quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Linguini com Camarão e Rúcula



Linguini com Camarão e Rúcula

Uma combinação muito simples, de confecção célere, e
bastante agradável.

Usei:
Linguini
8 camarões cozidos
Folhas de rúcula (usei de agricultura biológica)
Sal, pimenta preta, azeite e sumo de limão

Fiz assim:
Fervi água na chaleira eléctrica, coloquei numa panela, temperei
de sal, inseri o linguini, e deixei cozer até ficar al dente (cerca de 8 minutos). Entretanto, descasquei os camarões e
lavei bem as folhas de rúcula. Escorri a massa, juntei as folhas de rúcula e o
camarão, temperei com um fio de azeite, sumo de limão, umas pedrinhas de sal, e
pimenta preta.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Salada de alface e rúcula com beringela grelhada




Uma salada diferente, perfeita para preparar quando é necessária uma refeição leve, mas substancial, que sacie a fome em poucos minutos.

Usei:

Folhas de alface
Rúcula
Tomate cereja
Beringela
Queijo mozzarella fresco
Azeite, vinagre balsâmico, pimenta rosa, orégãos e sal

Fiz assim:

Lavei os vegetais, cortei os tomates ao meio, e rasguei a alface e a rúcula em pedaços. Cortei a
beringela em rodelas com cerca de 0,5 cm de espessura. Numa frigideira anti-aderente quente, coloquei um fio de azeite, e grelhei as beringelas de ambos os lados, temperadas com sal, orégãos e pimenta rosa. Cortei o mozzarella em fatias com a mesma espessura das rodelas de beringela, e fiz uma espécie de sanduíches, recheando pares de rodelas de beringela com mozzarela. Temperei a as folhas e os tomatinhos com sal, azeite e vinagre balsâmico. Coloquei as sanduíches de
beringela por cima da salada, reguei-as com um fio de azeite, e ficou pronto a comer.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Batido de banana e morango com aveia e canela



Não sou apreciadora de leite. Normalmente, só consigo bebê-lo muito frio, e cheio de chocolate. Outra forma de tomar leite é transformando-o em batido, com fruta e especiarias que lhe alterem o sabor. Este batido é prático e saboroso, e pode ser preparado de véspera para um pequeno-almoço rápido e nutritivo, se guardado tapado no frigorífico. O preparado pode deslaçar um pouco, mas nada que uma mexidela com uma colher não resolva na hora!

Usei:
1/2 litro de leite magro e frio
1 iogurte natural
1 colher de sopa de mel
1 banana
2 morangos
4 framboesas
1 colher de sopa de flocos de aveia
1 colher de café de canela
1 pitada de gengibre em pó

Num copo misturador, juntar todos os ingredientes, e bater tudo com a varinha mágica, até obter uma mistura cremosa e aveludada. Transferir para um copo, e polvilhar com um pouco mais de canela.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Prato quente de pequeno-almoço

O fim de semana está à porta, e com ele chegam os pequenos-almoços tardios, que se querem substanciais, de modo a saciar-nos do almoço que nem sempre se concretiza nestes dias mais preguiçosos. Esta sugestão foi inspirada num dos livros do Jamie Oliver, "Jamie Regressa à Cozinha.

Acompanhei com uma fatia de pão saloio torrado, sumo de laranja natural, uma bela chávena de bebida solúvel de cereais, e uma fatia de bolo de laranja com côco, canela e pepitas de chocolate, que aparecerá por aqui em breve. E fiquei verdadeiramente saciada e reconfortada! :)


Usei (para duas pessoas):
3 salsichas de vegetais e soja (de frasco, da Izidoro, com muito menos gordura e colesterol que as tradicionais, e muito saborosas!)
8 tomates cereja
6 cogumelos de Paris frescos
2 ovos
Alguns fios de queijo mozzarella
Azeite aromatizado com alecrim e malagueta q.b.
Sal e pimenta preta
Cebolinho


Fiz assim:
Numa frigideira anti-aderente, levei cerca de uma colher de sobremesa de azeite a aquecer. Lavei e cortei os cogumelos, e salteei-os na frigideira. Acrescentei os tomatinhos cortados em metades, e temperei de sal e pimenta. Juntei as salsichas cortadas em metades, os fios de queijo, "empurrei" para um dos lados da frigideira, e no outro coloquei os dois ovos inteiros, que temperei com sal, pimenta e cebolinho. Enquanto os ovos cozinhavam, torrei o pão, fiz o sumo (com a ajuda de um espremedor eléctrico), e o café.
Servi tudo bem quentinho.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tabuleiro de Chocolate coberto com Mousse de Chocolate


Esta gulosa sobremesa resulta da adaptação da receita de bolo de chocolate do João Carlos Silva, do programa "Na Roça com os Tachos". Parti da receita base desse bolo, com pequenas alterações (substituição do açúcar branco por açúcar amarelo, e usei menos um ovo do que o indicado, para que o bolo não ficasse demasiado líquido, dado que a cobertura improvisada de mousse de chocolate confere-lhe a desejada cremosidade aveludada). É mesmo muito bom!

