domingo, 7 de agosto de 2011

Húngaros de Côco com Chocolate




Uns deliciosos biscoitos de côco com cobertura de chocolate, muito simples, e muito saborosos! E com a ajuda da máquina do pão, fazem-se num instante...




Usei:



100 gr. de Côco Ralado

100 gr. de Açúcar

150 gr. de Manteiga Derretida (eu derreto no micro-ondas...)

1 Ovo

250 gr. de Farinha

1 colher (de sobremesa) de Fermento em Pó

Chocolate Preto para Culinária

Leite magro




Fiz assim:



Na cuba da máquina de fazer pão, colocar todos os ingredientes, excepto o chocolate e o leite. Programar a máquina na opção "Pasta para Massa", ou "Massa Fresca". Este programa tem a duração de 15 minutos, e prepara a massa dos biscoitos. Enquanto a máquina amassa, liga-se o forno a 200º. Leva-se uma tigelinha ao micro-ondas, com alguns cubos de chocolate preto para culinária, e duas ou três colheres (de sopa) de leite, a temperatura baixa (no meu, é a temperatura 360), até que o chocolate derreta. Assim que a massa dos biscoitos esteja pronta, moldam-se pequenas bolas, que se colocam num tabuleiro untado de manteiga e polvilhado com farinha. Amassam-se as bolas ligeiramente com um garfo, para dar a forma de uma bolachinha. Cozem-se no forno cerca de 15 minutos, até ficarem douradas. Deixam-se arrefecer numa grelha. Quando estiverem frias, "mergulha-se" metade da bolacha na tigelinha onde repousa o chocolate derretido. Colocam-se, novamente, as bolachinhas na grelha, até arrefecerem. Estão prontas para acompanharem o café, ou o chá!

Bom apetite!



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Macarronete aos molhos




Por vezes, a inspiração surge da ocasião. Foi o que aconteceu hoje. Biscoito prestes a chegar para jantar, e eu sem nada descongelado para cozinhar! Momento para improvisar. Abrem-se rapidamente os armários e o frigorífico. Hum, deixa cá ver... Massa? Sim, vai sempre bem. Muito bem, macarronete a cozer. Do frigorífico sai uma lata, que já vai a meio, de tomate triturado com manjericão, umas folhas de espinafre que precisam de ser consumidas a curto prazo. Juntam-se uns cogumelos, umas fatias de presunto, e em poucos minutos o jantar fica pronto!




Usei:




Macarronete Riscado


Meia lata de tomate triturado com manjericão


Folhas de espinafre


Cogumelos pleurotus


Azeite, sal marinho


Alho


Queijo parmesão ralado


Presunto fatiado


Sumo de limão




Fiz assim:




Comecei por ferver a água para cozer a massa, que cozeu durante 8 minutos, com um fio de azeite e umas pedras de sal marinho. Entretanto, coloquei um pouco de azeite num tachinho, com um dente de alho picado. Juntei o conteúdo da lata de tomate, e deixei cozinhar em lume brando, até ferver. Enquanto o molho de tomate apurava, piquei mais um dente de alho, coloquei numa pequena tigela, juntei-lhe azeite, as folhas de espinafre lavadas, alguns cogumelos pleurotus lavados e cortados com as mãos, temperei com umas pedras de sal marinho, e levei ao micro-ondas, temperatura alta, por 5 minutos (sim, levei ao micro-ondas; de vez em quando, os tachos e panelas também precisam de descanso!:). Cortei o presunto em tiras, juntei ao molho de tomate, e desliguei o fogão. Escorri a massa, coloquei-a num prato fundo, cobri com o molho de tomate e presunto, adicionei os espinafres com os cogumelos. Temperei com um pouco de sumo de limão, e adicionei queijo parmesão ralado. Jantar servido, e em 15 minutos! E parace que estava bom! :)




domingo, 31 de julho de 2011

Um brunch, e uma explicação!

O "Pimenta e Chocolate" é um projecto pessoal que nasceu da paixão pela cozinha. Gosto dos aromas, cores e texturas que saem da minha cozinha, e gosto também de espreitar e experimentar o que vai saindo da cozinha daqueles que partilham a mesma paixão. Numa tarde preguiçosa, há dois anos atrás, o projecto tomou forma. Mas foi ficando em banho-maria durante muito tempo, por falta de disponibilidade, e também de vontade. Agora o Pimenta e Chocolate veio para ficar, e promete ter, pelo menos, uma receita nova publicada em cada nova semana.

