quarta-feira, 13 de março de 2013

Creme de Cenoura e Lentilhas Vermelhas com Cominhos


Os últimos dias têm sido cinzentos, escuros e chuvosos. Por estranho que pareça, gosto de dias assim, sombrios, em que o conforto nos chega através de uma chávena de chá quente, ou de uma tigela de sopa     a fumegar, como este creme aveludado de cenoura e lentilhas, pontilhado pelo calor dos cominhos.


Usei:


2 cenouras grandes
1 fatia de abóbora
1 cebola
1 dente de alho
Uma chávena de lentilhas vermelhas
Sal, azeite e pimenta preta
Água
Cominhos em pó


Fiz assim:

Salteei a cebola, cortada em meias luas, no azeite, juntamente com o dente de alho, até amolecerem. Descasquei e fatiei as cenouras e a abóbora, e juntei-as ao refogado de cebola e alho. Temperei de sal, cobri com água, e deixei cozinhar, até que todos os legumes ficassem macios. Juntei as lentilhas, e cozinhei por mais 5 minutos (as lentilhas cozem rapidamente). Reduzi a sopa a creme, rectifiquei o sal, temperei de pimenta e, já na tigela, acrescentei uma pitada de cominhos. 
Humm, que boa sopinha! :)




sexta-feira, 8 de março de 2013

Fatias douradas com chocolate


O fim de semana está a chegar, e começo já a pensar no tempo que posso dedicar àquela que refeição que, nos últimos anos, aprendi a apreciar, e que acabou por se tornar na minha favorita: o pequeno-almoço! Durante anos e anos, nos tempos de criança e de adolescente, o pequeno-almoço era aquela refeição que saltava. Acordava sempre sem fome, e aguentava-me perfeitamente toda a manhã apenas com um iogurte líquido, ou um copo de leite (frio, muito frio, mesmo no Inverno; não gosto de leite de vaca, e apenas conseguia bebê-lo acabado de sair do frigorífico e com muitooooo chocolate!). Nessa altura, sempre que ficava alojada em algum hotel, olhava estupefacta para as pessoas que, à minha volta, eram capazes de comer ovos mexidos, tomate assado, pão, bolo, croissants ou salada de fruta, logo pela manhã e com apetite, enquanto eu lutava para me obrigar a ingerir um iogurte ou uns cereais. Hoje em dia, eu sou uma dessas pessoas capazes de comer o mundo ao pequeno-almoço, e adoro poder  gastar tempo a prepará-lo com calma, aos fins de semana. :)

Aqui fica uma sugestão deliciosa para um pequeno-almoço maravilhoso, cuja inspiração retirei do livro "O Meu Livro do Chocolate", pp. 89-91. 

Bom fim de semana!

Usei (para duas pessoas):

4 fatias de pão brioche
1 ovo 
50 gr de chocolate para culinária
2 colheres de sopa de leite de soja natural
1/2 colher de café de essência de baunilha
1/2 colher de café de canela em pó
Manteiga
Açúcar em pó

Fiz assim:

Comecei por partir o chocolate em quadrados, juntei-lhe uma colher de chá de água e levei ao micro-ondas, a temperatura média, até que o chocolate derretesse (convém ir vigiando, e mexer algumas vezes, para o chocolate não queimar). Barrei as fatias de brioche com o chocolate e uni-as em pares. Misturei o leite com o ovo, a baunilha e a canela, e pincelei as sandes de brioche e chocolate com a mistura, até que ficassem bem embebidas. Entretanto, derreti a manteiga numa frigideira, em lume brando, para evitar que queimasse, e fritei as sandes, até dourarem (demora cerca de 2 minutos de cada lado). Cortei as fatias douradas em metades, polvilhei com o açúcar em pó e um pouco mais de canela, e mergulhei nas delícias de pequeno-almoço! :)



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Chocolate quente


Esta semana tem estado muito frio, e, para combatê-lo, não há nada melhor do que o conforto das mantas, a lareira acesa, e um chá bem quentinho, adoro! No entanto... não há nada como um chocolate quente ! ;)
Esta é a receita que faço há anos, e que tem sido repetida até à exaustão (que disparate, como se eu fosse cansar-me de chocolate!!) nas tardes e noites geladas dos últimos dias.

