sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Prato quente de pequeno-almoço

O fim de semana está à porta, e com ele chegam os pequenos-almoços tardios, que se querem substanciais, de modo a saciar-nos do almoço que nem sempre se concretiza nestes dias mais preguiçosos. Esta sugestão foi inspirada num dos livros do Jamie Oliver, "Jamie Regressa à Cozinha.

Acompanhei com uma fatia de pão saloio torrado, sumo de laranja natural, uma bela chávena de bebida solúvel de cereais, e uma fatia de bolo de laranja com côco, canela e pepitas de chocolate, que aparecerá por aqui em breve. E fiquei verdadeiramente saciada e reconfortada! :)


Usei (para duas pessoas):
3 salsichas de vegetais e soja (de frasco, da Izidoro, com muito menos gordura e colesterol que as tradicionais, e muito saborosas!)
8 tomates cereja
6 cogumelos de Paris frescos
2 ovos
Alguns fios de queijo mozzarella
Azeite aromatizado com alecrim e malagueta q.b.
Sal e pimenta preta
Cebolinho


Fiz assim:
Numa frigideira anti-aderente, levei cerca de uma colher de sobremesa de azeite a aquecer. Lavei e cortei os cogumelos, e salteei-os na frigideira. Acrescentei os tomatinhos cortados em metades, e temperei de sal e pimenta. Juntei as salsichas cortadas em metades, os fios de queijo, "empurrei" para um dos lados da frigideira, e no outro coloquei os dois ovos inteiros, que temperei com sal, pimenta e cebolinho. Enquanto os ovos cozinhavam, torrei o pão, fiz o sumo (com a ajuda de um espremedor eléctrico), e o café.
Servi tudo bem quentinho.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tabuleiro de Chocolate coberto com Mousse de Chocolate


Esta gulosa sobremesa resulta da adaptação da receita de bolo de chocolate do João Carlos Silva, do programa "Na Roça com os Tachos". Parti da receita base desse bolo, com pequenas alterações (substituição do açúcar branco por açúcar amarelo, e usei menos um ovo do que o indicado, para que o bolo não ficasse demasiado líquido, dado que a cobertura improvisada de mousse de chocolate confere-lhe a desejada cremosidade aveludada). É mesmo muito bom!

Tabuleiro de Chocolate coberto com Mousse de Chocolate

Para o bolo:
200 gr de Açúcar Amarelo
200 gr de Manteiga (usei manteiga sem sal)
200 gr de Farinha com Fermento
200 gr de Chocolate para culinária
3 ovos
Óleo para untar o tabuleiro

Para a mousse:
2 ovos
Igual quantidade do peso dos ovos de chocolate para culinária, manteiga e açúcar

Fiz assim:

Bolo: Parti o chocolate em pedaços pequenos, juntei-lhe a manteiga e levei ao micro-ondas, para derreter, em potência média.Entretanto, fui batendo o açúcar com os ovos, com a batedeira, até que a mistura ficasse cremosa. Delicadamente envolve-se o chocolate derretido na massa, e acrescenta-se a farinha, misturando bem.
Unta-se um pirex grande (uso um em formato oval, o maior que tenho, pois esta receita induz a um bolo bem crescidinho!) com óleo vegetal, despeja-se a mistura para o pirex, e leva-se a cozer em forno pré-aquecido, a 180º, durante 20 minutos. Enquanto o bolo coze, prepara-se a mousse.

Mousse: Batem-se as gemas com o açúcar. Derrete-se o chocolate com a manteiga (uso sempre o micro-ondas para derreter o chocolate; é rápido, prático, e se optarmos por uma temperatura moderada, o chocolate não queima, como se poderia pensar que acontecesse. Pelo contrário, fica liso e brilhante, como se o derretesse em banho-maria!). Quando o chocolate arrefece, junta-se ao creme de ovos e açúcar. Batem-se as claras em castelo, e incorporam-se na mistura.

Depois do bolo ter arrefecido, cobre-se com a mousse. Polvilha-se com canela e cacau em pó, e enfeita-se com bolinhas de chocolate. Desta vez, polvilhei também com açúcar colorido de azul, flocos de pimenta rosa, e bolinhas coloridas.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bacalhau com Couves em Crosta de Broa



Provei algumas vezes o tão famoso bacalhau com broa, mas não fiquei fã, porque sempre me apresentaram o dito bacalhau assado no forno apenas com uma insípida broa esfarelada por cima. Comecei a pesquisar na blogosfera e apercebi-me de que havia várias variantes deste prato. Assim, lancei-me à aventura, e criei a minha versão. Adorei o resultado!


Usei:

Bacalhau desfiado (usei migas de bacalhau demolhadas)

3 dentes de alho

1 cebola grande

1 couve (usei penca)

1 molho de grelos

Broa de milho

Salsa

Azeitonas pretas descaroçadas

Sal e pimenta

Azeite


Fiz assim:

