sexta-feira, 19 de abril de 2013

Bruschetta de Ovos Mexidos com Tomate, Mozzarella e Rúcula


A Primavera parece ter, finalmente, chegado para ficar. E com ela chega-me a vontade de, ao fim de semana, prolongar o pequeno-almoço e anteceder o almoço, ou seja, brunch! E, havendo sol, a refeição degusta-se na varanda. Esta simples bruschetta faz parte dos planos para amanhã.
Bom fim de semana!

Usei:

2 fatias de pão de forma integral
2 ovos (uso sempre ovos de galinhas criadas ao ar livre!)
Fios de mozzarella ralado
1 tomate pequeno
1 pequeno dente de alho
Azeite, sal e pimenta preta
Orégãos
uma mão cheia de rúcula
Sumo de limão


Fiz assim:

Torrei as fatias de pão. Esfreguei as torradas com o dente de alho, e pincelei-as com azeite. Entretanto, tratei dos ovos: aqueci um pouco de azeite numa frigideira, a que juntei o tomate, cortado em cubos, e sem sementes. Temperei de sal, pimenta e orégãos, e deixei cozinhar durante um minuto. Juntei os ovos e o queijo, e mexi bem, para misturar todos os ingredientes. Cozinhei até que os ovos solidificassem e o queijo derretesse.
Depois montei a bruschetta: coloquei a mistura de ovos por cima do pão, e enfeitei com a rúcula, previamente temperada com um fio de azeite, um pouco de sal, e sumo de limão.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Creme de Agrião e Curgete com Salsa


A chuva e o frio continuam a pintar os dias de cinzento, mas esta sopa cremosa e muito verde pode muito bem ser uma pincelada de Primavera no prato!
É muito aconchegante, e absolutamente deliciosa, garanto!

Usei:

1 molho de agriões
1 grande curgete, com casca
1 talo de alho francês
1 dente de alho
Água, Azeite, sal e pimenta preta
1 pequeno ramo de salsa

Fiz assim:

Refoguei o alho francês, cortado em fatias, e o alho laminado, no azeite, até ficarem translúcidos. Depois acrescentei a curgete, também fatiada. Mantive a casca da curgete, para realçar o tom verde que queria conferir à sopa. Deixei refogar, e temperei de sal. Cobri os legumes com água a ferver, e cozinhei durante 10 minutos. Acrescentei os agriões, depois de bem lavados, e sem os talos mais duros. Depois de os legume estarem cozidos, retirei a sopa do lume, juntei alguns pés de salsa, e triturei a sopa, até obter um creme liso e espesso. Temperei com um pouco de pimenta preta, e reguei com um fio de azeite.

sábado, 6 de abril de 2013

Bolo Chiffon de Chocolate com Cobertura Doce



Este foi um bolo que fiz para oferecer na Páscoa. 
Ouvi dizer que estava bom. :)



Usei:


2 chávenas de açúcar amarelo
1/2 chávena de cacau (usei biológico, do Comércio Justo)
3 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de água a ferver
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
4 ovos 
3/4 da chávena de óleo de girassol
2 colheres de sopa de pepitas de chocolate
1 pitada de sal refinado


Para a cobertura:

10 quadrados de chocolate preto para culinária
10 colheres de sopa de leite condensado cozido
Amêndoas tipo belga


Fiz assim:

Separei as claras das gemas. Bati as gemas com o açúcar, até formar um creme esbranquiçado. Fui adicionando, alternadamente, o cacau e a água a ferver. Adicionei depois o óleo, e continuei a bater. Levantei as claras em castelo, e fui misturando a farinha (onde havia incorporado o bicarbonato e  o sal) e as claras ao preparado de chocolate. Envolvi as pepitas, e levei ao forno, em forma untada com manteiga e farinha, a 170º, função ventoinha, durante 40 minutos. Depois de cozido, desenformei, e deixei que arrefecesse, enquanto preparava a cobertura.