Para duas chávenas:

100 gr de chocolate preto para culinária (tenho usado Pantagruel, é dos meus preferidos)
250 ml de leite magro
1 colher de sobremesa de amido de milho, tipo Maizena
1 colher de sopa de cacau magro em pó
Chantilly e pepitas de chocolate

Fiz assim:

Numa caçarola, misturei o amido com o cacau, e adicionei o leite, aos poucos, mexendo muito bem, com uma vara de arames, de modo a que não se formassem grumos. Parti o chocolate em pedaços, e juntei-o à mistura. Levei a caçarola ao lume, em temperatura média, mexendo sempre com vara, até que fervesse e engrossasse (gosto de chocolate quente bem espesso!). Verti sobre o copo, cobri com chantilly, e enfeitei com pepitas de chocolate. 
Depois voltei para o calor da lareira, e saboreei a felicidade, às colheres! :)



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Delícia de chocolate "expresso"


Para situações de emergência, leia-se "situações em que tudo o que apetece é um pouco de chocolate morno, cremoso, macio e suave a derreter-se devagar na boca", em que mal podemos esperar para devorar o céu aos pedaços. Esta receita é para essas situações.
A versão original veio daqui: http://naminhapanela.com/2011/12/07/mini-brownie-de-microondas/

Eis a minha versão:

2 colheres de sopa de achocolatado para leite, do tipo "Nesquik"
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga magra
3 colheres de sopa de leite de soja
1 colher de sopa de pepitas ou granulado de chocolate

Fiz assim:

Com a ajuda de um garfo, misturei todos os ingredientes num ramequim, e levei ao micro-ondas, na potência máxima, durante 35 segundos.

E pronto, é só! Ainda estão sentados a ler isto, ou já correram para a cozinha? :)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Feijoada de Seitan


Lembro-me de, quando era criança, a tradição familiar era de, na terça-feira de Carnaval, ir almoçar a casa dos avós, e o almoço ser, invariavelmente, feijoada. Ora era feijão com tripas e mão de vaca, ora era feijoada à transmontana, com chispe, chouriço e carne de porco.
Os tempos mudam, os hábitos mudam, e agora que sou adulta, de todos estes ingredientes, apenas consigo comer o feijão! Nada que me demova de cumprir a tradição: hoje houve feijoada... Mas de seitan e chouriço de soja. :)

Usei:

200 gr de seitan
1 chouriço de soja
1 frasco de feijão vermelho cozido
1 couve repolho
1 lata de tomate em cubos
1 cebola
1 ceno
1 dente de alho
1 folha de louro
Azeite
Sal, pimenta preta e cominhos


Fiz assim:

Piquei a cebola e o alho, e refoguei-os no azeite, juntamente com a folha de louro. Assim que a cebola dourou, juntei o conteúdo da lata de tomate. Temperei de sal, e deixei refogar durante 5 minutos. Entretanto, cortei o seitan  e a cenoura em cubos, e juntei-os ao refogado. Lavei as folhas do repolho, cortei-as em juliana, e coloquei-as no tacho. Juntei o feijão e o chouriço cortado em rodelas. Rectifiquei o sal, e temperei com pimenta preta. Deixei cozer até que a couve e a cenoura ficassem cozidas. Tanto o seitan como o chouriço de soja não exigem muito tempo de cozedura, pelo que esta acaba por ser uma receita rápida.
Servi com arroz branco e, já no prato, polvilhei a feijoada com cominhos, que lhe conferem uma explosão de sabor exótico e quente.

Bom Carnaval!



