sábado, 1 de outubro de 2011

Bolo de Cenoura e Especiarias


Gosto muito de bolo de cenoura. Este que mostro resultou da combinação de duas receitas do mesmo livro, "Le Cordon Bleu, Receitas Caseiras: Bolos". Retirei ideias das duas receitas de bolo de cenoura que constam no livro, acrescentei alguns ingredientes (gengibre, cravinho, amêndoa ralada), retirei outros (1 ovo, e óleo), e assim criei uma receita diferente, que sintetiza ambas! Ficou com uma textura húmida, e muito aromático. Enquanto cozia no forno, encheu a casa de aroma a canela e cravinho! E sabe mesmo muito bem...

Usei:
200 gr de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de amêndoa moída
2 colheres de chá de canela
1 colher de café de cravinho em pó
1 colher de café de gengibre em pó
150 gr de açúcar amarelo
Raspa de meia laranja
400 gr de cenouras
2 ovos

Fiz assim:
Comecei por ligar o forno a 180º. Depois lavei muito bem as cenouras, aparei as extremidades e cortei-as em rodelas finas (não as descasquei). Retirei a raspa a metade de uma laranja, e coloquei-a no liqudificador, com as cenouras, e triturei tudo até ficar bem ralado. Numa taça, juntei a farinha, o fermento, a amêndoa ralada, a canela, o gengibre e o cravinho. Juntei-lhe a cenoura ralada, e misturei bem. Bati os ovos com o açúcar, e adicionei à mistura. Levei ao forno, numa forma de silicone, durante 40 minutos.
Gosto de usar formas de silicone, porque assim evito a parte de untar as formas, que não aprecio nada, e também porque não é necessário adicionar mais gordura aos bolos, uma vez que são anti-aderentes.
Normalmente, os bolos de cenoura costumam incluir óleo na sua preparação. Eu substituí-o por mais 100 gr de cenoura (na receita original constavam 300 gr de cenoura, e não 400 gr), e resultou muito bem. O bolo ficou bastante húmido, e não se sentiu nada a falta do óleo!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Muffins Salgados de Azeitonas Pretas e Pimento Vermelho

Ao fim-de-semana, gosto de fazer o brunch. Com o tempo quente, é tomado na varanda. Quando começa a fazer sentir-se o frio, passamos a fazê-lo no aconchego da sala, muitas vezes no sofá, enquanto vemos um filme, uma série, ou o noticiário. Quando tenho tempo livre à sexta-feira à noite, e não estou muito cansada, vou preparando o brunch de sábado, os snacks para petiscar durante o fim-de-semana, e as guloseimas que acompanham os melhores dias da semana. Foi o que aconteceu hoje: em cerca de duas horas, preparei um aveludado creme de castanhas com cogumelos, um aromático bolo de cenoura com especiarias, uma quiche de bacon com cogumelos, e estes muffins salgados que adaptei do livro "Le Cordon Bleu - Receitas Caseiras: Muffins", e que mostro agora. As restantes receitas surgirão nos próximos dias. Em virtude de ter cozinhado tudo isto neste serão, amanhã poderei preguiçar até bem tarde e, quando acordar, será só saborear! :)
Bom fim-de-semana!

Usei:
150 gr de farinha para bolos (usei da marca Nacional)
40 gr de farinha sem fermento
1 pitadinha de sal
uma mão cheia de azeitonas pretas descaroçadas, que cortei em rodelas finas
25 de queijo parmesão ralado
1 haste de alecrim fresco, picado
1 pimento vermelho pequeno, que assei no forno
100 ml de leite
60 gr de manteiga
1 ovo

Fiz assim:
Comecei por ligar o forno a 210º. Abri o pimento, retirei as sementes, e deixei-o a assar no forno durante cerca de 10 minutos. É essencial assar o pimento, pois se o adicionarmos crú, o pimento irá largar muita água, o que arruina o processo de cozedura e a consistência da massa. Entretanto, misturei as farinhas com o sal, as azeitonas, o queijo e o alecrim picado. Levei o leite, com manteiga, ao micro-ondas, por 1 minuto, até que a manteiga amolecesse. Emulsionei bem, deixei arrefecer, e adicionei o ovo, batendo tudo. Parti o pimento em quadrados pequenos, e adicionei à massa. Lentamente, fui juntando os ingredientes líquidos aos secos, mexendo com uma colher de pau. A massa deve ficar espessa. Coloquei em forminhas de silicone para muffins, e levei ao forno, por 20 minutos. Rendeu 6 muffins, e ficaram muito bons, ideiais para acompanhar uma sopa, e assim obter uma refeição leve, típica de brunch ou lanche "ajantarado", como se diz por cá!

sábado, 17 de setembro de 2011

Cogumelos Portobello recheados com espinafres e queijo de cabra

Adoro cogumelos! E a mistura de cogumelos com espinafres e queijo resulta muito bem.

Usei:
4 cogumelos Portobello grandes
4 montinhos de espinafres congelados
4 azeitonas pretas sem caroço
meio queijo de cabra
uma tira de pimento vermelho
pão ralado
sal, pimenta, alho picado
azeite

Fiz assim:
Pincelei um pirex com azeite. Lavei os cogumelos, retirei-lhes o pé, e dispus no pirex. Numa tacinha de vidro, coloquei uma colher de chá de azeite, um dente de alho picado e os espinafres. Tapei com película aderente, fiz-lhe uns furinhos e levei três minutos ao micro-ondas, na potência máxima. Retirei a película, temperei com um pouco de sal e pimenta, juntei os pés dos cogumelos, a tira de pimento cortada em pedacinhos, as azeitonas cortadas, e levei mais dois minutos ao micro-ondas, destapado. Depois de pronto, recheei os cogumelos com o preparado. Por cima, coloquei pedacinhos de queijo de cabra, e uma colher de chá de pão ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 200º, por vinte minutos. Muito bom!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ganache de chocolate


Mais um episódio da saga do chocolate! Desta feita, um ganache, inspirado no programa do Jamie Oliver, "30 Minutes Meals". É das sobremesas mais simples que já fiz, e foi um sucesso!

