terça-feira, 17 de abril de 2012

Lombos de Pescada Gratinados com Espinafres



No que à chuva e aos dias cinzentos concerne, o Inverno passou quase despercebido. Já a Primavera se tem pautado por dias chuvosos e frios, em que apetece ligar o forno para aquecer a cozinha e a alma. E este foi o mote para uns reconfortantes lombinhos de pescada gratinados.


Usei
:


4 lombos de pescada
1 embalagem de 500 gr de espinafres congelados
6 batatas médias
1 cebola
2 dentes de alho
Sumo de meio limão
Azeite
Sal, Pimenta, Alho em pó e Noz Moscada
Sal aromatizado com especiarias para peixe
1 embalagem de 250ml de molho béchamel
Broa de milho


Fiz
assim:


Deixei que os lombos de pescada descongelassem, à temperatura ambiente, durante a noite. Enxuguei-os com papel de cozinha, e temperei-os com o sal aromatizado, um pouco de pimenta preta e alho em pó. Reservei. Liguei o forno a 200º. Coloquei água a ferver no jarro eléctrico, enquanto lavava bem as batatas, e as cortava em rodelas não muito espessas. Levei-as a cozer,durante 5 minutos, com a água a ferver e uma pitada de sal. Entretanto, aqueci um pouco de azeite numa frigideira, e juntei os espinafres. Temperei de sal, alho em pó, um dente de alho picado, uma pitada de noz moscada, e um pouco de sumo de limão. Deixei cozinhar até os espinafres amolecerem, mexendo de vez em quando. Escorri as batatas, e coloquei-as num tabuleiro pincelado com azeite e com o fundo coberto de gomos de cebola e alho. Adicionei os espinafres, espalhando-os por cima das batatas. Juntei os lombinhos de pescada, reguei com um fio de azeite, e cobri com o béchamel. Esfarelei um pouco de miolo de broa por cima, e levei ao forno, a 180º, função ventoinha, durante 25 minutos.
Muito simples, de confecção rápida (cerca de 40 minutos, no total!), e repleto de sabor!

domingo, 15 de abril de 2012

Bolo Fofo de Chocolate

Quando ligo o forno para cozinhar o almoço ou o jantar, penso sempre que devo aproveitar para fazer um bolo, uns queques, ou umas bolachinhas. Nestas últimas semanas o vento, a chuva e o frio instalaram-se no quotidiano, e por essa razão, o forno tem sido ligado mais vezes, o que significa que os bolos e bolinhos têm sido presença habitual à mesa. Desta feita, a inspiração e os ingredientes disponíveis ditaram um bolo de chocolate que não ficou muito húmido, como eu gosto, mas, ainda assim, bastante fofo e saboroso.


Usei
:


1 chávena e meia de açúcar amarelo
1/2 chávena de cacau (usei biológico, do Comércio Justo)
1 chávena de farinha integral
1 chávena e meia de farinha com fermento
1 chávena de água fervente
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
4 ovos grandes
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de pepitas de chocolate
1 pitada de sal refinado
1 pitada de pimenta preta acabada de moer


Fiz assim:


Separei as claras das gemas. Bati as gemas com o açúcar, até formar um creme esbranquiçado. Fui adicionando, alternadamente, o cacau e a água a ferver. Adicionei depois o óleo, e continuei a bater. Levantei as claras em castelo, e fui misturando a farinha (onde havia incorporado o bicarbonato, o fermento, o sal e a pimenta) e as claras ao preparado de chocolate. Envolvi as pepitas, e levei ao forno, a 170º, função ventoinha, durante 35 minutos. O bolo cresceu imenso, ficou enorme! E, ainda morno, foi a companhia perfeita para uma chavena de bebida de cereais quentinha!





segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pudim de Ovos

Adoro pudim de ovos, é uma das minhas sobremesas favoritas. Contudo, é um doce que leva imensos ovos, e por essa razão, procuro fazê-lo somente em ocasiões especiais, como festas de aniversário, jantares de familiares ou amigos, ou no Natal.
Esta é uma receita muito simples, mas que resulta sempre muito bem.


Usei
:


1 ovo inteiro
11 gemas
400 gr de açúcar
500 ml de leite (uso leite magro)
2 colheres de sopa de amido de milho (uso Maizena)
1 colher de sopa de vinho do Porto, ou de vinho da Madeira
Caramelo líquido



Fiz
assim:

Comecei por untar a forma de pudim com metade de um frasco de caramelo líquido, e reservei. De seguida,com uma vara de arames, bati as gemas com o ovo. Num outro recipiente, misturei muito bem o açúcar com o amido de milho, até que o amido ficasse sem grumos. Depois, fui juntando, gradualmente, esta mistura à gemada, mexendo sempre. De seguida, adicionei o vinho do Porto, e fui incorporando, lentamente, o leite. Após estar tudo bem misturado (mas sem recorrer à batedeira, apenas com a vara de arames), verti o preparado para a forma de pudim, e levei a cozer numa panela, em banho-maria, durante 1h.
Este pudim fica muito cremoso e aveludado, uma delícia!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Queques de Coco e Chocolate



