Normalmente, sou muito indisciplinada, e como o que gosto e me apetece, mas também tenho os meus momentos de alguma preocupação com a alimentação. Por sorte (ou talvez não...), gosto muito de algumas coisas realmente saudáveis: adoro sopas, adoro saladas, assim como quase todo o tipo de legumes. A minha perdição são mesmo os doces, especialmente o chocolate (em qualquer forma: em barra, em mousses, bolos, bolachas, em bebidas... não sou esquisita!;) e os ovos, especialmente ovos mexidos, omeletes, e doces carregados de gemas, como, por exemplo, os doces conventuais.
Ora se em relação ao excesso de açúcar associado aos doces consigo (acho eu!:) controlar a coisa, já no que respeita ao chocolate nada há a fazer: como chocolate quase todos os dias! :)
E o que fazer em relação aos ovos? Comecei a testar algumas receitas de bolos, bolinhos e bolachinhas sem ovos, na tentativa de dar tréguas ao colesterol. Esta receita passou no teste, e com distinção! :)
Usei:
150 gr de farinha com fermento
50 gr de farinha integral
150 gr de açúcar mascavado claro
100 gr de pepitas de chocolate negro
250 ml de leite de soja natural
50 ml de óleo de girassol
3 colheres de sopa de cacau magro em pó
1 colher de chá de fermento
Numa taça, misturam-se os ingredientes secos. Junta-se, aos
poucos, o leite de soja e o óleo, e mistura-se bem com uma vara de arames, ou
uma colher de pau. Enchem-se forminhas de papel plissado com o preparado, que se colocam em formas de alumínio, ou de silicone, próprias para queques, e
leva-se os queques ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos.
São deliciosos! Sabem
intensamente a chocolate, e sente-se, quando se comem ainda mornos, o chocolate
a derreter-se na boca. J
