sábado, 24 de novembro de 2012

Panquecas "Achocolatadas"


Num dos livros de cozinha da autoria da Nigella Lawson existe uma receita de mistura seca para panquecas que costumo ter sempre armazenada num grande frasco. Guardar o preparado desta forma é muito prático, e permite-nos saciar a fome rapidamente, porque torna a preparação muito mais simples e célere.
Estas panquecas foram o pequeno-almoço de hoje, acompanhadas de uma chávena de café e uma tangerina. A diferença em relação às panquecas que faço habitualmente, é que juntei à massa um pouco de chocolate em pó, ou não pusesse eu um pouco de chocolate em tudo!... :)


Receita base:

600gr de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de bicabornato de sódio
1 colher de chá de sal refinado
40gr de açúcar baunilhado


Ingredientes para cerca de 6 panquecas achocolatadas :

150gr da mistura para panquecas
1 colher de sobremesa de achocolatado para o leite
1 ovo
250ml de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
Sprinkles de chocolate para polvilhar
Açúcar amarelo para polvilhar



Modo de Preparação:

Misturar bem todos os ingredientes, excepto a manteiga, até obter uma massa lisa. Aquecer uma frigideira anti-aderente, adicionar a manteiga, e colocar 4 colheres de sopa de massa para fazer cada panqueca. Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas, viram-se e deixam-se cozinhar mais um minutos. Retiram-se da frigideira, polvilham-se com açúcar amarelo e sprinkles de chocolate.

Há melhor forma de começar o fim de semana?! :)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Risotto de Abóbora Assada, Cogumelos e Espinafres


Sou uma grande fã de risottos, pela sua cremosidade e versatilidade. Adoro queijo derretido, e no risotto sabe tão bem! O meu problema em publicar receitas de risotto é apenas um: raramente tenho tempo para tirar fotos ao prato, porque olho para o queijinho derretido, e não penso em mais nada, só me ocorre devorá-lo enquanto está quentinho! :)
Este risotto ficou muito bom. Pensei em confeccioná-lo apenas com cogumelos e espinafres, mas tinha um pedaço de abóbora-menina assada que tinha sobrado e estava no frigorífico a aguardar pelo seu destino, que acabou por ser este formoso prato!


Usei:

Um pedaço de abóbora-menina assada
10 cogumelos portobello, pequenos
Folhas de espinafre
Arroz para risotto
Cebola e alho picados
Azeite
Sal, pimenta preta
1 cubo de caldo biológico de legumes desfeito em água quente
4 colheres de sopa de vinho branco
1 noz de manteiga
Queijo parmesão ralado
Nozes

Fiz assim:

Comecei por lavar bem as folhas de espinafre e os cogumelos, e cortei os cogumelos em fatias. Descasquei a cebola e o alho, piquei-os, e refoguei-os em azeite, até ficarem translúcidos. Juntei os cogumelos e os espinafres, temperei de sal, e deixei refogar durante uns 5 minutos. Adicionei o arroz, mexi bem, e juntei o vinho, até que evaporasse. Depois, segui o procedimento normal de cozedura do arroz deste cariz: fui mexendo e regando com o caldo de legumes, numa proporção do dobro do caldo em relação ao volume do arroz, durante cerca de 15 minutos. Quando o tempo de cozedura expirou, retirei o tacho do lume, adicionei a manteiga, e mexi mais uma vez. Juntei parmesão acabado de ralar, voltei a mexer, para ficar derretido, e polvilhei um pouco mais de queijo por cima, e também umas nozes partidas.
Nham! :)







terça-feira, 13 de novembro de 2012

Espirais com Cogumelos Secos, Tomate e Brócolos


Os cogumelos são um dos alimentos mais consumidos cá em casa, sejam salteados, estufados, recheados, em risotto, em sopas e cremes, com ovos mexidos, em massas, ou em frittatas. Já experimentei diversas variedades de cogumelos, e gostei de todas: simplesmente, adoro cogumelos!
Há uma espécie que consumo com frequência, os "suillus luteus", que costumo comprar secos, nas lojas de comércio justo. São cogumelos muito saborosos, "carnudos" e viciantes! Desta vez, fi-los salteados com massa, brócolos, e um toque de tomate de fresco cru, para contrastar com os ingredientes cozinhados.
Delicioso!

Usei:

Cogumelos secos "suillus luteus"
Cogumelos de Paris, frescos
Espirais
Brócolos
Tomate chucha
Queijo ralado
Azeite
Alho
Manteiga
Salsa picada
Sal e pimenta preta

Fiz assim:

Comecei por demolhar os cogumelos em água quente, durante cerca de 5m, até amolecerem, e depois deixei arrefecer. Cozi as espirais e os brócolos em água a ferver temperada de sal e um fio de azeite, e reservei. Lavei e arranjei os cogumelos de Paris, e salteei-os em azeite e alho. Juntei os cogumelos previamente demolhados, adicionei uma colher de sopa de manteiga, e temperei de sal e pimenta preta. Escorri a massa, temperei-a com um pouco de azeite e pimenta preta, e juntei-lhe os brócolos escorridos, os cogumelos salteados, e o tomate cortado em gomos. Polvilhei com um pouco de queijo ralado, e salsa picada. Envolvi tudo, e servi.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bolo de Claras com Laranja, Especiarias e Papoila


No fim de semana fiz um pudim, para uma reunião de família, e sobraram-me as claras de ovo, que eram onze, no total. Aproveitei para fazer dois bolos, um com laranja e especiarias, e outro com côco e chocolate.

