sexta-feira, 30 de março de 2012

Salada de Beterraba com Laranja e Canela

O tempo mais quente pede comida leve e fresca. Assim, nesta época, as saladas começam a ganhar protagonismo na minha cozinha. Nesta salada, o toque da canela no molho foi o pormenor que fez a diferença.

Usei:
Folhas de alface
5 tomates cereja
1 beterraba média cozida
1 laranja pequena
Gomos de cebolinha nova
1/2 queijo de cabra
Salsa
Sementes de sésamo

Para o molho:
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de mel
sal refinado q.b.
pimenta preta acabada de moer
1/2 colher de café de canela
1 colher de café de açúcar

Fiz assim:
Lavei e sequei muito bem as folhas de alface, que dispus num prato. Lavei os tomatinhos, e cortei-os em metades. Cortei a beterraba em fatias finas, e coloquei-as por cima da alface. Descasquei a laranja, cortei-a em rodelas finas, e dispus por cima da beterraba. Cortei alguns gomos de cebolinha nova, e juntei à salada, assim como umas folhinhas de salsa que vieram do vaso que tenho na varanda com esta fantástica erva aromática. Esfarelei o queijo de cabra em pedaços, e juntei-os à salada. Polvilhei-a com sementes de sésamo. Num frasquinho, misturei bem todos os ingredientes do molho, agitei bem, e reguei a salada.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Scones de Chocolate e Laranja


Quem não gosta de scones acabados de sair do forno, ainda mornos, barrados com manteiga? E se lhe adicionarmos umas pepitas de chocolate? Hum, paraíso!
Costumo ter a mistura para scones já preparada e guardada num enorme frasco de vidro, porque assim poupo tempo quando a gula clama por mim! :)
Mix pré-preparado para scones:
500 g de farinha
1 colher de chá de sal refinado
1 colher de sopa de fermento em pó
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
Preparação para 200 gr de mistura:
Pré-aquecer o forno a 200º. Adicionar à quantidade de mistura pretendida 1 ovo batido, 1 colher de sopa de manteiga e meia chávena de leite, previamente aquecidos (eu aqueço no micro-ondas, e deixo a manteiga derreter). Mexer rapidamente com uma colher de pau, ou de bambu, até que a massa fique homogénea.
Como gosto de variar o aroma e sabor destas pequenas maravilhas, desta vez acrescentei algumas colheres de sopa de pepitas de chocolate, e raspa de meia laranja.
Dispus colheradas de massa sobre um tapete de silicone, e levei ao forno durante 15 minutos.
Adorei o sabor e o aroma... A repetir muitas vezes!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Iogurte de Limão e Canela

No ano passado, comprei, finalmente, uma iogurteira, um pequeno electrodoméstico por que há muito ansiava. Queria fazer os meus próprios iogurtes, com pouco açúcar, e sem conservantes nem demais aditivos. Agora faço iogurte caseiro quase todas as semanas, e vou variando os sabores. Esta semana, a escolha recaiu para dois aromas que adoro conjugar: limão e canela.

Bom fim de semana!

Usei:
1 litro de leite magro
1 iogurte natural magro
1 colher de sopa de açúcar de cana integral
2 colheres de sopa de leite magro em pó
1 colher de sopa de raspa de limão
1 colher de chá de canela em pó

Fiz assim:
Misturei bem o iogurte, a canela, o leite em pó, o açúcar e a raspa de limão, e fui adicionando o leite, até que todos os ingredientes sólidos se dissolvessem. Depois enchi os copinhos de iogurte, fechei-os, e deixei que a iogurteira cumprisse a sua função, durante 14 horas. Nas instruções incluídas na caixa da iogurteira, a sugestão de tempo ideal para fermentar o iogurte é de 12 horas, mas como uso leite magro, esse tempo não é suficiente. Assim, opto por deixar a máquina a funcionar por 14 horas, o que torna o iogurte mais consistente. Passado este tempo, levei o iogurte ao frigorífico por duas horas. E ficou pronto a servir! Cá em casa, comem-se simples, com muesli, com pedacinhos de chocolate, com fruta, ou a acompanhar bolo, como sobremesa.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Bolo de Laranja e Côco com Pepitas de Chocolate

Este é um bolo muito simples, mas delicioso.

Usei:
1 laranja grande
4 ovos
250 gr de farinha com fermento
200 gr de açúcar
50 gr de côco ralado
2 colheres de sopa de óleo vegetal
Pepitas de chocolate

Fiz assim:
Lavei bem a laranja, cortei-a emgomos, retirei as sementes, e triturei-a no liquidificador. Juntei o açúcar e o óleo, e misturei um pouco. Depois adicionei os ovos, e deixei que o liquidificador fizesse o seu trabalho. Adicionei a farinha e o côco, e voltei a misturar tudo, até que o preparado borbulhasse. Juntei as pepitas, e envolvi-as na mistura. Levei ao forno, numa forma de silicone (muito práticas, porque não necessitam de ser untadas), durante 40 minutos, à temperatura de 180º.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Queques de Maçã, Cenoura e Côco


Gosto de receitas simples e rápidas, porque apesar de adorar cozinhar, nem sempre há tempo livre para gastar na cozinha. Esta receita surgiu da necessidade de dar destino a uma cenoura enrugada que andava perdida numa gaveta do frigorífico, e a uma maçã já demasiado madura para ser consumida crua. É perfeita para quando o objectivo é preparar deliciosos bolinhos em pouco tempo. E é muito prática, porque se prepara no liquidificador.


