sábado, 14 de janeiro de 2012

Arroz com grelos, couve e alheira de bacalhau

Os pratos em que combino hortaliças com arroz e peixe agradam-me bastante, especialmente quando o tempo está mais frio, pois a meu ver, correspondem ao conceito de "confort food". Este prato de arroz resultou muito bem: o travo amargo dos grelos foi contrabalançado pelo adocicado da couve, e ambos os sabores casaram bem com o sabor fumado da alheira.

Usei:
Azeite
Cebola
Alho
1/2 alheira de bacalhau
Grelos
Couve (usei penca)
1/2 chávena de arroz agulha

Fiz assim:
Refoguei a cebola e o alho no azeite, até alourarem ligeiramente. Retirei a pele à alheira, parti em pedaços, e adicionei ao refogado. Lavei e cortei as couves e os grelos, e pu-los no tacho. Cobri com água fervente, e deixei cozinhar por 5 minutos. Depois adicionei o arroz, juntei água numa proporção do dobro da quantidade do arroz, temperei com sal e pimenta, e deixei cozinhar até que o arroz cozesse. O arroz ficou caldoso, como eu pretendia. Para um arroz mais seco, basta reduzir a quantidade de água.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Brownies de Chocolate com Nozes e Amêndoas

Um momento muito doce para apreciadores de bolos de chocolate de textura cremosa e densa. Adorei! :)


Usei:

220 gr de açúcar amarelo

120 gr de manteiga magra

3 ovos

200 gr de chocolate para culinária

80 gr de farinha com fermento
50 gr de amêndoas e nozes partidas em pedaços
1 colher de sopa de cacau magro em pó


Fiz assim:

Pincelei com óleo um pirex rectangular e forrei-o com papel vegetal, e pré-aqueci o forno 170º.Derreti, no micro-ondas 150g de chocolate com a manteiga. Bati o açúcar com os ovos e incorporei o chocolate e a manteiga derretida, a farinha e o fermento na mistura. Na picadora, reduzi as amêndoas e as restantes 50 gr de chocolate a pequenos pedaços, que juntei à massa. Coloquei a mistura na forma e levei ao forno durante cerca de 40 minutos. Retirei o bolo do forno e deixei arrefecer antes de desenformar e cortá-lo em quadrados em pedaços. Ficou com uma textura húmida e uma fina crosta crocante. Acompanhei com iogurte natural açucarado e umas framboesas. Gostei muito do resultado, sem dúvida uma receita para repetir muitas vezes!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Tarte Souflé de Atum com Cogumelos



Os doces de Natal costumam incluir muitas gemas, e poucas claras, de modo que, na época festiva, fui coleccionando claras de ovo no frigorífico e no congelador. Neste fim-de-semana, resolvi dar uso a algumas, neste cruzamento de uma tarte crocante com recheio leve de um souflé. E gostei do resultado!


Usei:

1 placa de massa quebrada

2 latas de atum

6 cogumelos frescos

1 colher de sopa de azeite

1 cebola picada

1 dente de alho

1 colher de sopa de farinha

250 ml de leite

6 claras

Salsa picada
Orégãos
Amêndoa laminada
Sementes de sésamo e de linhaça

Sumo de limão

Sal aromatizado com alecrim e pimenta rosa


Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 200º. Levei o azeite ao lume com a cebola picada, até que esta murchasse. Juntei os cogumelos lavados e picados, e temperei com o sal aromatizado, adicionei o dente de alho picadinho, e deixei cozinhar os cogumelos. Polvilhei com a farinha e fui juntando o leite aos poucos, mexendo sempre até engrossar. Juntei o atum escorrido e desfeito com um garfo, a salsa picada, os orégãos, o sumo de limão, e rectifiquei o sal. Retirei do lume e deixei arrefecer ligeiramente, enquanto batia as claras em castelo. Depois, envolvi-as no recheio. Estendi a massa quebrada na forma, e piquei a massa com um garfo. Verti o recheio sobre a massa, polvilhei com as sementes de sésamo e de linhaça, com um pouco mais de orégãos, e com as amêndoas laminadas. Levei ao forno durante mais ou menos 20 minutos, até que o recheio e a massa dourassem.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Aletria

Hoje é véspera de Reis. E por esse motivo, há festa, pois não há nada como começar um novo ano a festejar!
A sugestão para a noite de hoje tem tanto de simples como de doce e reconfortante: aletria!

Usei:
Aletria q.b.
Açúcar q.b.
Água q.b.
1 Pau de canela
1 casca de limão
Pinhões
Canela em Pó
Duas gemas de ovo

Fiz assim:
Agarrei em algumas meadas de aletria, e desfi-las em pedaços mais pequenos. Na chaleira, coloquei a água a ferver. Assim que ferveu, transferi a água para um tachinho, juntei a casca de limão, o pau de canela, e adicionei açúcar até que a água ficasse doce. Deixei ferver esta calda, em lume brando, por cerca de 5 minutos. Juntei a aletria, e deixei cozinhar até que absorvesse a água e ficasse macia. Separei as gemas das claras, e mexi as gemas com a ajuda de um garfo (as claras estão armazenadas no congelador, para dar corpo a uma omolete, a uns ovos mexidos, ou a uma nova sobremesa!:). Retirei o tachinho do fogão, juntei as gemas batidas à aletria, e mexi rapidamente, para que as gemas não talhassem. Levei novamente o tachinho ao lume, para cozer as gemas, por cerca de 2 minutos. Por fim, adicionei os pinhões (também fica bem com nozes, ou amêndoas picadas). Coloquei a aletria em pratinhos, e polvilhei com canela em pó.
Boa noite de Reis!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Panquecas

