domingo, 9 de outubro de 2011

Mini-tarteletes de Beringela com Atum e Cogumelos

Há dias comprei uma enorme beringela, e com ela fiz um gratinado. Como a beringela era muito grande, sobrou imenso gratinado. Ainda o comi por mais duas vezes, mas mesmo assim não consegui esgotar as sobras. E assim resolvi reaproveitar o excedente, transformando-o no recheio de umas mini-tarteletes, que são muito práticas para levar para o trabalho e assim ter um almoço económico e feito em casa!

Usei:
1 Beringela de agricultura biológica
4 Tomates coração de boi
Orégãos
Manjericão
Cebola
Alho
Azeite
Queijo ralado (usei parmesão)
Sal e pimenta
1 lata de atum ao natural
1 lata, pequena, de cogumelos laminados
1 embalagem de massa quebrada

Fiz assim:
Começo por descrever os passos do gratinado de beringela, que foi a base destas tarteletes. Refoguei uma cebola e um alho picados em azeite, juntamente com os orégãos, até dourarem. Juntei quatro tomates grandes, cortados em pedaços. Temperei de sal e pimenta, meia colher de café de açúcar, e uma colher de chá de vinagre. Deixei cozinhar por 15 minutos, até o tomate ficar macio. Juntei algumas folhas de manjericão, triturei tudo, deixei repousar este delicioso molho de tomate, e dediquei-me à beringela: cortei-as em rodelas finas, e grelhei-as ligeiramente, de ambos os lados, numa frigideira anti-aderente. Dispus o molho de tomate e as rodelas de beringela em camadas: primeiro o molho, depois as rodelas de beringela, e assim sucessivamente, até terminar com uma camada de molho. Polvilhei com o queijo ralado e levei ao forno, cerca de 40 minutos, a 200º. Com as sobras fiz, então, estas tarteletes: triturei o molho de tomate com as beringelas, juntei-lhe uma lata de atum ao natural, e uma lata de cogumelos laminados, e envolvi tudo. Forrei as forminhas de quiche com papel vegetal e a massa quebrada. Coloquei em cada forma uma concha de sopa do recheio preparado, e levei ao forno, pré-aquecido a 200º, por 30 minutos.

sábado, 8 de outubro de 2011

Salada de tomate e pepino com queijo fresco

As saladas ainda vão muito bem nos almoços destes amenos dias outonais. Uma simples salada, feita com ingredientes simples, mas repleta de frescura e de sabor, em que o travo agridoce do vinagre de mel fez a diferença.

Usei:

1 Tomate coração de boi (de agricultura biológica)
Tomate cereja (de agricultura biológica)
1/2 Pepino (de agricultura biológica)
3 folhas de manjericão (de agricultura biológica)
1 Queijo fresco meio-gordo
6 azeitonas pretas
Sal, azeite e vinagre de mel

Fiz assim:
Lavei bem os legumes, parti o tomate em gomos, o pepino em rodelas, e o queijo em cubos. Coloquei num prato, temperei com o sal, o azeite e e vinagre de mel, e envolvi os ingredientes no molho. Adicionei o queijo, as azeitonas e o manjericão rasgado em pedaços.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rolinhos de Truta Salmonada Fumada



Há dias em que não podemos gastar muito tempo na cozinha, ora porque a fome aperta, ora porque estamos com pressa, ora porque simplesmente não apetece. Esta é uma refeição muito rápida e fácil de preparar, ideal para essas ocasiões. Como na sua preparação não é necessário cozinhar nenhum dos ingredientes, acaba por não ser uma receita, mas sim uma sugestão.


