sábado, 29 de outubro de 2011

Marmelada


Quando era mais nova, não gostava de marmelada caseira, e por isso comia apenas aquela que se comprava já embalada. Também não gostava de bolos caseiros, preferia os que se compravam nas pastelarias. Uma das coisas boas que a idade nos traz, é a afinação do gosto. Com a idade, aprendi a apreciar os doces caseiros: das marmeladas às compotas, das bolachas aos bolos. Agora sou uma fã incondicional dos doces feitos em casa!
Para 12 taças de marmelada, usei:

1,800 kg de marmelo (com casca)
1,200 kg de açúcar
2 decilitros de água

Fiz assim:
Como os marmelos que usei não tinham aquela espécie de "pêlo" que os caracteriza, não os descasquei: lavei-os, retirei-lhes o caroço, e parti-os em pedaços. Coloquei-os numa panela grande, juntei o açúcar, e reguei com a água. Tapei a panela, e deixei cozer até que os marmelos ficassem muito macios, já quase a desfazerem-se (cerca de 45 minutos). Depois destapei a panela, para reduzir um pouco o volume da água, e para que os marmelos adquirissem um tom avermelhado (não gosto, visualmente, da marmelada branca...), durante 15 minutos. Quando os marmelos já estavam vermelhinhos, retirei a panela do lume, e com a varinha mágica, passei a marmelada. Levei novamente ao lume, muito brando, e deixei que levantasse fervura, até que fizesse ponto de estrada (ponto de açúcar em que, com uma colher, abrimos passagem pelo doce e fica à vista o fundo do tacho, como se de uma estrada se tratasse). Coloquei em tigelas, e deixei a secar. Quando a marmelada estiver fria, deve ser coberta com discos de papel vegetal. E fica pronta a ser consumida! Hum, que delícia!

domingo, 23 de outubro de 2011

Mini-quiches de espinafres com mozzarella

Uma quiche ideal para acompanhar uma sopinha nos outonais jantares de domingo, depois de uma tarde preguiçosa no sofá! :)

Usei:

Uma placa de massa quebrada

Espinafres (usei congelados)

250 ml de creme de soja (este creme tem uma consistência similar à das natas, mas apresenta a vantagem de não ter colesterol)

1 ovo

Bolinhas de mozzarella fresca

1 dente de alho

azeite

Sal e pimenta


Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 200º. Estendi a massa quebrada, e com ela forrei 6 pequenas forminhas anti-aderentes (mas mantive o papel vegetal que envolve a massa).

Untei um recipiente de vidro com azeite, nele pus o dente de alho picado e os espinafres ainda congelados. Temperei de sal e pimenta, e levei ao micro-ondas, à temperatura máxima (no meu, a temperatura máxima é 900) até que os espinafres descongelassem e aquecessem (cerca de 2 minutos e meio). Escorri a mistura, e coloquei nas forminhas. Por cima, pus uma bolinha de mozzarella rasgada, manualmente, em pedaços. Misturei o creme de soja com o ovo, bati bem, e temperei de sal e pimenta. Coloquei esta mistura nas forminhas, até cobrir os espinafres. Levei ao forno durante 20 minutos, e depois deliciei-me com as mini-quiches quentinhas, a acompanhar um creme de curgete e espinafres também muito quentinho, enquanto a chuva caía, forte e pesadamente, lá fora...




sábado, 15 de outubro de 2011

Muffins Rápidos de Banana com Pepitas de Chocolate




Aprecio muito a combinação de banana com chocolate, assim como de laranja e chocolate, limão e canela, ou maçã e canela. São combinações simples que enchem a casa de uma aroma fantástico, quando pontificam num qualquer bolinho que coze no forno. Costumo comprar muitas bananas, pois adoro batido de banana. No entanto, nem sempre consigo consumi-las antes de amadurecerem demasiado, o que sucede especialmente quando está muito calor. Se isso acontece, transformo as bananas em deliciosos bolos ou bolinhos… E estes muffins ficaram mesmo muito bons: o aroma da canela, o travo doce da banana, o chocolate derretido... Hum... :)


Usei:


120 gr de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento

50 gr de creme de soja para barrar

120 gr de açúcar amarelo

1 banana madura

1 ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de café de canela em pó


80 g de pepitas de chocolate, ou de chocolate preto picado

Fiz assim:

No liquidificador triturei a banana com o açúcar, o creme de soja, a baunilha e o ovo. Incorporei a farinha, o fermento e a canela. Envolvi na massa as pepitas de chocolate, sem bater. Cozi no forno, pré-aquecido a 180º, durante 25 minutos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Morangos com Iogurte, Chocolate e Amêndoa



Uma sugestão de sobremesa muito simples, saborosa e nutritiva!


