domingo, 16 de junho de 2013

Pão de Azeitonas com Orégãos



Recentemente descobri o programa televisivo e as delícias da Lorraine Pascale, e fiquei viciada na simplicidade e rapidez de execução das receitas que ela propõe. Este pão foi inspirado na sua receita de "Pão com Azeitonas e Alecrim", mas como não sou grande fã de trincar alecrim, resolvi trocá-lo por orégãos, e foi uma aposta ganha! O pão ficou delicioso, e foi servido acompanhado por fatias de queijo de cabra, nozes, ameixas secas e um pratinho de azeite salpicado com vinagre balsâmico. 
Como não necessita de levedar, este pão prepara-se em cerca de 40 minutos, é muito rápido, e bem simples de fazer, tal como eu gosto. :)

Usei:

450g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de orégãos secos
200 ml de água morna
60g de azeitonas pretas sem caroço, cortadas em rodelas

Fiz assim:

Numa tigela, misturei a farinha, o sal, o azeite e os orégãos. Abri um buraco no centro e verti a água para lá para dentro. Mexi com uma colher de pau, e coloquei a mistura numa tábua polvilhada com farinha. Amassei até formar uma bola de massa. Nessa altura, "achatei" a massa, e coloquei no meio as azeitonas, picadas grosseiramente, e os orégãos. Juntei as bordas da massa, e voltei a formar uma bola de modo a prender as azeitonas no interior.
Com o cabo de uma colher de pau, fiz quatro cruzes no pão, de modo a "achatar" a massa. Este pão não necessita de levedar, pelo que de seguida levei-o ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 35 minutos,  até que começasse a ficar dourado.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Doce de Colher em Três Camadas



Este é um doce "expresso" que raramente falta nas reuniões e festas da minha família, é uma espécie de tradição nossa, especialmente durante a Primavera e Verão, uma vez que é uma sobremesa que se degusta bem fresquinha, e que por essa razão sabe melhor nas épocas do ano em que o tempo é mais ameno.
É uma sobremesa muito simples, que resulta da combinação de três componentes banais: mousse de chocolate, pudim do género "Boca Doce", e chantilly. Fácil, fácil! :)
Resulta melhor quando substituímos a mousse instantânea pela versão caseira, assim como sabe melhor quando o pudim instantâneo dá lugar a um leite-creme de baunilha, mas como referi, esta é a versão "expresso", e aqui o modo como a confeccionamos.

Usei:

1 pacote de bolachas "Oreo", com cobertura de chocolate
1 pacote de mousse de chocolate instantânea
1 pacote de pudim do género "Boca Doce", sabor a baunilha (mas pode substituir-se por qualquer outro sabor)
1 pacote de natas para bater
Morangos
Granulado de chocolate
Leite
Açúcar


Fiz assim:

No liquidificador, triturei as bolachas de forma grosseira, para que se sentisse a sua textura. Coloquei uma parte da bolacha ralada no fundo de uma taça grande. De seguida, preparei a mousse de chocolate, consoante as instruções da embalagem, e com a mousse, cobri as bolachas que repousavam no fundo da taça. Levei a taça ao congelador, enquanto confeccionava o pudim de baunilha, com leite e açúcar, de acordo com as quantidades sugeridas nas instruções de preparação do produto. Quando o pudim ficou pronto, retirei a taça do congelador, cobri a mousse com mais uma cama de bolacha, e fiz mais uma camada, desta feita, com o pudim. Deixei arrefecer o pudim, e repeti a operação, espalhando mais uma porção de bolacha triturada por cima do pudim. Bati as natas em chantilly, e espalhei-o por cima da bolacha, criando, assim, mais uma camada. Por fim, enfeitei com morangos e granulado de chocolate. 
E está pronto! Aconselho a manter o doce no frigorífico até ao momento em que for servido.

Bom apetite!



