quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bolachinhas de Aveia com Chocolate





Não é segredo que adoro chocolate, e que gosto de adicioná-lo a quase tudo. E sempre que faço uns biscoitos ou bolachinhas, dificilmente resisto à tentação de adicionar-lhes umas pepitas de chocolate! J
Estas são umas bolachinhas diferentes, sem ovos nem lacticínios, e em que usei azeite em vez da tradicional manteiga, ou mesmo do óleo. Como utilizei a baunilha e as especiarias, pensei que o sabor do azeite se atenuasse, e não me enganei: não se nota nada o paladar do azeite!
A preparação destas bolachinhas é muito simples, e de rápida execução, o que as torna numa doce tentação para aquelas alturas em que nos apetece uma guloseima, e mal podemos esperar por trincá-la. J

Usei:

2 chávenas de flocos de aveia
½ chávena de açúcar mascavado claro
1 chávena de farinha com fermento
½ chávena de farinha integral
½ chávena de côco ralado
½ chávena de azeite
Sumo de uma laranja
4 colheres de sopa de mel
1 colher de café de gengibre moído
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de essência de baunilha
½ chávena de pepitas de chocolate negro

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Numa tigela grande, misturei os ingredientes secos, e depois os húmidos. Com as mãos, fiz bolinhas, e achatei-as com as costas de uma colher. Dispus as bolachinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal (na primeira fornada; na segunda, usei um tapete de silicone, mas é absolutamente indiferente, porque as bolachinhas não ficam coladas à base. Levei os tabuleiros ao forno durante 20 minutos. Retirei-as do forno e deixei-as arrefecer um pouco, antes de dar-lhes uma valente dentada. J

domingo, 6 de janeiro de 2013

Creme de Abóbora-bolina com Espargos Verdes


E chegamos a 2013! Bem sei que hoje já é o sexto dia de Janeiro, e que já deveria ter desejado a todos os visitantes deste cantinho um excelente ano. Mas a quadra natalícia, no meu seio familiar, estende-se até ao Dia de Reis, e entre os compromissos laborais, os doces e a azáfama de programar as festas e todos os pratos, os (re)encontros com os amigos e familiares que vivem longe, e as visitas aos amigos, o tempo tem voado, e só hoje me foi permitido algum descanso, e, consequentemente, uma actualização do blog. 
Como em tantas outras casas, também na minha os doces têm sido figura de destaque, e eu, uma grande amante de doces, dei por mim enjoada de tanta doçaria, e a desejar coisas mais saudáveis. Por isso, e a jeito de resolução a pôr em prática neste novo ano, ontem fui ao mercado biológico, e comprei uma imensidão de frutas e legumes, que pretendo que sejam os protagonistas das próximas refeições. Ir ao mercado biológico é um hábito semanal que tenho há alguns anos e que pretendo manter, mas o meu objectivo para este ano passa por consumir (ainda mais!) legumes e frutas. E nada como começar com uma deliciosa sopinha!

Usei:

2 fatias de abóbora bolina
1 cebola
2 dentes de alho
1 curgete pequena e descascada
Espargos verdes
Sal e azeite
Água

Fiz assim:

Lavei os espargos, e cortei-os em fatias. Cozi-os em água fervente e sal, até ficarem mais tenros (cerca de 5m). Escorri e reservei. Refoguei a cebola e um dos dentes de alho em azeite, adicionei a abóbora e a curgete fatiadas e descascadas, temperei de sal, cobri os legumes com água a ferver, e deixei cozinhar durante 20m, numa panela tapada. Reduzi estes legumes a puré, com a ajuda da varinha mágica. Salteei os espargos num pouco de azeite e um dente de alho picado, e juntei-os ao creme. Servi com um fio de azeite. 


FELIZ 2013!!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


Chegou a noite mais mágica do ano. Espero que a passem com quem mais gostam, e a comer o que mais apreciam! Aqui em casa já há pudim, bolo de chocolate em forma de pinheirinho de Natal, bolinhos de coco, e queques de Natal, feitos de chocolate com café e especiarias. Daqui a umas horas, depois de umas horas de merecido sono, haverá sonhos de cenoura e bolinhos de bolina. 
Há também presentes manufacturados, e outros que foram comprados. Há música de Natal, e há muita alegria!
Feliz Natal!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tronco de Natal de Chocolate


O Natal está mesmo à porta, e é tempo de começar a pensar nas coisas boas que gosto de comer nesta época. O tronco de Natal é um clássico, e já vi várias versões desta iguaria. A minha sugestão para o tronco de Natal baseia-se... no chocolate, claro! :)


Usei:


6 ovos
o mesmo peso dos ovos de açúcar
metade do peso dos ovos de farinha com fermento
Manteiga  e farinha para untar o tabuleiro
200 gr de chocolate para culinária
1 pacote de natas (usei light)
Bolinhas prateadas
Coco ralado
Bagos de romã

Fiz assim:

Comecei por bater as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Depois bati as claras em castelo, e fui juntando ao creme de gemas, alternado com a farinha. Envolvi tudo muito bem, com uma colher de pau, e sem bater muito. Untei um tabuleiro rectangular com a manteiga e polvilhei de farinha. Verti o preparado para o tabuleiro, e levei a cozer, no forno pré-aquecido a 180º, até que o bolo cozesse (segui o modo tradicional, e fui espetando um palito na massa até que este saísse seco). 
Enquanto o bolo cozia, preparei o creme para o recheio e cobertura do tronco: parti o chocolate em pedaços, juntei-lhe as natas, e levei ao micro-ondas, a baixa temperatura, até derreter. 
Assim que o bolo ficou pronto, desenformei para um pano lavado e bem seco, polvilhado de açúcar. Deixei arrefecer durante uns minutos, para que o bolo não absorvesse o recheio. Depois de o creme de chocolate ter arrefecido um pouco, espalhei-o por toda a superfície do bolo. Enrolei o rolo com muito cuidado, e cobri-o com o restante creme de chocolate. Depois de arrefecer, enfeitei o tronco com coco ralado, bolinhas prateadas e bagos de romã. 






domingo, 9 de dezembro de 2012

Trifle de Natal


Fiz uma espécie de tiramisú, mas com queijo-creme em vez de mascarpone, licor de canela no lugar do vinho do Porto, e canela em pó em vez de cacau em pó. O resultado é um delicioso trifle que, em função da utilização da canela, ficou com aroma de Natal!

