após este passo, enchi forminhas de papel plissado com colheradas do preparado, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, e deixei que cozinhassem durante 25 minutos. Retirei os queques do forno, e deixei que arrefecessem, enquanto preparava a cobertura, que consiste tão somente em derreter, no micro-ondas, a temperatura média, e sob constante vigilância (para evitar que o chocolate queime!), o chocolate para culinária e o leite. Quando obtive um creme liso e brilhante, sem grumos, espalhei-os pelos queques, já frios. Deixei que a cobertura esfriasse e solidificasse, e enfeitei com os sprinkles natalícios. 



FELIZ NATAL!!!




terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Leite-creme de Laranja e Cardamomo



Vejo as ruas iluminadas, as janelas e varandas das casas enfeitadas, as luzes dos pinheiros a piscar através das cortinas, mas este ano ainda não senti o apelo do Natal. Talvez seja do sol, que brilha bem alto, apesar do frio, e que não faz chegar o ambiente natalício. Talvez seja por estar numa fase de difícil conciliação entre os afazeres da profissão, e os prazos que tenho cumprir enquanto estudante, e que ainda não me concedeu tempo livre para abraçar o espírito do Natal. Ou então talvez fosse por ainda não ter sentido, na minha cozinha, o aroma do Natal. Sim, talvez seja isso! Ok, isso não há-de ser! Quando este pensamento me assaltou, fui logo para a cozinha, e saiu este leite-creme super-rápido, e a cheirar a Natal. 
Bem vindo sejas, Natal!

Usei:

0,5 dl de leite magro
2 colheres de sopa de amido de milho (utilizei Maizena)
7 colheres de sopa de açúcar branco
2 gemas de ovo
2 vagens de cardamomo esmagadas
1 pau de canela
1 pedaço de casca de laranja (sem a parte branca, apenas o vidrado)
Canela em pó para polvilhar

Fiz assim:

Numa taça, misturei o açúcar com o amido de milho, até que se fundissem num pó compacto, sem grumos. Bati as gemas com o leite e, lentamente, adicionei esta mistura líquida à mistura seca, mexendo sempre. Juntei-lhe a casca de laranja, as vagens de cardamomo e o pau de canela. Coloquei o preparado num tachinho, e levei a lume brando, mexendo sempre, até a mistura engrossar. Deixei que levantasse fervura, e retirei do lume. Removi a casca de laranja, as vagens de cardamomo e o pau de canela, e enchi três pequenos ramequins com o leite-creme. Assim que se formou uma ligeira crosta à superfície, polvilhei o leite-creme com um pouco de canela em pó, e servi. 
Suponho que também deva ficar bom se o polvilhar com açúcar e queimar, mas isso demoraria mais tempo do que aquele que pretendíamos esperar para nos deliciarmos com esta doçura cremosa... Mal esperamos por tirar a foto, e lançamo-nos logo, munidos de pequenas colheres, ao ataque! :)





quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Bolo de Abóbora, Nozes e Mel


A abóbora abunda durante o Outono, e marca uma presença contínua na minha cozinha. Desta feita, na forma de um delicioso bolo!


Usei:

200 gr de açúcar amarelo
200 gr de farinha de trigo com fermento
200 gr de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento em pó
5 ovos
3 dl de óleo de girassol
4 colheres de sopa de mel
100 gr de abóbora, depois de descascada
100 gr de miolo de noz
1 pedaço de casca de laranja (cerca de 1/4)
Açúcar em pó


Fiz assim:

Triturei, no processador, a abóbora crua, a casca de laranja e as nozes, e reservei. Bati os ovos com o açúcar, o óleo e o mel, até obter um creme fofo e liso. Misturei as farinhas, e adicionei-lhes o fermento. Fui incorporando esta mistura no creme, intercalando com a  mistura de abóbora e nozes trituradas. Envolvi bem todos os ingredientes, até obter uma mistura homogénea. Coloquei a massa numa forma de silicone sem buraco, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40 minutos. Depois de o bolo estar cozido, retirei-o do forno e deixei-o arrefecer na forma. Quando estava já frio, desenformei, e polvilhei com açúcar em pó.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Scones de Abóbora com Sementes de Papoila


Scones quentinhos são sempre um snack muito apreciado cá por casa, seja ao pequeno-almoço, ao lanche, ou mesmo no brunch que costumamos fazer ao fim de semana. Assim, quando me deparei com esta versão de scones, tratei logo de experimentá-la! E por aqui gostamos muito do resultado.

Usei:

300 gr de abóbora descascada
100 gr de açúcar amarelo
200 gr de farinha com fermento
150 gr de farinha integral
50 gr de creme de soja para barrar
1 ovo
1 colher de sopa de sementes de papoila
Uma pitada de canela em pó

Fiz assim:

Triturei a abóbora crua no robot de cozinha. Juntei-lhe o açúcar, e voltei a triturar. Desta feita, adicionei a manteiga de soja e o ovo, e triturei novamente. Depois envolvi bem nesta mistura as farinhas, as sementes de papoila e a canela. Coloquei colheradas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos. 
Servi-os assim que saíram do forno, acompanhados de manteiga e doce de abóbora feito em casa. 

Bom fim de semana!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Bolachas de Manteiga e Chocolate



Apesar de ser mais prático e rápido comprar bolachas no supermercado, gosto de fazer as minhas próprias bolachas, sempre que tenho tempo (e vontade também!). No Verão praticamente não ligo o forno,  portanto, não há bolachinhas caseiras cá por casa. Mas quando chega o Outono, eu e o forno retomamos a nossa relação de amizade próxima, e não nos largamos até que o Verão retorne! E é assim que voltam as bolachas feitas em casa, no tempo mais frio, chuvoso e convidativo para passar tardes no sofá, a ler, a ouvir música, e a saborear bolachas, enquanto se contempla a chuva e a queda das folhas das árvores que se agitam lá fora. Será (também) por isto que adoro o Outono?

Usei:

300 gr de açúcar
200 gr de farinha com fermento
100 gr de manteiga
50 gr de chocolate em pó
1 ovo
Granulado de chocolate

Fiz assim:

No copo do robot de cozinha triturei o açúcar, a manteiga e o ovo, até ligar os ingredientes. Juntei depois a farinha, e mexi até obter uma massa mais compacta e uniforme. Dividi a massa em duas partes iguais, e a uma delas adicionei o chocolate em pó, de modo a obter bolachas de manteiga simples, e bolachas de manteiga com chocolate (não me canso repetir que acredito piamente que com um pouco de chocolate, tudo melhora. ;) 
Depois tendi bolinhas de massa, que dispus num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal. Com as costas de uma colher de sopa, achatei as bolinhas, para lhes dar uma forma mais "abolachada". Coloquei granulado de chocolate por cima das bolachas de chocolate, e levei o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos.
E agora tenho de me retirar, pois o meu canto no sofá, à janela, a manta, o gato, as bolachinhas e o chá de rooibos quentinho aguardam a minha companhia! :)

Boa semana!