terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tarte Invertida de Pescada e Legumes


Não sou fã de peixe cozido, mas assim que vi os primeiros grelos da época, no mercado, senti uma vontade incomensurável de trazer comigo um molho deles, e de comê-los cozidos, com ovo e pescada. Assim fiz, e dessa refeição sobraram alguns grelos, pescada, ovo, batata e cenoura, ingredientes com os quais fiz esta tarte a que chamei de invertida, pois só usei a massa folhada para cobrir a tarte, e não como base. Ficou muito saboroso, e foi uma óptima forma de aproveitar as sobras.
E vocês, como aproveitam sobras de peixe e/ou legumes cozidos?

Usei:

Sobras de pescada, de grelos, ovo, batata e cenoura cozidos
1 placa de massa folhada
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite
Sal e pimenta preta
Ovo batido para pincelar a massa folhada

Fiz assim:


Pré-aqueci o forno a 200º. Num tachinho, alourei no azeite a folha de louro, a cebola cortada em gomos, e o alho picadinho. Envolvi na cebolada o peixe desfiado e livre de espinhas, as batatas esmagadas, a cenoura cortada em cubos, o ovo cozido e os grelos picados. Temperei com uma pitada de sal e outra de pimenta preta, coloquei o preparado numa tarteira de pirex, e cobri com a massa folhada, que pincelei com ovo batido. Levei ao forno durante 20m, até a massa crescer e ficar douradinha.
Bom apetite!


domingo, 14 de outubro de 2012

Pudim de Pão e Chocolate



Adoro assistir a programas de televisão dedicados à culinária, e sou fã incondicional dos programas do Jamie Oliver, da Nigella Lawson, e do Henrique Sá-Pessoa. O canal SIC Mulher inclui na sua grelha programas deste género, de segunda a sexta-feira, mas nem sempre tenho tempo, durante a semana, para os  ver com a regularidade que gostava. A solução é gravar tudo, e ver à sexta-feira à noite, ou no fim de semana. Nesta última sexta-feira, pus em dia três dos programas da Nigella, "Na Cozinha com Nigella". Num desses programas, a Nigella fez um pudim de pão com gotas de chocolate, para aproveitar pão seco. Eu sou muito céptica em relação a receitas que envolvem pão amolecido (não consigo comer açordas, nem rabanadas, por exemplo), mas este pudim tinha chocolate, e como sou chocoholic assumida, pensei em experimentar a receita, e dar uma oportunidade ao pão ensopado. E não me arrependi! A Nigella fez a receita para sobremesa. Eu decidi fazê-la para o pequeno-almoço, e soube-me muito bem com er este pão doce, acompanhado de uma chávena de bebida de cereais quentinha!
Como quase sempre faço, ora por não ter todos os ingredientes necessários, ora por gostar de imprimir um cunho pessoal às receitas, alterei alguns dos ingredientes propostos pela Nigella. Por exemplo, ela sugere que se use leite gordo, e eu usei magro, porque não gosto de leite gordo. Também não utilizei natas, mas sim iogurte natural. E prescindi do rum, que substituí por essência de baunilha. Por fim, acrescentei canela em pó, que não faz parte da receita original, mas que conferiu um aroma maravilhoso ao pudim!

Usei:

250 gr de pão seco (usei pão integral com sementes e cereais)
100 gr de chocolate preto
50 gr de açúcar amarelo
500 ml de leite magro
1 iogurte natural
1 colher de chá de essência de baunilha
3 ovos
2 colheres de sopa de açúcar integral mascavado claro para polvilhar
Canela q.b.

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 170º. Parti o pão em cubos, e dispus os cubos numa tarteira de pirex. Numa taça, verti o leite, os ovos, o açúcar, o iogurte e a baunilha, e mexi bem, com uma vara de arames, até ter obter uma mistura amarela e consistente. Verti este líquido sobre os cubos de pão e, com a ajuda de um garfo, fiz pressão sobre o pão, de modo a que absorvesse o líquido, e deixei repousar durante 10 minutos. Entretanto, cortei o chocolate em pedaços pequenos. Voltei a fazer pressão sobre o pão, e envolvi o chocolate. Polvilhei tudo com o açúcar (a Nigella aconselha açúcar demerara, mas eu não tinha, por isso, usei integral mascavado claro, do Comércio Justo, que é excelente!) e a canela, e levei ao forno, durante 30 minutos. 
Fica mesmo muito bom, graças aos pedaços de chocolate derretido, e aos aromas da baunilha e da canela. Quanto ao pão, fiquei convencida. O meu problema com o pão amolecido é a textura, que não me agrada nada. Neste caso,  quiçá por ter usado pão com cereais e sementes, a textura era crocante, e não me fez tanta impressão. Foi um excelente pequeno-almoço de fim de semana!