No primeiro dia do ano, deixo-vos uma solução prática para os momentos em que precisamos de algo doce, e de preparação rápida. Perfeita para dias cinzentos, chuvosos e preguiçosos, como o de hoje. As panquecas podem ser feitas para o pequeno-almoço, para o lanche, ou para sobremesa. São deliciosas, e os recheios podem ser tantos quantos a imaginação ditar! Estas foram cobertas com doce de tomate caseiro, e polvilhadas com canela, nozes picadas e açúcar em pó. Para me convencer de que estaria a comer algo saudável, adicionei umas framboesas frescas! :) Também já as preparei com um molho de chocolate caseiro (preparado com 4 quadrados de chocolate preto derretidos com uma colher de sopa de leite, no micro-ondas), ou simples, polvilhadas com açúcar e canela. Ficam sempre muito boas!
Feliz 2012!



A receita base que sigo para as panquecas é da Nigella Lawson. Como ela sugere, tenho o preparado pronto num frasco, e depois é só acrescentar os ingredientes húmidos!





Receita base:




600gr de farinha de trigo


3 colheres de sopa de fermento em pó


2 colheres de sopa de bicabornato de sódio


1 colher de chá de sal refinado


40gr de açúcar baunilhado



Ingredientes para cerca de 15 panquecas pequenas:



150gr da mistura para panquecas


1 ovo


250ml de leite


1 colher de sopa de manteiga derretida




Modo de Preparação:



Misturar bem todos os ingredientes, excepto a manteiga, até obter uma massa lisa. Aquecer uma frigideira anti-aderente, adicionar a manteiga, e colocar 2 colheres de sopa de massa para fazer cada panqueca. Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas, viram-se e deixam-se cozinhar mais um minutos.





Para preparar rapidamente uma só panqueca:




Num recipiente, colocar duas colheres de sopa do mix de panquecas, uma pitada de canela em pó, e adicionar duas colheres de sopa de leite magro, e mexer bem. Aquecer uma frigideira anti-aderente, colocar um pouquinho de manteiga, e espalhar a mistura. Virar quando o preparado começa a borbulhar, e deixar dourar do outro lado. Polvilhar com açúcar e canela, ou servir com compota ou mel. Et voilá, panquecas express! :)


Bom apetite!




domingo, 25 de dezembro de 2011

Bolo Rei de Frutos Secos com Chocolate

Não sou fã de frutas cristalizadas, mas gosto muito da massa do bolo-rei. Aprecio nozes, amêndoas e pinhões. E tenho tendência para "achocolatar" tudo e mais alguma coisa. E foi assim que eu e a minha máquina de fazer pão fizemos este bolo-rei de frutos secos com chocolate!
Feliz Natal!


Usei:
500 gr de Farinha para Pão de Brioche
200 ml de água morna
200 gr de frutos secos (nozes, amêndoas e pinhões)
100 gr de chocolate para culinária picado
1 colher de sopa de Vinho do Porto
1 colher de sopa de sumo de laranja
Raspa de 1/2 Laranja
Geleia de marmelo para pincelar
100 g de frutos secos e chocolate granulado q.b. para decorar



Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Coloquei a água tépida na cuba da máquina do pão e juntei a farinha. Seleccionei, na máquina de fazer pão, o programa "amassar", que dura cerca de 15 minutos. Assim que o programa termina, adicionionam-se os frutos secos, o chocolate em pedacinhos, vinho do Porto e a raspa de laranja. Selecciona-se novamente o programa "amassar". Quando termina, coloca-se a massa num tapete de silicone pincelado levemente com azeite, e molda-se uma coroa (eu usei uma forma de queque no centro, e moldei a coroa em torno da forminha). Baixei a temperatura do forno para os 50º, e coloquei lá o bolo-rei, deixando levedar durante cerca de 45m. Depois do bolo-rei ter levedado, pincelei com a geleia, e decorei com os restantes frutos secos. Aumentei a temperatura do forno para os 180º, e deixei cozer durante cerca de 30 minutos. Quando o bolo-rei ficou pronto, reguei com o sumo de laranja, pincelei novamente com geleia, e decorei com o chocolate granulado. Muito bom!








quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bolinhos de manteiga e canela

O Ntal está à porta! O cheiro a canela começa a tomar conta da minha cozinha. Hoje foi a vez destes deliciosos bolinhos de canela, que acompanharam na perfeição uma termos de 1 litro de chá de especiarias, bem apropriado para a época! E assim se foi trabalhando...

Usei:
125 gr de manteiga
1 Ovo
100 gr de Açúcar amarelo
300 gr de Farinha com fermento
Canela em pó q.b

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Coloquei a manteiga, o açúcar, o ovo e a farinha na taça da batedeira, e deixei que todos os ingredientes ficassem bem misturados. Depois, foi só tender bolinhas, passá-las pela canela, e levar ao forno por cerca de 15 minutos. Hummmmm! :)