Usei: 

2 pacotes de biscoitos de champanhe
1 chávena de café solúvel
100 gr de chocolate preto para culinária
1 colher de sopa de manteiga
1 embalagem de queijo-creme (usei magro)
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de licor de canela
Canela em pó
Sprinkles de chocolate para decorar

Fiz assim:

Comecei por preparar o café, misturando o pó e água quente numa chávena de pequeno-almoço. Enquanto o café arrefecia, derreti o chocolate com a manteiga. Dei também início à preparação do creme: bati as gemas com o açúcar e com o queijo, até obter um creme. Bati as claras em castelo,  e juntei-as ao creme. Adicionei ao café o licor de canela, e mergulhei os biscoitos nesta mistura. Dispus  depois alguns dos biscoitos no fundo de uma taça, até que ficasse coberto. Depois comecei a fazer as várias camadas que compõem o doce: cobri os biscoitos com uma parte do chocolate derretido, e por cima uma camada de creme. Procedi desta forma até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de creme. Polvilhei tudo com canela, e enfeite com sprinkles de chocolate e uns enfeites natalícios de açúcar.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Bolachas com Pepitas de Chocolate


E chegou Dezembro, o mês do Natal. É uma das épocas do ano em que mais sinto presente a magia da vida. As pessoas tornam-se naquilo que deveriam ser durante o resto do ano: mais afáveis, mais solidárias, mais sorridentes, mais felizes. O brilho das luzes aquece-nos o coração, e a troca de afectos conforta-nos a alma. 
O meu espírito natalício também passa pela troca de presentes, mas não gosto nada do consumismo desenfreado inerente a esta época. Não sou adepta de me enfiar em centros comerciais apinhados de pessoas, para comprar qualquer coisa, sem pensar bem o quê, apenas para cumprir a missão de ter presentes para todos. Prefiro colocar o meu afecto num presente personalizado, feito por mim, e pensado em quem vai recebê-lo. Claro que também faço compras de Natal, mas opto por lojas de comércio tradicional, e por formas de comércio mais solidárias, como as lojas de Comércio Justo, ou as vendas de Natal promovidas por organizações sem fins lucrativos, como as associações de apoio a crianças, ou de protecção a animais abandonados. 
O início do mês de Dezembro marca o começo das minhas experiências culinárias, no que concerne aos presentes que quero oferecer. É que, por muito que gostasse de ter talento para trabalhos manuais, acho que só me safo mesmo com os cozinhados! :) 
Estas bolachinhas são a primeira experiência aprovada da época natalícia, e já sei exactamente a quem vou oferecê-las!

Usei:

200 gr de creme de soja para barrar
1 chávena de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha com fermento
1 ovo
1 colher de café de essência de baunilha
100 gr de pepitas de chocolate preto

Fiz assim:

Derreti a manteiga de soja, deixei arrefecer um pouco, até que se tornasse menos líquida, e juntei-lhe o açúcar. Bati a mistura com uma vara de arames, até que o açúcar se dissolvesse na manteiga. Juntei o ovo e a essência de baunilha, e continuei a mexer com a vara de arames, até obter um creme. Depois acrescentei a farinha, aos poucos, incorporando-a no creme. Por fim, juntei as pepitas, e envolvi-as no preparado. Forrei um tabuleiro com papel vegetal, e nele dispus pequenas colheradas de massa. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 15 minutos, até que as bolachinhas ficassem douradas.  

A parte mais complicada é esperar que as bolachas arrefeçam, para podermos "atacá-las"! :)




sábado, 24 de novembro de 2012

Panquecas "Achocolatadas"


Num dos livros de cozinha da autoria da Nigella Lawson existe uma receita de mistura seca para panquecas que costumo ter sempre armazenada num grande frasco. Guardar o preparado desta forma é muito prático, e permite-nos saciar a fome rapidamente, porque torna a preparação muito mais simples e célere.
Estas panquecas foram o pequeno-almoço de hoje, acompanhadas de uma chávena de café e uma tangerina. A diferença em relação às panquecas que faço habitualmente, é que juntei à massa um pouco de chocolate em pó, ou não pusesse eu um pouco de chocolate em tudo!... :)


Receita base:

600gr de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de bicabornato de sódio
1 colher de chá de sal refinado
40gr de açúcar baunilhado


Ingredientes para cerca de 6 panquecas achocolatadas :

150gr da mistura para panquecas
1 colher de sobremesa de achocolatado para o leite
1 ovo
250ml de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
Sprinkles de chocolate para polvilhar
Açúcar amarelo para polvilhar



Modo de Preparação:

Misturar bem todos os ingredientes, excepto a manteiga, até obter uma massa lisa. Aquecer uma frigideira anti-aderente, adicionar a manteiga, e colocar 4 colheres de sopa de massa para fazer cada panqueca. Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas, viram-se e deixam-se cozinhar mais um minutos. Retiram-se da frigideira, polvilham-se com açúcar amarelo e sprinkles de chocolate.

Há melhor forma de começar o fim de semana?! :)