domingo, 23 de outubro de 2011

Mini-quiches de espinafres com mozzarella

Uma quiche ideal para acompanhar uma sopinha nos outonais jantares de domingo, depois de uma tarde preguiçosa no sofá! :)

Usei:

Uma placa de massa quebrada

Espinafres (usei congelados)

250 ml de creme de soja (este creme tem uma consistência similar à das natas, mas apresenta a vantagem de não ter colesterol)

1 ovo

Bolinhas de mozzarella fresca

1 dente de alho

azeite

Sal e pimenta


Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 200º. Estendi a massa quebrada, e com ela forrei 6 pequenas forminhas anti-aderentes (mas mantive o papel vegetal que envolve a massa).

Untei um recipiente de vidro com azeite, nele pus o dente de alho picado e os espinafres ainda congelados. Temperei de sal e pimenta, e levei ao micro-ondas, à temperatura máxima (no meu, a temperatura máxima é 900) até que os espinafres descongelassem e aquecessem (cerca de 2 minutos e meio). Escorri a mistura, e coloquei nas forminhas. Por cima, pus uma bolinha de mozzarella rasgada, manualmente, em pedaços. Misturei o creme de soja com o ovo, bati bem, e temperei de sal e pimenta. Coloquei esta mistura nas forminhas, até cobrir os espinafres. Levei ao forno durante 20 minutos, e depois deliciei-me com as mini-quiches quentinhas, a acompanhar um creme de curgete e espinafres também muito quentinho, enquanto a chuva caía, forte e pesadamente, lá fora...




sábado, 15 de outubro de 2011

Muffins Rápidos de Banana com Pepitas de Chocolate




Aprecio muito a combinação de banana com chocolate, assim como de laranja e chocolate, limão e canela, ou maçã e canela. São combinações simples que enchem a casa de uma aroma fantástico, quando pontificam num qualquer bolinho que coze no forno. Costumo comprar muitas bananas, pois adoro batido de banana. No entanto, nem sempre consigo consumi-las antes de amadurecerem demasiado, o que sucede especialmente quando está muito calor. Se isso acontece, transformo as bananas em deliciosos bolos ou bolinhos… E estes muffins ficaram mesmo muito bons: o aroma da canela, o travo doce da banana, o chocolate derretido... Hum... :)


Usei:


120 gr de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento

50 gr de creme de soja para barrar

120 gr de açúcar amarelo

1 banana madura

1 ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de café de canela em pó


80 g de pepitas de chocolate, ou de chocolate preto picado

Fiz assim:

No liquidificador triturei a banana com o açúcar, o creme de soja, a baunilha e o ovo. Incorporei a farinha, o fermento e a canela. Envolvi na massa as pepitas de chocolate, sem bater. Cozi no forno, pré-aquecido a 180º, durante 25 minutos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Morangos com Iogurte, Chocolate e Amêndoa



Uma sugestão de sobremesa muito simples, saborosa e nutritiva!


Usei:

Um iorgurte natural

1 colher de sobremesa de cacau em pó

Morangos

Amêndoa laminada

Granulado de cacau


Fiz assim:

Misturei o cacau em pó com o iogurte, e mexi até que o cacau se dissolvesse. Lavei e sequei os morangos, e cortei-os em pedaços. Coloquei os morangos numa taça, cobri com o iogurte, enfeitei com amêndoa laminada e granulado de cacau.

domingo, 9 de outubro de 2011

Mini-tarteletes de Beringela com Atum e Cogumelos

Há dias comprei uma enorme beringela, e com ela fiz um gratinado. Como a beringela era muito grande, sobrou imenso gratinado. Ainda o comi por mais duas vezes, mas mesmo assim não consegui esgotar as sobras. E assim resolvi reaproveitar o excedente, transformando-o no recheio de umas mini-tarteletes, que são muito práticas para levar para o trabalho e assim ter um almoço económico e feito em casa!

Usei:
1 Beringela de agricultura biológica
4 Tomates coração de boi
Orégãos
Manjericão
Cebola
Alho
Azeite
Queijo ralado (usei parmesão)
Sal e pimenta
1 lata de atum ao natural
1 lata, pequena, de cogumelos laminados
1 embalagem de massa quebrada

