segunda-feira, 9 de julho de 2012

Bolo de Cerejas e Côco com Pepitas de Chocolate



Estão a ver o Monstro das Bolachas? Agora imaginem-no com cerejas. Sou eu! :) Adoro cerejas, adoooooro! São o meu fruto favorito. Entre Maio e Junho, raramente compro outra fruta que não a bela da cereja, vermelhinha ou bem amarelinha, rija, e muito saborosa. Este ano comi só 9 kg... :)
E aventurei-me a experimentar cerejas num bolo, aliando-as a uma das minhas outras predilecções, o chocolate. Mal posso esperar para repetir este bolo!

Usei:

20 cerejas, sem caroço e cortadas em pedaços pequenos
8 quadrados de chocolate preto, para culinária, partido em pedaços pequenos
1 iogurte natural açucarado
4 ovos
2 copos de iogurte de açúcar amarelo
3 copos de iogurte de farinha com fermento
2 colheres de sopa de côco ralado
2/3 copo de iogurte de óleo

Para a cobertura:
1/2 tablete de chocolate preto para culinária
4 colheres de sopa de leite magro
Cerejas para enfeitar

Fiz assim:

Comecei por descaroçar as cerejas e cortá-las em pedaços. Piquei o chocolate, com a ajuda de uma faca afiada. Numa taça, bati as gemas com o açúcar e o iogurte, até que se formasse um aveludado creme amarelo claro. Juntei o óleo, as cerejas cortadinhas, o côco  e o chocolate picado. Numa outra taça, bati as claras em castelo, e fui adicionando colheradas à mistura, intercalando com a farinha, até que tudo ficasse bem envolvido.
Levei ao forno pré-aquecido a 180º, numa forma sem buraco, durante 40 minutos. Depois de cozido, deixei arrefecer um pouco, antes de o cobrir com o creme de chocolate que preparei assim: parti o chocolate em pedaços para uma tacinha, adicionei o leite, e levei a derreter no micro-ondas. Cobri o bolo com este creme, e enfeitei com algumas cerejas reservadas para o efeito.
Hummm... :)






sexta-feira, 6 de julho de 2012

Salada de Verão "Fumada"


O Verão sabe a saladas, a fruta e a gelados. Nesta época, alimento-me quase exclusivamente dos tomates vermelhinhos, dos pimentos de todas as cores, das melancias maduras, das ameixas amarelinhas, das meloas, dos pêssegos, do melão, dos pepinos. E porque não juntar tudo numa maravilhosa salada?

Usei:

Folhas de alface verde e roxa
Tomate cereja cortados ao meio
Rodelas finas de pepino
Croutons de alho
Nozes
Tiras finas de pimento vermelho
Azeitonas pretas
Quadradinhos de meloa
Quadradinhos de melancia vermelha e de melancia amarela
2 ovinhos de codorniz cozidos
Salmão fumado (também já fiz com tofu fumado, e fica muito bom; mas o salmão fumado é um "guilty pleasure"...  costumo dizer que, se não existissem latinhas de atum e salmão fumado, facilmente seria vegetariana!)
Sementes de linhaça

Para o molho:
2 colheres de chá de azeite
1 pitada de sal refinado e de pimenta preta
1 colher de café de vinagre balsâmico
1colher de café de flocos de levedura de cerveja


Fiz assim:

Lavei e arranjei todos os vegetais. Descasquei e cortei a fruta, assim como os ovinhos. Coloquei todos os ingredientes num prato fundo. Numa chávena, misturei bem todos os ingredientes do molho, e verti-o sobre a salada. Salpiquei com sementes de sésamo, e mais um pouco de pimenta preta.

Bom apetite!

domingo, 1 de julho de 2012

Tofu Estufado com Molho Leve de Caril



Não aprecio molho de caril cujo sabor seja muito intenso. Não sou capaz de comer caril num restaurante indiano, por exemplo. Mas aprecio caril quando usado com moderação. Gosto de incorporá-lo como tempero em molhos e sopas. Como neste estufado de tofu.

