sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Camarão Salteado em Cardamomo e Vinho Branco


Para o jantar de ontem, resolvi experimentar cozinhar uns camarões na frigideira com sabores diferentes do habitual (costumo prepará-los com os habituais alho, azeite e piri-piri, que é sempre uma combinação infalível!), e gostei muito do resultado final. Recomendo!

Usei:

6 camarões selvagens, de tamanho grande, e descongelados
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho esmagado, com casca
1 colher de chá de sementes de mostarda amarela
1 colher de café de piri-piri moído
1 colher de café de sal marinho
2 colheres de sopa de vinho branco
2 vagens de cardamomo esmagadas
Salsa picada
1 rodela de limão

Fiz assim:

Lavei os camarões, e sequei-os com papel de cozinha. Aqueci uma frigideira anti-aderente, e nela verti o azeite, a que adicionei o dente de alho esmagado (mantive a  pele, para evitar que o alho queimasse), as vagens de cardamomo e as sementes de mostarda. Assim que o azeite aqueceu, e o cheiro das especiarias começou a invadir a cozinha, adicionei os camarões à frigideira, onde douraram por dois minutos de cada um dos lados. Por fim, acrescentei o piri-piri, o sal e o vinho branco, e deixei que cozinhasse até o vinho se evaporar. Polvilhei com salsa picada e rodelas de limão. Nhami! :)


domingo, 22 de setembro de 2013

Conserva de Pepino


 Neste fim de semana chega a minha estação favorita do ano, o Outono. Simplesmente adoro o Outono, as cores lindas que pintam as folhas das árvores antes de caírem, os dias mais curtos e mais frios, a pedirem o aconchego das mantas, do chá quente e das comidas de forno, as minhas preferidas. Não obstante a minha paixão pela magia do Outono, aprecio muito os sabores do Verão, retratados nas deliciosas frutas e legumes que esta estação nos traz. 
Se pudesse, envolvia os frutos e legumes de Verão num abraço que fizesse com que perdurassem pelo resto do ano. Mas como tal ensejo não é possível, resta-me aprisionar os sabores de Verão em frascos, e saboreá-los durante as outras estações. Foi o que fiz com alguns dos pepinos que me foram oferecidos, depois de muita pesquisa. Inspirei-me nesta sugestão, pesquisei num livro de compotas e conservas ("Segredos da Avozinha") e criei a minha receita de pepinos em conserva.

Usei:

2 pepinos grandes
1 cebola
1 dente de alho picado
Água e Vinagre de vinho branco em partes iguais (usei duas chávenas de cada)
1 pau de canela
2 folhas de louro
6 cravinhos
Duas colheres de sopa de sementes de mostarda amarela
Uma colher de sopa de grãos de pimenta preta
Uma colher de sopa de grãos de pimenta rosa
Uma colher de chá de sal marinho
Duas colheres de sopa de açúcar mascavado


Fiz assim:

Lavei e cortei o pepino em rodelas finas. Dispus as fatias de pepino num tabuleiro, polvilhei-as com sal, e deixei repousar, enquanto preparava os outros ingredientes. Para fazê-lo, procedi assim: coloquei todos os ingredientes (excepto o pepino e a cebola) num tacho, e levei a lume brando, até que a mistura fervesse, e o açúcar se dissolvesse. Retirei o tacho do fogão, e deixei arrefecer por uns instantes, durante o tempo em que dediquei novamente a minha atenção aos pepinos. 
Lavei as rodelas de pepino em água corrente, para retirar as pedras de sal, e sequei-as depois com papel de cozinha. Descasquei e cortei a cebola em meias luas, dispus-las, assim como  ao pepino, nos frascos (previamente esterilizados, primeiro numa panela de água a ferver, durante 30 minutos, e depois completei o processo no micro-ondas, onde sequei os frascos na temperatura máxima, durante 2 minutos), e enchi-os com o líquido que repousava no tacho, e que estava agora mais morno. Fechei os frascos com as tampas, e assim que arrefeceram completamente, coloquei-os no frigorífico, onde se encontram agora, para que  os sabores da conserva apurem. 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

(Mais um!) Muesli Caseiro


O fim de semana passado foi atarefado, no que concerne ao aprovisionamento da despensa. Havia generosas quantidades de pepinos, pêssegos, e ameixas para aproveitar (nos próximos tempos partilharei a forma como o fiz). E havia uma grande vontade de preparar um grande frasco de muesli, para os pequenos-almoços e/ou lanches da semana. Vontade cumprida!

