sexta-feira, 16 de março de 2012

Queques de Maçã, Cenoura e Côco


Gosto de receitas simples e rápidas, porque apesar de adorar cozinhar, nem sempre há tempo livre para gastar na cozinha. Esta receita surgiu da necessidade de dar destino a uma cenoura enrugada que andava perdida numa gaveta do frigorífico, e a uma maçã já demasiado madura para ser consumida crua. É perfeita para quando o objectivo é preparar deliciosos bolinhos em pouco tempo. E é muito prática, porque se prepara no liquidificador.


Usei:
10 colheres de sopa de farinha com fermento
8 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de rum com coco
6 colheres de sopa de leite de soja
2 colheres de sopa de óleo
1 ovo
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de gengibre moído
1 maçã
1 cenoura

Fiz assim:
No liquidificador triturei a maçã e a cenoura, devidamente lavadas e descascadas. Depois juntei os ingredientes húmidos: o ovo, o rum, o óleo e o leite de soja. Misturei bem, e envolvi os ingredientes secos com uma colher de pau. Dispus em forminhas de queques, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, por 25 minutos.

Bom fim de semana!





quinta-feira, 15 de março de 2012

Nuvem de Puré, Atum e Espinafres


Esta é uma das receitas que mais me surpreendeu ultimamente. Anotei mentalmente que tinha preparar esta iguaria durante uma conversa sobre pratos cozinhados na Bimby. Mesmo sem ter a Bimby, e sem saber quais os ingredientes exactos nem o modo de preparação que a “espécie de
empadão com tomatada de atum e cobertura de quiche”, como me foi descrito o prato, envolvia, lancei-me à aventura, pois a imagem final não me saía da cabeça.
Considero que o desafio foi superado, pois o resultado agradou imenso a quem provou. De textura leve e cremosa, este empadão conquista-nos a cada dentada. O mérito vai para a cobertura de ovos e natas, que lhe confere uma tessitura leve e fofa, como uma nuvem! E levou-nos às nuvens… :)
Julgo que também resultará bem com pescada e camarão, ou com cogumelos frescos e espinafres, para uma versão vegetariana. A experimentar!

Usei:

Para o puré:

1 embalagem de puré congelado
Leite magro q.b.
1 colher de sopa de manteiga

Para a tomatada de atum:

3 latas de atum em azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de massa de alho
1 molho de espinafres frescos
(não por considerar essencial para o prato, mas porque gosto de incorporar
legumes e vegetais em tudo e mais alguma coisa!)
2 colheres de sopa de azeite
½ lata, das pequenas, de tomate
em pedaços
4 colheres de sopa de polpa de
tomate
1 pitada de açúcar
Sumo de meio limão
Sal, pimenta preta, orégãos,
salsa e coentros

Para a cobertura “nuvem”:

1 ovo grande
1 pacote de natas
1 iogurte grego natural
Meia medida do copo de iogurte de
leite magro
Sal, pimenta preta e uma pitada
de noz-moscada
Queijo ralado (usei mistura de
queijos para gratinados)

Fiz assim:

Comecei pelo puré, que preparei no micro-ondas, e de acordo com as instruções inscritas na embalagem. De seguida, passei para a tomatada, que é a que exige maior atenção e tempo de
preparação. Refoguei a cebola e o alho no azeite. Aprontei e lavei os espinafres, e juntei-os ao refogado. Temperei com sal e a massa de alho, e deixei cozinhar até os espinafres murcharem. Adicionei o tomate em pedaços, a polpa e a pitada de açúcar. Depois de escorrido e desfiado, adicionei o atum ao preparado anterior. Temperei com o sumo de limão, e deixei cozinhar até que o molho que se foi formando reduzisse. Esta foi a parte mais morosa de toda a receita. Entretanto, preparei a cobertura. Coloquei todos os ingredientes, com excepção do queijo, numa tigela, e misturei-os bem, com uma vara de arames. Voltei para a tomatada, rectifiquei os temperos, e adicionei as ervas (salsa e coentros picados, e os orégãos secos). De seguida, montei as diversas camadas do prato num pirex grande: primeiro dispus o puré, depois a tomatada de atum, e, por fim, a cobertura a que chamei de “nuvem”. Finalizei com o queijo ralado, e
levei ao forno, 200º, durante 25 minutos, tempo para que a “nuvem” insuflasse e o queijo derretesse.
Como referi, adorámos o resultado final, por isso, será um prato a repetir muitas
vezes! É apenas um pouco moroso, e por essa razão, é melhor ser preparado num
dia em que haja mais tempo livre.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Sandes de brioche com mistura de folhas verdes, queijo fresco e salmão fumado



Agrada-me misturar sabores doces com salgados. Nesta sandes, misturei o sabor acre da mostarda com a doçura do mel, e o doce do brioche com o salgado do salmão. Esta combinação de salgado e doce resultou na perfeição, e foi rainha do meu brunch de domingo!

Usei:
Duas fatias de brioche
1 fatia de salmão fumado
Metade de um queijinho fresco
Mistura de folhas verdes para salada
1 colher de café de mostarda
1 colher de café de mel
Sumo de limão
Pimenta preta, sal refinado e azeite

Fiz assim:
Barrei uma das fatias de brioche com a mostarda, e juntei-lhe o salmão fumado, borrifado com umas gotas de sumo de limão. Cortei o queijo fresco em fatias, e dispu-lo por cima do salmão.
Polvilhei com pimenta preta acabada de moer, e o mel. Juntei as folhas verdes, temperadas com um pouco de sal e azeite. Fechei com a outra fatia de brioche, cortei ao meio, e servi.

terça-feira, 13 de março de 2012

Cogumelos com Legumes e Ovo


Esta é mais uma sugestão do chef Henrique Sá Pessoa, e do seu “Ingrediente Secreto”. Como na maioria das receitas que sigo, fiz algumas alterações, e a sugestão que deixo reflecte a forma como a fiz. A receita original está aqui: http://www.ingredientesecreto.tv/
O chef sugere que seja uma receita de brunch, mas eu servi como jantar. E gostei!

