segunda-feira, 18 de março de 2013

Queques vegan de cacau e chocolate


Normalmente, sou muito indisciplinada, e como o que gosto e me apetece, mas também tenho os meus momentos de alguma preocupação com a alimentação. Por sorte (ou talvez não...), gosto muito de algumas coisas realmente saudáveis: adoro sopas, adoro saladas, assim como quase todo o tipo de legumes. A minha perdição são mesmo os doces, especialmente o chocolate (em qualquer forma: em barra, em mousses, bolos, bolachas, em bebidas... não sou esquisita!;) e os ovos, especialmente ovos mexidos, omeletes, e doces carregados de gemas, como, por exemplo, os doces conventuais. 
Ora se em relação ao excesso de açúcar associado aos doces consigo (acho eu!:) controlar a coisa, já no que respeita ao chocolate nada há a fazer: como chocolate quase todos os dias! :)
E o que fazer em relação aos ovos? Comecei a testar algumas receitas de bolos, bolinhos e bolachinhas sem ovos, na tentativa de dar tréguas ao colesterol. Esta receita passou no teste, e com distinção! :)


Usei:


150 gr de farinha com fermento
50 gr de farinha integral
150 gr de açúcar mascavado claro
100 gr de pepitas de chocolate negro
250 ml de leite de soja natural
50 ml de óleo de girassol
3 colheres de sopa de cacau magro em pó
1 colher de chá de fermento

Numa taça, misturam-se os ingredientes secos. Junta-se, aos poucos, o leite de soja e o óleo, e mistura-se bem com uma vara de arames, ou uma colher de pau. Enchem-se forminhas de papel plissado com o preparado, que se colocam em formas de alumínio, ou de silicone, próprias para queques, e leva-se os queques ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos.

São deliciosos! Sabem intensamente a chocolate, e sente-se, quando se comem ainda mornos, o chocolate a derreter-se na boca. J

quarta-feira, 13 de março de 2013

Creme de Cenoura e Lentilhas Vermelhas com Cominhos


Os últimos dias têm sido cinzentos, escuros e chuvosos. Por estranho que pareça, gosto de dias assim, sombrios, em que o conforto nos chega através de uma chávena de chá quente, ou de uma tigela de sopa     a fumegar, como este creme aveludado de cenoura e lentilhas, pontilhado pelo calor dos cominhos.


Usei:


2 cenouras grandes
1 fatia de abóbora
1 cebola
1 dente de alho
Uma chávena de lentilhas vermelhas
Sal, azeite e pimenta preta
Água
Cominhos em pó


Fiz assim:

Salteei a cebola, cortada em meias luas, no azeite, juntamente com o dente de alho, até amolecerem. Descasquei e fatiei as cenouras e a abóbora, e juntei-as ao refogado de cebola e alho. Temperei de sal, cobri com água, e deixei cozinhar, até que todos os legumes ficassem macios. Juntei as lentilhas, e cozinhei por mais 5 minutos (as lentilhas cozem rapidamente). Reduzi a sopa a creme, rectifiquei o sal, temperei de pimenta e, já na tigela, acrescentei uma pitada de cominhos. 
Humm, que boa sopinha! :)




sexta-feira, 8 de março de 2013

Fatias douradas com chocolate


O fim de semana está a chegar, e começo já a pensar no tempo que posso dedicar àquela que refeição que, nos últimos anos, aprendi a apreciar, e que acabou por se tornar na minha favorita: o pequeno-almoço! Durante anos e anos, nos tempos de criança e de adolescente, o pequeno-almoço era aquela refeição que saltava. Acordava sempre sem fome, e aguentava-me perfeitamente toda a manhã apenas com um iogurte líquido, ou um copo de leite (frio, muito frio, mesmo no Inverno; não gosto de leite de vaca, e apenas conseguia bebê-lo acabado de sair do frigorífico e com muitooooo chocolate!). Nessa altura, sempre que ficava alojada em algum hotel, olhava estupefacta para as pessoas que, à minha volta, eram capazes de comer ovos mexidos, tomate assado, pão, bolo, croissants ou salada de fruta, logo pela manhã e com apetite, enquanto eu lutava para me obrigar a ingerir um iogurte ou uns cereais. Hoje em dia, eu sou uma dessas pessoas capazes de comer o mundo ao pequeno-almoço, e adoro poder  gastar tempo a prepará-lo com calma, aos fins de semana. :)

Aqui fica uma sugestão deliciosa para um pequeno-almoço maravilhoso, cuja inspiração retirei do livro "O Meu Livro do Chocolate", pp. 89-91. 

Bom fim de semana!

Usei (para duas pessoas):

4 fatias de pão brioche
1 ovo 
50 gr de chocolate para culinária
2 colheres de sopa de leite de soja natural
1/2 colher de café de essência de baunilha
1/2 colher de café de canela em pó
Manteiga
Açúcar em pó

Fiz assim:

Comecei por partir o chocolate em quadrados, juntei-lhe uma colher de chá de água e levei ao micro-ondas, a temperatura média, até que o chocolate derretesse (convém ir vigiando, e mexer algumas vezes, para o chocolate não queimar). Barrei as fatias de brioche com o chocolate e uni-as em pares. Misturei o leite com o ovo, a baunilha e a canela, e pincelei as sandes de brioche e chocolate com a mistura, até que ficassem bem embebidas. Entretanto, derreti a manteiga numa frigideira, em lume brando, para evitar que queimasse, e fritei as sandes, até dourarem (demora cerca de 2 minutos de cada lado). Cortei as fatias douradas em metades, polvilhei com o açúcar em pó e um pouco mais de canela, e mergulhei nas delícias de pequeno-almoço! :)



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Chocolate quente


Esta semana tem estado muito frio, e, para combatê-lo, não há nada melhor do que o conforto das mantas, a lareira acesa, e um chá bem quentinho, adoro! No entanto... não há nada como um chocolate quente ! ;)
Esta é a receita que faço há anos, e que tem sido repetida até à exaustão (que disparate, como se eu fosse cansar-me de chocolate!!) nas tardes e noites geladas dos últimos dias.

