Este é um espaço de partilha de alguns dos resultados dos muitos momentos de lazer passados em redor dos tachos e panelas.
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Bolo de Iogurte, Amêndoa e Côco
Muitas vezes, as tempestades surgem do nada, apanham-nos de surpresa, e arrastam-nos para dentro de si. Nessas alturas, faz-nos bem recordar que mesmo no seio da tempestade mais agreste, há sempre um porto de abrigo, que nos propicia conforto e aconchego.
Este bolo é uma mistura de tudo isso: uma explosão de sabores que proporciona uma agradável tempestade nas papilas gustativas e, simultaneamente, tece-se como uma agradável zona de conforto.
A inspiração veio desta receita da Luísa Alexandra, cujos bolos tentadores me deixem sempre de água na boca: http://www.luisaalexandra.com/2012/03/bolo-de-amendoa-com-anis-e-cobertura.html
Usei:
3 ovos
100 gr de açúcar
170 gr de farinha com fermento
50 gr de côco ralado
75 gr de manteiga magra
1 iogurte natural açucarado
1 maçã
50 gr de amêndoas moídas
1 colher de café de essência de amêndoa
Para a cobertura:
250 gr de amêndoa laminada
1 colher de café de essência de amêndoa
100 gr de açúcar amarelo
12 colheres de sopa de leite de soja
150 gr de manteiga magra
Fiz assim:
No liquidificador, triturei a amêndoa e a maçã. Adicionei a manteiga, os ovos, a essência de amêndoa e o iogurte, e voltei a triturar. Juntei o açúcar, e triturei novamente a mistura. Por fim, envolvi cuidadosamente a farinha e o côco no preparado, que transferi para uma forma forrada com papel vegetal. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 45 minutos.
Entretanto, preparei a cobertura: num tacho, juntei todos os ingredientes, e fui mexendo sempre, em lume brando, até que fervesse. Depois do bolo estar cozido, cobri-o com este preparado, e levei novamente ao forno, até que a cobertura solidificasse e ficasse bem dourada.
Este bolo foi servido numa festa de aniversário, e foi bastante apreciado. Eu adoro-o, já o repeti por três vezes, e saiu sempre bem. :)
domingo, 21 de abril de 2013
Mousse de Bolacha com Chocolate e Canela
O tempo ameno não convida a que se ligue o forno com tanta frequência, o que acarreta que, entre a Primavera e o Verão, eu faça menos bolos. Mas desenganem-se aqueles que pensam que nesta cozinha deixam de existir doces quando os dias se tornam mais quentes e soalheiros: habemus sobremesas e gulodices, como esta deliciosa mousse.
A receita base deste doce é equivalente à mousse de Oreos, ou de Filipinos, muito populares na blogosfera, alterei apenas o tipo de bolacha, e acrescentei chocolate (obviamente!:), e canela, uma especiaria que adoro.
Está servida a sobremesa para este domingo.
Usei:
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas para bater
1/2 pacote de bolachas com recheio de chocolate (do tipo "Princesas")
Chocolate preto para culinária
Canela
Fiz assim:
No robot de cozinha, piquei grosseiramente as bolachas, até ficarem pequenos pedaços, mas não totalmente desfeitas. De seguida, bati as natas, até ficarem com a consistência de chantilly. Misturei cuidadosamente as natas com o leite condensado. Envolvi as migalhas de bolacha neste creme, polvilhei com canela e um pouco de chocolate, que ralei na hora, com a ajuda de um raspador.
Coloquei a mousse numa taça, cobri com película aderente, e levei ao congelador, durante duas horas. Servi a mousse bem fria.
Bom domingo!
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Bruschetta de Ovos Mexidos com Tomate, Mozzarella e Rúcula
A Primavera parece ter, finalmente, chegado para ficar. E com ela chega-me a vontade de, ao fim de semana, prolongar o pequeno-almoço e anteceder o almoço, ou seja, brunch! E, havendo sol, a refeição degusta-se na varanda. Esta simples bruschetta faz parte dos planos para amanhã.
Bom fim de semana!
Usei:
2 fatias de pão de forma integral
2 ovos (uso sempre ovos de galinhas criadas ao ar livre!)
