terça-feira, 17 de setembro de 2013

(Mais um!) Muesli Caseiro


O fim de semana passado foi atarefado, no que concerne ao aprovisionamento da despensa. Havia generosas quantidades de pepinos, pêssegos, e ameixas para aproveitar (nos próximos tempos partilharei a forma como o fiz). E havia uma grande vontade de preparar um grande frasco de muesli, para os pequenos-almoços e/ou lanches da semana. Vontade cumprida!

Usei:

Duas chávenas de flocos de cevada
Uma chávena de flocos de aveia integral
Uma chávena de quinoa
1/2 chávena de sementes de girassol
1/2 chávena de sementes de sésamo
1/2 chávena de sementes de linhaça
1/2 chávena de côco ralado
1/2 chávena de pepitas de chocolate preto
1/2 chávena de ameixas secas picadas
1/2 chávena de pêssegos desidratados picados
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de pó de 5 especiarias

Fiz assim:

Misturei todos os ingredientes secos numa taça, com excepção dos frutos e das pepitas de chocolate. Envolvi o conteúdo da taça no mel e no óleo, dispus sobre um tabuleiro forrado com um tapete de silicone, e levei ao forno, pré-aquecido a 190º, durante 20 minutos. Estive de vigia ao forno, e de 5 em 5 minutos abria a porta, e mexia o muesli, para que não queimasse, e dourasse de modo uniforme. Enquanto a mistura estava no forno, a cozinha encheu-se de fantásticos aromas, por via das especiarias que usei. Maravilhoso! 
Ao fim de 20 minutos, o preparado já apresentava uma tonalidade dourada-acastanhada, pelo que o retirei do forno, e deixei que arrefecesse. Quando já estava frio, juntei-lhe as pepitas, as ameixas e os pêssegos em pedaços. Acondicionei num frasco, e desde então tenho consumido este muesli, com iogurte e fruta fresca. :)





sábado, 14 de setembro de 2013

Risotto de Tomate, Cogumelos e Espinafres


Os dias continuam quentes, mas as noites estão mais frescas, e começam a pedir maior aconchego. Ainda sem vontade de ligar o forno, virei-me para este arroz fumegante, repleto de sabores de Verão, mas com conforto de Outono. 

Usei:

1 chávena de arroz arborio
1 cebola
1 dente de alho
Azeite
6 cogumelos de Paris
uma mão cheia de folhas de espinafre
1 tomate grande e bem vermelho
meio cubo de caldo de legumes biológico
2 chávenas de água a ferver
3 colheres de sopa de vinho branco
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de manteiga magra
meia bola de mozzarella
Sal e pimenta preta
1 colher de café de açúcar mascavado

Fiz assim:

Cobri o fundo de um tacho pequeno com azeite. Descasquei a cebola e o dente de alho, piquei-os, e juntei-os ao azeite. Deixei refogar até que amolecessem e a cebola adquirisse um tom translúcido. Entretanto, lavei os cogumelos e cortei-os em fatias. Separei as folhas de espinafres dos talos, lavei as folhas, e juntei-as ao refogado, assim como aos cogumelos. Lavei os tomates e cortei-os em pequenos pedaços, que também foram para dentro do tacho, juntamente com a folha de louro. Temperei de sal e pimenta, e deixei refogar até que os legumes ficassem tenros. Juntei depois o arroz, e salpiquei com o branco, até que este evaporasse. Desfiz o caldo na água fervente, e fui regando o arroz com este caldo, mexendo sempre. Este processo é moroso (cerca de 20 minutos), pois é necessário fornecer caldo ao arroz, em pequenas quantidades, à medida que o absorve, e mexer sempre. Mas, na minha opinião, é um trabalho bem recompensado, no final, quando provamos o resultado! :)
Quando o caldo se esgota, é sinal de que o arroz está quase cozido. É altura de retirá-lo do lume, e envolver a manteiga, mexendo bem. Rectificam-se os temperos, e junta-se o queijo. Eu escolhi mozzarella, mas normalmente usa-se parmesão. Depois é só degustar, bem quentinho! Humm... Tão saboroso! 






domingo, 8 de setembro de 2013

Salada de Arroz com Camarão e Abacate


E eis que chegou Setembro. Os dias ainda são brindados pelo calor do sol, mas começam já a ser mais curtos. Escurece mais cedo. O amanhecer é menos ameno, e à noite começa a sentir-se aquela aragem fria que ainda não incomoda, mas que encerra memórias do Outono vindouro. Talvez seja por isso que gosto tanto do mês de Setembro! Não obstante, ainda é Verão, o que equivale a muitos almoços e jantares leves, sobretudo compostos por saladas. Deixo uma ideia para mais uma salada de Verão.