Usei:

Um iorgurte natural

1 colher de sobremesa de cacau em pó

Morangos

Amêndoa laminada

Granulado de cacau


Fiz assim:

Misturei o cacau em pó com o iogurte, e mexi até que o cacau se dissolvesse. Lavei e sequei os morangos, e cortei-os em pedaços. Coloquei os morangos numa taça, cobri com o iogurte, enfeitei com amêndoa laminada e granulado de cacau.

domingo, 9 de outubro de 2011

Mini-tarteletes de Beringela com Atum e Cogumelos

Há dias comprei uma enorme beringela, e com ela fiz um gratinado. Como a beringela era muito grande, sobrou imenso gratinado. Ainda o comi por mais duas vezes, mas mesmo assim não consegui esgotar as sobras. E assim resolvi reaproveitar o excedente, transformando-o no recheio de umas mini-tarteletes, que são muito práticas para levar para o trabalho e assim ter um almoço económico e feito em casa!

Usei:
1 Beringela de agricultura biológica
4 Tomates coração de boi
Orégãos
Manjericão
Cebola
Alho
Azeite
Queijo ralado (usei parmesão)
Sal e pimenta
1 lata de atum ao natural
1 lata, pequena, de cogumelos laminados
1 embalagem de massa quebrada

Fiz assim:
Começo por descrever os passos do gratinado de beringela, que foi a base destas tarteletes. Refoguei uma cebola e um alho picados em azeite, juntamente com os orégãos, até dourarem. Juntei quatro tomates grandes, cortados em pedaços. Temperei de sal e pimenta, meia colher de café de açúcar, e uma colher de chá de vinagre. Deixei cozinhar por 15 minutos, até o tomate ficar macio. Juntei algumas folhas de manjericão, triturei tudo, deixei repousar este delicioso molho de tomate, e dediquei-me à beringela: cortei-as em rodelas finas, e grelhei-as ligeiramente, de ambos os lados, numa frigideira anti-aderente. Dispus o molho de tomate e as rodelas de beringela em camadas: primeiro o molho, depois as rodelas de beringela, e assim sucessivamente, até terminar com uma camada de molho. Polvilhei com o queijo ralado e levei ao forno, cerca de 40 minutos, a 200º. Com as sobras fiz, então, estas tarteletes: triturei o molho de tomate com as beringelas, juntei-lhe uma lata de atum ao natural, e uma lata de cogumelos laminados, e envolvi tudo. Forrei as forminhas de quiche com papel vegetal e a massa quebrada. Coloquei em cada forma uma concha de sopa do recheio preparado, e levei ao forno, pré-aquecido a 200º, por 30 minutos.

sábado, 8 de outubro de 2011

Salada de tomate e pepino com queijo fresco

As saladas ainda vão muito bem nos almoços destes amenos dias outonais. Uma simples salada, feita com ingredientes simples, mas repleta de frescura e de sabor, em que o travo agridoce do vinagre de mel fez a diferença.

Usei:

1 Tomate coração de boi (de agricultura biológica)
Tomate cereja (de agricultura biológica)
1/2 Pepino (de agricultura biológica)
3 folhas de manjericão (de agricultura biológica)
1 Queijo fresco meio-gordo
6 azeitonas pretas
Sal, azeite e vinagre de mel

Fiz assim:
Lavei bem os legumes, parti o tomate em gomos, o pepino em rodelas, e o queijo em cubos. Coloquei num prato, temperei com o sal, o azeite e e vinagre de mel, e envolvi os ingredientes no molho. Adicionei o queijo, as azeitonas e o manjericão rasgado em pedaços.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rolinhos de Truta Salmonada Fumada



Há dias em que não podemos gastar muito tempo na cozinha, ora porque a fome aperta, ora porque estamos com pressa, ora porque simplesmente não apetece. Esta é uma refeição muito rápida e fácil de preparar, ideal para essas ocasiões. Como na sua preparação não é necessário cozinhar nenhum dos ingredientes, acaba por não ser uma receita, mas sim uma sugestão.


Usei:

Uma fatia de truta salmonada fumada

Uma tortilha (de compra; adquiro packs de 6, e congelo separadamente; quando é necessário, descongelo a quantidade necessária)

Alface, tomate, pepino e manjericão (todos de agricultura biológica)

Sumo de limão

Pimenta Preta

Mostarda

Queijo-creme

Molho Pesto (de compra)

Sal, azeite e vinagre balsâmico


Fiz assim:

Comecei por aquecer a tortilha no micro-ondas, por 30 segundos, a 600º. Barrei metade da tortilha com queijo-creme, e a outra metade com mostarda. Lavei e enxuguei algumas folhas de alface. Espremi umas gotas de sumo de limão sobre a truta, e polvilhei com pimenta preta. Coloquei a fatia de truta em cima da tortilha. Adicionei duas folhas de alface, e temperei com uma colher de chá de molho pesto. Depois, foi só enrolar a tortilha e cortar em fatias. Acompanhei com salada de alface, tomate, pepino e manjericão, temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico.