Este é um espaço de partilha de alguns dos resultados dos muitos momentos de lazer passados em redor dos tachos e panelas.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Risotto de Abóbora Assada, Cogumelos e Espinafres
Sou uma grande fã de risottos, pela sua cremosidade e versatilidade. Adoro queijo derretido, e no risotto sabe tão bem! O meu problema em publicar receitas de risotto é apenas um: raramente tenho tempo para tirar fotos ao prato, porque olho para o queijinho derretido, e não penso em mais nada, só me ocorre devorá-lo enquanto está quentinho! :)
Este risotto ficou muito bom. Pensei em confeccioná-lo apenas com cogumelos e espinafres, mas tinha um pedaço de abóbora-menina assada que tinha sobrado e estava no frigorífico a aguardar pelo seu destino, que acabou por ser este formoso prato!
Usei:
Um pedaço de abóbora-menina assada
10 cogumelos portobello, pequenos
Folhas de espinafre
Arroz para risotto
Cebola e alho picados
Azeite
Sal, pimenta preta
1 cubo de caldo biológico de legumes desfeito em água quente
4 colheres de sopa de vinho branco
1 noz de manteiga
Queijo parmesão ralado
Nozes
Fiz assim:
Comecei por lavar bem as folhas de espinafre e os cogumelos, e cortei os cogumelos em fatias. Descasquei a cebola e o alho, piquei-os, e refoguei-os em azeite, até ficarem translúcidos. Juntei os cogumelos e os espinafres, temperei de sal, e deixei refogar durante uns 5 minutos. Adicionei o arroz, mexi bem, e juntei o vinho, até que evaporasse. Depois, segui o procedimento normal de cozedura do arroz deste cariz: fui mexendo e regando com o caldo de legumes, numa proporção do dobro do caldo em relação ao volume do arroz, durante cerca de 15 minutos. Quando o tempo de cozedura expirou, retirei o tacho do lume, adicionei a manteiga, e mexi mais uma vez. Juntei parmesão acabado de ralar, voltei a mexer, para ficar derretido, e polvilhei um pouco mais de queijo por cima, e também umas nozes partidas.
Nham! :)
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Espirais com Cogumelos Secos, Tomate e Brócolos
Os cogumelos são um dos alimentos mais consumidos cá em casa, sejam salteados, estufados, recheados, em risotto, em sopas e cremes, com ovos mexidos, em massas, ou em frittatas. Já experimentei diversas variedades de cogumelos, e gostei de todas: simplesmente, adoro cogumelos!
Há uma espécie que consumo com frequência, os "suillus luteus", que costumo comprar secos, nas lojas de comércio justo. São cogumelos muito saborosos, "carnudos" e viciantes! Desta vez, fi-los salteados com massa, brócolos, e um toque de tomate de fresco cru, para contrastar com os ingredientes cozinhados.
Delicioso!
Usei:
Cogumelos secos "suillus luteus"
Cogumelos de Paris, frescos
Espirais
Brócolos
Tomate chucha
Queijo ralado
Azeite
Alho
Manteiga
Salsa picada
Sal e pimenta preta
Fiz assim:
Comecei por demolhar os cogumelos em água quente, durante cerca de 5m, até amolecerem, e depois deixei arrefecer. Cozi as espirais e os brócolos em água a ferver temperada de sal e um fio de azeite, e reservei. Lavei e arranjei os cogumelos de Paris, e salteei-os em azeite e alho. Juntei os cogumelos previamente demolhados, adicionei uma colher de sopa de manteiga, e temperei de sal e pimenta preta. Escorri a massa, temperei-a com um pouco de azeite e pimenta preta, e juntei-lhe os brócolos escorridos, os cogumelos salteados, e o tomate cortado em gomos. Polvilhei com um pouco de queijo ralado, e salsa picada. Envolvi tudo, e servi.
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Bolo de Claras com Laranja, Especiarias e Papoila
No fim de semana fiz um pudim, para uma reunião de família, e sobraram-me as claras de ovo, que eram onze, no total. Aproveitei para fazer dois bolos, um com laranja e especiarias, e outro com côco e chocolate.
Para este bolo, usei:
6 claras de ovo
180 gr de açúcar
150 gr de farinha com fermento
100 gr de creme de soja para barrar
1 colher de chá de fermento
sumo e raspa de duas laranjas pequenas
1 colher de sopa de sementes de papoila
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de gengibre em pó
Fiz assim:
Bati o açúcar com o creme de soja. Juntei a farinha, as especiarias e o fermento, e continuei a bater. Depois, adicionei o sumo e a raspa das laranjas. Bati as claras em castelo, e envolvi naquele preparado, assim como as sementes de papoila. Levei ao forno, pré-aquecido a 170º, função ventoinha, durante 35 minutos.
O bolo ficou muito fofinho, e com um sabor muito agradável, graças à acção dos citrinos e das especiarias. Acompanhei com chá rooibos aromatizado com laranja e especiarias, para acentuar os aromas do bolo. :)
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Mini-quiches doces de maçã
Esta receita é tão simples e rápida de fazer, como será de escrever, e como foi de comer! :)
Tinha no frigorífico uma pequena sobra de massa quebrada, e não sabia o que lhe havia de fazer. E havia duas pequenas maçãs, já bastante enrugadas, na fruteira. Nem pensei duas vezes: iria preparar uma sobremesa com estes dois ingredientes. Não tinha massa suficiente para fazer uma tarte, e não queria perder muito tempo, portanto, teria de ser algo mais simples. Lembrei-me da base que uso, habitualmente, para fazer as quiches salgadas: leite, ovos, sal e pimenta. Estava decidido: seria uma quiche doce, porque para isso bastaria trocar o sal e a pimenta por açúcar e canela!
