domingo, 31 de julho de 2011

Um brunch, e uma explicação!

O "Pimenta e Chocolate" é um projecto pessoal que nasceu da paixão pela cozinha. Gosto dos aromas, cores e texturas que saem da minha cozinha, e gosto também de espreitar e experimentar o que vai saindo da cozinha daqueles que partilham a mesma paixão. Numa tarde preguiçosa, há dois anos atrás, o projecto tomou forma. Mas foi ficando em banho-maria durante muito tempo, por falta de disponibilidade, e também de vontade. Agora o Pimenta e Chocolate veio para ficar, e promete ter, pelo menos, uma receita nova publicada em cada nova semana.

Para aguçar o apetite, aqui fica uma foto do primeiro brunch do ano na varanda. Tudo muito simples, mas saboroso. As sugestões (não são propriamente receitas...) surgirão nos próximos dias!

Tiramisú



No último dia de aulas do curso de italiano, aprendi a fazer tiramisú! Sim, é verdade, cozinhámos na sala de aula!

O tiramisú é uma sobremesa de preparação muito rápida, muito fácil de se fazer, e o mais importante é que é deliciosa!


Usei:


1 embalagem de queijo mascarpone

2 ovos

1 embalagem de biscoitos de champanhe

Cacau em pó

2 colheres (de sopa) de açúcar branco

Café solúvel

2 colheres (de sopa) de vinho do Porto


Faz-se assim:


Começa-se por fazer o café, que convém que fique forte e aromático. Coloca-se o café num prato fundo, até arrefecer. Entretanto, bate-se o queijo mascarpone com as gemas de ovos e o açúcar, até formar um creme liso, sem grumos, e brilhante. Batem-se as claras em castelo, e juntam-se ao creme, envolvendo. A partir daqui, é só montar o doce: junta-se o vinho do Porto ao café, passam-se rapidamente os biscoitos pela mistura de vinho do Porto e café, e colocam-se na taça ou tabuleiro onde vai ser servido o tiramisú, até cobrir o fundo. Quando o fundo do recipiente estiver forrado de biscoitos, cobrem-se com uma parte do creme, e polvilha-se com cacau em pó (eu coloco o cacau num pequeno passador, para que o doce fique coberto uniformemente). De seguida, repetem-se os mesmos passos, até que acabem os biscoitos e o creme. No final, polvilha-se com mais cacau. Leva-se ao frigorífico até servir. Humm.... :)

Salada de Espargos com Nozes e Queijo Fresco



Mais uma refrescante e deliciosa salada!


Usei:


3 espargos brancos (em frasco)

Folhas de alface

Folhas de espinafre

Pepino

Tomate

Nozes

1 queijo fresco

Sal marinho

Azeite

Vinagre de mel


Fiz assim:


Lavei cuidadosamente todos os legumes, e escorri-os bem. Cortei rodelas finas de pepino, e cubos de tomate. Coloquei-os num prato fundo. Temperei com sal marinho, azeite e vinagre de mel. Parti o queijo fresco em cubos, cortei os espargos em pedaços, e juntei-os à salada, assim como ao miolo de algumas nozes.

Salada de melancia com rúcula e queijo de cabra

Uma refrescante sugestão para os dias quentes de Verão!

Usei:

1,5 kg de melancia
1 queijo de cabra
meia embalagem de rúcula selvagem
sumo de limão
pimenta preta
hortelã picada
azeitonas pretas
azeite
flor de sal

Fiz assim:

Comecei por partir a melancia em cubos, e retirei as sementes. Temperei a melancia com o sumo de um limão, folhas de hortelã picada e pimenta preta acabada de moer. Parti o queijo em pequenos quadrados, e juntei à melancia. Cobri com as folhas de rúcula, reguei com um fio de azeite e mais sumo de limão, e temperei com umas pedrinhas de flor de sal e pimenta preta. Enfeitei com azeitonas pretas, levei ao frigorífico por uns minutos, e servi bem fresquinho!

domingo, 12 de abril de 2009

Espetadinhas doces de tomate cereja com queijo fresco

Usei:

Uma embalagem de tomate cereja maduro
Um queijo fresco
Mel
Sementes de sésamo tostadas
Espetos de madeira

Fiz assim:

Lavei os tomates e sequei-os com papel de cozinha. Cortei o queijo fresco em cubos. Num espeto intercalei o tomate com cubinhos de queijo. Reguei as espetadas com um pouco de mel, e polvilhei com as sementes de sésamo.


Espetadinhas de tomate cereja com melão, manjericão e presunto

Usei:

Uma embalagem de tomate cereja maduro
Melão
Presunto cortado em fatias finas
Folhas de manjericão
Azeite
Vinagre balsâmico
Sal
Pimenta preta
Espetos de madeira

Fiz assim:

Lavei os tomates e sequei-os com papel de cozinha. Cortei o melão, maduro, em cubos, e lavei as folhas de manjericão. Num espeto intercalei o tomate com os cubos de melão e folhas de manjericão. Numa tigela misturei um pouco de azeite com umas gotas de vinagre balsâmico, uma pitada de sal e um pouco de pimenta preta acabada de moer. Reguei as espetadas com um pouco deste molho, e depois enrolei-as nas fatias de presunto. O melão pode ser substituído por meloa, fica igualmente bom.
Paté de Delícias do Mar

Usei:

Uma embalagem de delícias do mar descongelada
Um raminho de salsa
Um ovo cozido frio
Meio frasco, dos pequenos, de pickles
Maionese q.b.
Uma colher de chá de azeite
Tostas
Pão

Fiz assim:

Numa picadora juntam-se as delícias do mar previamente descongeladas, o ramo de salsa lavado, o ovo fatiado, os pickles, o azeite, e um pouco de maionese. Pica-se tudo, e vai-se juntando a maionese, aos poucos, envolvendo no preparado, até atingir a consistência desejada (gosto do patê bem cremoso e suave, por isso costumo usar um frasco dos pequenos, mas não na sua totalidade). Serve-se com tostas ou fatias de pão.


Paté de Atum

Usei:

Duas latas de atum
Um raminho de salsa
Um ovo cozido frio
Uma cebola pequena
Meio frasco, dos pequenos, de pickles
Maionese q.b.
Tostas
Pão

Fiz assim:

Numa picadora junta-se o atum, o ramo de salsa lavado, o ovo fatiado, a cebola cortada em meias luas, os pickles e um pouco de maionese. Pica-se tudo, e vai-se juntando a maionese, aos poucos, envolvendo no preparado, até atingir a consistência desejada (gosto do patê bem cremoso e suave, por isso costumo usar um frasco dos pequenos, mas não na sua totalidade). Serve-se com tostas ou fatias de pão.


Estes patés são também deliciosos para usar como recheio de ovos cozidos, ou como acompanhamento de saladas.
Espetadinhas de tomate cereja com mozzarela e manjericão

Usei:

Uma embalagem de tomate cereja maduro
Um queijo mozzarela
Folhas de manjericão
Azeite
Vinagre balsâmico
Sal
Pimenta preta
Orégãos
Espetos de madeira

Fiz assim:

Lavei os tomates e sequei-os com papel de cozinha. Cortei o mozzarela em cubos, e lavei as folhas de manjericão. Num espeto intercalei o tomate com pedaços de mozzarela e folhas de manjericão. Numa tigela misturei um pouco de azeite com umas gotas de vinagre balsâmico, uma pitada de sal e um pouco de pimenta preta acabada de moer. Reguei as espetadas com um pouco deste molho, e polvilhei com orégãos.