terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bolo de Laranja com Cobertura de Chocolate


Há muitas formas de ser família, e no que me respeita, não são somente os laços de sangue  que determinam, necessariamente, a ligação familiar que podemos sentir por alguém. Sinto-me feliz por, apesar de ser filha única, ter primos a quem sinto como irmãos, e por ter amigos a quem sinto como primos, e amigos a quem sinto como irmãos. E esses amigos têm filhos, que sinto como meus sobrinhos. Um desses sobrinhos completou o seu primeiro ano de vida este mês, e na condição de tia babada, ofereci-me para fazer o bolo de aniversário, socorrendo-me para o efeito, da forma de bolo com o formato da cabeça do célebre Rato Mickey, que adquiri na Eurodisney. Depois de ter visto esta publicação, quando fui a Paris não resisti a comprar uma forma idêntica, a pensar nos bolinhos que poderia fazer para as festinhas dos meus sobrinhos e sobrinhas lindos!
A receita do bolo é muito simples, optei por bolo de laranja. Decorei com creme de chocolate e pastilhas de chocolate coloridas.

Usei:

1 laranja inteira
4 ovos
2 chávenas de farinha com fermento
2 chávenas de açúcar
1 chávenas de óleo de girassol

Para a cobertura:

100 gr de chocolate preto para culinária
10 colheres de sopa de leite

Fiz assim:

Lavei a laranja, cortei-a em gomos (sem descascar!), e retirei os fios brancos. Coloquei-a no liquidificador, e triturei até que ficasse em polpa. Juntei as gemas de ovo e o óleo, e misturei tudo, a ainda no liquidificador. Adicionei o açúcar e triturei novamente, até obter um creme liso, até o açúcar se tornar praticamente imperceptível. Bati as claras em castelo, e manualmente fui adicionando, de forma alternada, a farinha e as claras à massa, até que ambos os ingredientes se esgotassem e fundissem no creme. Pincelei a forma com um pouquinho de óleo de girassol, verti o creme para lá, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. 
Espetei um palito no bolo, e quando verifiquei que estava cozido, retirei-o do forno, mas mantive-o dentro da forma, até que arrefecesse, para que desenformasse sem se desfazer. Depois de desenformado, cobri as orelhas e outras pequenas partes do bolo com creme de chocolate, para acentuar os traços do Rato Mickey. Preparei o creme no micro-ondas: parti o chocolate em pedaços para um prato, adicionei o leite, coloquei a mistura no micro-ondas, a temperatura média, durante um minuto. Retirei, mexi bem, para evitar que o creme ficasse com grumos, e ficou pronto a utilizar! 
Parabéns meu doce Francisco! :)







segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sopa Fria de Espinafres com Meloa e Manjericão


Se me perguntassem a que sabe o Verão, eu certamente diria que sabe a mar, a marisco, peixe grelhado, a fruta, a gelados, batidos a saladas. Mas o Verão também pode saber a sopa, e a sopa pode ser refrescante, como a da sugestão que aqui apresento.

Usei:

Metade um molho de espinafres (só utilizei as folhas, os caules guardei para incorporar numa sopa quente. ;)
Metade de uma meloa madura e doce
3 folhas de manjericão
Sal refinado
Pimenta Preta
Noz moscada
Sementes de sésamo
Azeite

Fiz assim:

No copo misturador, dispus as folhas de espinafre, depois de bem lavadas e escorridas. Adicionei a meloa, descascada e cortada em cubos. Juntei as folhas de manjericão, um pitada generosa de sal refinado, e triturei tudo, até obter um creme espesso. 
Servi com um fio de azeite, uns salpicos de pimenta preta e de noz moscada, e algumas sementes de sésamo.
É uma sopa mesmo refrescante, que não dá praticamente trabalho nenhum, porque se usam todos os ingredientes na sua versão crua, sem ser necessário cozinhá-los para degustá-los. 




sábado, 10 de agosto de 2013

Salada de Cogumelos Pleurotus Grelhados


Todos os sábados de manhã costumo visitar um mercado de produtos biológicos, onde compro hortaliças, legumes e frutas com um sabor intenso e genuíno, e cores vibrantes. Este sábado não foi excepção, e saí do mercado carregada com alfaces, chicória, pepinos, rúcula, tomates de todas as cores e feitios, pimentos verdes e roxos, couve roxa, e uns belos cogumelos pleurotus. Resolvi logo que iria usar uma parte destas delícias numa colorida salada, ao almoço, e assim fiz. Aqui fica o relato da experiência! :)

