terça-feira, 13 de março de 2012

Cogumelos com Legumes e Ovo


Esta é mais uma sugestão do chef Henrique Sá Pessoa, e do seu “Ingrediente Secreto”. Como na maioria das receitas que sigo, fiz algumas alterações, e a sugestão que deixo reflecte a forma como a fiz. A receita original está aqui: http://www.ingredientesecreto.tv/
O chef sugere que seja uma receita de brunch, mas eu servi como jantar. E gostei!

Usei:
Cogumelos de Paris
Cogumelos Portobelo
1 ovo
Abóbora
Espinafres
Cebola
Alho
Salsa
Tomilho
1 colher de sopa de natas
Queijo ralado
Azeite
Manteiga
Sal e pimenta preta

Fiz assim:
Num tachinho, aqueci o azeite, juntei a manteiga, e salteei os cogumelos e os espinafres, depois de bem lavados, escorridos e cortados. Temperei de sal, e juntei a cebola e o alho picados. Adicionei cubos de abóbora assada com especiarias, que tinha de sobra, e uns tomates cereja, cortados ao meio. Juntei o tomilho e a salsa. Temperei de sal e pimenta. Coloquei o preparado num pirex redondo. Por cima da mistura, coloquei o ovo, as natas, e polvilhei com o queijo ralado. Juntei um pouco mais de pimenta preta, e levei ao micro-ondas, na função grill, até que o ovo cozinhasse e o queijo derretesse.
Servi com brócolos salteados em azeite e alho, e pão de centeio fresco.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Uma simples lata de Sardinhas em Azeite…



Estava com fome, mas em função de uma forte constipação, sentia-me cansada, dorida, e sem grandes forças para cozinhar. Espreitei o interior do frigorífico, para ver o que me poderia saciar sem grande esforço. Havia sobras de batatas novas cozidas, mistura de folhas verdes para salada,
tomate cereja e alho francês. Com estes ingredientes e a ajuda de uma das muitas latinhas que povoam a despensa, resolvi o problema!

Cortei as batatas em gomos, reguei com azeite e alho picado, e levei ao micro-ondas, a temperatura média, por 1 minuto. Temperei com pimenta preta acabada de moer. Lavei e cortei 5
tomatinhos cereja, que juntei às batatas, assim como umas rodelas de alho francês, finamente cortadas. Adicionei tiras de pimento verde, e a mistura de folhas verdes. Temperei com sal refinado, um pouco de azeite e vinagre. Escorri as sardinhas da lata, e completei o prato. E em 5m servi um almoço nutritivo e refrescante!

domingo, 11 de março de 2012

Creme de Cenoura e Abóbora com Malagueta,Cominhos e Coentros



É reconfortante saber que, por muito tarde que se chegue a casa, parte do jantar está assegurada, porque há sopa pronta a consumir no frigorífico. E é também por isso que, ao domingo, faço uma enorme panela de sopa, que se vai consumindo durante a semana, nos almoços que se levam preparados de casa, ou nos jantares, quando se chega a casa tarde e a fome não dá tréguas.

Usei:
8oo gr de abóbora descascada e cortada em cubos
1 talho de alho francês
2 dentes de alho
1 nabo
1 batata pequena
1 cenoura grande
1 tira de pimento vermelho
1/2 malagueta fresca, pequena, e sem sementes
Coentros
Sal, pimenta preta, cominhos e azeite
Fiz assim:
Refoguei os legumes no azeite, juntamente com a malagueta. Temperei de sal, cobri com água a ferver, e deixei cozinhar por cerca de 30m. Triturei a sopa, com a varinha mágica. Piquei alguns coentros, e misturei-os com uma colher de chá de azeite. Servi algumas conchas de sopa para um prato, e polvilhei com pimenta preta acabada de moer, cominhos e a mistura de coentros com azeite.
Esta é uma sopa pungente e encorpada, graças ao calor da malagueta e dos cominhos, mas também fresca, pela acção dos coentros.
Gostei muito!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Quiche de Cogumelos e Espinafres com Queijo


Uma quiche preparada no fim de semana e guardada no frigorífico é uma óptima forma de economizar tempo nos dias de semana mais atarefados, em que nos falta tempo para cozinhar. Acompanham bem uma sopa, uma salada, ou arroz branco.