Há umas semanas atrás descobri um blog maravilhoso, "A culpa é das bolachas!", onde se encontram diversas delícias. Logo na primeira visita destacou-se perante os meus olhos uma receita, a do Bolo Formigueiro. O Diogo, autor do blog, descreve este bolo como "um gigante muffin", e eu imaginei logo uns belos queques a saírem do meu forno. Passado uns dias, e com algumas alterações à receita original, cá estão eles!
Usei:
250 g de açúcar amarelo
200 g de manteiga
1 iogurte natural açucarado
100 ml de natas
75 g de coco ralado desidratado
4 ovos
250 g de farinha de trigo com fermento
100 g de chocolate granulado (usei metade uma barra de chocolate culinário, com 70% de cacau, partido em pedacinhos)
Fiz assim:
Comecei por bater a manteiga, previamente amolecida, com o açúcar. Juntei as gemas, uma a uma, até ficarem bem incorporadas. Juntei depois o iogurte, e as natas. Adicionei o coco ralado. Depois envolvi, alternadamente, a farinha e as claras batidas em castelo. Por último, juntei o chocolate. Dividi a mistura por várias forminhas de silicone (a receita rende muito!), e levei ao forno, pré-aquecidoa 170º, função ventoínha, durante 25 minutos.
Ficaram deliciosos!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Salada de Beterraba com Laranja e Canela

O tempo mais quente pede comida leve e fresca. Assim, nesta época, as saladas começam a ganhar protagonismo na minha cozinha. Nesta salada, o toque da canela no molho foi o pormenor que fez a diferença.

Usei:
Folhas de alface
5 tomates cereja
1 beterraba média cozida
1 laranja pequena
Gomos de cebolinha nova
1/2 queijo de cabra
Salsa
Sementes de sésamo

Para o molho:
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de mel
sal refinado q.b.
pimenta preta acabada de moer
1/2 colher de café de canela
1 colher de café de açúcar

Fiz assim:
Lavei e sequei muito bem as folhas de alface, que dispus num prato. Lavei os tomatinhos, e cortei-os em metades. Cortei a beterraba em fatias finas, e coloquei-as por cima da alface. Descasquei a laranja, cortei-a em rodelas finas, e dispus por cima da beterraba. Cortei alguns gomos de cebolinha nova, e juntei à salada, assim como umas folhinhas de salsa que vieram do vaso que tenho na varanda com esta fantástica erva aromática. Esfarelei o queijo de cabra em pedaços, e juntei-os à salada. Polvilhei-a com sementes de sésamo. Num frasquinho, misturei bem todos os ingredientes do molho, agitei bem, e reguei a salada.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Scones de Chocolate e Laranja


Quem não gosta de scones acabados de sair do forno, ainda mornos, barrados com manteiga? E se lhe adicionarmos umas pepitas de chocolate? Hum, paraíso!
Costumo ter a mistura para scones já preparada e guardada num enorme frasco de vidro, porque assim poupo tempo quando a gula clama por mim! :)
Mix pré-preparado para scones:
500 g de farinha
1 colher de chá de sal refinado
1 colher de sopa de fermento em pó
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
Preparação para 200 gr de mistura:
Pré-aquecer o forno a 200º. Adicionar à quantidade de mistura pretendida 1 ovo batido, 1 colher de sopa de manteiga e meia chávena de leite, previamente aquecidos (eu aqueço no micro-ondas, e deixo a manteiga derreter). Mexer rapidamente com uma colher de pau, ou de bambu, até que a massa fique homogénea.
Como gosto de variar o aroma e sabor destas pequenas maravilhas, desta vez acrescentei algumas colheres de sopa de pepitas de chocolate, e raspa de meia laranja.
Dispus colheradas de massa sobre um tapete de silicone, e levei ao forno durante 15 minutos.
Adorei o sabor e o aroma... A repetir muitas vezes!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Iogurte de Limão e Canela

No ano passado, comprei, finalmente, uma iogurteira, um pequeno electrodoméstico por que há muito ansiava. Queria fazer os meus próprios iogurtes, com pouco açúcar, e sem conservantes nem demais aditivos. Agora faço iogurte caseiro quase todas as semanas, e vou variando os sabores. Esta semana, a escolha recaiu para dois aromas que adoro conjugar: limão e canela.

Bom fim de semana!

Usei:
1 litro de leite magro
1 iogurte natural magro
1 colher de sopa de açúcar de cana integral
2 colheres de sopa de leite magro em pó
1 colher de sopa de raspa de limão
1 colher de chá de canela em pó

Fiz assim:
Misturei bem o iogurte, a canela, o leite em pó, o açúcar e a raspa de limão, e fui adicionando o leite, até que todos os ingredientes sólidos se dissolvessem. Depois enchi os copinhos de iogurte, fechei-os, e deixei que a iogurteira cumprisse a sua função, durante 14 horas. Nas instruções incluídas na caixa da iogurteira, a sugestão de tempo ideal para fermentar o iogurte é de 12 horas, mas como uso leite magro, esse tempo não é suficiente. Assim, opto por deixar a máquina a funcionar por 14 horas, o que torna o iogurte mais consistente. Passado este tempo, levei o iogurte ao frigorífico por duas horas. E ficou pronto a servir! Cá em casa, comem-se simples, com muesli, com pedacinhos de chocolate, com fruta, ou a acompanhar bolo, como sobremesa.