Usei:
10 colheres de sopa de farinha com fermento
8 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de rum com coco
6 colheres de sopa de leite de soja
2 colheres de sopa de óleo
1 ovo
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de gengibre moído
1 maçã
1 cenoura

Fiz assim:
No liquidificador triturei a maçã e a cenoura, devidamente lavadas e descascadas. Depois juntei os ingredientes húmidos: o ovo, o rum, o óleo e o leite de soja. Misturei bem, e envolvi os ingredientes secos com uma colher de pau. Dispus em forminhas de queques, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, por 25 minutos.

Bom fim de semana!





quinta-feira, 15 de março de 2012

Nuvem de Puré, Atum e Espinafres


Esta é uma das receitas que mais me surpreendeu ultimamente. Anotei mentalmente que tinha preparar esta iguaria durante uma conversa sobre pratos cozinhados na Bimby. Mesmo sem ter a Bimby, e sem saber quais os ingredientes exactos nem o modo de preparação que a “espécie de
empadão com tomatada de atum e cobertura de quiche”, como me foi descrito o prato, envolvia, lancei-me à aventura, pois a imagem final não me saía da cabeça.
Considero que o desafio foi superado, pois o resultado agradou imenso a quem provou. De textura leve e cremosa, este empadão conquista-nos a cada dentada. O mérito vai para a cobertura de ovos e natas, que lhe confere uma tessitura leve e fofa, como uma nuvem! E levou-nos às nuvens… :)
Julgo que também resultará bem com pescada e camarão, ou com cogumelos frescos e espinafres, para uma versão vegetariana. A experimentar!

Usei:

Para o puré:

1 embalagem de puré congelado
Leite magro q.b.
1 colher de sopa de manteiga

Para a tomatada de atum:

3 latas de atum em azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de massa de alho
1 molho de espinafres frescos
(não por considerar essencial para o prato, mas porque gosto de incorporar
legumes e vegetais em tudo e mais alguma coisa!)
2 colheres de sopa de azeite
½ lata, das pequenas, de tomate
em pedaços
4 colheres de sopa de polpa de
tomate
1 pitada de açúcar
Sumo de meio limão
Sal, pimenta preta, orégãos,
salsa e coentros

Para a cobertura “nuvem”:

1 ovo grande
1 pacote de natas
1 iogurte grego natural
Meia medida do copo de iogurte de
leite magro
Sal, pimenta preta e uma pitada
de noz-moscada
Queijo ralado (usei mistura de
queijos para gratinados)

Fiz assim:

Comecei pelo puré, que preparei no micro-ondas, e de acordo com as instruções inscritas na embalagem. De seguida, passei para a tomatada, que é a que exige maior atenção e tempo de
preparação. Refoguei a cebola e o alho no azeite. Aprontei e lavei os espinafres, e juntei-os ao refogado. Temperei com sal e a massa de alho, e deixei cozinhar até os espinafres murcharem. Adicionei o tomate em pedaços, a polpa e a pitada de açúcar. Depois de escorrido e desfiado, adicionei o atum ao preparado anterior. Temperei com o sumo de limão, e deixei cozinhar até que o molho que se foi formando reduzisse. Esta foi a parte mais morosa de toda a receita. Entretanto, preparei a cobertura. Coloquei todos os ingredientes, com excepção do queijo, numa tigela, e misturei-os bem, com uma vara de arames. Voltei para a tomatada, rectifiquei os temperos, e adicionei as ervas (salsa e coentros picados, e os orégãos secos). De seguida, montei as diversas camadas do prato num pirex grande: primeiro dispus o puré, depois a tomatada de atum, e, por fim, a cobertura a que chamei de “nuvem”. Finalizei com o queijo ralado, e
levei ao forno, 200º, durante 25 minutos, tempo para que a “nuvem” insuflasse e o queijo derretesse.
Como referi, adorámos o resultado final, por isso, será um prato a repetir muitas
vezes! É apenas um pouco moroso, e por essa razão, é melhor ser preparado num
dia em que haja mais tempo livre.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Sandes de brioche com mistura de folhas verdes, queijo fresco e salmão fumado



Agrada-me misturar sabores doces com salgados. Nesta sandes, misturei o sabor acre da mostarda com a doçura do mel, e o doce do brioche com o salgado do salmão. Esta combinação de salgado e doce resultou na perfeição, e foi rainha do meu brunch de domingo!

Usei:
Duas fatias de brioche
1 fatia de salmão fumado
Metade de um queijinho fresco
Mistura de folhas verdes para salada
1 colher de café de mostarda
1 colher de café de mel
Sumo de limão
Pimenta preta, sal refinado e azeite

Fiz assim:
Barrei uma das fatias de brioche com a mostarda, e juntei-lhe o salmão fumado, borrifado com umas gotas de sumo de limão. Cortei o queijo fresco em fatias, e dispu-lo por cima do salmão.
Polvilhei com pimenta preta acabada de moer, e o mel. Juntei as folhas verdes, temperadas com um pouco de sal e azeite. Fechei com a outra fatia de brioche, cortei ao meio, e servi.