Usei:

100 gr de tofu
Meia cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sobremesa de molho de soja
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de café de malagueta moída
1/2 colher de café de caril em pó
1 pequena lata de cogumelos
2 tiras de pimento vermelho
100 ml de leite de côco
Azeite

Fiz assim:

Num tachinho, aqueci o azeite, a que juntei a cebola e o alho. Cortei o tofu em cubos e temperei-o com o molho de soja. Lavei e cortei os cogumelos em fatias, e o pimento em quadradinhos. Juntei os cogumelos, o pimento e o tofu ao refogado. Temperei com a polpa de tomate, a malagueta e o caril.  Deixei cozinhar durante 10 minutos, em lume brando. Adicionei o leite de côco, envolvi bem, até que fervesse. Servi com arroz basmati.





domingo, 17 de junho de 2012

Bolo de Chocolate com Cobertura e Recheio de Brigadeiro


Este foi o bolo de aniversário que decidi fazer para a minha chocoholic favorita, no seu 25.º aniversário. Afinal, não é sempre que celebramos Bodas de Prata de nós próprios! :)
Julgo que foi uma aposta vencedora. Bolo de chocolate de textura húmida, recheio e cobertura de brigadeiro, e granulado de chocolate. Delicioso!


Usei:

3 chávenas de farinha com fermento
2 chávenas de açúcar amarelo
1 chávena de chocolate em pó
1/2 chávena de óleo vegetal
1 chávena de água a ferver
4 ovos
1/2 colher de café de aroma de baunilha
1 colher de chá de fermento
1 pitada de piri-piri moído

Para o recheio e cobertura:

1 lata de leite condensado cozido
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga

Fiz assim:

Separei as gemas das claras, e bati as primeiras com o açúcar. Juntei o chocolate em pó e o piri-piri, e continuei a bater. Verti o óleo, a água a ferver, e o aroma de baunilha, envolvendo bem na mistura, até que borbulhasse. Por fim, envolvi, altrernadamente, a farinha, o fermento, e as claras batidas em castelo.
Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, numa forma sem buraco, untada de manteiga e polvilhada com farinha. Deixei cozer durante 40 minutos. Retirei do forno, desenformei, e com uma faca grande e afiada, dividi o bolo em duas metades. Apesar de ter feito esta divisão com o bolo ainda quente, só separei as metades depois do bolo ter arrefecido. Enquanto isso não acontecia, tratei do recheio e da cobertura. Misturei o conteúdo da lata de leite condensado cozido com a manteiga e o cacau, até obter um preparado liso e homogéneo. Como usei leite condensado já cozido, não foi necessário recorrer ao fogão para preparar o creme de brigadeiro, o que facilitou o processo, e me permitiu ganhar tempo.
Barrei uma das metades do bolo com uma parte deste creme, e coloquei a outra metade do bolo por cima, unindo-o novamente num só bolo. Com o restante creme, cobri todo o bolo. Finalizei com granulado de chocolate.


E depois, foi tempo de celebrar! Parabéns, priminha, sê muuuuuito feliz!




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Queques de Chocolate com Cobertura de Iogurte e Queijo Creme




A Inês fez um ano. E a mãe da Inês pediu-me para fazer queques para a festa de aniversário. Aqui fica o registo do meu contributo para a festa!