Para aguçar o apetite, aqui fica uma foto do primeiro brunch do ano na varanda. Tudo muito simples, mas saboroso. As sugestões (não são propriamente receitas...) surgirão nos próximos dias!

Tiramisú



No último dia de aulas do curso de italiano, aprendi a fazer tiramisú! Sim, é verdade, cozinhámos na sala de aula!

O tiramisú é uma sobremesa de preparação muito rápida, muito fácil de se fazer, e o mais importante é que é deliciosa!


Usei:


1 embalagem de queijo mascarpone

2 ovos

1 embalagem de biscoitos de champanhe

Cacau em pó

2 colheres (de sopa) de açúcar branco

Café solúvel

2 colheres (de sopa) de vinho do Porto


Faz-se assim:


Começa-se por fazer o café, que convém que fique forte e aromático. Coloca-se o café num prato fundo, até arrefecer. Entretanto, bate-se o queijo mascarpone com as gemas de ovos e o açúcar, até formar um creme liso, sem grumos, e brilhante. Batem-se as claras em castelo, e juntam-se ao creme, envolvendo. A partir daqui, é só montar o doce: junta-se o vinho do Porto ao café, passam-se rapidamente os biscoitos pela mistura de vinho do Porto e café, e colocam-se na taça ou tabuleiro onde vai ser servido o tiramisú, até cobrir o fundo. Quando o fundo do recipiente estiver forrado de biscoitos, cobrem-se com uma parte do creme, e polvilha-se com cacau em pó (eu coloco o cacau num pequeno passador, para que o doce fique coberto uniformemente). De seguida, repetem-se os mesmos passos, até que acabem os biscoitos e o creme. No final, polvilha-se com mais cacau. Leva-se ao frigorífico até servir. Humm.... :)

Salada de Espargos com Nozes e Queijo Fresco



Mais uma refrescante e deliciosa salada!


Usei:


3 espargos brancos (em frasco)

Folhas de alface

Folhas de espinafre

Pepino

Tomate

Nozes

1 queijo fresco

Sal marinho

Azeite

Vinagre de mel


Fiz assim:


Lavei cuidadosamente todos os legumes, e escorri-os bem. Cortei rodelas finas de pepino, e cubos de tomate. Coloquei-os num prato fundo. Temperei com sal marinho, azeite e vinagre de mel. Parti o queijo fresco em cubos, cortei os espargos em pedaços, e juntei-os à salada, assim como ao miolo de algumas nozes.

Salada de melancia com rúcula e queijo de cabra

Uma refrescante sugestão para os dias quentes de Verão!

Usei:

1,5 kg de melancia
1 queijo de cabra
meia embalagem de rúcula selvagem
sumo de limão
pimenta preta
hortelã picada
azeitonas pretas
azeite
flor de sal

Fiz assim:

Comecei por partir a melancia em cubos, e retirei as sementes. Temperei a melancia com o sumo de um limão, folhas de hortelã picada e pimenta preta acabada de moer. Parti o queijo em pequenos quadrados, e juntei à melancia. Cobri com as folhas de rúcula, reguei com um fio de azeite e mais sumo de limão, e temperei com umas pedrinhas de flor de sal e pimenta preta. Enfeitei com azeitonas pretas, levei ao frigorífico por uns minutos, e servi bem fresquinho!

domingo, 12 de abril de 2009

Espetadinhas doces de tomate cereja com queijo fresco

Usei:

Uma embalagem de tomate cereja maduro
Um queijo fresco
Mel
Sementes de sésamo tostadas
Espetos de madeira

Fiz assim:

Lavei os tomates e sequei-os com papel de cozinha. Cortei o queijo fresco em cubos. Num espeto intercalei o tomate com cubinhos de queijo. Reguei as espetadas com um pouco de mel, e polvilhei com as sementes de sésamo.


Espetadinhas de tomate cereja com melão, manjericão e presunto

Usei:

Uma embalagem de tomate cereja maduro
Melão
Presunto cortado em fatias finas
Folhas de manjericão
Azeite
Vinagre balsâmico
Sal
Pimenta preta
Espetos de madeira

Fiz assim:

Lavei os tomates e sequei-os com papel de cozinha. Cortei o melão, maduro, em cubos, e lavei as folhas de manjericão. Num espeto intercalei o tomate com os cubos de melão e folhas de manjericão. Numa tigela misturei um pouco de azeite com umas gotas de vinagre balsâmico, uma pitada de sal e um pouco de pimenta preta acabada de moer. Reguei as espetadas com um pouco deste molho, e depois enrolei-as nas fatias de presunto. O melão pode ser substituído por meloa, fica igualmente bom.