Usei:

Uma fatia de truta salmonada fumada

Uma tortilha (de compra; adquiro packs de 6, e congelo separadamente; quando é necessário, descongelo a quantidade necessária)

Alface, tomate, pepino e manjericão (todos de agricultura biológica)

Sumo de limão

Pimenta Preta

Mostarda

Queijo-creme

Molho Pesto (de compra)

Sal, azeite e vinagre balsâmico


Fiz assim:

Comecei por aquecer a tortilha no micro-ondas, por 30 segundos, a 600º. Barrei metade da tortilha com queijo-creme, e a outra metade com mostarda. Lavei e enxuguei algumas folhas de alface. Espremi umas gotas de sumo de limão sobre a truta, e polvilhei com pimenta preta. Coloquei a fatia de truta em cima da tortilha. Adicionei duas folhas de alface, e temperei com uma colher de chá de molho pesto. Depois, foi só enrolar a tortilha e cortar em fatias. Acompanhei com salada de alface, tomate, pepino e manjericão, temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico.



domingo, 2 de outubro de 2011

Quiche de Bacon com Cogumelos




Quiche de Bacon com Cogumelos

Por vezes, não temos tempo suficiente para preparar todas as refeições vagarosamente, para cozinhar nós mesmos todos os componentes de uma refeição. Nessas alturas, recorremos à ajuda do micro-ondas, dos enlatados, dos congelados, ou dos alimentos pré-preparados. Foi o que fiz para preparar esta quiche. E disseram-me que foi das melhores que fiz! J

Usei:
1 placa de massa quebrada refrigerada (de compra, já preparada)
1 lata de cogumelos laminados
1 tira de bacon fumado
250 ml de molho bechamel (de compra, usei metade do conteúdo da embalagem)
Tomilho
Sementes de linhaça

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 190º. Desenrolei a placa de massa quebrada e coloquei-a na forma de tarte, moldando-a à mesma. Com um garfo, piquei o fundo da massa. Entretanto, parti o bacon em dados, coloquei num recipiente e levei-o ao micro-ondas, na potência máxima, por 2 minutos. Depois escorri-o em papel absorvente, para que largasse alguma da sua gordura. Escorri, lavei e sequei os cogumelos. Pus os cubos de bacon e os cogumelos sobre a massa, e cobri com o molho béchamel. Por cima, espalhei um pouco de tomilho, e algumas sementes de sésamo. Levei ao forno por cerca de 30 minutos, até dourar a massa e o recheio ficar firme.

sábado, 1 de outubro de 2011

Bolo de Cenoura e Especiarias


Gosto muito de bolo de cenoura. Este que mostro resultou da combinação de duas receitas do mesmo livro, "Le Cordon Bleu, Receitas Caseiras: Bolos". Retirei ideias das duas receitas de bolo de cenoura que constam no livro, acrescentei alguns ingredientes (gengibre, cravinho, amêndoa ralada), retirei outros (1 ovo, e óleo), e assim criei uma receita diferente, que sintetiza ambas! Ficou com uma textura húmida, e muito aromático. Enquanto cozia no forno, encheu a casa de aroma a canela e cravinho! E sabe mesmo muito bem...

Usei:
200 gr de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de amêndoa moída
2 colheres de chá de canela
1 colher de café de cravinho em pó
1 colher de café de gengibre em pó
150 gr de açúcar amarelo
Raspa de meia laranja
400 gr de cenouras
2 ovos

Fiz assim:
Comecei por ligar o forno a 180º. Depois lavei muito bem as cenouras, aparei as extremidades e cortei-as em rodelas finas (não as descasquei). Retirei a raspa a metade de uma laranja, e coloquei-a no liqudificador, com as cenouras, e triturei tudo até ficar bem ralado. Numa taça, juntei a farinha, o fermento, a amêndoa ralada, a canela, o gengibre e o cravinho. Juntei-lhe a cenoura ralada, e misturei bem. Bati os ovos com o açúcar, e adicionei à mistura. Levei ao forno, numa forma de silicone, durante 40 minutos.
Gosto de usar formas de silicone, porque assim evito a parte de untar as formas, que não aprecio nada, e também porque não é necessário adicionar mais gordura aos bolos, uma vez que são anti-aderentes.
Normalmente, os bolos de cenoura costumam incluir óleo na sua preparação. Eu substituí-o por mais 100 gr de cenoura (na receita original constavam 300 gr de cenoura, e não 400 gr), e resultou muito bem. O bolo ficou bastante húmido, e não se sentiu nada a falta do óleo!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Muffins Salgados de Azeitonas Pretas e Pimento Vermelho