Para este bolo, usei:

6 claras de ovo
180 gr de açúcar
150 gr de farinha com fermento
100 gr de creme de soja para barrar
1 colher de chá de fermento
sumo e raspa de duas laranjas pequenas
1 colher de sopa de sementes de papoila
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de gengibre em pó

Fiz assim:

Bati o açúcar com o creme de soja. Juntei a farinha, as especiarias e o fermento, e continuei a bater. Depois, adicionei o sumo e a raspa das laranjas. Bati as claras em castelo, e envolvi naquele preparado, assim como as sementes de papoila. Levei ao forno, pré-aquecido a 170º, função ventoinha, durante 35 minutos.

O bolo ficou muito fofinho, e com um sabor muito agradável, graças à acção dos citrinos e das especiarias. Acompanhei com chá rooibos aromatizado com laranja e especiarias, para acentuar os aromas do bolo. :)




quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mini-quiches doces de maçã


Esta receita é tão simples e rápida de fazer, como será de escrever, e como foi de comer! :)

Tinha no frigorífico uma pequena sobra de massa quebrada, e não sabia o que lhe havia de fazer. E havia duas pequenas maçãs, já bastante enrugadas, na fruteira. Nem pensei duas vezes: iria preparar uma sobremesa com estes dois ingredientes. Não tinha massa suficiente para fazer uma tarte, e não queria perder muito tempo, portanto, teria de ser algo mais simples. Lembrei-me da base que uso, habitualmente, para fazer as quiches salgadas: leite, ovos, sal e pimenta. Estava decidido: seria uma quiche doce, porque para isso bastaria trocar o sal e a pimenta por açúcar e canela!

Usei:

Massa quebrada
2 maçãs pequenas
1 ovo pequeno
100 ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar mascavado claro
1 colher de chá de canela em pó

Fiz assim:

Forrei pequenas formas de quiche com papel vegetal e a massa quebrada, de modo a que a massa aderisse bem às forminhas. 
Descasquei as maçãs, cortei-as em cubinhos, e coloquei-os dentro dos cestinhos de massa quebrada, e depois comecei a preparar o creme: bati o ovo com o leite, adicionei o açúcar e a canela, e misturei bem. Coloquei o preparado por cima das maçãs, e levei ao forno, durante 20m. 
Servi ainda morno, e foi um sucesso! Adoro quando as pequenas coisas da vida me fazem sentir tão enormemente satisfeita! :)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bolinhos de Côco com Pepitas de Chocolate


Os bolinhos de côco são um daqueles doces tradicionais portugueses que todos sabem fazer. Recordo-me de comer estes docinhos maravilhosos desde sempre. A minha avó fazia-os muitas vezes, e eram presença regular nas mesas de festa, como nos aniversários e Natal. Tal como a minha avó, eu também os faço muitas vezes, e continuam a ser uma tradição na mesa de Natal. Num destes últimos dias chuvosos e mais frios, lembrei-me de que faltavam cerca de dois meses para celebrar a minha festa favorita, o Natal. E lembrei-me da minha avó, com quem já não posso partilhar a mesa , as iguarias, o convívio, o conforto, o carinho, mas cuja terna memória trago sempre comigo. Lembrei-me também da minha tia, que me ensinou a fazer estes maravilhosos montinhos dourados, e com quem já não me é possível partilhar doces, receitas, ou conversas...
A avó e a tia certamente não conceberiam que eu adicionasse chocolate aos seus coquinhos. Contudo, nesse dia deu-me para experimentar incorporar umas pepitas de chocolate à massa amarelinha e brilhante, mesmo antes de a colocar nas forminhas, e acho que os bolinhos ficaram bons, e que elas iriam gostar. :)

Usei:

200 gr de côco ralado
150 gr de açúcar
2 ovos
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 pitada de canela em pó
Pepitas de chocolate

Fiz assim:

Numa taça, misturei os ingredientes secos. De seguida, incorporei a manteiga, o leite e os ovos, um a um. Mexi bem, com um garfo, até obter uma massa húmida e amarela. Adicionei as pepitas de chocolate à massa e, com a ajuda de uma colher de chá, inseri pequenas quantidades de massa em pequenas forminhas de papel plissado. Coloquei as formas num tabuleiro, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, até que os bolinhos ficassem dourados. 

domingo, 21 de outubro de 2012

Creme de Cogumelos e Castanhas


Este creme é absolutamente delicioso, e transformou-se já numa das sopas a repetir muitas vezes neste Outono!

Usei:

Um talo de alho francês
Uma batata pequena
1 dente de alho 
Uma embalagem de cogumelos de Paris frescos
10 castanhas (usei já cozidas, que tinham sobrado de um dos meus jantares preferidos durante o Outono: castanhas cozidas, ou assadas!:)
Azeite
Sal e pimenta preta
Salsa

Fiz assim:

Descasquei a batata e as castanhas, e cortei a batata em rodelas. Lavei o alho francês e cortei-o em fatias, assim como os cogumelos. Coloquei estes ingredientes numa panela, e refoguei-os no azeite, juntamente com o alho picado. Temperei de sal, cobri tudo com água a ferver, e deixei cozinhar durante 20 minutos. Depois passei a sopa com a varinha mágica, até ficar bem cremosa. Servi com um pouco de salsa picada por cima.