Usei:

Duas chávenas de flocos de cevada
Uma chávena de flocos de aveia integral
Uma chávena de quinoa
1/2 chávena de sementes de girassol
1/2 chávena de sementes de sésamo
1/2 chávena de sementes de linhaça
1/2 chávena de côco ralado
1/2 chávena de pepitas de chocolate preto
1/2 chávena de ameixas secas picadas
1/2 chávena de pêssegos desidratados picados
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de pó de 5 especiarias

Fiz assim:

Misturei todos os ingredientes secos numa taça, com excepção dos frutos e das pepitas de chocolate. Envolvi o conteúdo da taça no mel e no óleo, dispus sobre um tabuleiro forrado com um tapete de silicone, e levei ao forno, pré-aquecido a 190º, durante 20 minutos. Estive de vigia ao forno, e de 5 em 5 minutos abria a porta, e mexia o muesli, para que não queimasse, e dourasse de modo uniforme. Enquanto a mistura estava no forno, a cozinha encheu-se de fantásticos aromas, por via das especiarias que usei. Maravilhoso! 
Ao fim de 20 minutos, o preparado já apresentava uma tonalidade dourada-acastanhada, pelo que o retirei do forno, e deixei que arrefecesse. Quando já estava frio, juntei-lhe as pepitas, as ameixas e os pêssegos em pedaços. Acondicionei num frasco, e desde então tenho consumido este muesli, com iogurte e fruta fresca. :)





sábado, 14 de setembro de 2013

Risotto de Tomate, Cogumelos e Espinafres


Os dias continuam quentes, mas as noites estão mais frescas, e começam a pedir maior aconchego. Ainda sem vontade de ligar o forno, virei-me para este arroz fumegante, repleto de sabores de Verão, mas com conforto de Outono. 

Usei:

1 chávena de arroz arborio
1 cebola
1 dente de alho
Azeite
6 cogumelos de Paris
uma mão cheia de folhas de espinafre
1 tomate grande e bem vermelho
meio cubo de caldo de legumes biológico
2 chávenas de água a ferver
3 colheres de sopa de vinho branco
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de manteiga magra
meia bola de mozzarella
Sal e pimenta preta
1 colher de café de açúcar mascavado

Fiz assim:

Cobri o fundo de um tacho pequeno com azeite. Descasquei a cebola e o dente de alho, piquei-os, e juntei-os ao azeite. Deixei refogar até que amolecessem e a cebola adquirisse um tom translúcido. Entretanto, lavei os cogumelos e cortei-os em fatias. Separei as folhas de espinafres dos talos, lavei as folhas, e juntei-as ao refogado, assim como aos cogumelos. Lavei os tomates e cortei-os em pequenos pedaços, que também foram para dentro do tacho, juntamente com a folha de louro. Temperei de sal e pimenta, e deixei refogar até que os legumes ficassem tenros. Juntei depois o arroz, e salpiquei com o branco, até que este evaporasse. Desfiz o caldo na água fervente, e fui regando o arroz com este caldo, mexendo sempre. Este processo é moroso (cerca de 20 minutos), pois é necessário fornecer caldo ao arroz, em pequenas quantidades, à medida que o absorve, e mexer sempre. Mas, na minha opinião, é um trabalho bem recompensado, no final, quando provamos o resultado! :)
Quando o caldo se esgota, é sinal de que o arroz está quase cozido. É altura de retirá-lo do lume, e envolver a manteiga, mexendo bem. Rectificam-se os temperos, e junta-se o queijo. Eu escolhi mozzarella, mas normalmente usa-se parmesão. Depois é só degustar, bem quentinho! Humm... Tão saboroso! 






domingo, 8 de setembro de 2013

Salada de Arroz com Camarão e Abacate


E eis que chegou Setembro. Os dias ainda são brindados pelo calor do sol, mas começam já a ser mais curtos. Escurece mais cedo. O amanhecer é menos ameno, e à noite começa a sentir-se aquela aragem fria que ainda não incomoda, mas que encerra memórias do Outono vindouro. Talvez seja por isso que gosto tanto do mês de Setembro! Não obstante, ainda é Verão, o que equivale a muitos almoços e jantares leves, sobretudo compostos por saladas. Deixo uma ideia para mais uma salada de Verão.

