domingo, 1 de janeiro de 2012

Panquecas

No primeiro dia do ano, deixo-vos uma solução prática para os momentos em que precisamos de algo doce, e de preparação rápida. Perfeita para dias cinzentos, chuvosos e preguiçosos, como o de hoje. As panquecas podem ser feitas para o pequeno-almoço, para o lanche, ou para sobremesa. São deliciosas, e os recheios podem ser tantos quantos a imaginação ditar! Estas foram cobertas com doce de tomate caseiro, e polvilhadas com canela, nozes picadas e açúcar em pó. Para me convencer de que estaria a comer algo saudável, adicionei umas framboesas frescas! :) Também já as preparei com um molho de chocolate caseiro (preparado com 4 quadrados de chocolate preto derretidos com uma colher de sopa de leite, no micro-ondas), ou simples, polvilhadas com açúcar e canela. Ficam sempre muito boas!
Feliz 2012!



A receita base que sigo para as panquecas é da Nigella Lawson. Como ela sugere, tenho o preparado pronto num frasco, e depois é só acrescentar os ingredientes húmidos!





Receita base:




600gr de farinha de trigo


3 colheres de sopa de fermento em pó


2 colheres de sopa de bicabornato de sódio


1 colher de chá de sal refinado


40gr de açúcar baunilhado



Ingredientes para cerca de 15 panquecas pequenas:



150gr da mistura para panquecas


1 ovo


250ml de leite


1 colher de sopa de manteiga derretida




Modo de Preparação:



Misturar bem todos os ingredientes, excepto a manteiga, até obter uma massa lisa. Aquecer uma frigideira anti-aderente, adicionar a manteiga, e colocar 2 colheres de sopa de massa para fazer cada panqueca. Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas, viram-se e deixam-se cozinhar mais um minutos.





Para preparar rapidamente uma só panqueca:




Num recipiente, colocar duas colheres de sopa do mix de panquecas, uma pitada de canela em pó, e adicionar duas colheres de sopa de leite magro, e mexer bem. Aquecer uma frigideira anti-aderente, colocar um pouquinho de manteiga, e espalhar a mistura. Virar quando o preparado começa a borbulhar, e deixar dourar do outro lado. Polvilhar com açúcar e canela, ou servir com compota ou mel. Et voilá, panquecas express! :)


Bom apetite!




domingo, 25 de dezembro de 2011

Bolo Rei de Frutos Secos com Chocolate

Não sou fã de frutas cristalizadas, mas gosto muito da massa do bolo-rei. Aprecio nozes, amêndoas e pinhões. E tenho tendência para "achocolatar" tudo e mais alguma coisa. E foi assim que eu e a minha máquina de fazer pão fizemos este bolo-rei de frutos secos com chocolate!
Feliz Natal!


Usei:
500 gr de Farinha para Pão de Brioche
200 ml de água morna
200 gr de frutos secos (nozes, amêndoas e pinhões)
100 gr de chocolate para culinária picado
1 colher de sopa de Vinho do Porto
1 colher de sopa de sumo de laranja
Raspa de 1/2 Laranja
Geleia de marmelo para pincelar
100 g de frutos secos e chocolate granulado q.b. para decorar



Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Coloquei a água tépida na cuba da máquina do pão e juntei a farinha. Seleccionei, na máquina de fazer pão, o programa "amassar", que dura cerca de 15 minutos. Assim que o programa termina, adicionionam-se os frutos secos, o chocolate em pedacinhos, vinho do Porto e a raspa de laranja. Selecciona-se novamente o programa "amassar". Quando termina, coloca-se a massa num tapete de silicone pincelado levemente com azeite, e molda-se uma coroa (eu usei uma forma de queque no centro, e moldei a coroa em torno da forminha). Baixei a temperatura do forno para os 50º, e coloquei lá o bolo-rei, deixando levedar durante cerca de 45m. Depois do bolo-rei ter levedado, pincelei com a geleia, e decorei com os restantes frutos secos. Aumentei a temperatura do forno para os 180º, e deixei cozer durante cerca de 30 minutos. Quando o bolo-rei ficou pronto, reguei com o sumo de laranja, pincelei novamente com geleia, e decorei com o chocolate granulado. Muito bom!








quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bolinhos de manteiga e canela

O Ntal está à porta! O cheiro a canela começa a tomar conta da minha cozinha. Hoje foi a vez destes deliciosos bolinhos de canela, que acompanharam na perfeição uma termos de 1 litro de chá de especiarias, bem apropriado para a época! E assim se foi trabalhando...

Usei:
125 gr de manteiga
1 Ovo
100 gr de Açúcar amarelo
300 gr de Farinha com fermento
Canela em pó q.b

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Coloquei a manteiga, o açúcar, o ovo e a farinha na taça da batedeira, e deixei que todos os ingredientes ficassem bem misturados. Depois, foi só tender bolinhas, passá-las pela canela, e levar ao forno por cerca de 15 minutos. Hummmmm! :)

domingo, 18 de dezembro de 2011

Seitan de Festa



O Natal está a chegar. Avizinham-se os excessos alimentares típicos da época. E se este ano nos preocupássemos com o colesterol, salvássemos a vida a um cabrito, e optássemos por este seitan para a mesa de Natal? Saudável, nutritivo, ético e delicioso!