domingo, 7 de outubro de 2012

Tarte de Côco com Pepitas de Chocolate


Domingo de Outono, com temperatura amena, embora o sol já não esteja tão forte e quentinho como no Verão. Pensei que, face a este cenário, facilmente iria resistir à tentação habitual de domingo, de ligar o forno  e fazer um bolo. Estava enganada: assim que começou a anoitecer, a temperatura baixou, e ligar o forno para aquecer a casa pareceu-me logo uma grande ideia! :) Da minha cozinha saiu esta simples, mas muito boa, tarte de côco com pepitas de chocolate.

Usei:

Uma base de massa folhada
125 gr de côco ralado
200 gr de açúcar
3 ovos inteiros
1 colher de sopa de amido de milho (tipo maizena)
Pepitas de chocolate, ou chocolate preto granulado

Fiz assim:

Estendi a massa folhada, conservando o papel vegetal, numa tarteira. Pré-aqueci o forno a 200º. Misturei o côco com o açúcar e o amido. Adicionei os ovos e mexi bem. Envolvi as pepitas na massa, e recheei a massa folhada com este preparado. Levei ao forno, durante cerca de 25 minutos, até a massa cozinhar, e o recheio dourar.
O resultado é muito agradável, porque a camada de doce que cobre a massa é muito cremosa e húmida. Segue-se uma camada mais crocante, pela acção das pepitas de chocolate, e o contraste entre ambas as camadas funciona muito bem.



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Scones de Iogurte e Leite de Côco



Chegou o Outono, a minha estação do ano favorita. Adoro as cores que marcam esta época: os castanhos, os vermelhos e os dourados que pintam as folhas que se vão soltando das árvores. Maravilho-me com a cor vibrante das abóboras, dos marmelos, das romãs e dos dióspiros, e delicio-me com a marmelada, a geleia de marmelo, o doce de abóbora, e as castanhas. Encantam-me os passeios nas praias semi-desertas, e sentir o cheiro a maresia. Vibro com as caminhadas entre as folhas que se amontoam nas ruas e parques. Fazer as folhas estalar sob os nossos passos é uma brincadeira que repito anualmente, desde criança!
Por cá, o frio ainda não chegou em força, mas já se vai sentindo, especialmente de manhã, e ao início da noite. E isso dá-me uma tremenda vontade de beber um chá bem quentinho. Fi-lo no passado domingo, bem outonal e chuvoso, com uns scones de iogurte e côco a acompanhar, depois de uma breve passagem por um café envidraçado, em cima da praia, no qual pude contemplar a chuva a cair, enquanto lia o jornal e bebia um chocolate quente. Perfeito!

A inspiração para os scones de iogurte veio daqui: http://paracozinhar.blogspot.pt/2009/11/scones-de-iogurte.html. Habitualmente, altero sempre as receitas que quero reproduzir, e esta não foi excepção: saíram uns delicados scones de iogurte com leite de côco!

Usei:

1 chávena e meia de farinha com fermento
1/2 chávena de côco ralado
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de leite de côco
1 iogurte de côco

Fiz assim:

Comecei por pré-aquecer o forno, a 180º. Depois, foi tempo de amolecer a manteiga, com a preciosa e rápida ajuda prestada pelo micro-ondas. Juntei à manteiga os restantes ingredientes, e mexi muito bem, com a ajuda de uma colher de pau. Coloquei um tapete de silicone no fundo de um tabuleiro, e nele dispus pequenas colheradas de massa, deixando um espaço livre entre elas, de modo a que os scones não ficassem "colados" uns nos outros. Polvilhei alguns dos scones com um pouco de canela em pó. Levei ao forno, durante 15 minutos, e comi-os bem quentinhos, com uma chávena de chá a fumegar. 