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bolo de Iogurte, Amêndoa e Côco



Muitas vezes, as tempestades surgem do nada, apanham-nos de surpresa, e arrastam-nos para dentro de si. Nessas alturas, faz-nos bem recordar que mesmo no seio da tempestade mais agreste, há sempre um porto de abrigo, que nos propicia conforto e aconchego.
Este bolo é uma mistura de tudo isso: uma explosão de sabores que proporciona uma agradável tempestade nas papilas gustativas e, simultaneamente, tece-se como uma agradável zona de conforto.

A inspiração veio desta receita da Luísa Alexandra, cujos bolos tentadores me deixem sempre de água na boca: http://www.luisaalexandra.com/2012/03/bolo-de-amendoa-com-anis-e-cobertura.html

Usei:

3 ovos
100 gr de açúcar
170 gr de farinha com fermento
50 gr de côco ralado
75 gr de manteiga magra
1 iogurte natural açucarado
1 maçã
50 gr de amêndoas moídas
1 colher de café de essência de amêndoa

Para a cobertura:

250 gr de amêndoa laminada
1 colher de café de essência de amêndoa
100 gr de açúcar amarelo
12 colheres de sopa de leite de soja
150 gr de manteiga magra


Fiz assim:

No liquidificador, triturei a amêndoa e a maçã. Adicionei a manteiga, os ovos, a essência de amêndoa e o iogurte, e voltei a triturar. Juntei o açúcar, e triturei novamente a mistura. Por fim, envolvi cuidadosamente a farinha e o côco no preparado, que transferi para uma forma forrada com papel vegetal. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 45 minutos.
Entretanto, preparei a cobertura: num tacho, juntei todos os ingredientes, e fui mexendo sempre, em lume brando, até que fervesse. Depois do bolo estar cozido, cobri-o com este preparado, e levei novamente ao forno, até que a cobertura solidificasse e ficasse bem dourada.

Este bolo foi servido numa festa de aniversário, e foi bastante apreciado. Eu adoro-o, já o repeti por três vezes, e saiu sempre bem. :)



domingo, 21 de abril de 2013

Mousse de Bolacha com Chocolate e Canela


O tempo ameno não convida a que se ligue o forno com tanta frequência, o que acarreta que, entre a Primavera e o Verão,  eu faça menos bolos. Mas desenganem-se aqueles que pensam que nesta cozinha deixam de existir doces quando os dias se tornam mais quentes e soalheiros: habemus sobremesas e gulodices, como esta deliciosa mousse.
A receita base deste doce é equivalente à mousse de Oreos, ou de Filipinos, muito populares na blogosfera, alterei apenas o tipo de bolacha, e acrescentei chocolate (obviamente!:), e canela, uma especiaria que adoro. 
Está servida a sobremesa para este domingo. 

Usei:

1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas para bater 
1/2 pacote de bolachas com recheio de chocolate (do tipo "Princesas")
Chocolate preto para culinária 
Canela

Fiz assim:

No robot de cozinha, piquei grosseiramente as bolachas, até ficarem pequenos pedaços, mas não totalmente desfeitas. De seguida, bati as natas, até ficarem com a consistência de chantilly. Misturei cuidadosamente as natas com o leite condensado. Envolvi as migalhas de bolacha neste creme, polvilhei com canela e um pouco de chocolate, que ralei na hora, com a ajuda de um raspador. 
Coloquei a mousse numa taça, cobri com película aderente, e levei ao congelador, durante duas horas. Servi a mousse bem fria. 

Bom domingo!





sexta-feira, 19 de abril de 2013

Bruschetta de Ovos Mexidos com Tomate, Mozzarella e Rúcula


A Primavera parece ter, finalmente, chegado para ficar. E com ela chega-me a vontade de, ao fim de semana, prolongar o pequeno-almoço e anteceder o almoço, ou seja, brunch! E, havendo sol, a refeição degusta-se na varanda. Esta simples bruschetta faz parte dos planos para amanhã.
Bom fim de semana!