Usei:

Sobras de arroz basmati cozido, frio
4 folhas de alface
10 tomates cereja
1 Abacate
8 Camarões selvagens cozidos
Azeite
Sumo de lima
Sal refinado
Pimenta preta
Mostarda

Fiz assim:

Lavei bem as folhas de alface, e deixei-as a escorrer, enquanto preparava os outros componentes da salada. Descasquei os camarões, retirei-lhes o veio e a cabeça, e cortei-os em pedaços. Temperei com um pouco de pimenta e sumo de lima. Lavei os tomates e cortei-os em metades. Descasquei o abacate e cortei-o em cubos, que salpiquei com sumo de lima. Numa taça, juntei todos os ingredientes da salada, excepto a alface. Num frasco, coloquei um pouco de azeite, sumo de lima, sal, pimenta e uma colher de café de mostarda. Fechei o frasco e agitei até que todos os ingredientes deste molho se fundissem. 
Forrei o prato de servir com as folhas de alface inteiras, e verto sobre elas um pouco do molho. Dispus depois os restantes ingredientes, reguei com o restante molho, e servi.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bolo de Laranja com Cobertura de Chocolate


Há muitas formas de ser família, e no que me respeita, não são somente os laços de sangue  que determinam, necessariamente, a ligação familiar que podemos sentir por alguém. Sinto-me feliz por, apesar de ser filha única, ter primos a quem sinto como irmãos, e por ter amigos a quem sinto como primos, e amigos a quem sinto como irmãos. E esses amigos têm filhos, que sinto como meus sobrinhos. Um desses sobrinhos completou o seu primeiro ano de vida este mês, e na condição de tia babada, ofereci-me para fazer o bolo de aniversário, socorrendo-me para o efeito, da forma de bolo com o formato da cabeça do célebre Rato Mickey, que adquiri na Eurodisney. Depois de ter visto esta publicação, quando fui a Paris não resisti a comprar uma forma idêntica, a pensar nos bolinhos que poderia fazer para as festinhas dos meus sobrinhos e sobrinhas lindos!
A receita do bolo é muito simples, optei por bolo de laranja. Decorei com creme de chocolate e pastilhas de chocolate coloridas.

Usei:

1 laranja inteira
4 ovos
2 chávenas de farinha com fermento
2 chávenas de açúcar
1 chávenas de óleo de girassol

Para a cobertura:

100 gr de chocolate preto para culinária
10 colheres de sopa de leite

Fiz assim:

Lavei a laranja, cortei-a em gomos (sem descascar!), e retirei os fios brancos. Coloquei-a no liquidificador, e triturei até que ficasse em polpa. Juntei as gemas de ovo e o óleo, e misturei tudo, a ainda no liquidificador. Adicionei o açúcar e triturei novamente, até obter um creme liso, até o açúcar se tornar praticamente imperceptível. Bati as claras em castelo, e manualmente fui adicionando, de forma alternada, a farinha e as claras à massa, até que ambos os ingredientes se esgotassem e fundissem no creme. Pincelei a forma com um pouquinho de óleo de girassol, verti o creme para lá, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. 
Espetei um palito no bolo, e quando verifiquei que estava cozido, retirei-o do forno, mas mantive-o dentro da forma, até que arrefecesse, para que desenformasse sem se desfazer. Depois de desenformado, cobri as orelhas e outras pequenas partes do bolo com creme de chocolate, para acentuar os traços do Rato Mickey. Preparei o creme no micro-ondas: parti o chocolate em pedaços para um prato, adicionei o leite, coloquei a mistura no micro-ondas, a temperatura média, durante um minuto. Retirei, mexi bem, para evitar que o creme ficasse com grumos, e ficou pronto a utilizar! 
Parabéns meu doce Francisco! :)







segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sopa Fria de Espinafres com Meloa e Manjericão


Se me perguntassem a que sabe o Verão, eu certamente diria que sabe a mar, a marisco, peixe grelhado, a fruta, a gelados, batidos a saladas. Mas o Verão também pode saber a sopa, e a sopa pode ser refrescante, como a da sugestão que aqui apresento.

Usei:

Metade um molho de espinafres (só utilizei as folhas, os caules guardei para incorporar numa sopa quente. ;)
Metade de uma meloa madura e doce
3 folhas de manjericão
Sal refinado
Pimenta Preta
Noz moscada
Sementes de sésamo
Azeite

Fiz assim:

No copo misturador, dispus as folhas de espinafre, depois de bem lavadas e escorridas. Adicionei a meloa, descascada e cortada em cubos. Juntei as folhas de manjericão, um pitada generosa de sal refinado, e triturei tudo, até obter um creme espesso. 
Servi com um fio de azeite, uns salpicos de pimenta preta e de noz moscada, e algumas sementes de sésamo.
É uma sopa mesmo refrescante, que não dá praticamente trabalho nenhum, porque se usam todos os ingredientes na sua versão crua, sem ser necessário cozinhá-los para degustá-los.