sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tarte de Curgete com Alfarroba, Mel e Café




Este ano, ofereceram-me duas curgetes gigantes. Tão grandes, que mais parecem abóboras! Congelei uma grande parte, para ir consumindo em sopas e estufados. A restante tem sido usada em salteados e saladas. Mas o primeiro destino que lhe dei foi esta tarte. Apesar de já ter comido deliciosos bolos de chocolate com curgete, as minhas duas tentativas anteriores de fazer bolos com curgete não foram muito bem sucedidas. Os bolos ficaram com uma textura muito mole, como se a massa não tivesse sido cozinhada. Porém, achei que devia tentar novamente, e pensei em fazer o tal bolo de curgete  e chocolate. Mas, olhando para a estante onde repousam os livros de culinária, rapidamente mudei de ideias: iria fazer um bolo de curgete com alfarroba. O meu livro de receitas com farinha de alfarroba assim o ditou, embora a receita que apresento não seja retirada de lá. Do livro, obtive a ideia de juntar  a alfarroba com o mel, o café e a canela. E foi um casamento feliz!  :)
Ainda bem que não desisti de utilizar a curgete em receitas doces, porque esta tarte ficou mesmo muito boa! Muito cremosa, muito fresca, e doce q.b. Adorei!
Outra coisa que adoro, é o Outono. A minha estação do ano favorita chega hoje. Dou-lhe as boas vindas com esta tarte!

Usei:

300 gr de curgete, descascada
250 gr de farinha com fermento
200 gr de açúcar amarelo
50 gr de farinha de alfarroba
100 ml de leite de soja
100 gr de manteiga
1 colher de sopa de pó de café solúvel
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de essência de baunilha
2 colheres de sopa de sementes de linhaça 
2 colheres de sopa de mel
2 ovos
Açúcar em pó para polvilhar

Fiz assim:

Coloquei a curgete fatiada no processador, e triturei até ficar bem ralada. Juntei o leite de soja, o mel, os ovos, e a manteiga em pedaços, e triturei novamente. Adicionei o açúcar e a baunilha, e dei mais uns toques no processador, a uma velocidade alta, para misturar bem todos os ingredientes. Misturei o café, a canela, as sementes e a alfarroba à farinha de trigo, e juntei este preparado ao creme. Depois mexi bem,com uma espátula, e coloquei o creme numa forma de  tarte, em alumínio, previamente untada com óleo e polvilhada com farinha de alfarroba (usei esta farinha para polvilhar a forma, com o intuito de evitar que a tarte  ficasse "esbranquiçada" por fora e escura por dentro!:), e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. 
Retirei a tarte do forno, e deixei arrefecer. Por fim, polvilhei-a com açúcar em pó. Parecia uma enorme broa de mel, embora o sabor e a textura sejam muito diferentes. :)




sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Salada de Quinoa com Tomate e Delícias do Mar


A quinoa é um cereal que me agrada bastante, tanto para rechear legumes, como para fazer saladas. Esta salada é muito simples, com poucos ingredientes, mas muito saborosa. Ideal para o regresso de um dia de praia, por exemplo. Enquanto se toma banho, a quinoa e o feijão verde cozem, e as delícias do mar descongelam. E depois do banho, é só cortar os tomatinhos e o pepino, juntar todos os ingredientes, temperar, e comer! :)

Usei:

1 chávena de quinoa
2 chávenas de água a ferver
Metade de um pepino pequeno
6 tomates cereja
6 delícias do mar
Feijão verde
1 pitada de sal
Azeite e vinagre

Fiz assim:

Retirei as delícias do mar do congelador, e deixei descongelar. Cozi a quinoa e o feijão verde cortado na água a ferver, temperada de sal, durante 10 minutos. Escorri a água da cozedura, soltei os grãos de quinoa, com a ajuda de um garfo, e deixei arrefecer, enquanto preparava os restantes ingredientes da salada. Lavei os tomates cereja, cortei-os ao meio, e coloquei-os no prato de servir. Cortei o pepino e as delícias em quadrados, e juntei-os aos tomatinhos. Adicionei a quinoa e o feijão verde, temperei de azeite e vinagre, misturei tudo, e ficou pronto!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Salada de Cenoura e Morangos com Queijo de Cabra


Final deste Verão:  dias mais curtos, o Outono a chegar, e o calor a teimar em ficar. Continua a apetecer-me salada. Recentemente, saiu esta.

Usei:

1 cenoura em fitas largas, como se fosse tagliatele
4 morangos, lavados e cortados
Canónigos
Azeitonas
Queijo de cabra, tipo Palhais
Nozes
Sal e pimenta
Azeite e vinagre balsâmico
Cominhos
Sumo de limão

Fiz assim:

Lavei bem os morangos, e cortei-os em fatias. Raspei a casca à cenoura e, com um cortador, fiz as fitas, que temperei com sal refinado, sumo de limão, e uma pitada de cominhos. Lavei e enxuguei os canónigos. Parti o queijo em quadrados pequenos. Descasquei as nozes, e parti-as em metades. Juntei todos os ingredientes numa taça, temperei de sal, pimenta, azeite e vinagre, e servi.





segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Batido de Melancia com Hortelã