Usei:

250 gr de seitan
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de piri-piri moído
1 colher de café de tomilho
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de pimentão doce em pó
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de molho de soja
Metade de uma cebola cortada em meias luas
Castanhas congeladas



Fiz assim:Num saco plástico coloquei o seitan cortado em fatias com cerca de um dedo de espessura. Juntei ao seitan o azeite, o piri-piri, o tomilho, o pimentão-doce, o mel, as sementes de sésamo e o molho de soja. Fechei o saco e agitei, de modo a misturar tudo. Cobri o fundo de um tabuleiro de forno com azeite e cebola, adicionei o seitan, o molho e as castanhas congeladas. Cobri com um fio de azeite, e levei ao forno, a 200º, durante 40 minutos. Servi com salada de cenoura temperada com azeite, cominhos, alho em pó e piri-piri, e canónigos.



Está servida a festa!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Queques de Abóbora com Especiarias

Ofereceram-me uma abóbora gigante, com cerca de 15 kg. Tão grande, que depois de descascada, cortada em pedaços e acondicionada em sacos de congelação, não cabia nas quatro gavetas do congelador! O que fazer? Muitas coisas. E todas óptimas e a cheirar a Natal, como o doce de abóbora e o creme de abóbora com especiarias. E porque não queques de abóbora? Ficaram deliciosos!

Usei:

150 gr de açúcar amarelo
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
400g de abóbora ralada
raspa de meia laranja
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de gengibre moído
1 colher de café de cravinho moído
200g de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Fiz assim:
No liquidificador, bati os ovos com o açúcar e a baunilha. Adicionei a abóbora ralada e a raspa de laranja. Dei mais uns toques no liquidificador, e acrescentei a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e as restantes especiarias. Envolvi até os ingredientes estarem bem misturados. Dividi a mistura por forminhas de silicone para queques. Por cima de alguns dos queques coloquei granulado de chocolate. Levei ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Alguns comeram-se ainda mornos, com uma grande caneca de chá fumegante a acompanhar. Outros aguentaram-se até esfriarem e foram depois cobertos com uma mistura de duas colheres de sopa de queijo creme "Philadelphia", uma colher de sopa de açúcar em pó, e umas gotas de baunilha, para aromatizar. Enfeitei com bolinhas prateadas e confeitos coloridos, e assim obtive uns magníficos cupcakes caseiros de Outono!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Queques fofos de chocolate



Sábado cinzento, com chuva e frio, mas iluminado pelo calor do Natal, através das luzinhas que piscam no pinheiro enfeitado. O sofá convida a uma tarde de preguiça, a ver filmes, ou a ler um livro, mas há muito trabalho acumulado na secretária e que é necessário pôr em dia. O que fazer? A resposta surge com naturalidade: uma grande termo de chá de especiarias, com cheiro a Natal, e uns deliciosos queques de chocolate. Para confortar a alma numa tarde que se queria de lazer, mas que será de trabalho.


Usei:

150gr de creme de soja para barrar

1 chávena de açúcar amarelo

3/4 chávena de cacau magro (usei magro e biológico, comprado na loja do Comércio Justo)

2 ovos

1 chávena de farinha com fermento (uso farinha com fermento para bolos, da marca "Nacional", e gosto bastante do resultado!)


Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Levei o creme de soja ao micro-ondas, para amolecer, durante 1 minuto. Bati-o com o açúcar, até obter uma consistência fofa. Adicionei o cacau, os ovos e a farinha, e misturei tudo. Com a mistura obtida, enchi forminhas de silicone para queques, forradas com forminhas de papel, e levei ao forno por cerca de 15 minutos, até estarem cozidos, mas cremosos e húmidos no centro. Hummmmm! :)

domingo, 4 de dezembro de 2011

Arroz de filetes de peixe-gato com espinafres e açafrão

Sexta-feira. Chegada a casa depois de uma semana cansativa, uma aula de Pilates, sauna e banho turco. Completamente relaxada, mas sem grande energia para ir para a cozinha. A ideia de encomendar uma pizza mostra-se apelativa. Mas resisto à tentação. Tinha deixado uns filetes de peixe-gato a descongelar. Havia espinafres frescos no frigorífico que precisavam de ser consumidos. Está decidido o que vai ser o jantar, que se quer rápido e reconfortante, pois a fome aperta, a "moleza" de fim-de-semana instala-se, está frio, e a chuva não pára de cair!

Usei:
1 chávena de arroz vaporizado
1 chávena de espinafres lavados
2 chávenas de água fervente
Cebola
1 filete grande de peixe-gato
½ chávena de mexilhão congelado
1 colher de sobremesa de açafrão
Alho em pó
Azeite, sal
Meia malagueta vermelha (sem sementes!)
Meio cubo de caldo de peixe
Uma folha de louro

Fiz assim:
No azeite, refogar a cebola, a malagueta picada e o louro. Adicionar os espinafres. Juntar os mexilhões e o cubo, e cobrir com água a ferver. Deixar cozinhar por dez minutos. Juntar o peixe cortado em cubos, e cozinhar até levantar fervura. Adicionar o arroz e o açafrão. Colocar a água fervente (o dobro da quantidade de arroz), rectificar o sal, e deixar que o arroz coza. Servir logo que saia do fogão, ainda a fumegar! Muito rápido, saboroso, e equilibrado.