Usei:
Massa quebrada
2 maçãs pequenas
1 ovo pequeno
100 ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar mascavado claro
1 colher de chá de canela em pó
Fiz assim:
Forrei pequenas formas de quiche com papel vegetal e a massa quebrada, de modo a que a massa aderisse bem às forminhas.
Descasquei as maçãs, cortei-as em cubinhos, e coloquei-os dentro dos cestinhos de massa quebrada, e depois comecei a preparar o creme: bati o ovo com o leite, adicionei o açúcar e a canela, e misturei bem. Coloquei o preparado por cima das maçãs, e levei ao forno, durante 20m.
Servi ainda morno, e foi um sucesso! Adoro quando as pequenas coisas da vida me fazem sentir tão enormemente satisfeita! :)
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Bolinhos de Côco com Pepitas de Chocolate
Os bolinhos de côco são um daqueles doces tradicionais portugueses que todos sabem fazer. Recordo-me de comer estes docinhos maravilhosos desde sempre. A minha avó fazia-os muitas vezes, e eram presença regular nas mesas de festa, como nos aniversários e Natal. Tal como a minha avó, eu também os faço muitas vezes, e continuam a ser uma tradição na mesa de Natal. Num destes últimos dias chuvosos e mais frios, lembrei-me de que faltavam cerca de dois meses para celebrar a minha festa favorita, o Natal. E lembrei-me da minha avó, com quem já não posso partilhar a mesa , as iguarias, o convívio, o conforto, o carinho, mas cuja terna memória trago sempre comigo. Lembrei-me também da minha tia, que me ensinou a fazer estes maravilhosos montinhos dourados, e com quem já não me é possível partilhar doces, receitas, ou conversas...
A avó e a tia certamente não conceberiam que eu adicionasse chocolate aos seus coquinhos. Contudo, nesse dia deu-me para experimentar incorporar umas pepitas de chocolate à massa amarelinha e brilhante, mesmo antes de a colocar nas forminhas, e acho que os bolinhos ficaram bons, e que elas iriam gostar. :)
Usei:
200 gr de côco ralado
150 gr de açúcar
2 ovos
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 pitada de canela em pó
Pepitas de chocolate
Fiz assim:
Numa taça, misturei os ingredientes secos. De seguida, incorporei a manteiga, o leite e os ovos, um a um. Mexi bem, com um garfo, até obter uma massa húmida e amarela. Adicionei as pepitas de chocolate à massa e, com a ajuda de uma colher de chá, inseri pequenas quantidades de massa em pequenas forminhas de papel plissado. Coloquei as formas num tabuleiro, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, até que os bolinhos ficassem dourados.
domingo, 21 de outubro de 2012
Creme de Cogumelos e Castanhas
Este creme é absolutamente delicioso, e transformou-se já numa das sopas a repetir muitas vezes neste Outono!
Usei:
Um talo de alho francês
Uma batata pequena
1 dente de alho
Uma embalagem de cogumelos de Paris frescos
10 castanhas (usei já cozidas, que tinham sobrado de um dos meus jantares preferidos durante o Outono: castanhas cozidas, ou assadas!:)
Azeite
Sal e pimenta preta
Salsa
Fiz assim:
Descasquei a batata e as castanhas, e cortei a batata em rodelas. Lavei o alho francês e cortei-o em fatias, assim como os cogumelos. Coloquei estes ingredientes numa panela, e refoguei-os no azeite, juntamente com o alho picado. Temperei de sal, cobri tudo com água a ferver, e deixei cozinhar durante 20 minutos. Depois passei a sopa com a varinha mágica, até ficar bem cremosa. Servi com um pouco de salsa picada por cima.
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Tarte Invertida de Pescada e Legumes
Não sou fã de peixe cozido, mas assim que vi os primeiros grelos da época, no mercado, senti uma vontade incomensurável de trazer comigo um molho deles, e de comê-los cozidos, com ovo e pescada. Assim fiz, e dessa refeição sobraram alguns grelos, pescada, ovo, batata e cenoura, ingredientes com os quais fiz esta tarte a que chamei de invertida, pois só usei a massa folhada para cobrir a tarte, e não como base. Ficou muito saboroso, e foi uma óptima forma de aproveitar as sobras.
E vocês, como aproveitam sobras de peixe e/ou legumes cozidos?Usei:
Sobras de pescada, de grelos, ovo, batata e cenoura cozidos
1 placa de massa folhada
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite
Sal e pimenta preta
Ovo batido para pincelar a massa folhada
Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 200º. Num tachinho, alourei no azeite a folha de louro, a cebola cortada em gomos, e o alho picadinho. Envolvi na cebolada o peixe desfiado e livre de espinhas, as batatas esmagadas, a cenoura cortada em cubos, o ovo cozido e os grelos picados. Temperei com uma pitada de sal e outra de pimenta preta, coloquei o preparado numa tarteira de pirex, e cobri com a massa folhada, que pincelei com ovo batido. Levei ao forno durante 20m, até a massa crescer e ficar douradinha.
Bom apetite!
Subscrever:
Mensagens (Atom)