Fios de mozzarella ralado
1 tomate pequeno
1 pequeno dente de alho
Azeite, sal e pimenta preta
Orégãos
uma mão cheia de rúcula
Sumo de limão
Fiz assim:
Torrei as fatias de pão. Esfreguei as torradas com o dente de alho, e pincelei-as com azeite. Entretanto, tratei dos ovos: aqueci um pouco de azeite numa frigideira, a que juntei o tomate, cortado em cubos, e sem sementes. Temperei de sal, pimenta e orégãos, e deixei cozinhar durante um minuto. Juntei os ovos e o queijo, e mexi bem, para misturar todos os ingredientes. Cozinhei até que os ovos solidificassem e o queijo derretesse.
Depois montei a bruschetta: coloquei a mistura de ovos por cima do pão, e enfeitei com a rúcula, previamente temperada com um fio de azeite, um pouco de sal, e sumo de limão.
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Creme de Agrião e Curgete com Salsa
A chuva e o frio continuam a pintar os dias de cinzento, mas esta sopa cremosa e muito verde pode muito bem ser uma pincelada de Primavera no prato!
É muito aconchegante, e absolutamente deliciosa, garanto!
Usei:
1 molho de agriões
1 grande curgete, com casca
1 talo de alho francês
1 dente de alho
Água, Azeite, sal e pimenta preta
1 pequeno ramo de salsa
Fiz assim:
Refoguei o alho francês, cortado em fatias, e o alho laminado, no azeite, até ficarem translúcidos. Depois acrescentei a curgete, também fatiada. Mantive a casca da curgete, para realçar o tom verde que queria conferir à sopa. Deixei refogar, e temperei de sal. Cobri os legumes com água a ferver, e cozinhei durante 10 minutos. Acrescentei os agriões, depois de bem lavados, e sem os talos mais duros. Depois de os legume estarem cozidos, retirei a sopa do lume, juntei alguns pés de salsa, e triturei a sopa, até obter um creme liso e espesso. Temperei com um pouco de pimenta preta, e reguei com um fio de azeite.
sábado, 6 de abril de 2013
Bolo Chiffon de Chocolate com Cobertura Doce
Este foi um bolo que fiz para oferecer na Páscoa.
Ouvi dizer que estava bom. :)
Usei:
2 chávenas de açúcar amarelo
1/2 chávena de cacau (usei biológico, do Comércio Justo)
3 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de água a ferver
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
4 ovos 3/4 da chávena de óleo de girassol
2 colheres de sopa de pepitas de chocolate
1 pitada de sal refinado
Para a cobertura:
10 quadrados de chocolate preto para culinária
10 colheres de sopa de leite condensado cozido
Amêndoas tipo belga
Fiz assim:
Separei as claras das gemas. Bati as gemas com o açúcar, até formar um creme esbranquiçado. Fui adicionando, alternadamente, o cacau e a água a ferver. Adicionei depois o óleo, e continuei a bater. Levantei as claras em castelo, e fui misturando a farinha (onde havia incorporado o bicarbonato e o sal) e as claras ao preparado de chocolate. Envolvi as pepitas, e levei ao forno, em forma untada com manteiga e farinha, a 170º, função ventoinha, durante 40 minutos. Depois de cozido, desenformei, e deixei que arrefecesse, enquanto preparava a cobertura.
A cobertura que fiz é mesmo muito simples, mas deliciosa. Basta envolver o chocolate com o leite condensado, e levar ao micro-ondas, em potência média, durante um minuto, para o chocolate derreter. Depois deste passo, mexe-se a mistura com uma colher, para ligar bem o chocolate com o leite condensado.