A cobertura que fiz é mesmo muito simples, mas deliciosa. Basta envolver o chocolate com o leite condensado, e levar ao micro-ondas, em potência média, durante um minuto, para o chocolate derreter. Depois deste passo, mexe-se a mistura com uma colher, para ligar bem o chocolate com o leite condensado. 
Assim que o bolo estiver frio, espalha-se a cobertura. Optei por cobrir somente o topo do bolo e, como era Páscoa, decorei com amêndoas coloridas, tipo belga.



segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bolo de Fios de Ovos




Adoro bolos e bolinhos com doce de ovos, ou com fios de ovos. Normalmente, o Natal e a Páscoa são as épocas em que me rendo aos fios de ovos. Esta Páscoa não foi excepção. Inspirei-me nesta receita da Olívia Rocha, do maravilhoso blog “Alquimia dos Tachos” (http://alquimiadostachos.blogspot.pt/2011/10/bolo-fios-de-ovos.html), e criei a minha versão do Bolo de Fios de Ovos. Maravilhoso! J

Usei:

8 ovos (de galinhas criadas ao ar livre, tamanho M-L)
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha com fermento
2  colheres (sopa) de Amido de Milho (tipo Maizena)


Recheio e Cobertura:

1 lata de condensado magro
1 lata de leite de coco magro
2  colheres (sopa) de Amido de Milho (tipo Maizena)
Fios de ovos (150 gr)

Fiz assim:

Bati as claras em castelo, e depois fui acrescentando, aos poucos, as gemas. De seguida, adicionei o açúcar e continuei a bater, até obter uma massa homogénea. Misturei a farinha com o amido, e envolvi, delicadamente, na massa, com a ajuda de uma colher de pau. Verti a massa para uma forma redonda previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha,  e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, por cerca de 30 minutos. Desenformei o bolo, e deixei arrefecer. Entretanto, preparei o recheio, que também usei como cobertura.

Recheio e cobertura:

Num tachinho, misturei o leite condensado, o leite de coco, e a maizena. Mexi bem, e levei ao lume brando, mexendo sempre, até obter um creme espesso. Retirei do fogão, e deixei arrefecer.

Quando o bolo e o creme estavam já frios, cortei o bolo em duas metades, com a ajuda de uma faca grande. Recheei uma das metades com o creme, e uni as duas partes do bolo. Com o restante creme, cobri o bolo, e decorei com os fios de ovos. E, como estávamos na Páscoa, adicionei, como elementos decorativos, motivos comestíveis, alusivos à época: amêndoas do tipo belga, e pequenos ovinhos de chocolate.
Este bolo fica melhor bem fresquinho, por isso, guardei-o no frigorífico até ser servido. Toda a doçura deste bolo é-lhe conferida pelo leite condensado, e pelos fios de ovos, mas não é um bolo enjoativo.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Bolo de Batata-doce com Laranja, Coco e Amêndoa




Bolo de Batata-doce com Laranja, Coco e Amêndoa

Eu adoro batata-doce, tanto em pratos salgados como em bolos. É tão bom!
Este é um bolo que de imediato associo ao tempo frio de Inverno, pelos seus sabores quentes. A canela fá-lo vibrar ao ritmo cálido das especiarias. A amêndoa dá-lhe textura, e a laranja confere-lhe, simultaneamente, doçura e acidez. E o leite de coco atribui-lhe suavidade. 
Apesar de o calendário nos dizer que é Primavera, o tempo que se faz sentir remonta para um Inverno tardio, portanto, óptimo para saborear este bolo.

Usei:

200 gr de batata-doce, descascada e crua
1 laranja inteira
100 gr de açúcar amarelo
3 ovos
100 gr de amêndoa sem pele
150 gr de farinha com fermento
50 gr de coco ralado
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de café de canela em pó
10 colheres de sopa de leite de coco

Para o recheio e a cobertura:



1/2 litro de leite de soja
1 casca de laranja
1 pau de canela
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena)



Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Lavei e cortei a batata em fatias, e coloquei-a no processador. Juntei-lhe a laranja, com a casca, cortada em gomos, e a amêndoa, e triturei tudo muito bem, até que a amêndoa ficasse desfeita, e a casca da laranja e a batata ficassem finamente raladas. Acrescentei o açúcar e a manteiga, e deixei que o processador incorporasse estes ingredientes na massa. De seguida, juntei os ovos e o leite de coco, e voltei a triturar. Por último, juntei o coco ralado, a farinha e a canela, e envolvi no preparado, mas sem triturar, apenas com a ajuda de uma colher de pau, para não desfazer o coco.

