sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sortido de Mini-Tarteletes Doces



No fim de semana passado fui visitar um casal de amigos a Guimarães, cidade para onde foram viver há já uns anos. Esta distância física impôs-nos um menor contacto in loco, mas em nada interferiu com a nossa amizade, e para manter viva essa chama, tentamos encontrar-nos o mais possível. Para o lanche, levei estas mini-tarteletes doces, que ficaram, na minha opinião (suspeita!:) com um aspecto bastante apelativo. Para estar mais tempo com os meus amigos, parti logo após o almoço, o que não me permitiu preparar nada de muito elaborado, pelo que optei por comprar as mini-tarteletes já prontas, e, deste modo, só tive que me preocupar com o recheio. Escolhi recheá-las com coisas muito simples, mas bastante gulosas: ganache de chocolate, leite condensado cozido, e compota de framboesa. 

Usei:

16 mini-tarteletes de compra, que adquiri no hipermercado "Jumbo"
5 colheres de sopa de leite condensado cozido
5 colheres de sopa de ganache de chocolate
5 colheres de sopa de compota de framboesa
Bolinhas prateadas e sprinkles de chocolate para enfeitar

Para o ganache: 

100 gr de chocolate preto para culinária
meio pacote de natas magras

Fiz assim:

Coloquei as mini-tarteletes num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, e levei ao forno durante 5m, de modo a que a massa ficasse mais estaladiça. Ao fim deste tempo, retirei-as do forno, e reservei-as.

Para preparar o ganache: derreti, no micro-ondas, metade de uma tablete de chocolote para culinária com meio pacote de natas. Deixei arrefecer por uns breves minutos, e com a ajuda de um garfo, misturei bem o chocolate com as natas.

Depois, foi só rechear as mini-tarteletes: abri a lata de leite condensado cozido, e e coloquei algumas colheradas deste maravilhoso preparado nas tarteletes. Recheei outras com o ganache de chocolate e, para obter uma maior variedade de sabores, recheei ainda algumas tarteletes com compota de framboesa. Polvilhei as mini-tarteletes de chocolate com bolinhas prateadas, e as restantes com sprinkles de chocolate.

Bom apetite, e bom fim de semana!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pão de Cereais e Sementes




Gosto de fazer pão em casa. Gosto do cheiro que invade a cozinha enquanto o pão coze no forno, gosto de vê-lo levedar e dobrar o tamanho inicial, de controlar o teor de sal que nele coloco, e de adicionar-lhe ingredientes ao meu gosto, de modo a variar a sua textura e sabor.

Hoje o dia está muito cinzento, e a chuva não pára de cair, o que me faz ter sempre (ainda mais!:) vontade de ligar o forno para aquecer a casa e o coração. E assim aconteceu: fiz este pão de cereais com sementes, que ficou muito saboroso!

Usei:

250 gr de preparado de farinha para pão de sementes de girassol
150 gr de farinha integral
100 gr de farinha branca com fermento
½ colher de café de sal
2 colheres de sopa de sementes de papoila
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
Sementes de abóbora para enfeitar

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 50º. No jarro eléctrico, aqueci 350 ml de água. Numa tigela, misturei as farinhas com as sementes e o sal. Adicionei a água morna, e com a batedeira na velocidade máxima, liguei todos os ingredientes, batendo durante 5 minutos. Desliguei o forno, e coloquei lá dentro a tigela com a massa, para que esta levedasse, durante 30 minutos. Quando este tempo se esgotou, retirei a taça do forno, e aumentei a temperatura para 230º. Inseri a massa numa forma de bolo inglês, previamente pincelada com azeite, desliguei novamente o forno, e voltei a colocar a massa a levedar dentro do forno, desta feita, por mais 40 minutos. Findo este tempo, retirei a forma, liguei o forno a 200º, com a ventoinha ligada. Coloquei lá dentro uma tigela com o fundo coberto de água quente, para ajudar a tornar o pão mais húmido. Enfeitei o pão com algumas sementes de abóbora que tinham ficado de uma abóbora que se transformou em chutney, levei novamente ao forno, e deixei que o pão cozesse durante 50 minutos.

