domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


Chegou a noite mais mágica do ano. Espero que a passem com quem mais gostam, e a comer o que mais apreciam! Aqui em casa já há pudim, bolo de chocolate em forma de pinheirinho de Natal, bolinhos de coco, e queques de Natal, feitos de chocolate com café e especiarias. Daqui a umas horas, depois de umas horas de merecido sono, haverá sonhos de cenoura e bolinhos de bolina. 
Há também presentes manufacturados, e outros que foram comprados. Há música de Natal, e há muita alegria!
Feliz Natal!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tronco de Natal de Chocolate


O Natal está mesmo à porta, e é tempo de começar a pensar nas coisas boas que gosto de comer nesta época. O tronco de Natal é um clássico, e já vi várias versões desta iguaria. A minha sugestão para o tronco de Natal baseia-se... no chocolate, claro! :)


Usei:


6 ovos
o mesmo peso dos ovos de açúcar
metade do peso dos ovos de farinha com fermento
Manteiga  e farinha para untar o tabuleiro
200 gr de chocolate para culinária
1 pacote de natas (usei light)
Bolinhas prateadas
Coco ralado
Bagos de romã

Fiz assim:

Comecei por bater as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Depois bati as claras em castelo, e fui juntando ao creme de gemas, alternado com a farinha. Envolvi tudo muito bem, com uma colher de pau, e sem bater muito. Untei um tabuleiro rectangular com a manteiga e polvilhei de farinha. Verti o preparado para o tabuleiro, e levei a cozer, no forno pré-aquecido a 180º, até que o bolo cozesse (segui o modo tradicional, e fui espetando um palito na massa até que este saísse seco). 
Enquanto o bolo cozia, preparei o creme para o recheio e cobertura do tronco: parti o chocolate em pedaços, juntei-lhe as natas, e levei ao micro-ondas, a baixa temperatura, até derreter. 
Assim que o bolo ficou pronto, desenformei para um pano lavado e bem seco, polvilhado de açúcar. Deixei arrefecer durante uns minutos, para que o bolo não absorvesse o recheio. Depois de o creme de chocolate ter arrefecido um pouco, espalhei-o por toda a superfície do bolo. Enrolei o rolo com muito cuidado, e cobri-o com o restante creme de chocolate. Depois de arrefecer, enfeitei o tronco com coco ralado, bolinhas prateadas e bagos de romã. 






domingo, 9 de dezembro de 2012

Trifle de Natal


Fiz uma espécie de tiramisú, mas com queijo-creme em vez de mascarpone, licor de canela no lugar do vinho do Porto, e canela em pó em vez de cacau em pó. O resultado é um delicioso trifle que, em função da utilização da canela, ficou com aroma de Natal!

Usei: 

2 pacotes de biscoitos de champanhe
1 chávena de café solúvel
100 gr de chocolate preto para culinária
1 colher de sopa de manteiga
1 embalagem de queijo-creme (usei magro)
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de licor de canela
Canela em pó
Sprinkles de chocolate para decorar

Fiz assim:

Comecei por preparar o café, misturando o pó e água quente numa chávena de pequeno-almoço. Enquanto o café arrefecia, derreti o chocolate com a manteiga. Dei também início à preparação do creme: bati as gemas com o açúcar e com o queijo, até obter um creme. Bati as claras em castelo,  e juntei-as ao creme. Adicionei ao café o licor de canela, e mergulhei os biscoitos nesta mistura. Dispus  depois alguns dos biscoitos no fundo de uma taça, até que ficasse coberto. Depois comecei a fazer as várias camadas que compõem o doce: cobri os biscoitos com uma parte do chocolate derretido, e por cima uma camada de creme. Procedi desta forma até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de creme. Polvilhei tudo com canela, e enfeite com sprinkles de chocolate e uns enfeites natalícios de açúcar.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Bolachas com Pepitas de Chocolate


E chegou Dezembro, o mês do Natal. É uma das épocas do ano em que mais sinto presente a magia da vida. As pessoas tornam-se naquilo que deveriam ser durante o resto do ano: mais afáveis, mais solidárias, mais sorridentes, mais felizes. O brilho das luzes aquece-nos o coração, e a troca de afectos conforta-nos a alma. 
O meu espírito natalício também passa pela troca de presentes, mas não gosto nada do consumismo desenfreado inerente a esta época. Não sou adepta de me enfiar em centros comerciais apinhados de pessoas, para comprar qualquer coisa, sem pensar bem o quê, apenas para cumprir a missão de ter presentes para todos. Prefiro colocar o meu afecto num presente personalizado, feito por mim, e pensado em quem vai recebê-lo. Claro que também faço compras de Natal, mas opto por lojas de comércio tradicional, e por formas de comércio mais solidárias, como as lojas de Comércio Justo, ou as vendas de Natal promovidas por organizações sem fins lucrativos, como as associações de apoio a crianças, ou de protecção a animais abandonados. 
O início do mês de Dezembro marca o começo das minhas experiências culinárias, no que concerne aos presentes que quero oferecer. É que, por muito que gostasse de ter talento para trabalhos manuais, acho que só me safo mesmo com os cozinhados! :) 
Estas bolachinhas são a primeira experiência aprovada da época natalícia, e já sei exactamente a quem vou oferecê-las!

Usei:

200 gr de creme de soja para barrar
1 chávena de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha com fermento
1 ovo
1 colher de café de essência de baunilha
100 gr de pepitas de chocolate preto

Fiz assim:

Derreti a manteiga de soja, deixei arrefecer um pouco, até que se tornasse menos líquida, e juntei-lhe o açúcar. Bati a mistura com uma vara de arames, até que o açúcar se dissolvesse na manteiga. Juntei o ovo e a essência de baunilha, e continuei a mexer com a vara de arames, até obter um creme. Depois acrescentei a farinha, aos poucos, incorporando-a no creme. Por fim, juntei as pepitas, e envolvi-as no preparado. Forrei um tabuleiro com papel vegetal, e nele dispus pequenas colheradas de massa. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 15 minutos, até que as bolachinhas ficassem douradas.  