Usei:

Folhas de alface verde e roxa
Folhas de chicória
Folhas de rúcula
1 tomate chucha de tamanho médio, vermelho e firme
Vários tomates cereja, vermelhos, amarelos e roxos
Metade de um pimento roxo e de um pimento verde, pequenos
Metade de um pepino médio
1/4 de uma pequena couve roxa
Cogumelos pleurotus
Azeite
1 dente de alho picado
Sal marinho
1 pitada de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de mel

Fiz assim:

Comecei por limpar os cogumelos com um pano húmido, para eliminar eventuais vestígios de terra que pudessem ter. Aqueci uma frigideira anti-aderente, reguei com um fiozinho de azeite, e coloquei lá os cogumelos (usei 4, de tamanho médio) a grelhar. Temperei-os com alho picado e um pouco de sal. Retirei-os da frigideira, e grelhei o pimento. Cortei a couve roxa em juliana, reguei-a com o vinagre e uma pitada de açúcar, e deixei repousar. Desfiei os cogumelos e os pimentos em tiras, e reservei-os numa taça. Lavei as folhas da alface, chicória e rúcula, e sequei-as bem. Lavei e cortei os tomates em pedaços pequenos, e cortei o pepino em rodelas finas. Transferi todos os ingredientes para a saladeira, temperei com sal e um pouco de azeite, envolvi tudo, e a salada ficou pronta!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Chutney de Abóbora Manteiga e Curgete com Sultanas Brancas


Esta semana chegaram-me a casa, directamente da horta de um tio, várias abóboras e curgetes. Uma parte dessas delícias já foi transformada em sopa, e em estufados, e também num aromático chutney de abóbora e curgete. Tinha ainda um pacote de sultanas brancas cujo prazo expirava este mês, e resolvi adicioná-lo, mas não é, de todo, um ingrediente essencial no chutney. Eu nem sou apreciadora de sultanas, ou de uvas passas. Costumo comprar na altura do Natal, para incorporar nos bolos-rei que faço para oferecer, e sobrou-me este pacote, pelo que me pareceu bem aproveitá-lo. :)

Usei:

700 gr de abóbora manteiga, descascada e cortada em pequenos pedaços
300 gr de curgete, descascada e cortada em pequenos pedaços
Uma cebola, descascada e cortada em pequenos pedaços
200 gr de açúcar amarelo
2 chávenas (com cerca de 200 ml de capacidade) de água
1/2 chávena (com cerca de 200 ml de capacidade) de vinagre de mel
1/2 chávena (com cerca de 200 ml de capacidade) de vinagre balsâmico
1 pacote de sultanas brancas
Uma pitada de sal, e outra de pimenta preta
Uma colher de sopa de vinho do Porto
Uma folha de louro
Um pau de canela
2 vagens de cardamomo, abertas
5 cravinhos

Fiz assim:

Demolhei as sultanas na colher de vinho do Porto, para hidratá-las um pouco. Juntei todos os ingredientes numa panela alta, deixei cozinhar, em lume brando, até que os legumes ficassem muito macios, e principiassem a desfazer-se. Retirei o louro, o pau de canela e os cravos, e triturei ligeiramente com a varinha mágica, para que ficasse um pouco mais uniforme. Depois juntei as sultanas, e levei novamente ao fogão, até que o chutney engrossasse, ao ponto de se passar uma colher de pau no fundo da panela, e se abrisse uma "estrada" que demorasse a unir-se de novo. 
Guardei em frascos que esterilizei durante 20 minutos numa panela com água a ferver, e mais 3 minutos no micro-ondas. Espero que esta "pasteurização" resulte!

Obrigado pela visita!







domingo, 4 de agosto de 2013

Salada de Búzios com Tomate


Gosto muito dos sabores que vêm do mar, desde o peixe e o marisco, aos crustáceos e às algas. Esta predilecção pelo que o mar nos dá cresce mais forte em mim durante o Verão, em que o peixe grelhado, o camarão cozido ou as saladas com algas se ligam harmoniosamente com o calor que se faz sentir. Esta salada de búzios combina o sabor a mar com a frescura dos tomates da época.

