Apesar de ser mais prático e rápido comprar bolachas no supermercado, gosto de fazer as minhas próprias bolachas, sempre que tenho tempo (e vontade também!). No Verão praticamente não ligo o forno, portanto, não há bolachinhas caseiras cá por casa. Mas quando chega o Outono, eu e o forno retomamos a nossa relação de amizade próxima, e não nos largamos até que o Verão retorne! E é assim que voltam as bolachas feitas em casa, no tempo mais frio, chuvoso e convidativo para passar tardes no sofá, a ler, a ouvir música, e a saborear bolachas, enquanto se contempla a chuva e a queda das folhas das árvores que se agitam lá fora. Será (também) por isto que adoro o Outono?
Usei:
300 gr de açúcar
200 gr de farinha com fermento
100 gr de manteiga
50 gr de chocolate em pó
1 ovo
Granulado de chocolate
Fiz assim:
No copo do robot de cozinha triturei o açúcar, a manteiga e o ovo, até ligar os ingredientes. Juntei depois a farinha, e mexi até obter uma massa mais compacta e uniforme. Dividi a massa em duas partes iguais, e a uma delas adicionei o chocolate em pó, de modo a obter bolachas de manteiga simples, e bolachas de manteiga com chocolate (não me canso repetir que acredito piamente que com um pouco de chocolate, tudo melhora. ;)
Depois tendi bolinhas de massa, que dispus num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal. Com as costas de uma colher de sopa, achatei as bolinhas, para lhes dar uma forma mais "abolachada". Coloquei granulado de chocolate por cima das bolachas de chocolate, e levei o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos.
E agora tenho de me retirar, pois o meu canto no sofá, à janela, a manta, o gato, as bolachinhas e o chá de rooibos quentinho aguardam a minha companhia! :)
Boa semana!