Coloquei o preparado num tabuleiro untado com manteiga e farinha, e levei ao forno durante 40 minutos. Entretanto, preparei o creme com que recheei e cobri o bolo. Dissolvi a maizena num pouco de leite,  juntei aos restantes ingredientes, e, num tachinho, levei a mistura a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retirei a casca de laranja e o pau de canela, e deixei arrefecer. 
Depois de o bolo estar frio, cortei-o em duas metades. Barrei uma delas com o creme, e cobri com a outra metade. Barrei a superfície do bolo com o creme que sobrou, polvilhei-o com canela e coco ralado, e deliciei-me. :)


segunda-feira, 18 de março de 2013

Queques vegan de cacau e chocolate


Normalmente, sou muito indisciplinada, e como o que gosto e me apetece, mas também tenho os meus momentos de alguma preocupação com a alimentação. Por sorte (ou talvez não...), gosto muito de algumas coisas realmente saudáveis: adoro sopas, adoro saladas, assim como quase todo o tipo de legumes. A minha perdição são mesmo os doces, especialmente o chocolate (em qualquer forma: em barra, em mousses, bolos, bolachas, em bebidas... não sou esquisita!;) e os ovos, especialmente ovos mexidos, omeletes, e doces carregados de gemas, como, por exemplo, os doces conventuais. 
Ora se em relação ao excesso de açúcar associado aos doces consigo (acho eu!:) controlar a coisa, já no que respeita ao chocolate nada há a fazer: como chocolate quase todos os dias! :)
E o que fazer em relação aos ovos? Comecei a testar algumas receitas de bolos, bolinhos e bolachinhas sem ovos, na tentativa de dar tréguas ao colesterol. Esta receita passou no teste, e com distinção! :)


Usei:


150 gr de farinha com fermento
50 gr de farinha integral
150 gr de açúcar mascavado claro
100 gr de pepitas de chocolate negro
250 ml de leite de soja natural
50 ml de óleo de girassol
3 colheres de sopa de cacau magro em pó
1 colher de chá de fermento

Numa taça, misturam-se os ingredientes secos. Junta-se, aos poucos, o leite de soja e o óleo, e mistura-se bem com uma vara de arames, ou uma colher de pau. Enchem-se forminhas de papel plissado com o preparado, que se colocam em formas de alumínio, ou de silicone, próprias para queques, e leva-se os queques ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos.

São deliciosos! Sabem intensamente a chocolate, e sente-se, quando se comem ainda mornos, o chocolate a derreter-se na boca. J

quarta-feira, 13 de março de 2013

Creme de Cenoura e Lentilhas Vermelhas com Cominhos


Os últimos dias têm sido cinzentos, escuros e chuvosos. Por estranho que pareça, gosto de dias assim, sombrios, em que o conforto nos chega através de uma chávena de chá quente, ou de uma tigela de sopa     a fumegar, como este creme aveludado de cenoura e lentilhas, pontilhado pelo calor dos cominhos.


Usei:


2 cenouras grandes
1 fatia de abóbora
1 cebola
1 dente de alho
Uma chávena de lentilhas vermelhas
Sal, azeite e pimenta preta
Água
Cominhos em pó


Fiz assim:

Salteei a cebola, cortada em meias luas, no azeite, juntamente com o dente de alho, até amolecerem. Descasquei e fatiei as cenouras e a abóbora, e juntei-as ao refogado de cebola e alho. Temperei de sal, cobri com água, e deixei cozinhar, até que todos os legumes ficassem macios. Juntei as lentilhas, e cozinhei por mais 5 minutos (as lentilhas cozem rapidamente). Reduzi a sopa a creme, rectifiquei o sal, temperei de pimenta e, já na tigela, acrescentei uma pitada de cominhos. 
Humm, que boa sopinha! :)