Assim que o bolo estiver frio, espalha-se a cobertura. Optei por cobrir somente o topo do bolo e, como era Páscoa, decorei com amêndoas coloridas, tipo belga.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Bolo de Fios de Ovos
Adoro bolos e bolinhos com doce de ovos, ou com fios de
ovos. Normalmente, o Natal e a Páscoa são as épocas em que me rendo aos fios de
ovos. Esta Páscoa não foi excepção. Inspirei-me nesta receita da Olívia Rocha, do
maravilhoso blog “Alquimia dos Tachos” (http://alquimiadostachos.blogspot.pt/2011/10/bolo-fios-de-ovos.html),
e criei a minha versão do Bolo de Fios de Ovos. Maravilhoso! J
Usei:
8 ovos (de galinhas criadas ao ar livre, tamanho M-L)
6 colheres
(sopa) de açúcar
6 colheres
(sopa) de farinha com fermento
2
colheres (sopa) de Amido de Milho (tipo Maizena)
Recheio e Cobertura:
1 lata de
condensado magro
1 lata de
leite de coco magro
2
colheres (sopa) de Amido de Milho (tipo Maizena)
Fios de ovos
(150 gr)
Fiz assim:
Bati as claras em castelo, e depois fui acrescentando, aos
poucos, as gemas. De seguida, adicionei o açúcar e continuei a bater, até obter
uma massa homogénea. Misturei a farinha com o amido, e envolvi, delicadamente,
na massa, com a ajuda de uma colher de pau. Verti a massa para uma forma
redonda previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, por
cerca de 30 minutos. Desenformei o bolo, e deixei arrefecer. Entretanto,
preparei o recheio, que também usei como cobertura.
Recheio e cobertura:
Num tachinho, misturei o leite condensado, o leite de coco, e
a maizena. Mexi bem, e levei ao lume brando, mexendo sempre, até obter um creme
espesso. Retirei do fogão, e deixei arrefecer.
Quando o bolo e o creme estavam já frios, cortei o bolo em
duas metades, com a ajuda de uma faca grande. Recheei uma das metades com o
creme, e uni as duas partes do bolo. Com o restante creme, cobri o bolo, e
decorei com os fios de ovos. E, como estávamos na Páscoa, adicionei, como
elementos decorativos, motivos comestíveis, alusivos à época: amêndoas do tipo
belga, e pequenos ovinhos de chocolate.
Este bolo fica melhor bem fresquinho, por isso, guardei-o no
frigorífico até ser servido. Toda a doçura deste bolo é-lhe conferida pelo
leite condensado, e pelos fios de ovos, mas não é um bolo enjoativo.
quarta-feira, 27 de março de 2013
Bolo de Batata-doce com Laranja, Coco e Amêndoa
Bolo de Batata-doce
com Laranja, Coco e Amêndoa
Eu adoro batata-doce, tanto em pratos salgados como em
bolos. É tão bom!
Este é um bolo que de imediato associo ao tempo frio de
Inverno, pelos seus sabores quentes. A canela fá-lo vibrar ao ritmo cálido das
especiarias. A amêndoa dá-lhe textura, e a laranja confere-lhe,
simultaneamente, doçura e acidez. E o leite de coco atribui-lhe suavidade.
Apesar de o calendário nos dizer que é Primavera, o tempo que se faz sentir remonta para um Inverno tardio, portanto, óptimo para saborear este bolo.
Usei:
200 gr de batata-doce, descascada e crua
1 laranja inteira
100 gr de açúcar amarelo
3 ovos
100 gr de amêndoa sem pele
150 gr de farinha com fermento
50 gr de coco ralado
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de café de canela em pó
10 colheres de sopa de leite de coco
Para o recheio e a cobertura:
1/2 litro de leite de soja
1 casca de laranja
1 pau de canela
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena)
Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Lavei
e cortei a batata em fatias, e coloquei-a no processador. Juntei-lhe a laranja,
com a casca, cortada em gomos, e a amêndoa, e triturei tudo muito bem, até que
a amêndoa ficasse desfeita, e a casca da laranja e a batata ficassem finamente
raladas. Acrescentei o açúcar e a manteiga, e deixei que o processador
incorporasse estes ingredientes na massa. De seguida, juntei os ovos e o leite
de coco, e voltei a triturar. Por último, juntei o coco ralado, a farinha e a
canela, e envolvi no preparado, mas sem triturar, apenas com a ajuda de uma
colher de pau, para não desfazer o coco.
Coloquei o preparado num tabuleiro untado com manteiga e farinha, e levei ao forno durante 40 minutos. Entretanto, preparei o creme com que recheei e cobri o bolo. Dissolvi a maizena num pouco de leite, juntei aos restantes ingredientes, e, num
tachinho, levei a mistura a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retirei
a casca de laranja e o pau de canela, e deixei arrefecer.
Depois de o bolo
estar frio, cortei-o em duas metades. Barrei uma delas com o creme, e cobri com
a outra metade. Barrei a superfície do bolo com o creme que sobrou, polvilhei-o
com canela e coco ralado, e deliciei-me. :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)