Agora é só barrá-lo com manteiga, e comê-lo durante a tarde de trabalho. :)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bolachinhas de Aveia com Chocolate





Não é segredo que adoro chocolate, e que gosto de adicioná-lo a quase tudo. E sempre que faço uns biscoitos ou bolachinhas, dificilmente resisto à tentação de adicionar-lhes umas pepitas de chocolate! J
Estas são umas bolachinhas diferentes, sem ovos nem lacticínios, e em que usei azeite em vez da tradicional manteiga, ou mesmo do óleo. Como utilizei a baunilha e as especiarias, pensei que o sabor do azeite se atenuasse, e não me enganei: não se nota nada o paladar do azeite!
A preparação destas bolachinhas é muito simples, e de rápida execução, o que as torna numa doce tentação para aquelas alturas em que nos apetece uma guloseima, e mal podemos esperar por trincá-la. J

Usei:

2 chávenas de flocos de aveia
½ chávena de açúcar mascavado claro
1 chávena de farinha com fermento
½ chávena de farinha integral
½ chávena de côco ralado
½ chávena de azeite
Sumo de uma laranja
4 colheres de sopa de mel
1 colher de café de gengibre moído
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de essência de baunilha
½ chávena de pepitas de chocolate negro

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Numa tigela grande, misturei os ingredientes secos, e depois os húmidos. Com as mãos, fiz bolinhas, e achatei-as com as costas de uma colher. Dispus as bolachinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal (na primeira fornada; na segunda, usei um tapete de silicone, mas é absolutamente indiferente, porque as bolachinhas não ficam coladas à base. Levei os tabuleiros ao forno durante 20 minutos. Retirei-as do forno e deixei-as arrefecer um pouco, antes de dar-lhes uma valente dentada. J

domingo, 6 de janeiro de 2013

Creme de Abóbora-bolina com Espargos Verdes


E chegamos a 2013! Bem sei que hoje já é o sexto dia de Janeiro, e que já deveria ter desejado a todos os visitantes deste cantinho um excelente ano. Mas a quadra natalícia, no meu seio familiar, estende-se até ao Dia de Reis, e entre os compromissos laborais, os doces e a azáfama de programar as festas e todos os pratos, os (re)encontros com os amigos e familiares que vivem longe, e as visitas aos amigos, o tempo tem voado, e só hoje me foi permitido algum descanso, e, consequentemente, uma actualização do blog. 
Como em tantas outras casas, também na minha os doces têm sido figura de destaque, e eu, uma grande amante de doces, dei por mim enjoada de tanta doçaria, e a desejar coisas mais saudáveis. Por isso, e a jeito de resolução a pôr em prática neste novo ano, ontem fui ao mercado biológico, e comprei uma imensidão de frutas e legumes, que pretendo que sejam os protagonistas das próximas refeições. Ir ao mercado biológico é um hábito semanal que tenho há alguns anos e que pretendo manter, mas o meu objectivo para este ano passa por consumir (ainda mais!) legumes e frutas. E nada como começar com uma deliciosa sopinha!

Usei:

2 fatias de abóbora bolina
1 cebola
2 dentes de alho
1 curgete pequena e descascada
Espargos verdes
Sal e azeite
Água

Fiz assim:

Lavei os espargos, e cortei-os em fatias. Cozi-os em água fervente e sal, até ficarem mais tenros (cerca de 5m). Escorri e reservei. Refoguei a cebola e um dos dentes de alho em azeite, adicionei a abóbora e a curgete fatiadas e descascadas, temperei de sal, cobri os legumes com água a ferver, e deixei cozinhar durante 20m, numa panela tapada. Reduzi estes legumes a puré, com a ajuda da varinha mágica. Salteei os espargos num pouco de azeite e um dente de alho picado, e juntei-os ao creme. Servi com um fio de azeite. 


