domingo, 4 de agosto de 2013

Salada de Búzios com Tomate


Gosto muito dos sabores que vêm do mar, desde o peixe e o marisco, aos crustáceos e às algas. Esta predilecção pelo que o mar nos dá cresce mais forte em mim durante o Verão, em que o peixe grelhado, o camarão cozido ou as saladas com algas se ligam harmoniosamente com o calor que se faz sentir. Esta salada de búzios combina o sabor a mar com a frescura dos tomates da época.

Usei:

6 búzios cozidos
2 tomates alongados
1 pequena cebola roxa
Salsa picada
Duas colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre
Sal e pimenta preta

Fiz assim:

Comecei por descascar a picar a cebola, que reguei com o vinagre, e deixei repousar, de modo a que o vinagre se impregnasse e atenuasse o sabor forte da cebola crua. Depois tratei de retirar os búzios do interior da concha, com a ajuda de um palito. Cortei os búzios em pequenos pedaços, e coloquei-os numa taça. Juntei o tomate lavado e cortado, a salsa picada, a cebola, e temperei com o azeite, um pouco de sal refinado, e a pimenta preta. Muito simples, rápido, e a saber a mar!


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bolo de Chocolate, Café e Canela




Eu sou uma grande entusiasta do Comércio Justo. Acredito nesta forma de comércio que luta pelos direitos humanos, pelos direitos dos trabalhadores, que respeita o meio ambiente, e que age contra a exploração da mão de obra infantil. Sendo assim, não poderia esquivar-me a contribuir com um bolinho, na altura da inauguração da nova loja de Comércio Justo na cidade do Porto.  Decidi-me por um aromático bolo de chocolate, a que adicionei os sabores quentes do café e da canela. E tudo de Comércio Justo, como não poderia deixar de ser! :)


Usei:

2 chávenas de açúcar mascavado claro (usei biológico, do Comércio Justo)
1/2 chávena de cacau magro em pó (usei biológico, do Comércio Justo)
3 chávenas de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 chávena de água a ferver
1 chávena de leite de soja
1 chávena de óleo de girassol
1 colher de sopa de café solúvel em pó (usei biológico, do Comércio Justo)
1 colher de chá de canela em pó (usei do Comércio Justo)
4 ovos


Para a cobertura:

100 gr de chocolate preto aromatizado com malagueta (do Comércio Justo)
5 colheres de sopa de água quente
Canela em pó (usei do Comércio Justo)
Bolinhas prateadas

Fiz assim:

Comecei por separar as gemas das claras. Juntei o açúcar às gemas, e bati com a batedeira, até obter um creme esbranquiçado e aveludado. Juntei depois o cacau, o café e a canela, e envolvi no creme, com a ajuda de uma espátula. De seguida, juntei a água, o óleo, o leite de soja, e voltei a bater com a batedeira, até que todos os ingredientes se fundissem. A fase seguinte consistiu em bater as claras em castelo, que fui adicionando à massa, intercalando com a farinha e o bicarbonato. Coloquei o creme num tabuleiro previamente untado com manteiga, e forrado com papel vegetal. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 35 minutos. 
Aproveitei o tempo em que o bolo cozia para preparar a cobertura, que fiz desta forma: parti o chocolate em pedaços, coloquei num prato, juntei-lhe a água, e levei ao micro-ondas, na potência média, durante dois minutos. Retirei o prato e mexi o chocolate, até obter um creme liso e brilhante. Deixei arrefecer um pouco. Depois do bolo estar cozido e quase frio, cobri a parte de cima com o creme de chocolate. Polvilhei com canela, e enfeitei com bolinhas de açúcar prateadas.

O bolo ficou muito saboroso, e na minha opinião, que obviamente é parcial, estava bonito. :)





sexta-feira, 19 de julho de 2013

Creme de Cenoura, Curgete e Gengibre


Apesar de estarmos em pleno Verão, nos últimos dias o sol tem andado escondido, e deu lugar a densas nuvens cinzentas e a um ar predominantemente frio. A sopa tem sido uma companhia fiel destes dias.

Usei:

Uma curgete média, com casca
Três cenouras médias
1 talo de alho francês
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre, com a  espessura de um dedo, e cerca de 1cm de comprimento
Azeite
Água
Sal
Pimenta Preta
Sementes de Girassol
Cebolinho fresco

Fiz assim:

Lavei e cortei os legumes. Refoguei-os numa panela, em azeite, temperei-os de sal, e cobri-os com água quente. Tapei a panela, e deixei cozinhar até os legumes ficarem macios (cerca de 20 minutos). Retirei a panela do lume, triturei a sopa, e servi polvilhada com sementes de girassol, cebolinho fresco (colhido do vaso da varanda!:) e pimenta preta. 



segunda-feira, 8 de julho de 2013

Camarão Selvagem Grelhado


O Verão chegou em força. Nestes últimos dias, o calor inundou as nossas vidas, e com esta onda quente chegou-me a vontade de preparar refeições mais leves, mas sempre saborosas. Sou uma apaixonada por marisco, e pensei que seria uma boa altura para fazer um jantar dedicado a esta minha paixão, e degustá-lo na varanda. E se depressa o pensei, mais depressa executei a ideia! Fiz ameijoa à Bulhão Pato, e um dos meus pratos favoritos, camarão grelhado, com um molho delicioso, e que me dá vontade de lamber os dedos! :)

Usei:

Camarão Selvagem
Sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de manteiga de soja
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de piri-piri líquido
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de whisky
2 dentes de alho
1 folha de louro
Sal grosso 