Usei:

6 búzios cozidos
2 tomates alongados
1 pequena cebola roxa
Salsa picada
Duas colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre
Sal e pimenta preta

Fiz assim:

Comecei por descascar a picar a cebola, que reguei com o vinagre, e deixei repousar, de modo a que o vinagre se impregnasse e atenuasse o sabor forte da cebola crua. Depois tratei de retirar os búzios do interior da concha, com a ajuda de um palito. Cortei os búzios em pequenos pedaços, e coloquei-os numa taça. Juntei o tomate lavado e cortado, a salsa picada, a cebola, e temperei com o azeite, um pouco de sal refinado, e a pimenta preta. Muito simples, rápido, e a saber a mar!


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bolo de Chocolate, Café e Canela




Eu sou uma grande entusiasta do Comércio Justo. Acredito nesta forma de comércio que luta pelos direitos humanos, pelos direitos dos trabalhadores, que respeita o meio ambiente, e que age contra a exploração da mão de obra infantil. Sendo assim, não poderia esquivar-me a contribuir com um bolinho, na altura da inauguração da nova loja de Comércio Justo na cidade do Porto.  Decidi-me por um aromático bolo de chocolate, a que adicionei os sabores quentes do café e da canela. E tudo de Comércio Justo, como não poderia deixar de ser! :)


Usei:

2 chávenas de açúcar mascavado claro (usei biológico, do Comércio Justo)
1/2 chávena de cacau magro em pó (usei biológico, do Comércio Justo)
3 chávenas de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 chávena de água a ferver
1 chávena de leite de soja
1 chávena de óleo de girassol
1 colher de sopa de café solúvel em pó (usei biológico, do Comércio Justo)
1 colher de chá de canela em pó (usei do Comércio Justo)
4 ovos


Para a cobertura:

100 gr de chocolate preto aromatizado com malagueta (do Comércio Justo)
5 colheres de sopa de água quente
Canela em pó (usei do Comércio Justo)
Bolinhas prateadas

Fiz assim:

Comecei por separar as gemas das claras. Juntei o açúcar às gemas, e bati com a batedeira, até obter um creme esbranquiçado e aveludado. Juntei depois o cacau, o café e a canela, e envolvi no creme, com a ajuda de uma espátula. De seguida, juntei a água, o óleo, o leite de soja, e voltei a bater com a batedeira, até que todos os ingredientes se fundissem. A fase seguinte consistiu em bater as claras em castelo, que fui adicionando à massa, intercalando com a farinha e o bicarbonato. Coloquei o creme num tabuleiro previamente untado com manteiga, e forrado com papel vegetal. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 35 minutos. 
Aproveitei o tempo em que o bolo cozia para preparar a cobertura, que fiz desta forma: parti o chocolate em pedaços, coloquei num prato, juntei-lhe a água, e levei ao micro-ondas, na potência média, durante dois minutos. Retirei o prato e mexi o chocolate, até obter um creme liso e brilhante. Deixei arrefecer um pouco. Depois do bolo estar cozido e quase frio, cobri a parte de cima com o creme de chocolate. Polvilhei com canela, e enfeitei com bolinhas de açúcar prateadas.

O bolo ficou muito saboroso, e na minha opinião, que obviamente é parcial, estava bonito. :)





sexta-feira, 19 de julho de 2013

Creme de Cenoura, Curgete e Gengibre


Apesar de estarmos em pleno Verão, nos últimos dias o sol tem andado escondido, e deu lugar a densas nuvens cinzentas e a um ar predominantemente frio. A sopa tem sido uma companhia fiel destes dias.

Usei:

Uma curgete média, com casca
Três cenouras médias
1 talo de alho francês
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre, com a  espessura de um dedo, e cerca de 1cm de comprimento
Azeite
Água
Sal
Pimenta Preta
Sementes de Girassol
Cebolinho fresco

Fiz assim:

Lavei e cortei os legumes. Refoguei-os numa panela, em azeite, temperei-os de sal, e cobri-os com água quente. Tapei a panela, e deixei cozinhar até os legumes ficarem macios (cerca de 20 minutos). Retirei a panela do lume, triturei a sopa, e servi polvilhada com sementes de girassol, cebolinho fresco (colhido do vaso da varanda!:) e pimenta preta.