FELIZ 2013!!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


Chegou a noite mais mágica do ano. Espero que a passem com quem mais gostam, e a comer o que mais apreciam! Aqui em casa já há pudim, bolo de chocolate em forma de pinheirinho de Natal, bolinhos de coco, e queques de Natal, feitos de chocolate com café e especiarias. Daqui a umas horas, depois de umas horas de merecido sono, haverá sonhos de cenoura e bolinhos de bolina. 
Há também presentes manufacturados, e outros que foram comprados. Há música de Natal, e há muita alegria!
Feliz Natal!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tronco de Natal de Chocolate


O Natal está mesmo à porta, e é tempo de começar a pensar nas coisas boas que gosto de comer nesta época. O tronco de Natal é um clássico, e já vi várias versões desta iguaria. A minha sugestão para o tronco de Natal baseia-se... no chocolate, claro! :)


Usei:


6 ovos
o mesmo peso dos ovos de açúcar
metade do peso dos ovos de farinha com fermento
Manteiga  e farinha para untar o tabuleiro
200 gr de chocolate para culinária
1 pacote de natas (usei light)
Bolinhas prateadas
Coco ralado
Bagos de romã

Fiz assim:

Comecei por bater as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Depois bati as claras em castelo, e fui juntando ao creme de gemas, alternado com a farinha. Envolvi tudo muito bem, com uma colher de pau, e sem bater muito. Untei um tabuleiro rectangular com a manteiga e polvilhei de farinha. Verti o preparado para o tabuleiro, e levei a cozer, no forno pré-aquecido a 180º, até que o bolo cozesse (segui o modo tradicional, e fui espetando um palito na massa até que este saísse seco). 
Enquanto o bolo cozia, preparei o creme para o recheio e cobertura do tronco: parti o chocolate em pedaços, juntei-lhe as natas, e levei ao micro-ondas, a baixa temperatura, até derreter. 
Assim que o bolo ficou pronto, desenformei para um pano lavado e bem seco, polvilhado de açúcar. Deixei arrefecer durante uns minutos, para que o bolo não absorvesse o recheio. Depois de o creme de chocolate ter arrefecido um pouco, espalhei-o por toda a superfície do bolo. Enrolei o rolo com muito cuidado, e cobri-o com o restante creme de chocolate. Depois de arrefecer, enfeitei o tronco com coco ralado, bolinhas prateadas e bagos de romã. 






domingo, 9 de dezembro de 2012

Trifle de Natal


Fiz uma espécie de tiramisú, mas com queijo-creme em vez de mascarpone, licor de canela no lugar do vinho do Porto, e canela em pó em vez de cacau em pó. O resultado é um delicioso trifle que, em função da utilização da canela, ficou com aroma de Natal!

Usei: 

2 pacotes de biscoitos de champanhe
1 chávena de café solúvel
100 gr de chocolate preto para culinária
1 colher de sopa de manteiga
1 embalagem de queijo-creme (usei magro)
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de licor de canela
Canela em pó
Sprinkles de chocolate para decorar

Fiz assim:

Comecei por preparar o café, misturando o pó e água quente numa chávena de pequeno-almoço. Enquanto o café arrefecia, derreti o chocolate com a manteiga. Dei também início à preparação do creme: bati as gemas com o açúcar e com o queijo, até obter um creme. Bati as claras em castelo,  e juntei-as ao creme. Adicionei ao café o licor de canela, e mergulhei os biscoitos nesta mistura. Dispus  depois alguns dos biscoitos no fundo de uma taça, até que ficasse coberto. Depois comecei a fazer as várias camadas que compõem o doce: cobri os biscoitos com uma parte do chocolate derretido, e por cima uma camada de creme. Procedi desta forma até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de creme. Polvilhei tudo com canela, e enfeite com sprinkles de chocolate e uns enfeites natalícios de açúcar.