Para duas chávenas:

100 gr de chocolate preto para culinária (tenho usado Pantagruel, é dos meus preferidos)
250 ml de leite magro
1 colher de sobremesa de amido de milho, tipo Maizena
1 colher de sopa de cacau magro em pó
Chantilly e pepitas de chocolate

Fiz assim:

Numa caçarola, misturei o amido com o cacau, e adicionei o leite, aos poucos, mexendo muito bem, com uma vara de arames, de modo a que não se formassem grumos. Parti o chocolate em pedaços, e juntei-o à mistura. Levei a caçarola ao lume, em temperatura média, mexendo sempre com vara, até que fervesse e engrossasse (gosto de chocolate quente bem espesso!). Verti sobre o copo, cobri com chantilly, e enfeitei com pepitas de chocolate. 
Depois voltei para o calor da lareira, e saboreei a felicidade, às colheres! :)



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Delícia de chocolate "expresso"


Para situações de emergência, leia-se "situações em que tudo o que apetece é um pouco de chocolate morno, cremoso, macio e suave a derreter-se devagar na boca", em que mal podemos esperar para devorar o céu aos pedaços. Esta receita é para essas situações.
A versão original veio daqui: http://naminhapanela.com/2011/12/07/mini-brownie-de-microondas/

Eis a minha versão:

2 colheres de sopa de achocolatado para leite, do tipo "Nesquik"
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga magra
3 colheres de sopa de leite de soja
1 colher de sopa de pepitas ou granulado de chocolate

Fiz assim:

Com a ajuda de um garfo, misturei todos os ingredientes num ramequim, e levei ao micro-ondas, na potência máxima, durante 35 segundos.

E pronto, é só! Ainda estão sentados a ler isto, ou já correram para a cozinha? :)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Feijoada de Seitan


Lembro-me de, quando era criança, a tradição familiar era de, na terça-feira de Carnaval, ir almoçar a casa dos avós, e o almoço ser, invariavelmente, feijoada. Ora era feijão com tripas e mão de vaca, ora era feijoada à transmontana, com chispe, chouriço e carne de porco.
Os tempos mudam, os hábitos mudam, e agora que sou adulta, de todos estes ingredientes, apenas consigo comer o feijão! Nada que me demova de cumprir a tradição: hoje houve feijoada... Mas de seitan e chouriço de soja. :)

Usei:

200 gr de seitan
1 chouriço de soja
1 frasco de feijão vermelho cozido
1 couve repolho
1 lata de tomate em cubos
1 cebola
1 ceno
1 dente de alho
1 folha de louro
Azeite
Sal, pimenta preta e cominhos


Fiz assim:

Piquei a cebola e o alho, e refoguei-os no azeite, juntamente com a folha de louro. Assim que a cebola dourou, juntei o conteúdo da lata de tomate. Temperei de sal, e deixei refogar durante 5 minutos. Entretanto, cortei o seitan  e a cenoura em cubos, e juntei-os ao refogado. Lavei as folhas do repolho, cortei-as em juliana, e coloquei-as no tacho. Juntei o feijão e o chouriço cortado em rodelas. Rectifiquei o sal, e temperei com pimenta preta. Deixei cozer até que a couve e a cenoura ficassem cozidas. Tanto o seitan como o chouriço de soja não exigem muito tempo de cozedura, pelo que esta acaba por ser uma receita rápida.
Servi com arroz branco e, já no prato, polvilhei a feijoada com cominhos, que lhe conferem uma explosão de sabor exótico e quente.

Bom Carnaval!



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Muffins de Maçã e Banana com Especiarias





Mais uma adaptação de uma receita do livro da Nigella Lawson “Prazeres Divinos - Comida Reconfortante Feita no seu Forno”. A versão original apenas engloba bananas, mas como tinha também uma maçã muito madura, adicionei-a à massa, e resultou muito bem.
Estes muffins ficam muito leves e fofos, são pouco doces, porque não levam açúcar, apenas mel. Resolvi substituir uma parte da farinha por farinha integral, e como incorporam na sua composição a fruta, acho que posso afirmar que são um docinho saudável… J

Para 6 queques, usei:

1 banana madura
1 maçã
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel
100 gr de farinha com fermento
50 gr de farinha integral
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de mistura de especiarias moídas para pão (cravinho, gengibre, sementes de coentros, noz moscada)

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Derreti a manteiga no micro-ondas. Dissolvi o mel na manteiga, e juntei-lhe a essência de baunilha, e deixei arrefecer. Entretanto, triturei, no robot de cozinha, a banana e a maçã descascadas, e adicionei-lhes os ingredientes líquidos. De seguida, juntei as farinhas, a que havia adicionado o bicarbonato, a canela e a mistura de especiarias. Misturei bem, com uma colher de pau. Depois, coloquei colheradas do preparado em formas de silicone para queques, e levei ao forno, durante 20 minutos. 

Bom fim de semana!