segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pudim de Ovos

Adoro pudim de ovos, é uma das minhas sobremesas favoritas. Contudo, é um doce que leva imensos ovos, e por essa razão, procuro fazê-lo somente em ocasiões especiais, como festas de aniversário, jantares de familiares ou amigos, ou no Natal.
Esta é uma receita muito simples, mas que resulta sempre muito bem.


Usei
:


1 ovo inteiro
11 gemas
400 gr de açúcar
500 ml de leite (uso leite magro)
2 colheres de sopa de amido de milho (uso Maizena)
1 colher de sopa de vinho do Porto, ou de vinho da Madeira
Caramelo líquido



Fiz
assim:

Comecei por untar a forma de pudim com metade de um frasco de caramelo líquido, e reservei. De seguida,com uma vara de arames, bati as gemas com o ovo. Num outro recipiente, misturei muito bem o açúcar com o amido de milho, até que o amido ficasse sem grumos. Depois, fui juntando, gradualmente, esta mistura à gemada, mexendo sempre. De seguida, adicionei o vinho do Porto, e fui incorporando, lentamente, o leite. Após estar tudo bem misturado (mas sem recorrer à batedeira, apenas com a vara de arames), verti o preparado para a forma de pudim, e levei a cozer numa panela, em banho-maria, durante 1h.
Este pudim fica muito cremoso e aveludado, uma delícia!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Queques de Coco e Chocolate



Há umas semanas atrás descobri um blog maravilhoso, "A culpa é das bolachas!", onde se encontram diversas delícias. Logo na primeira visita destacou-se perante os meus olhos uma receita, a do Bolo Formigueiro. O Diogo, autor do blog, descreve este bolo como "um gigante muffin", e eu imaginei logo uns belos queques a saírem do meu forno. Passado uns dias, e com algumas alterações à receita original, cá estão eles!
Usei:
250 g de açúcar amarelo
200 g de manteiga
1 iogurte natural açucarado
100 ml de natas
75 g de coco ralado desidratado
4 ovos
250 g de farinha de trigo com fermento
100 g de chocolate granulado (usei metade uma barra de chocolate culinário, com 70% de cacau, partido em pedacinhos)
Fiz assim:
Comecei por bater a manteiga, previamente amolecida, com o açúcar. Juntei as gemas, uma a uma, até ficarem bem incorporadas. Juntei depois o iogurte, e as natas. Adicionei o coco ralado. Depois envolvi, alternadamente, a farinha e as claras batidas em castelo. Por último, juntei o chocolate. Dividi a mistura por várias forminhas de silicone (a receita rende muito!), e levei ao forno, pré-aquecidoa 170º, função ventoínha, durante 25 minutos.
Ficaram deliciosos!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Salada de Beterraba com Laranja e Canela

O tempo mais quente pede comida leve e fresca. Assim, nesta época, as saladas começam a ganhar protagonismo na minha cozinha. Nesta salada, o toque da canela no molho foi o pormenor que fez a diferença.

Usei:
Folhas de alface
5 tomates cereja
1 beterraba média cozida
1 laranja pequena
Gomos de cebolinha nova
1/2 queijo de cabra
Salsa
Sementes de sésamo

Para o molho:
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de mel
sal refinado q.b.
pimenta preta acabada de moer
1/2 colher de café de canela
1 colher de café de açúcar

Fiz assim:
Lavei e sequei muito bem as folhas de alface, que dispus num prato. Lavei os tomatinhos, e cortei-os em metades. Cortei a beterraba em fatias finas, e coloquei-as por cima da alface. Descasquei a laranja, cortei-a em rodelas finas, e dispus por cima da beterraba. Cortei alguns gomos de cebolinha nova, e juntei à salada, assim como umas folhinhas de salsa que vieram do vaso que tenho na varanda com esta fantástica erva aromática. Esfarelei o queijo de cabra em pedaços, e juntei-os à salada. Polvilhei-a com sementes de sésamo. Num frasquinho, misturei bem todos os ingredientes do molho, agitei bem, e reguei a salada.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Scones de Chocolate e Laranja


