sábado, 4 de abril de 2009

Bolo de fibras

Tinha em casa um iogurte bifidus de muesli com o prazo a terminar, e não me apetecia mesmo nada comê-lo; aproveitando o facto de ter de ligar o forno para fazer uma quiche, decidi usar o iogurte na confecção de um bolo. Adaptei a clássica receita de bolo de iogurte, e o resultado foi bastante agradável!

Usei:

1 copo de iogurte bifidus de muesli
1 medida do copo de farinha branca
1 medida do copo de farinha integral
1 medida do copo de açúcar amarelo
2 medidas do copo de açúcar branco
meia medida do copo de óleo de girassol
sumo de meio limão
4 ovos
uma colher de sobremesa de fermento
2 colheres de sopa de côco ralado

Fiz assim:

Liguei o forno a 200º.

Bati as gemas de ovo com o açúcar e o iogurte até aparecerem bolhinhas no preparado. Aos poucos, adicionei a farinha, o fermento e o côco, mexendo sempre. Juntei o óleo e o sumo de limão, continuando a bater. Por último, adicionei as claras (previamente batidas em castelo), e envolvi no preparado. Untei com manteiga magra uma forma anti-aderente com buraco, e polvilhei com farinha integral. Coloquei a mistura na forma, e levei ao forno, onde deixei cozer por 40 minutos, baixando a temperatura do forno para 180º. Desliguei o forno, e deixei repousar o bolo lá dentro durante 10 minutos. Retirei do forno e desenformei. Ficou lindo, alto e dourado! E muito saboroso!

Paté de Grão

Leve, nutritivo, e muuuuito saboroso!

Usei:

uma lata pequena de grão
um raminho de salsa
1 dente de alho
cominhos
azeite

Fiz assim:

Retirei o grão da lata, lavei e escorri. Coloquei na picadora, juntamente com o dente de alho, a salsa e uma colher de sopa de azeite. Triturei até obter uma pasta cremosa. Temperei com um pouco mais de azeite, pimenta preta acabada de moer, e uma pitada de cominhos em pó. Misturei tudo e coloquei numa tigelinha, pronto a servir com tostas integrais e pequenas fatias de pão de cereais.