Usei:

Sobras de arroz basmati cozido, frio
4 folhas de alface
10 tomates cereja
1 Abacate
8 Camarões selvagens cozidos
Azeite
Sumo de lima
Sal refinado
Pimenta preta
Mostarda

Fiz assim:

Lavei bem as folhas de alface, e deixei-as a escorrer, enquanto preparava os outros componentes da salada. Descasquei os camarões, retirei-lhes o veio e a cabeça, e cortei-os em pedaços. Temperei com um pouco de pimenta e sumo de lima. Lavei os tomates e cortei-os em metades. Descasquei o abacate e cortei-o em cubos, que salpiquei com sumo de lima. Numa taça, juntei todos os ingredientes da salada, excepto a alface. Num frasco, coloquei um pouco de azeite, sumo de lima, sal, pimenta e uma colher de café de mostarda. Fechei o frasco e agitei até que todos os ingredientes deste molho se fundissem. 
Forrei o prato de servir com as folhas de alface inteiras, e verto sobre elas um pouco do molho. Dispus depois os restantes ingredientes, reguei com o restante molho, e servi.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bolo de Laranja com Cobertura de Chocolate


Há muitas formas de ser família, e no que me respeita, não são somente os laços de sangue  que determinam, necessariamente, a ligação familiar que podemos sentir por alguém. Sinto-me feliz por, apesar de ser filha única, ter primos a quem sinto como irmãos, e por ter amigos a quem sinto como primos, e amigos a quem sinto como irmãos. E esses amigos têm filhos, que sinto como meus sobrinhos. Um desses sobrinhos completou o seu primeiro ano de vida este mês, e na condição de tia babada, ofereci-me para fazer o bolo de aniversário, socorrendo-me para o efeito, da forma de bolo com o formato da cabeça do célebre Rato Mickey, que adquiri na Eurodisney. Depois de ter visto esta publicação, quando fui a Paris não resisti a comprar uma forma idêntica, a pensar nos bolinhos que poderia fazer para as festinhas dos meus sobrinhos e sobrinhas lindos!
A receita do bolo é muito simples, optei por bolo de laranja. Decorei com creme de chocolate e pastilhas de chocolate coloridas.

Usei:

1 laranja inteira
4 ovos
2 chávenas de farinha com fermento
2 chávenas de açúcar
1 chávenas de óleo de girassol

Para a cobertura:

100 gr de chocolate preto para culinária
10 colheres de sopa de leite

Fiz assim:

Lavei a laranja, cortei-a em gomos (sem descascar!), e retirei os fios brancos. Coloquei-a no liquidificador, e triturei até que ficasse em polpa. Juntei as gemas de ovo e o óleo, e misturei tudo, a ainda no liquidificador. Adicionei o açúcar e triturei novamente, até obter um creme liso, até o açúcar se tornar praticamente imperceptível. Bati as claras em castelo, e manualmente fui adicionando, de forma alternada, a farinha e as claras à massa, até que ambos os ingredientes se esgotassem e fundissem no creme. Pincelei a forma com um pouquinho de óleo de girassol, verti o creme para lá, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. 
Espetei um palito no bolo, e quando verifiquei que estava cozido, retirei-o do forno, mas mantive-o dentro da forma, até que arrefecesse, para que desenformasse sem se desfazer. Depois de desenformado, cobri as orelhas e outras pequenas partes do bolo com creme de chocolate, para acentuar os traços do Rato Mickey. Preparei o creme no micro-ondas: parti o chocolate em pedaços para um prato, adicionei o leite, coloquei a mistura no micro-ondas, a temperatura média, durante um minuto. Retirei, mexi bem, para evitar que o creme ficasse com grumos, e ficou pronto a utilizar! 
Parabéns meu doce Francisco! :)







segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sopa Fria de Espinafres com Meloa e Manjericão


Se me perguntassem a que sabe o Verão, eu certamente diria que sabe a mar, a marisco, peixe grelhado, a fruta, a gelados, batidos a saladas. Mas o Verão também pode saber a sopa, e a sopa pode ser refrescante, como a da sugestão que aqui apresento.