Usei:

2 fatias de pão de forma integral
2 ovos (uso sempre ovos de galinhas criadas ao ar livre!)
Fios de mozzarella ralado
1 tomate pequeno
1 pequeno dente de alho
Azeite, sal e pimenta preta
Orégãos
uma mão cheia de rúcula
Sumo de limão


Fiz assim:

Torrei as fatias de pão. Esfreguei as torradas com o dente de alho, e pincelei-as com azeite. Entretanto, tratei dos ovos: aqueci um pouco de azeite numa frigideira, a que juntei o tomate, cortado em cubos, e sem sementes. Temperei de sal, pimenta e orégãos, e deixei cozinhar durante um minuto. Juntei os ovos e o queijo, e mexi bem, para misturar todos os ingredientes. Cozinhei até que os ovos solidificassem e o queijo derretesse.
Depois montei a bruschetta: coloquei a mistura de ovos por cima do pão, e enfeitei com a rúcula, previamente temperada com um fio de azeite, um pouco de sal, e sumo de limão.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Creme de Agrião e Curgete com Salsa


A chuva e o frio continuam a pintar os dias de cinzento, mas esta sopa cremosa e muito verde pode muito bem ser uma pincelada de Primavera no prato!
É muito aconchegante, e absolutamente deliciosa, garanto!

Usei:

1 molho de agriões
1 grande curgete, com casca
1 talo de alho francês
1 dente de alho
Água, Azeite, sal e pimenta preta
1 pequeno ramo de salsa

Fiz assim:

Refoguei o alho francês, cortado em fatias, e o alho laminado, no azeite, até ficarem translúcidos. Depois acrescentei a curgete, também fatiada. Mantive a casca da curgete, para realçar o tom verde que queria conferir à sopa. Deixei refogar, e temperei de sal. Cobri os legumes com água a ferver, e cozinhei durante 10 minutos. Acrescentei os agriões, depois de bem lavados, e sem os talos mais duros. Depois de os legume estarem cozidos, retirei a sopa do lume, juntei alguns pés de salsa, e triturei a sopa, até obter um creme liso e espesso. Temperei com um pouco de pimenta preta, e reguei com um fio de azeite.

sábado, 6 de abril de 2013

Bolo Chiffon de Chocolate com Cobertura Doce



Este foi um bolo que fiz para oferecer na Páscoa. 
Ouvi dizer que estava bom. :)



Usei:


2 chávenas de açúcar amarelo
1/2 chávena de cacau (usei biológico, do Comércio Justo)
3 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de água a ferver
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
4 ovos 
3/4 da chávena de óleo de girassol
2 colheres de sopa de pepitas de chocolate
1 pitada de sal refinado


Para a cobertura:

10 quadrados de chocolate preto para culinária
10 colheres de sopa de leite condensado cozido
Amêndoas tipo belga


Fiz assim:

Separei as claras das gemas. Bati as gemas com o açúcar, até formar um creme esbranquiçado. Fui adicionando, alternadamente, o cacau e a água a ferver. Adicionei depois o óleo, e continuei a bater. Levantei as claras em castelo, e fui misturando a farinha (onde havia incorporado o bicarbonato e  o sal) e as claras ao preparado de chocolate. Envolvi as pepitas, e levei ao forno, em forma untada com manteiga e farinha, a 170º, função ventoinha, durante 40 minutos. Depois de cozido, desenformei, e deixei que arrefecesse, enquanto preparava a cobertura.

A cobertura que fiz é mesmo muito simples, mas deliciosa. Basta envolver o chocolate com o leite condensado, e levar ao micro-ondas, em potência média, durante um minuto, para o chocolate derreter. Depois deste passo, mexe-se a mistura com uma colher, para ligar bem o chocolate com o leite condensado. 
Assim que o bolo estiver frio, espalha-se a cobertura. Optei por cobrir somente o topo do bolo e, como era Páscoa, decorei com amêndoas coloridas, tipo belga.