Esta é uma receita muito simples, mas que resulta sempre muito bem.
Usei:
1 ovo inteiro
11 gemas
400 gr de açúcar
500 ml de leite (uso leite magro)
2 colheres de sopa de amido de milho (uso Maizena)
1 colher de sopa de vinho do Porto, ou de vinho da Madeira
Caramelo líquido
Fiz assim:
Comecei por untar a forma de pudim com metade de um frasco de caramelo líquido, e reservei. De seguida,com uma vara de arames, bati as gemas com o ovo. Num outro recipiente, misturei muito bem o açúcar com o amido de milho, até que o amido ficasse sem grumos. Depois, fui juntando, gradualmente, esta mistura à gemada, mexendo sempre. De seguida, adicionei o vinho do Porto, e fui incorporando, lentamente, o leite. Após estar tudo bem misturado (mas sem recorrer à batedeira, apenas com a vara de arames), verti o preparado para a forma de pudim, e levei a cozer numa panela, em banho-maria, durante 1h.
Este pudim fica muito cremoso e aveludado, uma delícia!