Usei:
1 base de massa quebrada fresca
2 ovos
1 embalagem de natas de soja
1 lata de cogumelos (prefiro usar cogumelos frescos, mas há sempre latinhas de cogumelos na minha despensa, para quando se acabam os frescos, como foi o caso...)
1/2 embalagem de espinafres congelados
1 dente de alho picado
azeite
queijo mozzarella ralado
1 colher de sopa, mal cheia, de farinha integral
sal, pimenta e noz moscada

Fiz assim:
Forrei uma tarteira com o papel vegetal que envolve a massa quebrada. Estendi a massa sobre o papel, e piquei o fundo com um garfo. Numa frigideira, salteei os espinafres no azeite, juntamente com o alho picado. Temperei de sal, pimenta e noz moscada. Escorri os cogumelos, lavei-os e sequei-os em papel de cozinha. Juntei-os aos espinafres, e deixei que aquecessem um pouco. Juntei a farinha e envolvi bem. Numa tigela, bati os ovos com as natas de soja. Temperei com sal e pimenta, e adicionei à mistura de espinafres e cogumelos. Coloquei a mistura sobre a massa quebrada, polvilhei com o queijo ralado, e levei ao forno pré-aquecido a 200º, por 30 minutos. Depois desliguei o forno, e deixei a quiche lá dentro por mais dez minutos.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Muffins de chocolate e laranja


Há semanas que anseio por um domingo chuvoso, daqueles que convidam à preguiça, ao sofá, mantinhas, chá quentinho, chocolate quente, bolinhos, séries e filmes.
Julgo que estes muffins serão um bom acompanhamento para um desses domingos. A receita já cá está, o convite fica feito, agora só falta a colaboração do S. Pedro...
Bom fim de semana!

Usei:
200g de farinha com fermento
50g de cacau em pó (usei biológico, do Comércio Justo)
150g de açúcar amarelo
2 ovos
150ml de leite de soja com chocolate
sumo e raspa de duas laranjas
100ml de óleo vegetal
2 colheres de sopa de pepitas de chocolate negro

Fiz assim:
Liguei o forno, a 180º. Comecei por misturar os ingredientes secos numa taça: a farinha com o açúcar, as pepitas, a raspa da laranja e o cacau. Adicionei depois os ovos, o leite de soja, o sumo de laranja e o óleo, mexendo bem com uma colher de pau.
Dividi a mistura por 14 forminhas de papel plissado, e levei ao forno durante 15 minutos. Depois desliguei-o, e deixei os muffins descansarem lá dentro por mais 5 minutos.

Como fiz 14 muffins, esperei que arrefecessem e congelei metade deles, para descongelá-los durante a semana, e levá-los comigo para a pausa do lanche. :)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Torrada de pão doce com requeijão, mel e morangos

Adoro a combinação de requeijão com mel. Tinha ambos em casa. Tinha também uns morangos, e pensei fazer panquecas com morangos, xarope de açúcar e canela. Mas preparar as panquecas, apesar de ser uma tarefa muito simples e rápida para quem, como eu, tem sempre um enorme frasco com com a mistura já feita, levaria mais tempo do que fazer umas torradas. E eu estava com fome, e não queria esperar. Resolvi o assunto num instante, optando por fazer umas torradas de pão brioche, cortar uns morangos, barrar as torradas com requeijão, e salpicar tudo com mel e canela! Resultado final: aprovadíssimo! :)

Usei:
Pão brioche
2 morangos
2 colheres de sopa de requeijão
1 colher de chá de mel
canela q.b.

Fiz assim:
Levei o pão a tostar na sandwicheira. Retirei, barrei as fatias com o requeijão e espalhei o mel por cima do requeijão. Lavei e cortei os morangos, que coloquei por cima do requeijão e do mel. Polvilhei tudo com canela, e ataquei de imediato! :)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Muesli Caseiro





Muesli

Ao pequeno almoço, gosto de comer cereais com iogurte e fruta fresca, especialmente quando o tempo fica mais ameno. Apesar de apreciar alguns dos cereais existentes no mercado, muitos têm, a meu ver, uma quantidade excessiva de açúcar. Por isso, resolvi criar a minha própria receita de cereais. Pesquisa aqui, pesquisa ali, e eis que encontrei o meu muesli! Ficou mesmo ao meu gosto: com textura caramelizada, com sabor a canela e côco, e com pedaços de chocolate!

Usei:

1 chávena e meia
de flocos de aveia (usei integrais)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça trituradas + 1 colher de sopa de sementes
de linhaça inteiras
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
3 colheres de
sopa de sementes de girassol
3 colheres de
sopa de côco ralado
Meia chávena de quinoa
Meia chávena de amêndoas
Meia chávena de
amendoins torrados
1 colher de chá de canela
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de
sopa de óleo
1 colher de chá
de aroma de baunilha
4 figos secos
partidos em pedaços
4 quadrados de
chocolate negro com menta

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Numa taça, juntei todos os ingredientes, excepto o chocolate. Primeiro coloquei os sólidos, e depois os líquidos. Levei ao forno, num recipiente de silicone, durante cerca de 30 minutos. A cada dez minutos, abri a porta do forno e mexi com um garfo, para que a mistura dourasse uniformemente. Depois de retirar do forno, deixei arrefecer, e juntei o
chocolate, partido em pequenos pedaços.
Já comi algumas colheradas, simples, e em breve vou experimentar com iogurte natural e morangos frescos.
Boa semana!