Fiz assim:

Descongelei os camarões, e lavei-os bem (deixei-os inteiros, mas também devem ficar bons abertos ao meio... Hei-de experimentar!:). Preparei o molho num almofariz, no qual coloquei todos os ingredientes, e pisei bem com o pilão, até obter uma pasta, em que envolvi os camarões, depois de secá-los em papel de cozinha. Deixei is camarões na marinada durante uma hora, e depois grelhei-os numa frigideira de cerâmica. 
Acompanhei com as ameijoas, e fatias de pão torrado.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Seitan com Legumes e Molho Asiático



Vi esta receita no blog da Maria de Oliveira Dias, o "The Love Food", e resolvi experimentá-la, para aproveitar as muitas ervilhas de quebrar que vieram do quintal da minha mãe para o meu frigorífico. Segui a receita da Maria quase integralmente, embora tivesse procedido a algumas alterações.

Usei:

250 gr de seitan cortado em fatias, com cerca de dois dedos de largura
Ervilhas de quebrar
1 colher de café de gengibre em pó
1 cebola grande, cortada em meias luas
Pimenta Preta
3 colheres de sopa de molho de soja
½ chávena de água morna
1 colher de chá de amido de milho (tipo Maizena)
1 colher de sopa de sementes de sésamo tostadas
Azeite

Fiz assim:


Comecei por torrar as sementes de sésamo numa frigideira de cerâmica, sem adicionar qualquer gordura. Retirei da frigideira, e reservei-as. Na mesma frigideira, dourei o seitan  , que temperei com uma pitada de pimenta preta, num pouco de azeite. Juntei à frigideira os alhos, o gengibre em pó, e a cebola, e deixei cozinhar até a cebola ficar translúcida. Juntei as ervilhas e o pimento cortado em tiras.  Envolvi bem todos os ingredientes, e deixei cozinhar até as ervilhas ficarem tenras, mas estaladiças. 

Entretanto, numa chávena, misturei um pouco da água mona com o amido de milho, até desfazer o amido. Depois juntei a restante água e o molho de soja. Juntei esta mistura ao conteúdo da frigideira, e deixei cozinhar até que o molho fervesse e engrossasse um pouco.

Retirei da frigideira, polvilhei com as sementes de sésamo, e deliciei-me!
Ficou muito bom!



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Conchas de Verão


O Verão chega hoje, pelo menos, é o que nos diz o calendário, apesar de as condições atmosféricas demonstrarem o oposto: por aqui o vento sopra a uma velocidade desmedida, e o ar que corre é muito frio. Ainda assim, e como há sol, há também esperança de que o Verão, ainda tímido, se dispa de preconceitos, e que em breve nos brinde com a sua intensidade quente e luminosa! Como que para incentivá-lo, preparei esta massa vegetariana, muito saborosa e leve.
Bem vindo, Verão! Não estejas tão acanhado! :)

Usei:

Massa (utilizei a variedade conchas)
Salsichas de soja (a Izidoro comercializa agora vários tipos de salsicha de soja, e todos muito bons! Para este prato, socorri-me da versão em lata)
Meia curgete
Meio pimento vermelho
Cogumelos Shitake
Parmesão ralado
Sal, azeite e pimenta preta

Fiz assim:

Cozi as conchas em água temperada de sal, até ficarem al dente. Entretanto, numa frigideira, salteei em azeite os shitake cortados em pedaços, a curgete em tirinhas, e quadrados de pimento vermelho, que temperei com sal e pimenta. Escaldei as salsichas, por dois minutos, em água a ferver, só para que aquecessem um pouco. Depois escorri-as, cortei-as em rodelas, e juntei ao salteado de legumes. Fiz o mesmo a massa: escorri as conchas, coloquei-as na frigideira, e envolvi-as nos legumes. Adicionei mais um fio de azeite, rectifiquei os temperos, e adicionei um pouco de queijo parmesão ralado.

Bom fim de semana!



domingo, 16 de junho de 2013

Pão de Azeitonas com Orégãos



Recentemente descobri o programa televisivo e as delícias da Lorraine Pascale, e fiquei viciada na simplicidade e rapidez de execução das receitas que ela propõe. Este pão foi inspirado na sua receita de "Pão com Azeitonas e Alecrim", mas como não sou grande fã de trincar alecrim, resolvi trocá-lo por orégãos, e foi uma aposta ganha! O pão ficou delicioso, e foi servido acompanhado por fatias de queijo de cabra, nozes, ameixas secas e um pratinho de azeite salpicado com vinagre balsâmico. 
Como não necessita de levedar, este pão prepara-se em cerca de 40 minutos, é muito rápido, e bem simples de fazer, tal como eu gosto. :)

Usei:

450g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de orégãos secos
200 ml de água morna
60g de azeitonas pretas sem caroço, cortadas em rodelas

Fiz assim:

Numa tigela, misturei a farinha, o sal, o azeite e os orégãos. Abri um buraco no centro e verti a água para lá para dentro. Mexi com uma colher de pau, e coloquei a mistura numa tábua polvilhada com farinha. Amassei até formar uma bola de massa. Nessa altura, "achatei" a massa, e coloquei no meio as azeitonas, picadas grosseiramente, e os orégãos. Juntei as bordas da massa, e voltei a formar uma bola de modo a prender as azeitonas no interior.
Com o cabo de uma colher de pau, fiz quatro cruzes no pão, de modo a "achatar" a massa. Este pão não necessita de levedar, pelo que de seguida levei-o ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 35 minutos,  até que começasse a ficar dourado.