Usei:

Metade um molho de espinafres (só utilizei as folhas, os caules guardei para incorporar numa sopa quente. ;)
Metade de uma meloa madura e doce
3 folhas de manjericão
Sal refinado
Pimenta Preta
Noz moscada
Sementes de sésamo
Azeite

Fiz assim:

No copo misturador, dispus as folhas de espinafre, depois de bem lavadas e escorridas. Adicionei a meloa, descascada e cortada em cubos. Juntei as folhas de manjericão, um pitada generosa de sal refinado, e triturei tudo, até obter um creme espesso. 
Servi com um fio de azeite, uns salpicos de pimenta preta e de noz moscada, e algumas sementes de sésamo.
É uma sopa mesmo refrescante, que não dá praticamente trabalho nenhum, porque se usam todos os ingredientes na sua versão crua, sem ser necessário cozinhá-los para degustá-los. 




sábado, 10 de agosto de 2013

Salada de Cogumelos Pleurotus Grelhados


Todos os sábados de manhã costumo visitar um mercado de produtos biológicos, onde compro hortaliças, legumes e frutas com um sabor intenso e genuíno, e cores vibrantes. Este sábado não foi excepção, e saí do mercado carregada com alfaces, chicória, pepinos, rúcula, tomates de todas as cores e feitios, pimentos verdes e roxos, couve roxa, e uns belos cogumelos pleurotus. Resolvi logo que iria usar uma parte destas delícias numa colorida salada, ao almoço, e assim fiz. Aqui fica o relato da experiência! :)

Usei:

Folhas de alface verde e roxa
Folhas de chicória
Folhas de rúcula
1 tomate chucha de tamanho médio, vermelho e firme
Vários tomates cereja, vermelhos, amarelos e roxos
Metade de um pimento roxo e de um pimento verde, pequenos
Metade de um pepino médio
1/4 de uma pequena couve roxa
Cogumelos pleurotus
Azeite
1 dente de alho picado
Sal marinho
1 pitada de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de mel

Fiz assim:

Comecei por limpar os cogumelos com um pano húmido, para eliminar eventuais vestígios de terra que pudessem ter. Aqueci uma frigideira anti-aderente, reguei com um fiozinho de azeite, e coloquei lá os cogumelos (usei 4, de tamanho médio) a grelhar. Temperei-os com alho picado e um pouco de sal. Retirei-os da frigideira, e grelhei o pimento. Cortei a couve roxa em juliana, reguei-a com o vinagre e uma pitada de açúcar, e deixei repousar. Desfiei os cogumelos e os pimentos em tiras, e reservei-os numa taça. Lavei as folhas da alface, chicória e rúcula, e sequei-as bem. Lavei e cortei os tomates em pedaços pequenos, e cortei o pepino em rodelas finas. Transferi todos os ingredientes para a saladeira, temperei com sal e um pouco de azeite, envolvi tudo, e a salada ficou pronta!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Chutney de Abóbora Manteiga e Curgete com Sultanas Brancas


Esta semana chegaram-me a casa, directamente da horta de um tio, várias abóboras e curgetes. Uma parte dessas delícias já foi transformada em sopa, e em estufados, e também num aromático chutney de abóbora e curgete. Tinha ainda um pacote de sultanas brancas cujo prazo expirava este mês, e resolvi adicioná-lo, mas não é, de todo, um ingrediente essencial no chutney. Eu nem sou apreciadora de sultanas, ou de uvas passas. Costumo comprar na altura do Natal, para incorporar nos bolos-rei que faço para oferecer, e sobrou-me este pacote, pelo que me pareceu bem aproveitá-lo. :)

Usei:

700 gr de abóbora manteiga, descascada e cortada em pequenos pedaços
300 gr de curgete, descascada e cortada em pequenos pedaços
Uma cebola, descascada e cortada em pequenos pedaços
200 gr de açúcar amarelo
2 chávenas (com cerca de 200 ml de capacidade) de água
1/2 chávena (com cerca de 200 ml de capacidade) de vinagre de mel
1/2 chávena (com cerca de 200 ml de capacidade) de vinagre balsâmico
1 pacote de sultanas brancas
Uma pitada de sal, e outra de pimenta preta
Uma colher de sopa de vinho do Porto
Uma folha de louro
Um pau de canela
2 vagens de cardamomo, abertas
5 cravinhos

Fiz assim:

Demolhei as sultanas na colher de vinho do Porto, para hidratá-las um pouco. Juntei todos os ingredientes numa panela alta, deixei cozinhar, em lume brando, até que os legumes ficassem muito macios, e principiassem a desfazer-se. Retirei o louro, o pau de canela e os cravos, e triturei ligeiramente com a varinha mágica, para que ficasse um pouco mais uniforme. Depois juntei as sultanas, e levei novamente ao fogão, até que o chutney engrossasse, ao ponto de se passar uma colher de pau no fundo da panela, e se abrisse uma "estrada" que demorasse a unir-se de novo. 
Guardei em frascos que esterilizei durante 20 minutos numa panela com água a ferver, e mais 3 minutos no micro-ondas. Espero que esta "pasteurização" resulte!

Obrigado pela visita!