Fiz assim:
Começo por descrever os passos do gratinado de beringela, que foi a base destas tarteletes. Refoguei uma cebola e um alho picados em azeite, juntamente com os orégãos, até dourarem. Juntei quatro tomates grandes, cortados em pedaços. Temperei de sal e pimenta, meia colher de café de açúcar, e uma colher de chá de vinagre. Deixei cozinhar por 15 minutos, até o tomate ficar macio. Juntei algumas folhas de manjericão, triturei tudo, deixei repousar este delicioso molho de tomate, e dediquei-me à beringela: cortei-as em rodelas finas, e grelhei-as ligeiramente, de ambos os lados, numa frigideira anti-aderente. Dispus o molho de tomate e as rodelas de beringela em camadas: primeiro o molho, depois as rodelas de beringela, e assim sucessivamente, até terminar com uma camada de molho. Polvilhei com o queijo ralado e levei ao forno, cerca de 40 minutos, a 200º. Com as sobras fiz, então, estas tarteletes: triturei o molho de tomate com as beringelas, juntei-lhe uma lata de atum ao natural, e uma lata de cogumelos laminados, e envolvi tudo. Forrei as forminhas de quiche com papel vegetal e a massa quebrada. Coloquei em cada forma uma concha de sopa do recheio preparado, e levei ao forno, pré-aquecido a 200º, por 30 minutos.

sábado, 8 de outubro de 2011

Salada de tomate e pepino com queijo fresco

As saladas ainda vão muito bem nos almoços destes amenos dias outonais. Uma simples salada, feita com ingredientes simples, mas repleta de frescura e de sabor, em que o travo agridoce do vinagre de mel fez a diferença.

Usei:

1 Tomate coração de boi (de agricultura biológica)
Tomate cereja (de agricultura biológica)
1/2 Pepino (de agricultura biológica)
3 folhas de manjericão (de agricultura biológica)
1 Queijo fresco meio-gordo
6 azeitonas pretas
Sal, azeite e vinagre de mel

Fiz assim:
Lavei bem os legumes, parti o tomate em gomos, o pepino em rodelas, e o queijo em cubos. Coloquei num prato, temperei com o sal, o azeite e e vinagre de mel, e envolvi os ingredientes no molho. Adicionei o queijo, as azeitonas e o manjericão rasgado em pedaços.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rolinhos de Truta Salmonada Fumada



Há dias em que não podemos gastar muito tempo na cozinha, ora porque a fome aperta, ora porque estamos com pressa, ora porque simplesmente não apetece. Esta é uma refeição muito rápida e fácil de preparar, ideal para essas ocasiões. Como na sua preparação não é necessário cozinhar nenhum dos ingredientes, acaba por não ser uma receita, mas sim uma sugestão.


Usei:

Uma fatia de truta salmonada fumada

Uma tortilha (de compra; adquiro packs de 6, e congelo separadamente; quando é necessário, descongelo a quantidade necessária)

Alface, tomate, pepino e manjericão (todos de agricultura biológica)

Sumo de limão

Pimenta Preta

Mostarda

Queijo-creme

Molho Pesto (de compra)

Sal, azeite e vinagre balsâmico


Fiz assim:

Comecei por aquecer a tortilha no micro-ondas, por 30 segundos, a 600º. Barrei metade da tortilha com queijo-creme, e a outra metade com mostarda. Lavei e enxuguei algumas folhas de alface. Espremi umas gotas de sumo de limão sobre a truta, e polvilhei com pimenta preta. Coloquei a fatia de truta em cima da tortilha. Adicionei duas folhas de alface, e temperei com uma colher de chá de molho pesto. Depois, foi só enrolar a tortilha e cortar em fatias. Acompanhei com salada de alface, tomate, pepino e manjericão, temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico.



domingo, 2 de outubro de 2011

Quiche de Bacon com Cogumelos




Quiche de Bacon com Cogumelos

Por vezes, não temos tempo suficiente para preparar todas as refeições vagarosamente, para cozinhar nós mesmos todos os componentes de uma refeição. Nessas alturas, recorremos à ajuda do micro-ondas, dos enlatados, dos congelados, ou dos alimentos pré-preparados. Foi o que fiz para preparar esta quiche. E disseram-me que foi das melhores que fiz! J

Usei:
1 placa de massa quebrada refrigerada (de compra, já preparada)
1 lata de cogumelos laminados
1 tira de bacon fumado
250 ml de molho bechamel (de compra, usei metade do conteúdo da embalagem)
Tomilho
Sementes de linhaça

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 190º. Desenrolei a placa de massa quebrada e coloquei-a na forma de tarte, moldando-a à mesma. Com um garfo, piquei o fundo da massa. Entretanto, parti o bacon em dados, coloquei num recipiente e levei-o ao micro-ondas, na potência máxima, por 2 minutos. Depois escorri-o em papel absorvente, para que largasse alguma da sua gordura. Escorri, lavei e sequei os cogumelos. Pus os cubos de bacon e os cogumelos sobre a massa, e cobri com o molho béchamel. Por cima, espalhei um pouco de tomilho, e algumas sementes de sésamo. Levei ao forno por cerca de 30 minutos, até dourar a massa e o recheio ficar firme.