Desejo a todas e todos um Outono muito feliz! :)




sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tarte de Curgete com Alfarroba, Mel e Café




Este ano, ofereceram-me duas curgetes gigantes. Tão grandes, que mais parecem abóboras! Congelei uma grande parte, para ir consumindo em sopas e estufados. A restante tem sido usada em salteados e saladas. Mas o primeiro destino que lhe dei foi esta tarte. Apesar de já ter comido deliciosos bolos de chocolate com curgete, as minhas duas tentativas anteriores de fazer bolos com curgete não foram muito bem sucedidas. Os bolos ficaram com uma textura muito mole, como se a massa não tivesse sido cozinhada. Porém, achei que devia tentar novamente, e pensei em fazer o tal bolo de curgete  e chocolate. Mas, olhando para a estante onde repousam os livros de culinária, rapidamente mudei de ideias: iria fazer um bolo de curgete com alfarroba. O meu livro de receitas com farinha de alfarroba assim o ditou, embora a receita que apresento não seja retirada de lá. Do livro, obtive a ideia de juntar  a alfarroba com o mel, o café e a canela. E foi um casamento feliz!  :)
Ainda bem que não desisti de utilizar a curgete em receitas doces, porque esta tarte ficou mesmo muito boa! Muito cremosa, muito fresca, e doce q.b. Adorei!
Outra coisa que adoro, é o Outono. A minha estação do ano favorita chega hoje. Dou-lhe as boas vindas com esta tarte!

Usei:

300 gr de curgete, descascada
250 gr de farinha com fermento
200 gr de açúcar amarelo
50 gr de farinha de alfarroba
100 ml de leite de soja
100 gr de manteiga
1 colher de sopa de pó de café solúvel
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de essência de baunilha
2 colheres de sopa de sementes de linhaça 
2 colheres de sopa de mel
2 ovos
Açúcar em pó para polvilhar

Fiz assim:

Coloquei a curgete fatiada no processador, e triturei até ficar bem ralada. Juntei o leite de soja, o mel, os ovos, e a manteiga em pedaços, e triturei novamente. Adicionei o açúcar e a baunilha, e dei mais uns toques no processador, a uma velocidade alta, para misturar bem todos os ingredientes. Misturei o café, a canela, as sementes e a alfarroba à farinha de trigo, e juntei este preparado ao creme. Depois mexi bem,com uma espátula, e coloquei o creme numa forma de  tarte, em alumínio, previamente untada com óleo e polvilhada com farinha de alfarroba (usei esta farinha para polvilhar a forma, com o intuito de evitar que a tarte  ficasse "esbranquiçada" por fora e escura por dentro!:), e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. 
Retirei a tarte do forno, e deixei arrefecer. Por fim, polvilhei-a com açúcar em pó. Parecia uma enorme broa de mel, embora o sabor e a textura sejam muito diferentes. :)




sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Salada de Quinoa com Tomate e Delícias do Mar


A quinoa é um cereal que me agrada bastante, tanto para rechear legumes, como para fazer saladas. Esta salada é muito simples, com poucos ingredientes, mas muito saborosa. Ideal para o regresso de um dia de praia, por exemplo. Enquanto se toma banho, a quinoa e o feijão verde cozem, e as delícias do mar descongelam. E depois do banho, é só cortar os tomatinhos e o pepino, juntar todos os ingredientes, temperar, e comer! :)

Usei:

1 chávena de quinoa
2 chávenas de água a ferver
Metade de um pepino pequeno
6 tomates cereja
6 delícias do mar
Feijão verde
1 pitada de sal
Azeite e vinagre

Fiz assim:

Retirei as delícias do mar do congelador, e deixei descongelar. Cozi a quinoa e o feijão verde cortado na água a ferver, temperada de sal, durante 10 minutos. Escorri a água da cozedura, soltei os grãos de quinoa, com a ajuda de um garfo, e deixei arrefecer, enquanto preparava os restantes ingredientes da salada. Lavei os tomates cereja, cortei-os ao meio, e coloquei-os no prato de servir. Cortei o pepino e as delícias em quadrados, e juntei-os aos tomatinhos. Adicionei a quinoa e o feijão verde, temperei de azeite e vinagre, misturei tudo, e ficou pronto!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Salada de Cenoura e Morangos com Queijo de Cabra


Final deste Verão:  dias mais curtos, o Outono a chegar, e o calor a teimar em ficar. Continua a apetecer-me salada. Recentemente, saiu esta.

Usei:

1 cenoura em fitas largas, como se fosse tagliatele
4 morangos, lavados e cortados
Canónigos
Azeitonas
Queijo de cabra, tipo Palhais
Nozes
Sal e pimenta
Azeite e vinagre balsâmico
Cominhos
Sumo de limão

Fiz assim:

Lavei bem os morangos, e cortei-os em fatias. Raspei a casca à cenoura e, com um cortador, fiz as fitas, que temperei com sal refinado, sumo de limão, e uma pitada de cominhos. Lavei e enxuguei os canónigos. Parti o queijo em quadrados pequenos. Descasquei as nozes, e parti-as em metades. Juntei todos os ingredientes numa taça, temperei de sal, pimenta, azeite e vinagre, e servi.