Ao fim-de-semana, gosto de fazer o brunch. Com o tempo quente, é tomado na varanda. Quando começa a fazer sentir-se o frio, passamos a fazê-lo no aconchego da sala, muitas vezes no sofá, enquanto vemos um filme, uma série, ou o noticiário. Quando tenho tempo livre à sexta-feira à noite, e não estou muito cansada, vou preparando o brunch de sábado, os snacks para petiscar durante o fim-de-semana, e as guloseimas que acompanham os melhores dias da semana. Foi o que aconteceu hoje: em cerca de duas horas, preparei um aveludado creme de castanhas com cogumelos, um aromático bolo de cenoura com especiarias, uma quiche de bacon com cogumelos, e estes muffins salgados que adaptei do livro "Le Cordon Bleu - Receitas Caseiras: Muffins", e que mostro agora. As restantes receitas surgirão nos próximos dias. Em virtude de ter cozinhado tudo isto neste serão, amanhã poderei preguiçar até bem tarde e, quando acordar, será só saborear! :)
Bom fim-de-semana!

Usei:
150 gr de farinha para bolos (usei da marca Nacional)
40 gr de farinha sem fermento
1 pitadinha de sal
uma mão cheia de azeitonas pretas descaroçadas, que cortei em rodelas finas
25 de queijo parmesão ralado
1 haste de alecrim fresco, picado
1 pimento vermelho pequeno, que assei no forno
100 ml de leite
60 gr de manteiga
1 ovo

Fiz assim:
Comecei por ligar o forno a 210º. Abri o pimento, retirei as sementes, e deixei-o a assar no forno durante cerca de 10 minutos. É essencial assar o pimento, pois se o adicionarmos crú, o pimento irá largar muita água, o que arruina o processo de cozedura e a consistência da massa. Entretanto, misturei as farinhas com o sal, as azeitonas, o queijo e o alecrim picado. Levei o leite, com manteiga, ao micro-ondas, por 1 minuto, até que a manteiga amolecesse. Emulsionei bem, deixei arrefecer, e adicionei o ovo, batendo tudo. Parti o pimento em quadrados pequenos, e adicionei à massa. Lentamente, fui juntando os ingredientes líquidos aos secos, mexendo com uma colher de pau. A massa deve ficar espessa. Coloquei em forminhas de silicone para muffins, e levei ao forno, por 20 minutos. Rendeu 6 muffins, e ficaram muito bons, ideiais para acompanhar uma sopa, e assim obter uma refeição leve, típica de brunch ou lanche "ajantarado", como se diz por cá!

sábado, 17 de setembro de 2011

Cogumelos Portobello recheados com espinafres e queijo de cabra

Adoro cogumelos! E a mistura de cogumelos com espinafres e queijo resulta muito bem.

Usei:
4 cogumelos Portobello grandes
4 montinhos de espinafres congelados
4 azeitonas pretas sem caroço
meio queijo de cabra
uma tira de pimento vermelho
pão ralado
sal, pimenta, alho picado
azeite

Fiz assim:
Pincelei um pirex com azeite. Lavei os cogumelos, retirei-lhes o pé, e dispus no pirex. Numa tacinha de vidro, coloquei uma colher de chá de azeite, um dente de alho picado e os espinafres. Tapei com película aderente, fiz-lhe uns furinhos e levei três minutos ao micro-ondas, na potência máxima. Retirei a película, temperei com um pouco de sal e pimenta, juntei os pés dos cogumelos, a tira de pimento cortada em pedacinhos, as azeitonas cortadas, e levei mais dois minutos ao micro-ondas, destapado. Depois de pronto, recheei os cogumelos com o preparado. Por cima, coloquei pedacinhos de queijo de cabra, e uma colher de chá de pão ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 200º, por vinte minutos. Muito bom!