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Muffins de Maçã e Banana com Especiarias





Mais uma adaptação de uma receita do livro da Nigella Lawson “Prazeres Divinos - Comida Reconfortante Feita no seu Forno”. A versão original apenas engloba bananas, mas como tinha também uma maçã muito madura, adicionei-a à massa, e resultou muito bem.
Estes muffins ficam muito leves e fofos, são pouco doces, porque não levam açúcar, apenas mel. Resolvi substituir uma parte da farinha por farinha integral, e como incorporam na sua composição a fruta, acho que posso afirmar que são um docinho saudável… J

Para 6 queques, usei:

1 banana madura
1 maçã
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel
100 gr de farinha com fermento
50 gr de farinha integral
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de mistura de especiarias moídas para pão (cravinho, gengibre, sementes de coentros, noz moscada)

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Derreti a manteiga no micro-ondas. Dissolvi o mel na manteiga, e juntei-lhe a essência de baunilha, e deixei arrefecer. Entretanto, triturei, no robot de cozinha, a banana e a maçã descascadas, e adicionei-lhes os ingredientes líquidos. De seguida, juntei as farinhas, a que havia adicionado o bicarbonato, a canela e a mistura de especiarias. Misturei bem, com uma colher de pau. Depois, coloquei colheradas do preparado em formas de silicone para queques, e levei ao forno, durante 20 minutos. 

Bom fim de semana!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Bolo Denso de Chocolate



No último Natal recebi mais dois dos livros da Nigella Lawson, para juntar à já alargada biblioteca culinária cá de casa. Estas ofertas relembraram-me que, apesar de efectivamente ter muitos livros de receitas, raramente pego neles e sigo uma receita do início ao fim. Pelo caminho, há sempre qualquer coisa que fazemos de diferente, ora porque não gostamos tanto de um ingrediente, ora porque no momento nos falta um ingrediente, ou simplesmente porque acrescentamos qualquer coisa que nos parece que vai tornar a receita mais adequada ao nosso gosto. Decidi então que, durante o ano de 2013, testaria uma nova receita por mês, retirada de qualquer um dos meus livros ou revistas culinárias. E procuraria segui-la integralmente. Este bolo é o primeiro fruto desta resolução de Ano Novo, e a receita original consta no livro "Prazeres Divinos: Comida Reconfortante Feita no seu Forno", da Nigella. Mas falhei numa das componentes da promessa... Alterei a receita! Primeiro, porque a receita pedia dois ovos, eu só tinha um, e não me apetecia nada sair da minha casa quentinha e ir para a chuva só para comprar ovos; segundo, porque 100 gr de chocolate pareceu-me pouco chocolate para o meu grau de chocoholicismo, e resolvi adicionar cacau em pó, para que o bolo ficasse mais achocolatado; e terceiro, como acontece em tantos outros doces que faço, fui incapaz de colocar 375 gr de açúcar no bolo, pareceu-me demasiado açúcar.
Adorei o resultado final, e também foi do agrado de quem o provou. "Irresistível", foi como o classificaram. E é mesmo! :)

Deixo a receita conforme a minha adaptação:

Usei:

200 gr de manteiga
250 gr de açúcar amarelo
200 gr de farinha com fermento
100 gr de chocolate preto para culinária
250 ml de água a ferver
1 ovo
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de cacau em pó

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 190º. 
Amoleci a manteiga num prato fundo, que levei ao micro-ondas durante dois minutos, a temperatura média. Coloquei numa taça, juntei-lhe o açúcar, e bati com a batedeira, até obter um creme. Adicionei a essência de baunilha e o ovo, e misturei bem no creme. Levei o chocolate ao micro-ondas, a temperatura média, até que derretesse. Deixei que arrefecesse ligeiramente, e incorporei-o no creme. Adicionei o bicarbonato e o cacau à farinha, e fui juntando esta mistura ao creme, alternado com a água a ferver, até que todos os ingredientes ficassem bem ligados. 
Forrei uma forma de bolo inglês com papel vegetal, e verti o creme na forma. Levei ao forno durante 30m. Passado esse tempo, e tal como aconselha a Nigella, reduzi a temperatura do forno para 170º, e deixei cozer durante mais 15m. Neste ponto, ao inserir um palito no bolo, verifica-se que o palito não sai totalmente seco, mas é mesmo assim, porque o bolo é bastante húmido (e delicioso, também!:). 
Depois de retirar o bolo do forno, esperei (impacientemente!) que arrefecesse durante uns10m, para que não se desfizesse enquanto o cortava. E valeu a pena toda a espera: o bolo é muito cremoso, sabe muito a chocolate, e desfaz-se na boca quase sem que seja necessário mastigar! :)