A parte mais complicada é esperar que as bolachas arrefeçam, para podermos "atacá-las"! :)




sábado, 24 de novembro de 2012

Panquecas "Achocolatadas"


Num dos livros de cozinha da autoria da Nigella Lawson existe uma receita de mistura seca para panquecas que costumo ter sempre armazenada num grande frasco. Guardar o preparado desta forma é muito prático, e permite-nos saciar a fome rapidamente, porque torna a preparação muito mais simples e célere.
Estas panquecas foram o pequeno-almoço de hoje, acompanhadas de uma chávena de café e uma tangerina. A diferença em relação às panquecas que faço habitualmente, é que juntei à massa um pouco de chocolate em pó, ou não pusesse eu um pouco de chocolate em tudo!... :)


Receita base:

600gr de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de bicabornato de sódio
1 colher de chá de sal refinado
40gr de açúcar baunilhado


Ingredientes para cerca de 6 panquecas achocolatadas :

150gr da mistura para panquecas
1 colher de sobremesa de achocolatado para o leite
1 ovo
250ml de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
Sprinkles de chocolate para polvilhar
Açúcar amarelo para polvilhar



Modo de Preparação:

Misturar bem todos os ingredientes, excepto a manteiga, até obter uma massa lisa. Aquecer uma frigideira anti-aderente, adicionar a manteiga, e colocar 4 colheres de sopa de massa para fazer cada panqueca. Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas, viram-se e deixam-se cozinhar mais um minutos. Retiram-se da frigideira, polvilham-se com açúcar amarelo e sprinkles de chocolate.

Há melhor forma de começar o fim de semana?! :)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Risotto de Abóbora Assada, Cogumelos e Espinafres


Sou uma grande fã de risottos, pela sua cremosidade e versatilidade. Adoro queijo derretido, e no risotto sabe tão bem! O meu problema em publicar receitas de risotto é apenas um: raramente tenho tempo para tirar fotos ao prato, porque olho para o queijinho derretido, e não penso em mais nada, só me ocorre devorá-lo enquanto está quentinho! :)
Este risotto ficou muito bom. Pensei em confeccioná-lo apenas com cogumelos e espinafres, mas tinha um pedaço de abóbora-menina assada que tinha sobrado e estava no frigorífico a aguardar pelo seu destino, que acabou por ser este formoso prato!


Usei:

Um pedaço de abóbora-menina assada
10 cogumelos portobello, pequenos
Folhas de espinafre
Arroz para risotto
Cebola e alho picados
Azeite
Sal, pimenta preta
1 cubo de caldo biológico de legumes desfeito em água quente
4 colheres de sopa de vinho branco
1 noz de manteiga
Queijo parmesão ralado
Nozes

Fiz assim:

Comecei por lavar bem as folhas de espinafre e os cogumelos, e cortei os cogumelos em fatias. Descasquei a cebola e o alho, piquei-os, e refoguei-os em azeite, até ficarem translúcidos. Juntei os cogumelos e os espinafres, temperei de sal, e deixei refogar durante uns 5 minutos. Adicionei o arroz, mexi bem, e juntei o vinho, até que evaporasse. Depois, segui o procedimento normal de cozedura do arroz deste cariz: fui mexendo e regando com o caldo de legumes, numa proporção do dobro do caldo em relação ao volume do arroz, durante cerca de 15 minutos. Quando o tempo de cozedura expirou, retirei o tacho do lume, adicionei a manteiga, e mexi mais uma vez. Juntei parmesão acabado de ralar, voltei a mexer, para ficar derretido, e polvilhei um pouco mais de queijo por cima, e também umas nozes partidas.
Nham! :)







terça-feira, 13 de novembro de 2012

Espirais com Cogumelos Secos, Tomate e Brócolos


Os cogumelos são um dos alimentos mais consumidos cá em casa, sejam salteados, estufados, recheados, em risotto, em sopas e cremes, com ovos mexidos, em massas, ou em frittatas. Já experimentei diversas variedades de cogumelos, e gostei de todas: simplesmente, adoro cogumelos!
Há uma espécie que consumo com frequência, os "suillus luteus", que costumo comprar secos, nas lojas de comércio justo. São cogumelos muito saborosos, "carnudos" e viciantes! Desta vez, fi-los salteados com massa, brócolos, e um toque de tomate de fresco cru, para contrastar com os ingredientes cozinhados.
Delicioso!

Usei:

Cogumelos secos "suillus luteus"
Cogumelos de Paris, frescos
Espirais
Brócolos
Tomate chucha
Queijo ralado
Azeite
Alho
Manteiga
Salsa picada
Sal e pimenta preta

Fiz assim:

Comecei por demolhar os cogumelos em água quente, durante cerca de 5m, até amolecerem, e depois deixei arrefecer. Cozi as espirais e os brócolos em água a ferver temperada de sal e um fio de azeite, e reservei. Lavei e arranjei os cogumelos de Paris, e salteei-os em azeite e alho. Juntei os cogumelos previamente demolhados, adicionei uma colher de sopa de manteiga, e temperei de sal e pimenta preta. Escorri a massa, temperei-a com um pouco de azeite e pimenta preta, e juntei-lhe os brócolos escorridos, os cogumelos salteados, e o tomate cortado em gomos. Polvilhei com um pouco de queijo ralado, e salsa picada. Envolvi tudo, e servi.