Cozi as couves e os grelos, devidamente lavados e arranjados, em água temperada de sal. Quando terminou a cozedura, passei-os por água fria e deixei-os a escorrer num passador. Entretanto, refoguei a cebola, cortada em rodelas, no azeite (usei uma quantidade generosa), juntamente com dois dentes de alho também cortados em rodelas. Adicionei o bacalhau ao refogado, e deixei cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, para não secar ou pegar no fundo. Se o bacalhau secar, deve adicionar-se mais azeite. Enquanto o bacalhau refogava, cortei as couves em pedaços, e posteriormente, adicionei-as ao bacalhau. Temperei de sal e pimenta, e retirei do lume. Foi tempo de tratar da cobertura de broa: separei o miolo da broa, e rejeitei a côdea. No processador, piquei a broa com as azeitonas descaroçadas, um dente de alho e alguns pés de salsa lavados. Adicionei algum azeite para ligar a mistura, e temperei com pimenta preta. Num pirex, coloquei o refogado de cebola com bacalhau e couves, e cobri com a mistura de broa. Levei ao forno bem quente, durante 15 minutos, até que a broa ficasse dourada e estaladiça, criando uma crosta muito apetitosa, e nada parecida com a que havia provado em restaurantes e que me levou a afirmar que não gostava de bacalhau com broa!











quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bolinhos de côco com laranja


Usei:
1 chávena de côco ralado
½ chávena de açúcar
Sumo e raspa de meia laranja
1 ovo
½ colher de café de canela

Fiz assim:
Numa tigela, misturam-se todos os ingredientes. Coloca-se uma colher de sobremesa do preparado em forminhas de papel plissado, e leva-se ao forno, pré-aquecido a 170º, durante cerca de 10 minutos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Chá Rooibos aromatizado com gengibre, canela e laranja

Uma chávena de chá fumegante é uma boa forma de combater o frio. Durante o Outono e Inverno, uso e abuso dos chás, infusões e tisanas. Desta vez preparei uma deliciosa bebida quente e reconfortante, com ingredientes muito simples. Fica a sugestão para estes dias em que o frio nos consome, dias típicos do mês de Janeiro.

Usei:
1 saqueta de chá rooibos
1 pequeno pedaço de gengibre, com cerca de 1 cm de espessura
1 grande casca de laranja
1 pau de canela
Água

Fiz assim:
Num fervedor, coloquei a água, a casca de laranja bem lavada, o gengibre descascado, e o pau de canela. Deixei ferver por 5 minutos. Retirei do lume, e inseri a saqueta de chá no fervedor, deixando em infusão por mais 5 minutos. Com a ajuda de um coador, filtrei a bebida, e deliciei-me!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Pizza Night!





Pizza night! Pizza com massa fresca feita em casa. Adorámos, e já estamos a pensar em instituir a "pizza night", porque além das pizzas saborosas, o quentinho que foi saindo do forno mostrou-se muito agradável, face ao tempo frio que se tem registado. Além de que forno ligado para cozinhar significa, quase sempre, bolinhos para sobremesa!:) E assim foi, mas disso darei conta numa outra publicação. ;)

Para a massa:

3 copos de farinha com fermento
1 ½ copos de água morna
Uma pitada de sal

Molho de tomate:
1 lata de tomate pelado
1 dente de alho
Meia cebola
1 colher de chá de orégãos
1 colher de chá de manjericão seco
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
1 fio de azeite

Recheio:
1 mozzarella fresca
6 cogumelos frescos
1 lata de atum
Quadradinhos de bacon
Azeitonas sem caroço
2 delícias do mar
Cebola
Mozzarella em fios
1 fio de azeite
Pimenta preta moída na altura

Processo:


Pizza de Atum com Cogumelos: comecei por fazer a massa, amassando bem os ingredientes. Formei uma bola, e deixei repousar, enquanto preparei o molho. Na picadora, triturei o tomate, a cebola, o alho e as ervas. Temperei com o azeite, o sal e o açúcar, e reservei. Lavei e cortei finamente os cogumelos e a cebola. Escorrei o atum, e parti as azeitonas em rodelas. Com as mãos untadas com azeite, estendi a massa, até deixá-la o mais fina possível, de modo a ficar com duas bases de pizza. Coloquei cada base num tabuleiro, polvilhado com um pouco de farinha, e fui montando o recheio: primeiro espalhei o molho de tomate, depois o mozzarella em fatias, os cubinhos de bacon, e mais mozzarella, em fios (pizza da primeira foto).




Pizza de Bacon com Cogumelos: na base dispus o molho de tomate, os cogumelos, o mozzarella em fatias, o atum desfeito com um garfo, a cebola em fatias, as azeitonas, as delícias do mar, e cobri tudo com mozzarella em fios.




Polvilhei ambas as pizzas com pimenta preta e reguei-as com um fio de azeite. Levei ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 20 minutos, até que a massa dourasse e o queijo derretesse.



















sábado, 14 de janeiro de 2012

Arroz com grelos, couve e alheira de bacalhau

Os pratos em que combino hortaliças com arroz e peixe agradam-me bastante, especialmente quando o tempo está mais frio, pois a meu ver, correspondem ao conceito de "confort food". Este prato de arroz resultou muito bem: o travo amargo dos grelos foi contrabalançado pelo adocicado da couve, e ambos os sabores casaram bem com o sabor fumado da alheira.

Usei:
Azeite
Cebola
Alho
1/2 alheira de bacalhau
Grelos
Couve (usei penca)
1/2 chávena de arroz agulha

Fiz assim:
Refoguei a cebola e o alho no azeite, até alourarem ligeiramente. Retirei a pele à alheira, parti em pedaços, e adicionei ao refogado. Lavei e cortei as couves e os grelos, e pu-los no tacho. Cobri com água fervente, e deixei cozinhar por 5 minutos. Depois adicionei o arroz, juntei água numa proporção do dobro da quantidade do arroz, temperei com sal e pimenta, e deixei cozinhar até que o arroz cozesse. O arroz ficou caldoso, como eu pretendia. Para um arroz mais seco, basta reduzir a quantidade de água.