Tabuleiro de Chocolate coberto com Mousse de Chocolate

Para o bolo:
200 gr de Açúcar Amarelo
200 gr de Manteiga (usei manteiga sem sal)
200 gr de Farinha com Fermento
200 gr de Chocolate para culinária
3 ovos
Óleo para untar o tabuleiro

Para a mousse:
2 ovos
Igual quantidade do peso dos ovos de chocolate para culinária, manteiga e açúcar

Fiz assim:

Bolo: Parti o chocolate em pedaços pequenos, juntei-lhe a manteiga e levei ao micro-ondas, para derreter, em potência média.Entretanto, fui batendo o açúcar com os ovos, com a batedeira, até que a mistura ficasse cremosa. Delicadamente envolve-se o chocolate derretido na massa, e acrescenta-se a farinha, misturando bem.
Unta-se um pirex grande (uso um em formato oval, o maior que tenho, pois esta receita induz a um bolo bem crescidinho!) com óleo vegetal, despeja-se a mistura para o pirex, e leva-se a cozer em forno pré-aquecido, a 180º, durante 20 minutos. Enquanto o bolo coze, prepara-se a mousse.

Mousse: Batem-se as gemas com o açúcar. Derrete-se o chocolate com a manteiga (uso sempre o micro-ondas para derreter o chocolate; é rápido, prático, e se optarmos por uma temperatura moderada, o chocolate não queima, como se poderia pensar que acontecesse. Pelo contrário, fica liso e brilhante, como se o derretesse em banho-maria!). Quando o chocolate arrefece, junta-se ao creme de ovos e açúcar. Batem-se as claras em castelo, e incorporam-se na mistura.

Depois do bolo ter arrefecido, cobre-se com a mousse. Polvilha-se com canela e cacau em pó, e enfeita-se com bolinhas de chocolate. Desta vez, polvilhei também com açúcar colorido de azul, flocos de pimenta rosa, e bolinhas coloridas.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bacalhau com Couves em Crosta de Broa



Provei algumas vezes o tão famoso bacalhau com broa, mas não fiquei fã, porque sempre me apresentaram o dito bacalhau assado no forno apenas com uma insípida broa esfarelada por cima. Comecei a pesquisar na blogosfera e apercebi-me de que havia várias variantes deste prato. Assim, lancei-me à aventura, e criei a minha versão. Adorei o resultado!


Usei:

Bacalhau desfiado (usei migas de bacalhau demolhadas)

3 dentes de alho

1 cebola grande

1 couve (usei penca)

1 molho de grelos

Broa de milho

Salsa

Azeitonas pretas descaroçadas

Sal e pimenta

Azeite


Fiz assim:

Cozi as couves e os grelos, devidamente lavados e arranjados, em água temperada de sal. Quando terminou a cozedura, passei-os por água fria e deixei-os a escorrer num passador. Entretanto, refoguei a cebola, cortada em rodelas, no azeite (usei uma quantidade generosa), juntamente com dois dentes de alho também cortados em rodelas. Adicionei o bacalhau ao refogado, e deixei cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, para não secar ou pegar no fundo. Se o bacalhau secar, deve adicionar-se mais azeite. Enquanto o bacalhau refogava, cortei as couves em pedaços, e posteriormente, adicionei-as ao bacalhau. Temperei de sal e pimenta, e retirei do lume. Foi tempo de tratar da cobertura de broa: separei o miolo da broa, e rejeitei a côdea. No processador, piquei a broa com as azeitonas descaroçadas, um dente de alho e alguns pés de salsa lavados. Adicionei algum azeite para ligar a mistura, e temperei com pimenta preta. Num pirex, coloquei o refogado de cebola com bacalhau e couves, e cobri com a mistura de broa. Levei ao forno bem quente, durante 15 minutos, até que a broa ficasse dourada e estaladiça, criando uma crosta muito apetitosa, e nada parecida com a que havia provado em restaurantes e que me levou a afirmar que não gostava de bacalhau com broa!











quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bolinhos de côco com laranja


Usei:
1 chávena de côco ralado
½ chávena de açúcar
Sumo e raspa de meia laranja
1 ovo
½ colher de café de canela

Fiz assim:
Numa tigela, misturam-se todos os ingredientes. Coloca-se uma colher de sobremesa do preparado em forminhas de papel plissado, e leva-se ao forno, pré-aquecido a 170º, durante cerca de 10 minutos.