Melancia e hortelã: para mim, uma combinação perfeita! Já tinha experimentado em saladas, e agora testei neste batido. Ficou muito bom, extremamente refrescante! Fi-lo para o pequeno-almoço, para começar o dia de uma forma leve e deliciosa. :)

Usei:

1 fatia de melancia vermelha, sem sementes, descascada, e acabada de sair do frigorífico
1 copo de leite magro bem fresco
2 folhas de hortelã grandes

Fiz assim:

Parti a melancia em quadrados, e coloquei num copo misturador. Juntei a hortelã lavada e cortada em pedaços, e cobri tudo com o leite. Triturei bem, e bebi logo de seguida.





sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Bacalhau com Natas


Bacalhau com natas? É um clássico! Julgo que todos o fazem, e suspeito que cada um tem a sua versão. Esta é a minha...

Usei:

1 embalagem de migas de bacalhau
4 batatas médias
1 curgete média
1 cebola grande
3 dentes de alho grandes
1 folha de louro
1 frasco de creme de soja para culinária
1 colher de sopa de farinha maizena
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
Azeite
Sal e pimenta
Alho em pó
Noz-moscada

Fiz assim:

Demolhei as migas de bacalhau, mudando a água por diversas vezes, até que o sal desaparecesse. Descasquei as batatas e a curgete, e cortei-as em palitos não muito finos (optei por usar curgete por duas razões: primeiro, porque tenho imensas em casa; e também porque substituem muito bem a batata, ninguém notou que havia curgete e batata... :). Lavei e sequei as batatas e a curgete, e fritei-as no azeite, a que juntei uma pitada de sal, e um dente de alho esmagado, com a casca (deixei a casca para que o alho não carbonizasse durante a fritura). Assim que as batatas ficaram douradinhas, retirei-as da frigideira, e escorri-as em papel absorvente. No azeite em que fritaram as batatas, alourei a cebola e os restantes dentes de alho, cortados em rodelas. Adicionei o louro, e juntei o bacalhau, bem escorrido, à cebolada, e refoguei durante dois minutos. De seguida, coloquei  a mistura de bacalhau, cebola e azeite num pirex grande, e juntei-lhe a mistura de batatas e curgete. Numa taça própria para micro-ondas, envolvi a maizena no creme de soja, e juntei-lhe a mostarda, uma pitada de sal e outra de pimenta. Levei ao micro-ondas, em potência média, durante 1 minuto. Depois envolvi este creme no bacalhau. Polvilhei tudo com um pouco de alho em pó e de noz-moscada, e mexi ligeiramente, para que os temperos se espalhassem uniformemente, e levei ao forno, pré-aquecido a 210º, durante 25 minutos.
Hum, que delícia! :)

sábado, 1 de setembro de 2012

Wraps de Filete de Cavala com Maionese de Laranja e Ervas


Há tempos, assisti a um episódio do "Ingrediente Secreto" dedicado às conservas. Ora eu sou grande fã de conservas, pois abrindo latas e latinhas, rapidamente se compõe uma refeição ligeira, em dias com menos tempo disponível para cozinhar, ou quando a vontade de fazê-lo é quase nula. Por isso, resolvi experimentar uma das propostas do chef Henrique Sá Pessoa, a sandes de cavala. Não fiz uma sandes, mas sim um wrap, e efectuei algumas alterações à sugestão do chef. Mas mantive a maionese, que é divinal!

Usei:

1 tortilha de milho, de compra
Folhas de alface
Metade de uma lata de filetes de cavala
1/2 cebola roxa
Tomate
Sal e pimenta
4 colheres de sopa de maionese
Raspa e sumo de 1/2 laranja
Um punhado de salsa
2 folhas de manjericão

Fiz assim:

No micro-ondas, aqueci a tortilha, a temperatura média, durante 1 minuto, e reservei. Num recipiente alto, introduzi a maionese, as ervas e a raspa e sumo de laranja. Triturei tudo com a varinha mágica. Barrei a tortilha com esta maionese. Escorri os filetes de cavala, e dispus na tortilha. Por cima, acondicionei a alface, e a cebola picada. Enrolei, prendi com um palito, e cortei a meio. Servi com rodelas de tomate. Delicioso!


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Creme de Abóbora com Canela e Malagueta



A abóbora e a as curgetes invadiram a minha cozinha, e tem sido um verdadeiro desafio encontrar formas diferentes de consumi-las. A mais tradicional tem sido a sopa. Desta vez, um creme de abóbora  enriquecido com o aroma quente da canela e da malagueta. Gostei muito!

Usei:

2 fatias de abóbora descascada e limpa de fios e sementes
1 cebola
1 malagueta fresca, limpa de sementes
1 pau de canela
Sal e azeite
Água

Fiz assim:

Refoguei a cebola e a abóbora no azeite, durante 2 minutos, depois de descascadas, lavadas e cortadas em pedaços. Temperei de sal, e adicionei o pau de canela e a malagueta, cortada em pequenos pedaços. Cobri com água a ferver, e deixei cozer, até a abóbora ficar macia. Retirei o pau de canela, e triturei a sopa, até obter um creme. Servi com hastes de cebolinho picado.