Quem não gosta de scones acabados de sair do forno, ainda mornos, barrados com manteiga? E se lhe adicionarmos umas pepitas de chocolate? Hum, paraíso!
Costumo ter a mistura para scones já preparada e guardada num enorme frasco de vidro, porque assim poupo tempo quando a gula clama por mim! :)
Mix pré-preparado para scones:
500 g de farinha
1 colher de chá de sal refinado
1 colher de sopa de fermento em pó
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
Preparação para 200 gr de mistura:
Pré-aquecer o forno a 200º. Adicionar à quantidade de mistura pretendida 1 ovo batido, 1 colher de sopa de manteiga e meia chávena de leite, previamente aquecidos (eu aqueço no micro-ondas, e deixo a manteiga derreter). Mexer rapidamente com uma colher de pau, ou de bambu, até que a massa fique homogénea.
Como gosto de variar o aroma e sabor destas pequenas maravilhas, desta vez acrescentei algumas colheres de sopa de pepitas de chocolate, e raspa de meia laranja.
Dispus colheradas de massa sobre um tapete de silicone, e levei ao forno durante 15 minutos.
Adorei o sabor e o aroma... A repetir muitas vezes!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Iogurte de Limão e Canela

No ano passado, comprei, finalmente, uma iogurteira, um pequeno electrodoméstico por que há muito ansiava. Queria fazer os meus próprios iogurtes, com pouco açúcar, e sem conservantes nem demais aditivos. Agora faço iogurte caseiro quase todas as semanas, e vou variando os sabores. Esta semana, a escolha recaiu para dois aromas que adoro conjugar: limão e canela.

Bom fim de semana!

Usei:
1 litro de leite magro
1 iogurte natural magro
1 colher de sopa de açúcar de cana integral
2 colheres de sopa de leite magro em pó
1 colher de sopa de raspa de limão
1 colher de chá de canela em pó

Fiz assim:
Misturei bem o iogurte, a canela, o leite em pó, o açúcar e a raspa de limão, e fui adicionando o leite, até que todos os ingredientes sólidos se dissolvessem. Depois enchi os copinhos de iogurte, fechei-os, e deixei que a iogurteira cumprisse a sua função, durante 14 horas. Nas instruções incluídas na caixa da iogurteira, a sugestão de tempo ideal para fermentar o iogurte é de 12 horas, mas como uso leite magro, esse tempo não é suficiente. Assim, opto por deixar a máquina a funcionar por 14 horas, o que torna o iogurte mais consistente. Passado este tempo, levei o iogurte ao frigorífico por duas horas. E ficou pronto a servir! Cá em casa, comem-se simples, com muesli, com pedacinhos de chocolate, com fruta, ou a acompanhar bolo, como sobremesa.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Bolo de Laranja e Côco com Pepitas de Chocolate

Este é um bolo muito simples, mas delicioso.

Usei:
1 laranja grande
4 ovos
250 gr de farinha com fermento
200 gr de açúcar
50 gr de côco ralado
2 colheres de sopa de óleo vegetal
Pepitas de chocolate

Fiz assim:
Lavei bem a laranja, cortei-a emgomos, retirei as sementes, e triturei-a no liquidificador. Juntei o açúcar e o óleo, e misturei um pouco. Depois adicionei os ovos, e deixei que o liquidificador fizesse o seu trabalho. Adicionei a farinha e o côco, e voltei a misturar tudo, até que o preparado borbulhasse. Juntei as pepitas, e envolvi-as na mistura. Levei ao forno, numa forma de silicone (muito práticas, porque não necessitam de ser untadas), durante 40 minutos, à temperatura de 180º.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Queques de Maçã, Cenoura e Côco


Gosto de receitas simples e rápidas, porque apesar de adorar cozinhar, nem sempre há tempo livre para gastar na cozinha. Esta receita surgiu da necessidade de dar destino a uma cenoura enrugada que andava perdida numa gaveta do frigorífico, e a uma maçã já demasiado madura para ser consumida crua. É perfeita para quando o objectivo é preparar deliciosos bolinhos em pouco tempo. E é muito prática, porque se prepara no liquidificador.


Usei:
10 colheres de sopa de farinha com fermento
8 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de rum com coco
6 colheres de sopa de leite de soja
2 colheres de sopa de óleo
1 ovo
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de gengibre moído
1 maçã
1 cenoura

Fiz assim:
No liquidificador triturei a maçã e a cenoura, devidamente lavadas e descascadas. Depois juntei os ingredientes húmidos: o ovo, o rum, o óleo e o leite de soja. Misturei bem, e envolvi os ingredientes secos com uma colher de pau. Dispus em forminhas de queques, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, por 25 minutos.

Bom fim de semana!