Usei:
Cogumelos de Paris
Cogumelos Portobelo
1 ovo
Abóbora
Espinafres
Cebola
Alho
Salsa
Tomilho
1 colher de sopa de natas
Queijo ralado
Azeite
Manteiga
Sal e pimenta preta

Fiz assim:
Num tachinho, aqueci o azeite, juntei a manteiga, e salteei os cogumelos e os espinafres, depois de bem lavados, escorridos e cortados. Temperei de sal, e juntei a cebola e o alho picados. Adicionei cubos de abóbora assada com especiarias, que tinha de sobra, e uns tomates cereja, cortados ao meio. Juntei o tomilho e a salsa. Temperei de sal e pimenta. Coloquei o preparado num pirex redondo. Por cima da mistura, coloquei o ovo, as natas, e polvilhei com o queijo ralado. Juntei um pouco mais de pimenta preta, e levei ao micro-ondas, na função grill, até que o ovo cozinhasse e o queijo derretesse.
Servi com brócolos salteados em azeite e alho, e pão de centeio fresco.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Uma simples lata de Sardinhas em Azeite…



Estava com fome, mas em função de uma forte constipação, sentia-me cansada, dorida, e sem grandes forças para cozinhar. Espreitei o interior do frigorífico, para ver o que me poderia saciar sem grande esforço. Havia sobras de batatas novas cozidas, mistura de folhas verdes para salada,
tomate cereja e alho francês. Com estes ingredientes e a ajuda de uma das muitas latinhas que povoam a despensa, resolvi o problema!

Cortei as batatas em gomos, reguei com azeite e alho picado, e levei ao micro-ondas, a temperatura média, por 1 minuto. Temperei com pimenta preta acabada de moer. Lavei e cortei 5
tomatinhos cereja, que juntei às batatas, assim como umas rodelas de alho francês, finamente cortadas. Adicionei tiras de pimento verde, e a mistura de folhas verdes. Temperei com sal refinado, um pouco de azeite e vinagre. Escorri as sardinhas da lata, e completei o prato. E em 5m servi um almoço nutritivo e refrescante!

domingo, 11 de março de 2012

Creme de Cenoura e Abóbora com Malagueta,Cominhos e Coentros



É reconfortante saber que, por muito tarde que se chegue a casa, parte do jantar está assegurada, porque há sopa pronta a consumir no frigorífico. E é também por isso que, ao domingo, faço uma enorme panela de sopa, que se vai consumindo durante a semana, nos almoços que se levam preparados de casa, ou nos jantares, quando se chega a casa tarde e a fome não dá tréguas.

Usei:
8oo gr de abóbora descascada e cortada em cubos
1 talho de alho francês
2 dentes de alho
1 nabo
1 batata pequena
1 cenoura grande
1 tira de pimento vermelho
1/2 malagueta fresca, pequena, e sem sementes
Coentros
Sal, pimenta preta, cominhos e azeite
Fiz assim:
Refoguei os legumes no azeite, juntamente com a malagueta. Temperei de sal, cobri com água a ferver, e deixei cozinhar por cerca de 30m. Triturei a sopa, com a varinha mágica. Piquei alguns coentros, e misturei-os com uma colher de chá de azeite. Servi algumas conchas de sopa para um prato, e polvilhei com pimenta preta acabada de moer, cominhos e a mistura de coentros com azeite.
Esta é uma sopa pungente e encorpada, graças ao calor da malagueta e dos cominhos, mas também fresca, pela acção dos coentros.
Gostei muito!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Quiche de Cogumelos e Espinafres com Queijo


Uma quiche preparada no fim de semana e guardada no frigorífico é uma óptima forma de economizar tempo nos dias de semana mais atarefados, em que nos falta tempo para cozinhar. Acompanham bem uma sopa, uma salada, ou arroz branco.

Usei:
1 base de massa quebrada fresca
2 ovos
1 embalagem de natas de soja
1 lata de cogumelos (prefiro usar cogumelos frescos, mas há sempre latinhas de cogumelos na minha despensa, para quando se acabam os frescos, como foi o caso...)
1/2 embalagem de espinafres congelados
1 dente de alho picado
azeite
queijo mozzarella ralado
1 colher de sopa, mal cheia, de farinha integral
sal, pimenta e noz moscada

Fiz assim:
Forrei uma tarteira com o papel vegetal que envolve a massa quebrada. Estendi a massa sobre o papel, e piquei o fundo com um garfo. Numa frigideira, salteei os espinafres no azeite, juntamente com o alho picado. Temperei de sal, pimenta e noz moscada. Escorri os cogumelos, lavei-os e sequei-os em papel de cozinha. Juntei-os aos espinafres, e deixei que aquecessem um pouco. Juntei a farinha e envolvi bem. Numa tigela, bati os ovos com as natas de soja. Temperei com sal e pimenta, e adicionei à mistura de espinafres e cogumelos. Coloquei a mistura sobre a massa quebrada, polvilhei com o queijo ralado, e levei ao forno pré-aquecido a 200º, por 30 minutos. Depois desliguei o forno, e deixei a quiche lá dentro por mais dez minutos.