Usei:
 
Queques: 

200 gr de farinha com fermento

125 gr de açúcar

75 gr de chocolate em pó

1 colher de chá de fermento em pó

250 ml de leite de soja com chocolate

100 ml de óleo de vegetal

2 ovos


Cobertura:

 Queijo creme natural

Açúcar em pó

Iogurte grego natural açucarado

Aroma de baunilha

Corante alimentar rosa

Granulado de chocolate colorido e bolinhas prateadas comestíveis, para decorar



Fiz assim:

Comecei por ligar o forno, a 180º.
Acondicionei os ingredientes secos numa taça, e misturei-os bem. Depois fui incorporando os líquidos, por esta ordem: os ovos, o leite, e o óleo. Coloquei colheradas da mistura em forminhas de papel plissado, sem encher demasiado, para que o preparado não transbordasse. Levei ao forno, durante 20 minutos. Depois de prontos, deixei os queques arrefecerem, enquanto preparava a cobertura. Misturei 3 colheres de sopa de queijo creme com 3 colheres de iogurte grego natural, 1 colher de chá de açúcar em pó, 1 colher de café de aroma de baunilha. Numa parte, coloquei umas gotas de corante rosa. Mexi com uma vara de arames, até a mistura ficar homogénea e rosa. Depois foi só cobrir os queques com uma colherada generosa desta mistura, e enfeitar com o granulado de chocolate ou as bolinhas prateadas.

Ficaram deliciosos! Leves, frescos, e muito achocolatados, como eu gosto! J










segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pão de Banana e Manteiga de Amendoim


Era sexta-feira à noite, e não havia pão para o brunch de sábado. Ora eu já sabia de antemão que não me iria apetecer acordar mais cedo, no sábado, para ir comprar pão. A solução passava por fazer pão em casa. Havia uma banana muito madura na fruteira. E um grande frasco de manteiga de amendoim. E assim nasceu um pão diferente.

Usei:

2 chávenas de leite de soja morno
1 colher de sopa de óleo de amendoim
2 colheres de sopa de açúcar mascavado claro
1 colher de chá de sal refinado
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de farinha integral
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de café de canela
1 banana madura
5 colheres de sopa bem cheias de manteiga de amendoim


Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º, na função ventoínha. Numa taça, misturei o óleo com o leite de soja e o açúcar. Esmaguei a banana com a manteiga de amendoim, e adicionei à mistura. Depois, fui incorporando as farinhas, o sal, o bicarbonato e a canela. Mexi bem, com uma colher de pau. Coloquei a mistura numa forma de silicone para bolo inglês, e levei ao forno, durante 35 minutos.
Gostei de comê-lo barrado com manteiga de amendoim, para intensificar o sabor a amendoim. :)

domingo, 20 de maio de 2012

Quiche de Queijo Fresco com Cogumelos e Espinafres


Creio já ter escrito vezes suficientes sobre as razões que me levam a ser grande apreciadora de quiches. Mas não me recordo se alguma vez mencionei a sua maravilhosa função de "limpa-frigorífico". Há massa quebrada com um prazo curto, dois queijos frescos também com o prazo a findar, uns cogumelos frescos e umas folhas de espinafre esquecidos. Solução: quiche, pois claro!
E como é bom ter uma quiche pronta a comer durante o fim de semana, para enganar a fome quando a vontade de sair, de descansar e divertir é mais forte que a de cozinhar!

Usei:
1 base de massa quebrada
2 queijos frescos magros
folhas de espinafre
2 chapéus de cogumelos de Paris (os que tinha eram muito grandes!)
1/2 pimento vermelho
2 ovos
1 chávena de leite de soja
Azeite
Sal, alho, noz moscada, pimenta

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Desenrolei a massa sobre a tarteira, mantendo o papel vegetal para forrar a forma. Piquei a massa com um garfo, e reservei. Lavei as folhas de espinafre, o pimento e os cogumelos, cortei em pedaços, e salteei no azeite, com um dente de alho picado. Temperei com sal, noz moscada, e pimenta preta. Esmaguei os queijos com um garfo, e juntei à mistura de cogumelos e espinafres. Coloquei o preparado sobre a massa, a que juntei os ovos batidos com o leite de soja.
Levei a quiche ao forno, por cerca de 30 minutos, e passei o fim de semana a saboreá-la!