Usei:
1 tablete de chocolate para culinária
meio pacote de natas light
1 colher de sopa de manteiga magra
raspa de meia laranja
meia colher de café de canela
bolachas de manteiga, cubos de melancia, amoras e framboesas para acompanhar

Fiz assim:
Fervi água na chaleira, e coloquei-a num tachinho, até meio, levando-o a lume brando. Numa taça que encaixasse no tacho, coloquei o chocolate partido em pedaços, as natas, a raspa de laranja e a canela. Coloquei a taça sobre o tacho, deixando que o chocolate derretesse em banho-maria. Fui mexendo até o chocolate estar derretido e se ter transformado num creme liso e brilhante. Coloquei o creme em chávenas de café, e deixei arrefecer. Servi morno com bolachas de manteiga e cubos de melancia, amoras e framboesas, que mergulhei gulosamente no creme de chocolate! Hum, que bom! :)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Brigadeiros


Adoro chocolate! Bolos de chocolate, bolachas de chocolate, biscoitos de chocolate, gelado de chocolate, iogurte de chocolate, tarte de chocolate, merengue de chocolate, ganache de chocolate, mousse de chocolate... Enfim, assumo-me como uma verdadeira chocoholic! :)
A pretexto da visita de uns amigos, e do aniversário de uma amiga, fiz brigadeiros de chocolate. Optei por uma versão mais light (se é que existe algo de light num doce tão pecaminoso!:), e usei leite condensado magro, manteiga magra, e cacau magro. Quem provou, gostou!

Usei:
1 lata de leite condensado magro
1 colher de sopa de manteiga magra
40 gr de cacau magro
Côco ralado, cacau, açúcar em pó, e confetis coloridos para a cobertura

Fiz assim:
Verti a lata de leite condensado para um tachinho, misturei o cacau e a manteiga, e levei a lume brando, mexendo sempre, até que se formasse uma espécie de bola no tacho (esta operação demora cerca de 10 minutos). Num tapete de silicone, verti a mistura, e deixei arrefecer. Depois de fria, moldei bolinhas, que passei por côco ralado, cacau, açúcar em pó ou confetis coloridos. Coloquei em forminhas de papel plissado, e levei ao frigorífico até servir.
Fácil, rápido, e muito tentador!

domingo, 11 de setembro de 2011

Quiche de tomate-cereja




Da oferta de uma enorme saco de tomate-cereja resultou uma quiche muito agradável, inspirada nesta receita (http://paracozinhar.blogspot.com/2009/03/quiche-de-tomate-pesto-e-mozarella.html) do meu blog de culinária preferido, o da Joana Roque, "As Minhas Receitas". Efectuei algumas alterações à versão original: usei orégãos, azeitonas, leite e ovos para o creme. Aqui fica a minha versão:




Uma base de massa quebrada (comprei já pronta)

3 colheres de sopa de pesto (de compra)

1 bola de queijo mozzarela

Azeitonas pretas descaroçadas

Tomate-Cereja

Meio pacote de natas light

Meio copo de leite magro seleccionado

1 0vo inteiro + 1 clara

orégãos, sal e pimenta preta



Pré-aquecer o forno a 190º. Numa tarteira, estende-se a massa quebrada e, com a ajuda de um garfo, pica-se a massa. Cobre-se o fundo da base de massa com o pesto, espalhando bem. Corta-se a mozzarela em pedaços e coloca-se sobre o pesto. Cortam-se os tomates ao meio, e dispõem-se na tarteira. Enfeita-se com as azeitonas. Tempera-se de sal, pimenta moída na hora, e orégãos. Batem-se as natas com o leite, o ovo e a clara, tempera-se este preparado com sal e pimenta. Verte-se o preparado para a tarteira. Leva-se a quiche a cozer no forno, por cerca de 30 minutos, até que a massa fique dourada e o recheio fique firme. Acompanha-se com uma salada de mistura de alfaces e rúcula. Bom apetite!






sábado, 27 de agosto de 2011

Crepe Fresco de Salmão Fumado

No Verão, quando o tempo está quente, gosto de refeições leves, rápidas e frescas. E foi num desses dias que a imaginação ditou estes crepes, que não são cozinhados, e por isso são de execução rápida e prática.




Usei:

1 folha de arroz (à venda nos supermercados, na secção da comida internacional)

Uma fatia de salmão fumado

Alface

Salsa

Pepino

Pimento verde

Pimenta preta

Sumo de limão

Molho de soja japonês




Fiz assim:

Comecei por demolhar a folha de arroz em água morna, até torná-la maleável. Neste ponto, escorri-a e sequei-a bem, e coloquei-a num pratinho. Lavei as folhas de alface e escorri-as de toda a água. Lavei e sequei a salsa, e piquei-a bem fininha. Cortei tiras finas de pepino e pimento verde. Temperei o salmão com pimenta preta e sumo de limão. Depois, foi só montar o crepe: comecei por dispor a alface e a salsa. Por cima, o salmão. Adicionei as tiras de pepino e pimento. Enrolei e fechei as extremidades dos crepe, e servi com molho de soja japonês (do género que se usa para acompanhar o sushi).