sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Salada de Quinoa com Tomate e Delícias do Mar


A quinoa é um cereal que me agrada bastante, tanto para rechear legumes, como para fazer saladas. Esta salada é muito simples, com poucos ingredientes, mas muito saborosa. Ideal para o regresso de um dia de praia, por exemplo. Enquanto se toma banho, a quinoa e o feijão verde cozem, e as delícias do mar descongelam. E depois do banho, é só cortar os tomatinhos e o pepino, juntar todos os ingredientes, temperar, e comer! :)

Usei:

1 chávena de quinoa
2 chávenas de água a ferver
Metade de um pepino pequeno
6 tomates cereja
6 delícias do mar
Feijão verde
1 pitada de sal
Azeite e vinagre

Fiz assim:

Retirei as delícias do mar do congelador, e deixei descongelar. Cozi a quinoa e o feijão verde cortado na água a ferver, temperada de sal, durante 10 minutos. Escorri a água da cozedura, soltei os grãos de quinoa, com a ajuda de um garfo, e deixei arrefecer, enquanto preparava os restantes ingredientes da salada. Lavei os tomates cereja, cortei-os ao meio, e coloquei-os no prato de servir. Cortei o pepino e as delícias em quadrados, e juntei-os aos tomatinhos. Adicionei a quinoa e o feijão verde, temperei de azeite e vinagre, misturei tudo, e ficou pronto!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Salada de Cenoura e Morangos com Queijo de Cabra


Final deste Verão:  dias mais curtos, o Outono a chegar, e o calor a teimar em ficar. Continua a apetecer-me salada. Recentemente, saiu esta.

Usei:

1 cenoura em fitas largas, como se fosse tagliatele
4 morangos, lavados e cortados
Canónigos
Azeitonas
Queijo de cabra, tipo Palhais
Nozes
Sal e pimenta
Azeite e vinagre balsâmico
Cominhos
Sumo de limão

Fiz assim:

Lavei bem os morangos, e cortei-os em fatias. Raspei a casca à cenoura e, com um cortador, fiz as fitas, que temperei com sal refinado, sumo de limão, e uma pitada de cominhos. Lavei e enxuguei os canónigos. Parti o queijo em quadrados pequenos. Descasquei as nozes, e parti-as em metades. Juntei todos os ingredientes numa taça, temperei de sal, pimenta, azeite e vinagre, e servi.





segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Batido de Melancia com Hortelã



Melancia e hortelã: para mim, uma combinação perfeita! Já tinha experimentado em saladas, e agora testei neste batido. Ficou muito bom, extremamente refrescante! Fi-lo para o pequeno-almoço, para começar o dia de uma forma leve e deliciosa. :)

Usei:

1 fatia de melancia vermelha, sem sementes, descascada, e acabada de sair do frigorífico
1 copo de leite magro bem fresco
2 folhas de hortelã grandes

Fiz assim:

Parti a melancia em quadrados, e coloquei num copo misturador. Juntei a hortelã lavada e cortada em pedaços, e cobri tudo com o leite. Triturei bem, e bebi logo de seguida.





sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Bacalhau com Natas


Bacalhau com natas? É um clássico! Julgo que todos o fazem, e suspeito que cada um tem a sua versão. Esta é a minha...

Usei:

1 embalagem de migas de bacalhau
4 batatas médias
1 curgete média
1 cebola grande
3 dentes de alho grandes
1 folha de louro
1 frasco de creme de soja para culinária
1 colher de sopa de farinha maizena
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
Azeite
Sal e pimenta
Alho em pó
Noz-moscada

Fiz assim:

Demolhei as migas de bacalhau, mudando a água por diversas vezes, até que o sal desaparecesse. Descasquei as batatas e a curgete, e cortei-as em palitos não muito finos (optei por usar curgete por duas razões: primeiro, porque tenho imensas em casa; e também porque substituem muito bem a batata, ninguém notou que havia curgete e batata... :). Lavei e sequei as batatas e a curgete, e fritei-as no azeite, a que juntei uma pitada de sal, e um dente de alho esmagado, com a casca (deixei a casca para que o alho não carbonizasse durante a fritura). Assim que as batatas ficaram douradinhas, retirei-as da frigideira, e escorri-as em papel absorvente. No azeite em que fritaram as batatas, alourei a cebola e os restantes dentes de alho, cortados em rodelas. Adicionei o louro, e juntei o bacalhau, bem escorrido, à cebolada, e refoguei durante dois minutos. De seguida, coloquei  a mistura de bacalhau, cebola e azeite num pirex grande, e juntei-lhe a mistura de batatas e curgete. Numa taça própria para micro-ondas, envolvi a maizena no creme de soja, e juntei-lhe a mostarda, uma pitada de sal e outra de pimenta. Levei ao micro-ondas, em potência média, durante 1 minuto. Depois envolvi este creme no bacalhau. Polvilhei tudo com um pouco de alho em pó e de noz-moscada, e mexi ligeiramente, para que os temperos se espalhassem uniformemente, e levei ao forno, pré-aquecido a 210º, durante 25 minutos.
Hum, que delícia! :)

sábado, 1 de setembro de 2012

Wraps de Filete de Cavala com Maionese de Laranja e Ervas


Há tempos, assisti a um episódio do "Ingrediente Secreto" dedicado às conservas. Ora eu sou grande fã de conservas, pois abrindo latas e latinhas, rapidamente se compõe uma refeição ligeira, em dias com menos tempo disponível para cozinhar, ou quando a vontade de fazê-lo é quase nula. Por isso, resolvi experimentar uma das propostas do chef Henrique Sá Pessoa, a sandes de cavala. Não fiz uma sandes, mas sim um wrap, e efectuei algumas alterações à sugestão do chef. Mas mantive a maionese, que é divinal!

Usei:

1 tortilha de milho, de compra
Folhas de alface
Metade de uma lata de filetes de cavala
1/2 cebola roxa
Tomate
Sal e pimenta
4 colheres de sopa de maionese
Raspa e sumo de 1/2 laranja
Um punhado de salsa
2 folhas de manjericão

Fiz assim:

No micro-ondas, aqueci a tortilha, a temperatura média, durante 1 minuto, e reservei. Num recipiente alto, introduzi a maionese, as ervas e a raspa e sumo de laranja. Triturei tudo com a varinha mágica. Barrei a tortilha com esta maionese. Escorri os filetes de cavala, e dispus na tortilha. Por cima, acondicionei a alface, e a cebola picada. Enrolei, prendi com um palito, e cortei a meio. Servi com rodelas de tomate. Delicioso!


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Creme de Abóbora com Canela e Malagueta



A abóbora e a as curgetes invadiram a minha cozinha, e tem sido um verdadeiro desafio encontrar formas diferentes de consumi-las. A mais tradicional tem sido a sopa. Desta vez, um creme de abóbora  enriquecido com o aroma quente da canela e da malagueta. Gostei muito!

Usei:

2 fatias de abóbora descascada e limpa de fios e sementes
1 cebola
1 malagueta fresca, limpa de sementes
1 pau de canela
Sal e azeite
Água

Fiz assim:

Refoguei a cebola e a abóbora no azeite, durante 2 minutos, depois de descascadas, lavadas e cortadas em pedaços. Temperei de sal, e adicionei o pau de canela e a malagueta, cortada em pequenos pedaços. Cobri com água a ferver, e deixei cozer, até a abóbora ficar macia. Retirei o pau de canela, e triturei a sopa, até obter um creme. Servi com hastes de cebolinho picado. 


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Salada de Melancia com Pepino e Queijo de Cabra



Mais uma salada com fruta e legumes de Verão. O travo doce da melancia conjuga-se bem com o sabor forte do queijo e a frescura do pepino. A hortelã e o limão fizeram o resto. É uma óptima salada para servir como entrada.

Usei:

Uma fatia de melancia
1/2 pepino
1/3 de queijo de cabra, tipo Palhais
Azeitonas pretas
Hortelã
Limão
Sal, azeite e pimenta preta

Fiz assim:

Descasquei a fatia de melancia, e parti-a em pedaços pequenos. Retirei uma parte da casca ao pepino, e cortei-o em fatias finas. Temperei o pepino com sal refinado, e melancia com sumo e raspa de meio limão, uma pitada de sal refinado, e pimenta preta. Salpiquei com folhas de hortelã bem picadinhas, e dispus a melancia e o pepino no prato. Adicionei o queijo cortado em cubos, e as azeitonas.
Reguei com um fio de azeite, e já está! Fica pronta em 5 minutos!